Um fato que passou despercebido, quando da manutenção da prisão do senador Delcídio Amaral, merece registro, aqui neste espaço.
Embora o Senado tivesse decidido, por maioria de votos, que não haveria “escrutínio secreto” para decidir sobre o HC Legislativo para o líder do governo na Casa, já havia uma decisão liminar do STF neste sentido.

Foi do ministro Luiz Fachin, determinando a votação aberta sobre a prisão do Amaral.

O pedido havia sido apresentado por um grupo de senadores, à frente Randolfe Rodrigues, da Rede, com base nos mesmíssimos argumentos defendidos pelo MPE de Alagoas, quando da votação da Assembleia no caso da 17ª Vara Criminal da Capital: a Emenda nº 76 da Constituição Federal.

Ainda que tivesse reclamado da decisão de Fachin, Calheiros e pares decidiram acatar a manifestação do STF.

Aqui, apesar do TJ ter mantido a decisão do primeiro grau neste sentido – o voto aberto -, a Assembleia não acatou e nada aconteceu.
O argumento do MP Estadual foi o de que o Regimento Interno – também citado por Renan pai – não pode se sobrepor à Constituição Federal. Assim disse Fachin, assim agiram os senadores.

A Casa de Tavares Bastos preferiu seguir seu RI – e deu no que deu: nada.

Advogado José Costa: "Um terço do Senado responde a processo no STF"
Presidente da UVEAL, filho de Zé Wanderley é candidato a prefeito
  • Do Senado, vejo tudo!

    Mas nessa comparação há um diferença muito grande, no caso do Delcídio houve a pressão da mídia e de toda a população do país. Já em Alagoas, pressão somente nos pneus das Land Rover Evoque dos parlamentares.

  • BEL

    O SEN.RENAN CALHEIROS QUERIA QUE O VOTO FOSSE FECHADO. PERDEU!!!! GANHOU A MORALIDADE!!!

  • memória

    Essa minha Alagoas é Supimpa. Parabéns.

  • Luiz António Maciel de Araujo

    É impressionante a disciplina stalinista forjada no movimento classista, sindical e terrorista dos “guerreiros do povo brasileiro” , José Dirceu, Vaccari, Delubio, Genoíno, presos ou monitorados, estão mofando esquecidos pelo Chefe mas não aderiram a delação tal e qual os integrantes do PCC que não
    alcaguetam seus líderes, resta saber se o primeiro amigo, que tinha passe livre ao gabinete presidencial vai aguentar as acomodações da Polícia Federal e depois Bangu 1 de bico calado.

  • JEu

    Destaque-se que a decisão foi do STF e não do TJ/AL, cujas decisões são sumariamente desrespeitadas pela ALE/AL e, como sempre, nada acontece… nem um mandado de prisão para quem descumprir, nem nada…. nadica de nada… aí, para que decisão do TJ?

  • eleitor traido

    Por esse motivo eu Delcidio – vou ser corrPTo. Quem qui qui, quem num qui num qui.

  • Ordem no Tribunal?

    Tribunal de Justiça de Alagoas deixar a ALE fazer isso.. É um desrespeito à justiça. Um desembargador dar uma ordem e os deputados não estão nem aí, fazem o que querem. Bastava um mandado de prisão e pronto a ordem estaria reestabelecida.. e por que não foi expedido???