Não sou especialista em assassinatos, mas parece óbvio que o vereador Silvânio Barbosa tenha sido morto, independentemente do que possa ter ocorrido nos últimos instantes da sua vida, porque era homossexual.

Sendo objetivo: foi um crime homofóbico “clássico” – cruel e covarde.

Se for confirmada esta suspeita, terá sido o terceiro assassinato de homossexuais em menos de uma semana (sem contar os casos que não chegam à mídia, e que ocorrem a cada dia nas área mais pobres das cidades).

Em Penedo, no último dia 5, o médico Antônio Francisco Ribeiro, 56 anos, e Lourinaldo Alves Ribeiro, 52, casados, também foram assassinados a facadas, dentro de casa.

Crime de ódio, com as perversidades que caracterizam esse tipo de ação violenta.

Lamentavelmente, o Brasil é campeão mundial nesse tipo de homicídio. Ou seja: essa é uma doença social, contra qual ainda não encontramos o “remédio” – tolerância.

Acho que vale a pena repetir o que já disse aqui: quem tem ódio de um homossexual, por ser o alvo homossexual, precisa buscar ajuda profissional.

O problema não há de ser o outro.

Atualizando (dia 9, às 10h50)

A conclusão da polícia – latrocínio – não invalida em nada a percepção deste blog. O planejamento, a execução do crime, tudo deixa claras a fúria do assassino e sua motivação mais íntima.

É preciso ter cautela antes de transformar a vítima no algoz.

(Em tempo: 50 facadas – se isso não for homofobia, o que será?)

Dez disfarces para um vagabundo
Eleição para presidente do Brasil virou disputa de mitos e mártires
  • André

    Isso é balela. Temos números de mortes em nosso país acima de países em guerra. Morre até alunos em escola e bebe na barriga da mãe.

    • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

      Meus PÊSAMES aos familiares e pessoas amigas do Silvanio.
      Mais seria isso é NATURAL, Caro André? – Morrer de AMOR? Vixe!
      Xô PUSTEMAS racistas e misóginos, pregadores de ÓDIO!
      Por mais LIBERDADE na baLLada, apesar dos riscos das NOITADAS!
      > Mais amor já é uma SEGURANÇA: repressão TOSCA segura facada?
      – Pela PREVENÇÃO briosa da Pol MIL e pós-investig’AÇÃO da Pol CIVIL!
      Xõ duenças a CURAR, seqüeLlas da maroLLinha democrôta 1964-1985 apodrecida no coLLo do Sarney.
      Pós impiXo 1992, aqui no BRASIL temos CLAREZA acerca de algumas IDEIAS:
      1. Abstratas – concisas ou confusas – ideias NUM se prendem. – Evoluem!
      2. Nenhum homem pode ser patriota de ESTÔMAGO vazio. [W C Brann 1855-1898]
      https://pt.wikiquote.org/wiki/William_Cowper_Brann
      3. O patriotismo é o último refúgio dos CANALHAS. [S Johnson 1709-1784]
      Entre outras tantas PÉROLAS da sabedoria humana que caem no gosto POPULAR brasileiro, amigo André.

  • João neto

    Afirmação precoce, caro Ricardo. Vamos aguardar o trabalho da polícia.

  • Rodrigo

    Nesse caso, como em tantos outros, a própria vítima colocou o assassino dentro de sua casa, já que nenhum vizinho escutou algum barulho que pudesse denunciar uma invasão de domicílio. E provavelmente não tinha sido a primeira visita que tenha recebido de seu executor.
    Então, muitas vezes o problema é a qualidade dos parceiros que eles escolhem.

    Resposta
    Ou seja: a vítima é a culpada? Vale para um hétero que contrata uma prostituta?

  • Gustavo

    A questão se quem o matou foi outro homossexual? Esse argumento que ele morreu porque era homossexual é errôneo. O crime parece ter sido passional, ou seja, quem o praticou era homossexual também.

  • Cristiano

    Calma Ricardo, ainda é muito prematuro dizer o que aconteceu com silvanio Barbosa, independente de opção sexual,é um cidadão que ,como um outro qualquer está a mercê da violência urbana e a leis defasadas.

  • williams Roger

    Ele não merecia isso!

  • JEu

    Só gostaria, primeiro, de saber se o Vereador era candidato a deputado estadual este ano… se era candidato, pode ser que tivesse grande chance, pois tem um bom eleitorado no Benedito Bentes e adjacências… aí, se comprovado, a pergunta que fica é: sua morte beneficia a quem?!!!

