Não se pode dizer que o procurador Eduardo Tavares seja capaz de meter medo em duas velhas raposas da política alagoana, conhecidos amplamente do grande público – ou seja, do eleitorado.

Mas é exatamente por ser desconhecido, principalmente nas camadas mais populares, que ele se tornou uma grande incógnita na disputa deste ano.

Na definição de um importante observador – melhor do que isso, um eleitor privilegiado -, Eduardo Tavares, o ET, como o tratam seus adversários em outubro, será “um fiasco ou candidato seriíssimo a suceder Vilela”.

Ou seja: não há meio termo.

A questão é o cenário atual, de indefinição maciça do eleitorado e de rejeição severa a praticamente todos os nomes postos, principalmente aos que já estão identificados como “políticos profissionais”.

É importante deixar claro: mesmo os que ainda não têm mandato são postulantes à condição de “profissionais da política”, inclusive Tavares.

O que não significa que todos sejam ou serão iguais. Até porque há detentores de mandato que o exercem de forma digna, ainda que sejam arrastados pelo senso comum à condição “demônios”.

É um monumental equívoco que só termina por beneficiar os picaretas de plantão, que não precisam da opinião pública para adquirir votos necessários à reeleição (ou até à primeira eleição).

Esta condição de ET do candidato tucano pode ser um diferencial importante na eleição deste ano. Ou tão somente uma aposta mal sucedida de Vilela.

Mesmo que não apareça bem nas primeiras pesquisas, há de se esperar pelo Brasil pós-Copa do Mundo.

É quando o jogo eleitoral efetivamente começa.

PRTB de Cícero Ferro e João Beltrão vira problema para o Chapão
Prefeitura de Maceió descumpre recomendação do MP do Trabalho
  • Cassia

    Ricardo, Alagoas há muito tempo não tem a oportunidade de votar em um homem descente e honrado como Dr.Eduardo Tavares, é a nossa grande chance de fugirmos destes politicos que usam a politica como profissões, é o caso destes Calheiros que nunca deram um dia de serviço a ninguem, só vivem do dinheiro público, com seus carrões, fazendas e mansões, todas compradas com nosso dinheiro, pelo amor de Deus não podemos perder esta oportunidade Dr.Eduardo tem tudo para moralizar o nosso Estado.

  • saulo mendes

    Se vencer essa parada, com a aposta Eduardo Tavares, o governador Teotônio Vilela, será considerado o “mestre dos mestres”, pois mestre ele já o é, e você Ricardo, sabe disso. (eu postei que ET seria o candidato do governador, ano passado, pós filiação).
    Todos sabem que a força do governo terá no mínimo 15% dos votos para governador. Some-se a isso a postura pessoal do governador e do próprio candidato. A saída de Tavares e a assunção de Diógenes, superlotou o Palácio dos Martírios. Foi a maior recepção a um secretário, que tem tudo a ver com a postura pessoal de Eduardo Tavares. Ponto para Vilela, que inteligentemente substituiu Marco fireman por ET. Marco mesmo com cargo e estrutura partidária, traçou uma estratégia equivocada e não passou de 2%.
    Eduardo Tavares, depois de anunciar o nome já tem 5%. mais que o doblo do bom articulador para os outros e bom secretário comprovado.
    Se ET tiver 15%, e não for para o segundo turno, Biu será o governador por razões óbvias de estratégia política e alianças. Mas ET pode surpreender e ir para o segundo turno, corroborando com a sua hipótese, Ricardo. Com quem? Não sei. Mas se for a sua hipótese se realiza.
    Pensando na hipótese de que o achincalhe ET(iniciais de Eduardo Tavares) pode ser bem aproveitada pelo “marqueteiro” (provavelmente Einhart Jécome) poderá ocorrer o fenômeno “dancinha do Biu” de novo e agora pelo motivo interessante. ET na política será sinônimo de pessoa séria, não viciada, conduta ilibada, sonho de consumo da classe média? Logo, logo o outro lado proibirá a expressão ET. Já é tarde. A turma do governo já ensaia o apelido positivo. vejam como é política.
    A propósito, ontem na Receita Federal eu fui informado por um amigo auditor, que quase todos auditores da RF, vão votar no ET. Já hoje pela manhã, escutei 3 militares de uma patrulha da RP na porta da FAL, comendo pastéis e ambos concordando que o nome de Eduardo Tavares, seria um “remédio para as safadezas alagoanas.
    O mais impressinante Ricardo, é que as pessoas, mesmos aquelas que vendem o voto nas proporcionais (pois majoritária se vence no programa eleitoral), evitam criticar o ET, para não parecerem que são corruptos ou que votam no cabresto de políticos e prefeitos.
    Aliás, faço lembrar que Vilela, venceu JL, com 92 prefeitos contra e venceu o chapão, com pouco mais de 30 prefeitos (muitos dos quais ligados ao Biu).´
    Logo…

