Ao ter a delação premiada homologada pelo ministro Teori Zavascki, Sérgio Machado virou réu confesso da Lava-Jato.

Afilhado do senador Renan Calheiros na Transpetro, onde reinou por 12 anos, o ex-senador do PMDB já arrastrou com ele para o fundo do poço o ex-ministro Romero Jucá e pode ter acabado com a tranquilidade de dois caciques pemedebistas: Renan Calheiros e o incrível José Sarney, que mantêm uma relação estreitíssima (o segundo, conselheiro do primeiro, faz reparos aos “equívocos” do herdeiro político nas gravações machadistas).

O PMDB vai ganhando, assim, maior protagonismo nos escândalos nacionais, condição até então destinada ao PP e ao PT.

O que disse Sérgio Machado para conseguir ser aceito no seleto clube dos lava-jatáveis assumidos está no campo do “segredo de Justiça”.

O que foi divulgado seletivamente, entretanto, é muito pouco para incriminar Calheiros e Sarney, apesar da ansiedade geral da Nação.

Fato é que Machado foi-se.

(O trocadilho, ao estilo, é do saudoso Edécio Lopes, que a usava sempre que entrevistava o ex-secretário Álvaro Machado.)

Olavo tio recua em relação ao "trem da alegria do Luciano"
Collor estimula projeto do G8 mirando a prefeitura de Maceió
  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Eis o que dissemos em fevereiro de 2015, in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/02/nossa-democracia-tupiniquim-esta-beira.html , a saber:
    “As nossas Instituições perderam seus FINS, FINALIDADES, RAZÕES e, se diga, suas CAUSAS PRIMEIRAS para as quais FORAM CRIADAS no ESTADO DEMOCRÁTICO, REPUBLICANO, HUMANITÁRIO E DE DIREITO, desviadas de seus fins precípuos e de seus objetivos e integradas (OU APARELHADAS) por quem NÃO VESTE A CAMISA da Instituição da qual fazem parte, estão lá não por amor à causa, “à camisa”, vocação e amor à profissão e ao devido DEVER-PODER, que tem sido, é, e vem sendo usado consoante às suas convicções ideológicas ou político-partidárias, a despeito de toda AUTONOMIA, INDEPENDÊNCIA, VITALICIEDADE E INAMOVIBILIDADE que possuem alguns cargos de ditos Poderes Públicos, mormente o Judiciário e Os mais diversos Ministérios Públicos e as inúmeras Procuradorias criadas para defesa da democracia e dos interesses, necessidades e direitos do povo, razão de suas existências – “os governos passam, morrem e a sociedade é eterna” – os quais teriam como NORTE somente a LEI, tão-só a CONSTITUIÇÃO e seus DEVERES-PODERES enquanto “munus publico”, no entanto, se deixam contaminar – salvo raríssimas exceções – pelas nódoas político-partidária, de ideologias e, no mais da vez, pela “LEI DE GERSON”: sempre levar vantagens! Ah! E, quando PUNIDOS por faltas graves (corrupção, por exemplo, são beneficiados com GORDAS APOSENTADORIAS e MORDOMIAS) Ou não?
    Reiteramos – De há muito que não temos PARTIDOS, nem de cana e nem de fumo e muito menos representantes do povo senão deles mesmos e de cada um!
    Já teve alguém que disse que havia “uns trezentos picaretas”, no Congresso Nacional – o mensalão nem existiu, para muitos, claro! Eis que surgiu um mensalão maior e mais grave e muito mais profundo: PTrolão. Mais profundo que o tal pré-sal… Acho que tem muito mais, mas…
    O que acabamos de ver, no Congresso Nacional, desde a compra por R$ 748.000,00, para espezinhar, escarnecer, descumprir e rasgar Leis e Constituição, se deu a reeleição de um “grande” aliado e o outro do mesmo “partido” coligado, logo “nada mudou no Quartel de Abrantes, tudo como dantes!”
    Dizem que há políticos honestos, creio que exista mesmo, mas o difícil é encontrá-los! Ou seria impossível?
    Uma coisa é apoiar o governo, nas medidas benéficas ao povo, ao País e à Nação, outra é ser mero capacho ou abdicar do DEVER de controlar a gana de poder de certos executivos, que querem se eternizar no Poder à troca de migalhas do Executivo.
    É a explícita definição sobre o Congresso Nacional, enquanto Legislativo que abdica seu papel de REPRESENTANTE DO POVO, FISCAL e CONTROLADOR de “equívocos” do Executivo, extensivo aos estaduais e municipais, que se CURVA ao EXECUTIVO em troca de obscuros interesses, e o povo que se lixe e arque com as contas para mantê-los onde estão nababescamente gozando da cara do povo que detém o real poder – os fatores reais de poder estão com os exércitos, o povo e a nossa Constituição.
    Notem que o PMDB tem sido SEMPRE governo nos últimos 50 anos, não?
    O executivo ata e desata, manda e desmanda, faz e desfaz emendas e RASGA a OUTRAS, e seu fiscal, calado, anui, consente, inerte, omisso e alheio nada diz, nada faz e se nivela ao mais vil dos vassalos ou não?
    Abr
    *JG
    P.S.: Multidões saem às ruas em marchas por maconhas e maconheiros ou outros orgulhosos pleitos valorosos e axiológicos tal qual R$ 0,20, mas os bilhões de nossa maior riqueza não os comovem nem os movem. A corrupção de corruptos corruptores destruindo seus futuros e todos em cima do muro!”
    Há, ainda, muitos “machados” querendo impor suas “foices” e “martelos”, principalmente! Ou não?

  • JEu

    Gostaria de saber o que tem de novo quando se fala em corrupção no meio político… Se querem saber, como tenho sempre dito, não importa a sigla partidária, corrupto é corrupto… e pronto… Ainda bem que os nomes vão aparecendo… só assim o povão fica sabendo… O que me deixa ainda insatisfeito é que a justiça (não importa em que nível) demora demais para tomar alguma decisão contra esses defenestradores do erário público… Para mim, o congresso nacional, as assembleias legislativas e as câmaras municipais deveriam ser muradas e transformadas em presídios… E viva o Sérgio Moro e a lava-jato…

  • WAL

    Só ha um remédio, não votar nesses cujos nomes estão na Polícia Federal, bem como em seus parentes.
    VOTO NULO…

  • ariana gomes

    fora temer lava jato e leve junto a sua corja