Nada menos do que 15 mil aposentados e pensionistas do serviço público estadual vivem uma situação ímpar, neste momento: eles receberão o 13% salário este mês, antecipadamente, mas terão descontados 14% da sua remuneração a título de desconto para o AL Previdência.

Recebem com uma mão, entregam com a outra.

É como se contraíssem um empréstimo – como é tão comum com as financeiras, armadilhas dos aposentados – e tivessem que pagar pelo resto da vida.

Na prática é assim.

O governo do Estado, através da sua duríssima equipe econômica, se mantém irredutível na cobrança, que sai de 0% para 14% do que exceder um salário mínimo.

Os aposentados continuam esperando que o TJ tome uma posição sobre o tema (o MP já pediu que fosse decretada a inconstitucionalidade da reforma coelhinha), mas que será apenas sobre a análise da legalidade do corte dos salários – não trata de justiça social, outro território.

No primeiro momento, aposentados e pensionistas não sentirão os defeitos da mordida. Mas quando a ficha cair, eles terão de viver gastando mais, com a idade, e recebendo menos.

Pressão continua e já fez o governador flexibilizar o isolamento social
PDT aposta em ex-secretário de Rui para disputa a vereador
  • Carlos

    Tenho certeza , que o sofrimento de muito é um combustível para alimentar o ego do desnaturado governador Renan Filho e sua equipe de forasteiros, que sempre levam uma vida nababesca e no entanto não estão nem aí…

  • Pedro filho

    Cruel essa medida com os aposentados. O que resta a ele, e a nós, é não esquecer o nome dos deputados que aprovaram essa desumanidade, e o nome do governador e todos da equipe que participaram dessa ação para que nas próximas eleições….

  • POBRE POVO ALAGOANO!

    Ninguém cometeu tantos pecados que mereça viver em uma Alagoas governada por essas pessoas.

    • J.Monteiro

      Talvez aí fique explicada a tal ” VISIBILIDADE” do Ilustre governador Renan Filho.

  • Petrucio

    Triste realidade do pessoal da “melhor idade” que após dedicar sua vida ao trabalho a criação dos e sustentando o serviço público com sua contribuição previdenciária por longos anos e no momento em que tudo para o idoso fica mais difícil “e caro” plano de saúde, medicamentos, alimentação e por aí vai, daí é acometido pela injustiça social.
    Exemplo disso foi agora com o Convid- 19 o atingido foi o idoso e o portador de doenças crônicas.
    Talvez por não ter idosos em seus familiares ou por terem fartos recursos financeiros e principalmente por falta de sensibilidade e amor ao próximo vê nos mais humildes a maneira mais fácil de realizar suas crueldades políticas.
    Sempre o servidor público o responsável pelas péssimas gestões públicas em nosso país.
    Em especial nosso estado onde o retorno por parte dos governos municipais e estadual são os piores do Brasil!
    Lamentável a situação do aposentado e pensionista, porém o servidor ativo não é diferente com salários baixos e defasados.
    Acordo servidor público e povo alagoano!

  • POBRE ALAGOAS….

    Pobre Estado de Alagoas!
    Tão longe de Deus e tão perto dos Calheiros!
    Eita sina!

  • Antonio Moreira

    Sou servidor público(Ativo) do Governo do Estado de Alagoas, Sem reajuste salarial.
    Consultei no Portal do Servidor-AL, o pré-contracheque.
    De 11 % para 14% – desconto da previdência.

    Ainda assim, em março, sugeriram para eu tirar as minhas férias neste mês corrente(abril) porque quando tudo normalizar, tem que trabalhar dia sábado para compensar…
    Por acaso estou em casa porque aderi alguma greve ou porque eu não quero trabalhar?

    Não posso nem ir alí na Disneyland – Califórnia, Estados Unidos para brincar/encontrar os meus amigos!!!
    Imagine sair da minha casa para ir ao Tabuleiro do Martins-Maceió/AL!!!

    É o fim do mundo!

  • Carlos

    É lamentável um governador e sua equipe de forasteiro ,tratar os aposentados e pensionistas com tanta crueldade e ainda tem a cara de pau querer enganar como criança com confeito no caso libera o décimo terceiro como dinheiro dos 14% .de desconto dos mesmos ora se governo Bolsonaro e sua equipe econômica passou a descontar acima de seis mil reais e o desnaturado governador usa como critério acima de um salario minimo por que o servidor ganha pouco e precisa arrecadar em cima da miséria destes e ainda fala mal do governo federal…deixa para lá!

  • Será? A conferir!

    Será que esses 15 mil aposentados do Estado ainda terão a coragem ( ou seria vontade de sofrer?) de votar nos Calheiros ou em um candidato apoiado por essa família?

    A conferir nas próximas eleições!

    • E os servidores?

      E os servidores públicos esquecerão a Família Calheiros! Por muito menos Lessa perdeu a eleição para Senador em 2006 e hoje tá pegando papel em ventania!

  • RF NUNCA MAIS

    Renan Filho não eu e minha família não esquecerá seu nome nas próximas eleições .

    • Se todos fossem iguais a você!

      Se todos os alagoanos tivessem esse pensamento a Família Calheiros iria ter que mudar de ramo, e pela primeira vez em 200 anos, seriam obrigados a trabalhar!

      • Queria viver para ver isso!

        Trabalhar!?
        KKKKKKKKKKKKKKKKK!
        Não conheço um membro sequer da Família Calheiros que saiba o que é uma carteira de trabalho!
        Esse povo nunca trabalhou na vida, passaram a vida em cargos públicos!