  • Há Lagoas

    Apesar de todo o desgaste do atual governo (e são muitos), continuo apoiando a decisão de Vilela, acreditando que Eduardo Tavares não é um político profissional e que tecnicamente conhece os meandros do poder.
    Onde Vilela falhou (por incompetência ou omissão), ele tem a obrigação de acertar!
    Espero que saiba onde está se metendo, como também espero
    que ele corresponda a nossas expectativas.
    Fica aqui minha torcida por Alagoas.

  • wal

    Será melhor a massa alagoana ficar em suas casas, rezando por dias melhores, no dia das eleições…

  • junior

    MINHA GENTE O ET JÁ ENTROU NO EMBALO DE POLITICO, TUDO QUE ELE APRENDEU COMO JURISTA , ESQUECEU AGORA ELE É PAU MANDADO DO TÉO. CONTNUAMOS SEM CANDIDATO A GOVERNADOR

  • Josevaldo

    Voto nele pra governo, fez uma excelente passagem pela defesa social em apenas tres meses. Esse Renan pensa que é Deus faz de tudo e acha que vamos engolir as safadezas. Esse Biu e seu filho são mal caráter e mal pagadores. Então só resta ÉT.

  • Olympio

    Você está em seu estado normal? Com todo respeito…

  • Gregório de Matos

    Abordagem precisa, clara, lógica e verdadeira, fez o internauta Saulo Mendes em seu comentário. Quero corroborar com tudo que foi dito e parabenizá-lo pela postagem.

  • Teodoro dos Santos

    Aqui em casa todos os votos são do E.T. (cinco por sinal).
    Ainda bem que apareceu o ET porque de políticos sem caráter os alagoanos já estão cansados. Viva o surgimento do ET, pois só assim teremos um candidato sem o esteriotipo destas raposas velhas, que tem compromisso com a lapidação do dinheiro público. Obrigado ET por ter coragem e entrar no meio destes patifes e acabar com a escravidão eleitorerira do povo alagoano. Viva o E.T. !!!!!!

  • Seria uma luz no fim do túnel?

    Se não arriscar vai ter a certeza que vai piorar.
    Não tem como apostar mais nos políticos profissionais e a “juventude” herdeira.

  • mario jorgemario

    tudo e possivel na politica ate o boi voar,vai depender do poder de articulação e estrategica de cada canidato a rejeição dos politicos profissionais e grande eis a chance dd ET comquistar esses eleitores emfim eum jogo de xadrex ganha quam jogar melhor.

  • Maxwell Pontes

    Eduardo Tavares é o nome certo para disputaro cargo de Governador. Cidadão livre das mazelas que acompanham os políticos profissionais (esses q nunca deram um dia de trabalho para a nação e se especializaram em enriquecer com o dinheiro público), merece todo o apoio dos cidadãos e cidadãs conscientes do poder que têm na hora de votar.

  • Yasuo dos Santos Horibe

    Não conhecia o curriculum de EDUARDO TAVARES ,mas confesso que estou impolgado com a possibilidade de voltar a sonhar e acreditar em um estado melhor e descente.Era disso que precisavamos ,nome novo,cara nova e maõs limpas,nada de raposa velha sanguissuga. VIva o novo! ET 2014

  • O analista político

    Ricardo, somente um homem como Eduardo Tavares, o E. T. pode mudar as coisas para melhor neste Estado. Além de competente, ele tem atitude e mostra isto quando demonstra não ter medo de nada, nem mesmo de uma cambada de políticos que procuram desqualificar sua importância para o Estado. Vamos todos votar no E. T.

