O governador Teotônio Vilela Filho faz as contas e chega à conclusão: “Não entrou um centavo de dinheiro novo do governo federal nos últimos oito anos”.

A operação é de aritmética simples. Segundo o tucano, durante todo o seu governo “Alagoas pagou R$ 5 bilhões dos serviços da dívida do Estado, o que corresponde a tudo que o governo federal investiu aqui no mesmo período, incluindo o Canal do Sertão”.

Ele aponta caminhos para o seu substituto, com laços próximos ao Palácio do Planalto. Vilela diz que Alagoas só vai avançar se o governo federal adotar a proposta que já era feita por José Serra, em 2010:

– Todo o dinheiro do pagamento da dívida seria revertido em investimentos na Educação, na Saúde, na Segurança Pública. Os estados de menor IDH, como Alagoas, ficariam com esses recursos, mas teriam de cumprir metas estabelecidas pelo próprio governo federal.

Encerrando o seu ciclo de comando no Palácio República dos Palmares, Vilela sabe que, sozinha, Alagoas – como os outros estados pobres – não consegue superar seus indicadores perversos.

Pode até melhorar, nada mais do que isso.

Fábio Farias deve assumir o Gabinete Civil de Renan Filho
Sem punir corrupção, 17ª Vara Criminal é "Justiça de algodão"
  • Há Lagoas

    Cai por terra o discurso do governo federal, que tenta a todo custo demonstrar sua preocupação com o contexto social. Só os incautos acredita nisso!
    Ao mesmo tempo, sabemos que nosso pacto federativo e suas distorções, permite que a União se beneficie com a política do “pires na mão”. Em outras palavras, é interessante para o executivo nacional, receber governadores mendigando recursos para seus respectivos Estados.
    A desfaçatez da presidente em não admitir mudar este tipo de sangria, demonstra o real compromisso de ter submisso a Brasilia todos os entes federados.
    É só lembrar o que representa em termos socioeconômico para Alagoas a não instalação do estaleiro Enor. Cinco anos de protelação e sua consequente frustação.
    Esse é o jeito PT de governar…

  • carlos

    Não resta a menor dúvida o estado sobreviveu com os seus recursos pagou e teve de volta e o que sai,vai deixar o estado numa situação menos crítica do que encontrou.Mas,isso não que dizer que o gov.que entra vai elogiar pelo contrário vai críticar.O que se promete em campanha não bate com a realidade vamos esperar.

  • LUCIANA DE SOUZA

    PARECE ATÉ PIADA, O ESTADO NÃO MELHOROU EM NADA!!!!!

  • wellington

    Mas… se está pagando porque já receberam, então não tem o que se queixar. alguém é que precisa prestar contas dos empréstimos. se Alagoas precisa da esmola do gov. federal é porque tomaram empréstimos e não investiram como deveriam investir. Pagamos a conta porque não sabemos escolher nosso representantes. Quem sabe no futuro a população fará diferente para colher melhores dias? Enquanto isso… vamos mantendo escândalos financeiros na Assembléia, Auxílio residência p/ conselheiro do TCE, super faturamento nas compras do Estado e por aí vai… Quem sabe alagoas acha uma “botija” e salva as contas e tudo volta a ser uma maravilha como nunca… Deus salve Alagoas, amém.

  • fernando

    Ra ra ra!!! Que piada…quer dizer, o governo de Alagoas pega dinheiro emprestado com o governo federal, não faz absolutamente nada pelo desenvolvimento social, recebe investimentos.federais de quase 3 bilhões por ano e ainda quer pagar de bom moço??? E eu ainda tenho que aguentar essa propaganda absurda de ” Obrigado povo amigo”…povo amigo que aceita calado a incompetência desse governador e ainda joga a conta pro governo federal. É muita canalhice!

  • J.Monteiro

    Minha cara Luciana de Souza, e no País, no Brasil, o que foi que melhorou? Você tomou conhecimento da guerra que começou ontem no Congresso, e só terminou hoje pela manhã? Os aloprados e mensaleiros do PT e assemelhados, concordaram que a Dilma pode fazer o que quiser com o dinheiro dos contribuintes. Agora, ela pode rasgar e jogar no lixo, a Lei de Responsabilidade Fiscal. A coisa avacalhou de vez. Isso é apenas o começo. Vem mais por aí.

