A Anistia Internacional lançou a campanha “Jovem Negro Vivo”, ontem, que revela muito sobre a violência no Brasil, seletiva e racista.

Maceió, como sempre, aparece muito mal nesse retrato do país: a taxa de homicídios de jovens – de 15 a 29 anos – na capital alagoana chega a 218 mortes para 100 mil habitantes.

Eis o mais doloroso e, talvez, esclarecedor: essa taxa sobre para 327,6 mortos para cada 100 mil habitantes quando as vítimas são negros jovens.

É uma situação de “extermínio”, como definiu o diretor da Anistia Internacional, Átila Roque, no lançamento da campanha ontem, no Rio de Janeiro.

As ações e debates devem chegar a Alagoas, pelo óbvio. Mas é importante que nós tenhamos uma visão mais ampla sobre esse quadro sangrento.

Se o Brasil é responsável por 11% dos homicídios do mundo, segundo o relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, não podemos pensar em mudar este cenário apenas com repressão policial.

Mudança radical é mudança pela raiz. De novo, a Educação ainda é o investimento mais indicado para uma Nação que precisa de socorro.

A sexta economia do mundo não pode se conformar em ser o país que mais mata no mundo, em números absolutos.

Os 'encrencados' da bancada federal de Alagoas no STF
Renan ganha apoio de Dilma na reeleição do Senado, mas pode perder a Transpetro
  • wal

    Caro Ricardo Mota; Alagoas, só perde para o Maranhão, em tudo que não presta…

  • Alagoano

    Caro Ricardo, sinceramente você credita esse número elevado de homicídios única e simplesmente pela cor das pessoas? Ou seria pelo fato de maior parte de nossa população ser de cor negra e, infelizmente, nas áreas de grande risco social haver uma incidência maior ainda de moradores negros?
    Os números são preocupantes, é evidente. Mas não creio que devam ser considerados crimes motivados contra uma cor ou raça.

  • Eduardo Jorge

    Caro blogueiro, sempre vejo reportagem aqui e ali falando que se mata mais negros aqui em maco e em todos os lugares do Brasil e o pessoal representante das minorias sempre usam o mesmo discurso. Tenho uma pergunta que sempre quis fazer e não tive oportunidade. Quem matam os negros são os branco ou outros negros? nunca vi uma estatística que falava que os negros matam, só morrem. É apenas uma curiosidade, nada pessoal. Em tempo, não sou racista antes que alguém fale.

  • Romão

    Infelizmente, Ricardo, fazemos parte de um País miscigenado e onde coexiste, na minha opinião, o maior número de preconceituosos e racistas em sua população. Leio com tristeza essas reportagens… Sou negra e já sofri alguns tipos de preconceitos e exclusões, mas…, é vida que segue e você não pode parar no tempo…
    Sei que não cabe essa fala aqui, mas, particularmente, sou contra o sistema de cotas para negros… Acho que cria uma espécie de “apartheid” entre a população…
    Quanto a essas mortes, penso que a célula familiar tem deixado muito a desejar em sua função referencial, por isso tantos desajustados… Estão transferindo para a escola o papel que pertence primeiro a ela… Você viu esses adolescentes que têm praticado o terror nas escolas daqui de Maceió? É uma discussão longa e que gera muitos conflitos.

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    CONCORDO COM O WAL , KI-KI-KI—KI-KI-KI , QUE SEGUNDO UM RIVAL DELE , DESTE BLOG , QUE ESQUECI
    O NOME , AFIRMOU QUE WAL É NOME DE MALOQUEIRO
    KI-KI-KI—KI-KI-KI . . . EU ME ABRO . . . MAS WAL , EU ACHO OS SEUS COMENTÁRIOS PERTINENTES , E , GE-
    RALMENTE , ESTOU CONCORDANDO COM ELES . COMO
    NO CASO DO RICARDO MOTA , COMENTANDO SÔBRE
    ELE COM UM AMIGO , RECENTEMENTE , ESTE AMIGO
    ENTROU EM UM DETALHE QUE EU JÁ NOTEI E COMEN-
    TEI NESTE BLOG (ACHO QUE FOI GLOSADO , SE NÃO
    ME FALHA A MEMÓRIA ) HÁ ALGUM TEMPO , NO INÍ –
    CIO DAS MINHAS ANDANÇAS PELA INTERNET E , CONSE-
    QUENTEMENTE , NESTE BLOG . TRATA – SE DAS SO –
    BRANCELHAS DO MATÉRIA , DE CARACTERÍSTICAS ÍM –
    PARES E UM DETALHE FISICO NOTÓRIO , COMO O É , O BIGODERO DO SALVADOR DALI . SE ABRAM NÃO ,
    RAPAZES , ÔMI ! POIS BEM , ACERCA DO TEMA DESTE
    TEXTO , APESAR DA ANGUSTIA E LAMÚRIA DO NOSSO
    “REI DA MATÉRIA” , VOU PARODIAR O “MONSTRO
    GRENDELL ” , APELIDO CARINHOSO QUE COLOQUEI NO
    “BOA PRAÇA” , OSCAR DE MELO : ” TUDO QUE NÃO
    PRESTA , VEM PARA ALAGOAS ” ! ÔMI ! ÔMI ! ÔMI !