  • Delmirense

    Caro Ricardo Mota. Sou de Delmiro Gouveia e hoje, pela manhã, ao sintonizar a Rádio AM Delmiro, no programa do Toni Silva, passei a assistir uma entrevista que me fez pensar estar em outro meio: um cidadão falando de maneira articulada e com muita fluência, sobre inúmeros temas como segurança, violência, educação, saúde, semiárido e outros. Confesso que não tirei o ouvido do rádio e logo verifiquei tratar-se o entrevistado do tão propalado E. T. Era o Eduardo Tavares, de quem tive a sorte de ser aluno, no Cesmac dando uma verdadeira aula de cidadania e de conhecimento dos problemas de Alagoas e do Sertão. Como seria bom, caro Ricardo Mota se nós fôssemos brindados com a eleição de uma pessoa tão humana, solidária, carismática, preparada e corajosa como Eduardo Tavares à frente do governo do estado. Olha, Ricardo, hoje em Delmiro Gouveia só se faslava nessa belíssima entrevista concedida pelo nosso querido E.T. Seja Feliz, Professor Eduardo.

  • Igor holanda

    Et. Para o governo de Alagoas. Querem tanto desqualificar a Eduardo Tavares, meu mestre, que resolvi, agora, Ricardo, defendê-lo para valer. Os meliantes tem medo do E. T. Os covardes, tem medo do E. T. Os que conhecem sua coragem cívica e pessoal tem medo do E. T. Essa é a nova e legítima onda da mudança nas Alagoas. Parabéns pela postagem.

  • Arnaldo Farias

    Eles temem o E.t. porque Eduardo tavares e a onda.

  • Claudinha

    Quem tem medo do ET ? Toda essa corja de políticos viciados que há décadas sugam dos cofres públicos em proveito próprio ! O povo precisava de um político diferente, livre e isento como é Eduardo Tavares ! Toda minha família vai votar no ET ! Queremos o novo, precisamos mudar a cara desse Estado !

  • Pereira

    Alagoas precisa de um E.T mesmo, precisa de um político probo, honesto, capaz ! Estamos com Eduardo Tavares, Governador do Estado ! A mudança finalmente chegou e o povo precisa abrir os olhos para as raposas que acabaram com nossa Alagoas, precisamos renovar, precisamos de Eduardo Tavares.

  • Ivaneide santos da silva

    Ricardo, aqui, em Girau do Ponciano todo mundo vai votar nesse E. T. arretado. Cabra corajoso, destemido e competente. Vá em frente Dr. Eduardo. O Sr. Vai sim ser governador de Alagoas.

  • Iolanda Bezerra

    Senhor Ricardo Mota, seria tão bom, se esse moço o Eduardo Tavares fosse o nosso governador. Tá na hora de mudar. Votamos todos aqui em casa nele e acho que os políticos só não têm mais medo ainda do E. T. porque ele é muito ético.

  • Atento

    ET neles é a luta do homem de bem contra os picaretas do nosso estado alagoano.

  • Vitor Martins

    Pra cima dele, ET. Fora Renan! Fora Collor! Que nunca fizeram nada pelo nosso estado. Precisamos de gente decente no comando de Alagoas, sob pena de eternamente sermos tratados como analfabetos políticos.

  • Junior pancadão

    Esse Et , esta igual canário na muda , não canta fica fofo. O melhor mesmo é ele volta atuar no MP.

  • Eleitor do ET

    Nossos pais votaram em Renan, Collor e Biu. Agora, elles, que nunca fizeram nada por Alagoas, nos vendem a ideia que seu filho (no caso Renan Filho) é o melhor para o estado. Já deu, meus amigos! Niguém aguenta mais esses caras. Avante ET!!!

  • Djair Murta

    É agora que eu voto mesmo nesse Eduardo!!! Cabra de bem e correto.. estava numa mesa de um café conhecido aqui na cidade, quando OUVI seus próprios adversários afirmarem que a decência dele vai “dar trabalho”. Dá-lhes, Eduardo. Até que enfim alguém do bem.