  • FABIAN

    O MP JÁ DECRETOU A INCONSTITUCIONALIDADE, DO DESCONTO DE 14%, DA PREVIDÊNCIA-AL E ESTRANHAMENTE, O TJ-AL ATÉ AGORA NÃO JULGOU??? O QUE INTERESSA AOS MAGISTRADOS NÃO É JULGAR ÀS ABERRAÇÕES JURÍDICAS COMETIDAS, PELO ATUAL GOVERNADOR RENAN FILHO (MDB) É O AUMENTO DO DUODÉCIMO DO TJ-AL E SEUS BENEFÍCIOS PRÓPRIOS!!! ENTENDERAM??? DIANTE DA PANDEMIA QUE O BRASIL E ALAGOAS PASSA, O QUE INTERESSA AO GOVERNADOR RENAN FILHO (MDB) É SÓ ÀS VERBAS PÚBLICAS, QUE ESTÃO CHEGANDO DE MONTÃO, PARA GASTAR NA POLITICAGEM DE 2020, DE SEUS APADRINHADOS: POLÍTICOS PREGUIÇOSOS, TRAIDORES E CORRUPTOS E TAMBÉM, PARA DEPOSITAR NAS SUAS CONTAS PESSOAIS, EM ILHAS PARADISÍACAS!!! ENTENDERAM??? LEMBRANDO A TODOS OS POLÍTICOS ALAGOANOS QUE O PODER NÃO É ETERNO E QUE A JUSTIÇA E A MÃO DE DEUS PESA, SOBRE ÀS INJUSTIÇAS, ÀS QUAIS ESTÃO SENDO COMETIDAS, SOBRE A POPULAÇÃO ALAGOANA E DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS ESTADUAIS, TEM UM RETORNO:”O QUE SE PLANTA, VAI TER QUE COLHER”(GÁLATAS:6:7). ENTENDERAM??? DIANTE DE UMA PANDEMIA, COMO ESSA QUE ESTAMOS VIVENCIANDO, EM TODO O MUNDO, AINDA, NÃO DESPERTOU A SENSIBILIDADE, NOS POLÍTICOS CORRUPTOS QUE SÓ PENSAM EM DINHEIRO E PODER, QUE ÀS FAMÍLIAS DELES, SERÃO ATINGIDAS TAMBÉM, PARA SABER A DOR, DE UMA FAMÍLIA POBRE QUE PERDEU, SEU ENTE QUERIDO!!! “MUDA QUE QUANDO A GENTE MUDA, O MUNDO MUDA COM A GENTE”.(GABRIEL O PENSADOR)

  • KBÇÃO

    ESSA É A TAL DEMOCRACIA QUE TANTO PREGAM.

  • APOSENTADO DO ESTADO

    A cobrança da previdência para os aposentados e pensionistas que ganham pouco(a maioria) é muito pior que os efeitos do corona vírus, cadê a função social do estado? Cadê a função “Hobin wood”? Deus permita que essa cobrança seja derrubada na justiça e que os aposentados e pensionistas do estado de Alagoas tenham um pouco mais de dignidade no fim da vida.

  • Aderval Viana

    Caro Ricardo Mota,
    O Governo Federal, na pessoa do presidente Bolssonaro, vem recebendo constantemente críticas, principalmente da classe política, inclusive de membros do Governo de Alagoas, no entanto não teve coragem de cometer a maldade quando do envio do seu projeto de Reforma da Previdência para apreciação no Congresso Nacional, visto que considerou o teto da Previdência ( R$ 6.101.06), como limite de ISENÇÃO PARA OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS, no âmbito Federal, que serviu como parâmetro para os demais Entes Federativos(Estados e Municípios). Nesse momento que o mundo e particularmente o nosso Brasil, vem passando por essa Pandemia da COVID 19, só se fala em recursos para cobrir todos os gastos com construção de Hospitais de Campanha, compensar queda na arrecadação do ICMS e do repasse do FPE e FPM, como se as Receitas Federais ficassem imunes ao que está acontecendo, mas mesmo assim, a União vem dando uma resposta a todos esses problemas, visto que está liberando auxílios emergenciais, enfim um pacote de medidas que visam atender e amenizar o momento que estamos vivendo, aí vem o nosso Governo Estadual, como se fosse um Estado independente do Brasil, com a complascência dos nossos Deputados Estaduais dar esse presente aos Aposentados e Pensionistas Alagoanos. Jamais serão esquecidos.

  • carlos

    Ate a suposta oposição votou no projeto do coronavírus do desnaturado governador Renan Filho , cadê os deputados Davi Maia, Bruno Toledo e Cabo Bebeto, com o seu aparato bélico, nada só de H… De graça que não foi …

  • josé wellington ferreira de barros

    Estou pela Graça e Misericórdia de Deus, já não bastasse, os 27,5% que pago de Imposto de Renda, e agora ter que pagar 14% de AL Previdência, depois de ter pago durante 40 anos (entre INSS e AL Previdência), agora tendo que suspender o meu Plano de saúde, quando mais preciso, pois estou com 60 anos de idade, Hipertenso, Diabético, Sofrendo Com uma Tendinite e uma Bursite que toda noite me incomoda. Senhor Governador, tenha compaixão dessas pessoas que deram seus sangue e suor por este estado.

  • Neilton Vasconcelos

    Ricardo está na hora do Governador fazer alguma coisa. Juiz Federal de Brasília mandou suspender os empréstimos consignados de todos servidores públicos por 4 meses. Nenhum Deputado toma a iniciativa. Já existem projetos nesse sentido na Câmara dos Deputados. Acorda Governador.