Ora direis: é um piadista o titular deste blog, pelo que vai exposto abaixo.

Queria até que fosse apenas um chiste, mas é a dolorosa verdade sobre o ritmo leeeeento com que a Justiça atua – em todo o Brasil – nas ações envolvendo os que detêm poder político ou similar.

Eis o caso.

O ex-deputado João Neto presidiu a Assembleia Legislativa, tendo como primeiro-secretário o também deputado Júnior Leão, no período de 1997 a 1999.

Em 2000, ambos foram denunciados pelo Ministério Público Estadual numa Ação Civil Pública por Improbidade.

O rol de denúncias: descontos indevidos nos salários dos servidores; pagamentos a maior a servidores comissionados; ausência de descontos do IRPF e contribuição previdenciária; pagamentos a servidores fantasmas; contratações irregulares de servidores; retenção de valores descontados dos servidores a cooperativas; sindicatos e associações; ausência do repasse dos valores recolhidos a título de IRPF e Previdência etc.

No último dia 31 de outubro, o juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima, da 17ª Vara Cível da Capital, condenou os dois réus ao ressarcimento integral dos danos causados ao erário estadual; perda da função pública que estiver exercendo; suspensão de direitos políticos por 8 anos;  pagamento de multa civil no valor de 40 vezes o subsídio atual de deputado; proibição de contratar com poder público, além do pagamento das despesas processuais.

Tudo dentro da lei, certo?

É provável que sim, e louve-se até o esforço do magistrado citado em tentar salvar a denúncia feita pelo MPE em tempo hábil.

Mas há mistérios em torno desse processo que só mesmo Agatha Christie e seu famoso detetive Hercule Poirot haveriam de desvendar.

Por exemplo: por que, a partir da determinação judicial – em 2000 – se passaram oito anos até que os réus fossem notificados da Ação?

Você está perplexo?

Eu também.

Daí, que ninguém em sã consciência haverá de acreditar que esta sentença um dia vai transitar em julgado (faltam todos os recursos previstos após a decisão do primeiro grau).

Não por acaso, esta Ação Civil Pública por Improbidade foi batizada no Ministério Público Estadual como a Vovó da Taturana.

Os netinhos até hoje estão dando um trabalho danado.

Traquinas!

 

Maurício Quintella só fica no governo do Estado se virar secretário
Renan Calheiros se reuniu com Temer em Brasília para discutir o Senado
  • JEu

    Mais isso é uma grande in(justiça)… porém contra o povo alagoano, os cidadãos de bem; contra o erário público, que jamais será ressarcido; contra tudo o que é ético, transparente e honesto; enfim, contra tudo o que representa o bem e a esperança de um povo… e ainda há quem acredite que sem a “força imperativa” do povo alguma coisa possa mudar…

    • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

      Quem acha vève se PERDENDO, caro JEu! – Ái, Je$u$! … rsRs
      Pois, caro Ricardo MOTA, de 2003 a 2015 o número de presos nas ações CRESCEU: 707%, 7 (sete) vezes!
      Agora, que seremos do combate à corrupção do BOZO mais o MORO, amigo? … [12abr16]
      De 2003 a abril de 2016, nos governos PT-lhos vimos a corrupção descabelar PALHACOS … rsRs
      > Combate à corrupção cresceu com fortalecimento de leis e instituições
      – Estruturação da Polícia Federal e independência do Ministério Público,
      + Atuação da Controladoria-Geral da União [BOZO ké sufocála] intensificam combate a desvios
      > ALGUNS resultados práticos desse esforço: LEIS + duras contra os atos de corrupção:
      – Lei de Lavagem de Dinheiro (Lei 12.683/2012) e a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013)
      + a modernização das estruturas e carreiras da Polícia Federal: aumento de 1.739% no Nº de operações,
      numa comparando os números de investigações entre 2003 e 2015: 20 (vinte) vezes MAIS!!!
      Em 2015 a PF conduziu 331 investigações e prendeu 1.799 pessoas. Em 2003 foram apenas 18 operações, com 223 prisões efetuadas. O número de presos nas ações também CRESCEU: 707%, 7 (sete) vezes! [12abr16]
      http://www.brasil.gov.br/governo/2016/04/combate-a-corrupcao-cresceu-com-fortalecimento-de-leis-e-instituicoes

  • Carlos

    kkkkk… Sem comentário! Olha só como funciona a justiça diz o artigo 37,inciso X da constituição… que o reajuste das perdas salariais é para ser reposta e a justiça só defendem o duodécimo que lhe cabe eros demais são apenas os demais!