  • Luiz Paulo mSodré

    Meu Caro Ricardo,você escreveu um bom Texto,tentando decifrar o que será o papel do candidato Eduardo Tavares,o Sr. Saulo Mendes,no meu entender foi muito feliz,em seu comentário,no que tomo a liberdade de fazer minha as suas palavras,só corrijo,que a força do governo,é sempre avaliada por baixo em 30%,além disso,quem ganha eleição é sempre o que tem menor rejeição,e nesse quesito, o Dr. Eduardo Tavares,que a oposição tentou denegri-lo apelidando-o de ET,acabou ficando até simpático o apelido e favorecendo-o,ou seja do limão,foi feito uma limonada,mas voltando a rejeição,beira a zero,o que o torna muito forte se um pouquinho bem trabalhado na campanha,e agora me referindo a escolha do governador, que você mesmo diz,que Dorival Caindo,é um velocista comparado a ele,mas uma vez repito que o governador Teotonio Vilela Filho,é o político mais hábil desse estado, e pode apostar no cavalo,larga sempre em último,mas sempre chega em primeiro,que o diga que: esse samba vai: para João Lyra,Ronaldo Lessa, Renan Calheiros,e Fernando Collor. Aquele abraço.

  • Jéssica Limeira

    Grande Mestre. Grande E. T. Grande Eduardo Tavares. Conte com todos nós que fomos seus alunos e conhecemos sua competência.

  • sérgio

    VOU VOTAR PORQUE ME IDENTIFICO. AFINAL SOU TAMBÉM UM E.T.

  • Zu Guimarães

    ET? A política em Alagoas é mesmo coisa de outro mundo…!

  • Marcos Silvino da Silva

    Caramba, depois de ler o artigo, li todos os comentários postados aqui e fui instigado a fazer esse comentário: O ET SERÁ O GOVERNADOR DE ALAGOAS, NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA, NEM CONHEÇO ESSE CIDADÃO MAS ONTEM EU ALMOÇANDO EM UM RESTAURANTE EM MCZ OUVI EM OUTRA MESSA PESSOAS CONVERSANDO E FALANDO BEM DESSE RAPAZ. QUANDO O GOVERNADOR LANÇOU A CANDIDATURA DELE EU ATÉ RI E ACHEI QUE ERA UMA PIADA, MAS AS RUAS REAGIRAM BEM E ISSO VAI CRESCER MUITO AINDA. ELE GANHOU MEU VOTO E DA MINHA FAMÍLIA, MINHA MÃE TEM 71 ANOS E NÃO TEM MAIS OBRIGAÇÃO DE VOTAR, MAS DISSE QUE QUER QUE EU A LEVE PRA VOTAR NELE E MINHA MÃE ODEIA POLITICA!

  • Zé Roberto

    Querem saber quem é o ET? Pesquisem sua atuação como diretor do curso de direito do CESMAC.

  • José Carlos de Oliveira Simões

    Neste momento não é possível comparar o Dr. Eduardo Tavares um homem de conduta ilibada sem envolvimento em escândalo de nenhuma natureza, com esse grupo do chapão, composto por elementos de alta periculosidade, como diziam os Drs. Barenco e Guaraci Fonseca, ” esses marginais (pessoas que vivem a margem da lei), são perigosos, pois roubam e matam ” , não é possível que o povo não tenha entendido esse recado. Portanto não podemos colocar o Dr. Eduardo nessa vala comum.

  • carlos

    Dr.Eduardo Tavares é o novo com o projeto dos velhos!Uma aposta que pode dá certo no colar colou e assim tudo fica como dantes no quartel de abrantes!Cria de Teotônio Vilela,é um bebê de proveta feito em laboratório com DNA,escolhido dedo!Foi chefe maior do Minsitério habilidoso onde evitou grandes trovoadas!Na Defesa social,sua passagem relâmpega não foi sentida com a diminuição do crime!O novo seria para mim,alguém que não tivesse ligações políticas com os mesmos!Não adianta tampar o sol com peneira!

  • Manoel Américo

    Quem tem medo, Ricardo? São os maus políticos. Aqueles que não querem ver Alagoas crescer. Aqueles que sabem que se Eduardo Quiser, do jeito que ele é obstinado e articulado, ele ganhará a eleição e revolucionará o Estado que passará a ser outro. Isso aterroriza muita gente. E. T. Nosso Governador.

  • jorge

    caros analistas políticos de comentário(como eu)se ganhar politica fosse simples como a maioria pensa não se gastaria tanto com ela,o eleitor é muito tendencioso e para ganhar tem que saber a melhor.

