As emendas apresentadas ao projeto da nova 17ª Vara Criminal da Capital, que seria votado ontem pelos deputados, resultam numa “Justiça de algodão”.

Tudo o que gestores públicos descomprometidos com a legalidade gostariam de ver.

Objetivamente: se passar o projeto com as tais emendas agora conhecidas, a 17ª Vara não mais atuará no combate à corrupção, nos chamados crimes do colarinho branco.

O Projeto de Lei que modifica uma das principais criações do Judiciário alagoano está tramitando na Casa de Tavares Bastos desde fevereiro deste ano.

A matéria objetiva adequar a vara colegiada às recomendações do STF, no julgamento da ADI, de 2012, proposta pela OAB nacional.

A demora para que a projeto chegasse ao plenário da Assembleia, ao que parece, guardava um segredo: a supressão daquela que era a grande marca da 17ª Vara Criminal da Capital: os crimes cometidos contra a administração – e o dinheiro – pública.

Graças ao pedido de vistas apresentado pelo deputado Antônio Albuquerque, seguido por Olavo Calheiros e Isnaldo Bulhões Júnior, a votação foi adiada – sabe-se lá pra quando.

Mas do jeito que está o texto que chegou ao plenário o prejuízo para Justiça alagoana é menor se o projeto não for votado pelos deputados.

As emendas, cuja origem é desconhecida, colocam como atribuições da 17ª Vara Criminal da Capital, crimes de roubo, furto, extorsão mediante sequestro, tráfico de drogas etc.

Nem uma linha sobre corrupção na administração pública.

A 17ª, dessa forma, se transformaria numa Vara comum com três juízes, perdendo a importância que ganhou com a sua atuação.

Resta esperar, agora, que o novo governador Renan Filho cumpra o que já disse publicamente e reiteradas vezes: vai apoiar a recriação da 17ª Vara Criminal da Capital.

Vilela, apesar dos esforços que sempre empreendeu em defesa da iniciativa da Justiça alagoana, não parece ter mais influência sobre a bancada governista.

Vilela: "O que a União investiu em Alagoas nós pagamos de dívida"
Depois da Taturana, MP quer caçar as borboletas da Assembleia
  • Alexandro Negrão

    Sinceramente… o povo elegeu seus próprios adversários. Como diria Cazuza ” os meus inimigos estão no poder”.

  • Alan Jorge

    E não é assim, o povo que se exploda.
    Eles votaram nos corruptos. Pena que gente de bem pague por isso. A maioria tem que se ferrar mesmo. Igual com a falta de água em final de governo, sem necessidade, pura maldade, só porquê zombaram dos paulistas. Motivo, a sabesp está dentro da casal, mas o povo merece se ferrar. Pra ver se aprende a votar correto e ser gente. Esses sim, o povo que vota em corrupto, são piores dos que essas bestas feras reclamam.
    Bebam e comam propaganda enganosas goela abaixo, calado, sem reclamar, porquê as eleições já passou, o povo, que vota em corrupto, só tem valor, pouco antes das eleições. Só restando assim, escutar Pablo, e chorar na sofrência! Eu acho é tome! Ah! Dentre os que fazem parte do povo, estão os seus vantagem, letrados! Que sofrerão também!

  • Cícero Gouveia

    O MPE está fazendo a sua parte, falta também a justiça fazer a sua!
    Até porquê ser promíscuo, é burrice.
    Todos podem ser vítimas. Não se pode se esconder sempre, o sofrimento de muitos, pode ser, também, o sofrimento de outros!

  • Consigliere Alagoano

    .
    .
    “Apoiar a “recriação da “17ª Vara Criminal da Capital.”
    .
    Vejo que : Marco Aurélio e de Celso de Mello, tem razão sobre os “critérios” para a escolha dos juízes que compõem a 17ª Vara Criminal de Alagoas.
    .
    .

  • lucas so assim

    Acho que a população de ALAGOAS PRECISA ACORDAR. Acordem, acordem,vamos a rua protestar!!! Se o estado todo se moblizar e paralizamos tudo….
    Não podemos ver tudo isso acontecer e nada fazer!!!!Basta…

  • Há Lagoas

    Nova e excepcional oportunidade para Renan Filho demonstrar que sua diretriz, diverge – e muito – do modo de fazer política de seu próprio pai.
    Se o jovem governador demonstrar isso a sociedade alagoana – independente do desejo das figuras que pontuam o “chapão” – será uma grata surpresa.
    O que Vilela não conseguiu concretizar, Renan Filho pode e deve defender e ratificar.
    Com a palavra o futuro governador…

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    EU FALEI HÁ POUCOS DIAS , QUAL ERA O TIPO DE “VARA” QUE PREVALECERÁ NESTA TERRA SEM LEI E SEM JUSTIÇA . TOMEM , POVO BRUTO ! ESSA “VARA” É
    TODA DE VOCÊS , QUE BEM A MERECEM ! AGORA ,
    CANTEM COMIGO : ” OBRIGADO “FOGO AMIGO” . . . DO
    MEU AMOR ALAGOOOOOAAAAAASSSSSS . . . ” ( MUSICA
    MAIS CRETINA !!! ) ÔMI !

  • wal

    Bem; se depender da cambada, da casa de Tavares Bastos, que não comparece ao trabalho,e do estagiário e manipulado pelo pai e o Tio ( RENAN FILHO ).a 17 vara vai para o brejo.
    DEUS SEJA LOUVADO…

  • carlos

    Dudu quer que o conseg seja consultivo e não deliberativo!Foi o discurso do parlamentar,que só pensa nanquilo!

  • Renata

    OS RÉUS DO PROCESSO “CLONE” ESTÃO SOLTOS, SOFRENDO APENAS MEDIDAS CAUTELARES. PROCUREM SOBRE O CASO DE 2012: 4 MILHÕES MOVIMENTADOS, 500 MIL POR SEMANA PARA CERCA DE 23 FILHINHOS DE PAPAIS, NÃO SÃO FAVELADOS. A 17ª NÃO PODE ACABAR COMO TEM QUE SER MAIS ENÉRGICA, BANDIDO É SÓ NEGRO E POBRE???? E OS CRIMES DE COLARINHO BRANCO, CONTRA A ADMINISTRAÇÃO OU CRIME ORGANIZADO, SERÁ QUE NÃO PREJUDICA MAIS A POPULAÇÃO, ATÉ A MULHER DO PROMOTOR DO GECOC FOI VÍTIMA DA CLONAGEM DO CARTÃO, TALVEZ VC TBM…