  • Vieira

    O Judiciário gosta muito de judiar quando se trata de prender pequenos ou pais por falta de pagamento de pensão alimentícia.

  • Zé MCZ

    Certo dia assisti com minha filha (tinha uns seis anos) as aventuras de Ariel e seu fiel escudeiro Linguado em querer emergir ao mundo dos humanos, mas sempre era advertida (quase que proibida) pelo seu pai, por saber que é sórdido!
    Ela teve a sorte!
    Mas ainda assim conseguimos ver e contar as estrelas (que dê verrugas!) a noite!
    Ela está crescendo e a orientamos para que cresça e tenha a sabedoria de conviver com o que chamamos de espécie humana, da qual eu faço parte…

    Felizmente.

    https://youtu.be/z6JBBkOam78

    Isso é para acreditar que a justiça não tarda, não falha, é verdadeira e é para todos! Morô?!

  • Jônatas Marinho

    INFELIZMENTE A” JUSTIÇA” DO NOSSO EMPOBRECIDO ESTADO FUNCIONA DE ACORDO COM AS “PARTES” ENVOLVIDAS!
    “AOS AMIGOS AS BENÉCIAS DA LEI E AOS INIMIGOS OS RIGORES DA LEI”
    Li isso em algum lugar!
    Pena de ti Alagoas!

  • Mário

    Ricardo não seja tão pessimista quanto ao transitado e julgado. A decisão vai sair no dia de São Nunca. Não sei quem é mais rápido uma preguiça, uma tartaruga ou o poder judiciário. (raras exceções).

  • SEBASTIÃOIGUATEMYRCADENACORDEIRO

    KI-KI-KI—KI-KI-KI. . . QUÁ-QUÁ-QUÁ—QUÁ-QUÁ-QUÁ . . . E AINDA TEM GENTE QUE ACREDITA QUE ESSA PORCARIA DE TERRA TEM JEITO E QUE DIAS MELHORES ADVIRÃO . . . NÓS ESTAMOS PRESOS , BABACAS ! SOMOS ESCRAVOS DE UM SISTEMA CLEPTOCRÁTICO E CORRUPTO HÁ MUITOS ANOS ( DESDE QUE SE INICIOU ESSA DEMOCRACIA DE M … ) , E NADA NOS LIBERTARÁ A NÃO SER UMA REVOLUÇÃO BASTANTE SANGRENTA E VIOLENTA . OU VOCÊS ACHAM QUE OS USURPADORES DO PODER IRÃO LARGAR O OSSO , TÃO ROÍDO QUE SÓ RESTA O TUTANO !? O SALVE-SE QUEM PODER AINDA REINA NO HORIZONTE SOMBRIO “DESTEPAIZ “! TAMOS AÍ , MATÉRIA ! AFINAL . . . DE QUE LADO ESTÁS !?

  • Alagoano sem esperança

    O que deu? Mais uma vez, nada! Só o pobre se ferra e é ferrado neste país, chega de faz de conta!
    E os réus na taturana? Alguém viu?
    OBS: Viram o aumento do judiciário?

  • solon

    Muito trabalho, salários menores do que se imagina, falta de respeito dos alunos e um dos piores sistemas educacionais do mundo. É assim que o brasileiro vê a profissão de professor, o que fez o Brasil cair para a última posição do ranking de prestígio de docentes.

    Enquanto Ainda tiver Zé Povinho votando em bandido.

    Respondam esta questão

  • Antonio Carlos Barbosa

    Velho Mota, o seu programa 12:10 Notícias na Pajuçara FM de hoje, foi mais um dos imperdíveis.
    A sua colocação foi perfeita sobre o direito e justiça, seu tempo e sua hermenêutica.
    Pois bem, para o Brasil ter futuro, na nossa legislação, o crime de corrupção tem que ser tipificado como crime hediondo, com as maiores penas posssiveis, pois é crime contra a humanidade, sua prática mata milhares de brasileiros pela falta de hospitais, escolas, seguranca, estrada, infraestrutura e tudo o mais. O problema é, o congresso vai legislar contra os seus interesses? Infelizmente não.
    Vamos conviver com a impunidade dos Taturanas, Guabirus, Rodoleiros, nova Taturana, quando não se tem justiça, a injustiça graça, e os criminosos continuam triunfantes, livres e se reelegendo, pois o crime compensa e muito.
    Infelizmente.

  • Observador Distante

    Algumas curiosidades dos leitores. Qual é a idade dos réus hoje? Ainda são vivos? O que fazem hoje em dia?