  • adonias filho

    Sou professor da rede estadual, e pela postura do Téo, votaria na oposição, ENTRETANTO, após, o surgimento do Eduardo Tavares, ou seja do ET, pensei e vou votar no mesmo, pois, chega de profissionalismo na politica, e ainda mais o homem vem do Ministério Público, e passou a vida toda botando bandido na cadeia, não é agora que vai sujar sua biografia e Alagoas merece o novo, não o novo de idade, mas o novo, um extraterrestre, alguém alheio a esta politicada do dando que se recebe, da hereditariedade de capitanias, chega! Por isto, chega! voto no ET e quero uma Alagoas melhor e gostaria que o Ministério Público assumisse e botasse ordem na casa. Ah, os meus colegas do Cepa, em uma pesquisa feita de cada 10, 06 dizem que vão votar no ET, não vou identificar qual a unidade para evitar represália, mas os políticos sabem do que eu estou falando.

  • Glaucia Almeida

    Caro Ricardo,também ouvi a entrevista de Dr.Eduardo Tavares, realmente é um conhecedor dos problemas de Alagoas,vamos pedir a Deus que a população do nosso estado se conscientize que temos que mudar essa politica de homens que querem se perpetuar no poder como esse Renan, Collor e Biu de Lira.Talvez só teremos está oportunidade com Dr. Eduardo, se não aproveitarmos depois será tarde e o povo pobre como sempre é quem vai sofrer.

  • JG

    O governador Vilela ao contemplar o MP e o TJ com espaço no seu governo está antes de mais nada preparando a área para um pós governo. Com certeza ele terá muitas complicações, não que eu esteja dizendo que só Vilela tenha problemas, mas é comum após 8 anos de mandato o governante responder a inúmeros processos. Exemplo disso é o próprio Ronaldo, porém esse ao invés de agraciar quem tem o poder partiu para o confronto. Erro Crasso!

  • Marileide

    Caro jornalista, sou sua leitora faz tempo e fico sem entender como podem os senhores tentarem jogar no fogo um homem de bem como o dr. Eduardo Tavares.
    Teo vai sair do governo intrigado de meio mundo. Respeitem o dr. Tavares, ele vai sofrer muito com uma derrota anunciada.
    Pobre coitado, nem imagina os acordos que foram feitos em seu nome com o grupo que vai comandar o governo pelos anos que teremos pela frente. Dr. Eduardo faz parte de um pacote que visa 2018 quando teremos a dobradinha TeoXRenan. Quem viver vai ver…

  • maisa vasconcelos

    Caro Ricardo, se possível informe -nos porque o governo estadual não pagou o misero aumento dos professores. Já que no sinteal hoje nem o telefone estão atendendo.grata

  • João Daniel Braga Damasceno

    “Político honesto, em Alagoas, só se for um ET.”

  • Gregório de Matos

    Quem deverá agradecer a oposição pelo apelido que deram ao Eduardo Tavares (próximo governador do Estado de Alagoas) será o marqueteiro de sua campanha, pois caiu na graça do povo. Será uma barbada. Todo mundo votando no ET e pedindo votos para o ET. Eu, minha família e meus amigos votaremos no ET.

  • danado

    VAI SER TANTA GENTE PULAR QUANDO ET ESTIVER NA FRENTE DAS PESQUISAS VENHAM ESTAMOS AGUARDANDO VENHAM PARA SOMAR E NÃO DIMINUI

  • jaildo rodrigues

    GIRAU TI ESPERA COM CARINHO ET PARA GOVERNADOR

  • Filho

    FAÇAM SUAS APOSTAS ELE ESTA CHEGANDO NAS BERADAS AOS VAI AO MEIO DEPOIS CHEGA PARA SER CAMPEÃO ET GOVERNADOR

  • ROBERT

    CARO RICARDO QUERO VER O QUE E QUE ESSES CHAPAO E BIUZÃO TEM A FALAR AO CONTRARIO DO ET ATE AGORA VEJO QUE ET E UM HOMEM CAPACITADO PARA EXERCER ALAGOAS AVANTE EDUARDO TAVARES

  • edmar

    DEIXEM ELES TREMERES SABEMOS CADA DIA QUE PASSA O ET ESTA CHEGANDO NA MENTE DE PESSOAS ESCLARECIDAS VAMOS JUNTOS COMPARTILHANDO ELE E O CARA

  • ARTUR

    ET – sera o slogan da campanha da vitoria dos alagoanos FICHA LIMPA.