  • Ismar Nascimento da Silva Filho

    Um governo que isenta usineiros de pagamento de impostos(denúncia do SINDFISCO); inúmeras audíências nos Fóruns estaduais não estão sendo realizadas por falta de transporte dos presos; um dos piores índices sociais do Brasil; quem não conhece precisa conhecer o quadro caótico que este Sr. está deixando na educação, e isto refletirá na violência, no subemprego, e em tantos outros males. A propósito, qual é o legado que ficará deste governo?

  • DOUGLAS ALCÂNTARA

    Há Alagoas seu discurso partidário é muito bonitinho agora entender realmente os problemas só para quem se informa de verdade. Enquanto Alagoas estiver nas mãos de famílias e partidos Alagoas nunca vai crescer, você fala do governo federal mas vamos lá se você é empresário você vai dar seu dinheiro de qualquer jeito a qualquer um? o problema é que nossos políticos nem projetos para o estado tem o VLT da fernandes lima foram atrás de verba nem projeto tinha e bem assim o estaleiro. enquanto tiverem votando em políticos como: Francisco tenório, Collor, Marcos Barbosa, Antônio Albuquerque, Cícero Ferro, Renan, e etc. pessoas que anos em Alagoas só afundando o Estado. Agora infelizmente o problema é que a população não se informa, nem cobra e nem aprende a votar.

  • jj

    ainda bem que esta terminando e com certeza não teremos saudade.

  • Barbosa

    Respondendo ao Sr. Ismar Nascimento: O Teo recebeu o estado sem credibilidade de pegar um empréstimo se quer, pois o estado tinha o nome na lesta negra. Veja quantas indústria tinha quando Lessa entregou e veja quantas indústria tem hoje. Veja o quando foi construído do Canal do Sertão. O Lessa entregou o Ipaseal quebrado, os funcionários que pegavam consignado com nome sujo, o governo retinha e não repassava para os credores. Alagoas é sim o estado com o pior IDHM do Brasil, você só não tem conhecimento que foi o estado Brasileiro que teve o maior crescimento no IDHM nos últimos anos.

    Se ainda é o pior? é , mas se nos últimos anos foi o estado com maior crescimento a culpa é do governador atual, ou dos seus antecessores?

  • Williams Roger

    Não sei se vai ser publicado, mas vamos lá.
    Que conversa é essa, quase ex-governador. Já não basta as propagandas enganosas, agora o senhor vem com conversa enganosa.
    Não adiante o senhor pagar, gastar o nosso dinheiro com propagandas ENGANOSAS. Todos os alagoanos, o Brasil e o Mundo, sabe da verdade sobre os péssimos índices e indicadores sociais que o seu governo nos deixou como herança.
    Tudo, mas tudo mesmo aqui nesse Estado, só está um pouco melhor, por causa das denúncias de muitos. Se não fossem as verbas Federais eu não sei o que seria do povo alagoano. Verba essa que o senhor em momento algum, diz que foi o governo Federal que enviou ao povo alagoano.

    Senão vejamos: o HGE nem copo descartável tem. Hoje, um acidente caminhão moto, duas vítimas, 3 horas de relógio, e o paciente com a perna dilacerada estava do mesmo jeito que chegou, pois ñ tinha ultrassom para verificar se tinha algum órgão comprometido, nem vaga no centro cirúrgico. E mais, perguntem ao povo que precisou de cirurgias ortopédicas, tendo que viajar pra Coruripe se quisesse operar. Do desespero em sair do HGE para um hospital na Gruta para fazer tomografia porque o tomógrafo do HGE estava quebrado.
    Na educação, o escândalo da reforma das escolas, caindo na cabeça dos alunos, sem falar na compra superfaturada dos quites escolares.
    E a intervenção branca na segurança pública com o Brasil mais seguro, que fracassou aqui.
    Não tem nada bem, governador, sem esquecer da falta de água no final do governo, quase 8 anos, só agora é que foi fazer limpeza no sistema pratagi. O povo sofre. E que venha 2018!
    Chega de propaganda e conversas enganosas.
    Coitado da personagem Pinóquio

  • Pedro Silva Santos

    Acho que pega alguma coisa emprestado tem que pagar sim, e outra coisa tem que ser dita aqui tudo que foi construido nesse estado com certeza teve verba federal porque Alagoas não tinha condições de investir em nada, agora o que o governo faz é muita propaganda na TV.

  • Pedro Rufiaumm

    Eu fico vendo esses comentários de bajuladores dos políticos taturanas e gabirus de Alagoas. Eles falam do PT. Porque? Imaginem Alagoas se o PT não governasse o Brasil nos últimos 12 anos. Vão catar coquinhos.