    • CAETéLâNDIA 1817>Miami 2018 na Florida REINVENTANDO Brasil 2019-2022

      Aí, Caro JEu … tocou na ferida: Úúíiiiiiiiii !!!
      > … sua morte beneficia a quem?!!! [ACIMA]
      Vamos por PARTES:
      – começando c1investigação da Pol CIVIL q’as vezes TARDA e falha em Batalha:
      – passando pelo ESPÓLIO da campanha a Depu ESTE no Benedito BENTES da Maçayó;
      e vamos conferir os votos na noite do 1º DOMINGO em outubro: dia 07 do 1º turno!

    • Léo Galvão

      Não era candidato a nada. Ele estava apoiado Olavo Calheiros para Deputado Estadual.

  • Jemima

    Até o momento não há comprovação de que foi um crime de ódio por homofobia. Também não sabemos se quem assassinou estes são heterossexuais ou homossexuais. Se foi um crime passional ou de qualquer outra característica. Um tanto precoce sua afirmativa. Vejo mtos homossexuais que são assassinados por seus parceiros, assim como acontece com as mulheres. Melhor correr atrás dos fatos do que especular.

  • Rodrigo ” O matemático”

    Crime de ódio, mostrem os processos que dizem que esses homicídios são motivados por intolerância. Qualquer tipo de crime e tido como homofobia, isso nada mas é que uma incitação a uma divisão entre as supostas minorias e toda a sociedade. O caso do Bolsonaro foi um crime de ódio? Se foi motivado por ódio a que e a que tipo de grupo? Os mestre em elucidação de crimes me expliquem.

  • Carlos

    Homofobia, passional ou melhor escolha de como e com quem se relacionar! Tenho observado nesses crimes os acusados jovens pobres e geralmente envolvidos com drogas! Porém seja como for não justifica o crime. A polícia é que deve esclarecimentos.

  • José Luciano dos santos

    Não devemos discutir se quem o matou foi a,b ou c. O fato em si mostra o que estamos vivendo, tanto neste estado, como no País. Uma total impunidade, e desafio dos bandidos aos poderes constituído. Isso é péssimo para todos. É hora de pararmos e observarmos bem quem vamos escolher para nos representar. Aqui em Alagoas há uma corja de políticos descomprometidos com a população, e só lutando para se manter no poder, e pior ainda eleger seus parentes para sugar os bens públicos. E nós o povo, que se dane. Deus conforte sua família, e ponha sua alma em bom lugar!

  • Suely

    E quantos heteros, mulheres, jovens, etc., não morreram nos últimos 4 dias, em crimes de extrema barbárie? É o tipo de crime que pode acontecer com qualquer um, independentemente de sua preferência sexual. Absolutamente sem fundamento a sua colocação, caro Ricardo.

  • Paula

    Tá bom, vamos falar de estatísticas então. O que dizer dos quase 70000 homicídios por morte violenta registrados ao ano neste país? Querem falar de homofobia, desses 70000 assassinatos, quantos héteros foram mortos? Ainda querem me falar que o Brasil é um país com população homofóbica? Me poupe, por gentileza. Antes de falar em homofobia, vamos falar, por exemplo, das mulheres que são violentadas, abusadas e mortas, vítimas de feminicídio. Já sondaram quantas sofrem diariamente neste país? É muito mimimi.

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      ERRATA AO ANTERIOR
      Muito bem, ótimos questionamentos, meus parabéns, “Paula”!
      Inclusive, eis parte do que dissemos (mas censurado, talvez por ser “longo”), mas o reenvio e espero a compreensiva, dialética e democrática edição, a saber:
      De mais a mais, é uma açodada leviandade, obscenidade, irresponsabilidade e temeridade senão precipitada a ilação de “crime de ódio”, diante de um total de mais de 62 mil assassinatos/ano, só no último triênio – como se houvesse ou pudesse haver algum “crime de amor”, salvo aos séquitos, sequazes e inocentes-úteis universitários e secundarista lobotomizados da súcia matula escarlate, que veneram o “herói”: “É preciso endurecer mas sem jamais perder a ternura”. Mais conhecida no original: hay que endurecerse, pêro sin perder Ia ternura jamás”, (ou seja: MATE; MAS COM TERNURA) reles assassino frio, cruel e sanguinário, pela CAUSA – ver posts ao final deste.
      Todo e quaisquer crime, mormente letal à vida humana (homicídio) é resultado expresso de uma indômita cólera e extremada ira ou calculada sordície e torpe vileza de frios assassinos desumanos, que jamais dão uma segunda chance às vítimas, embora muitos defendam que mereçam segunda, terceiras e quartas chances aos meliantes e criminosos de todos os gêneros.
      Aliás, muitos até anelam um presidiário/réu/condenado e inelegível, na presidência, em detrimento de um ficha-limpa, probo e honrado; o que reflete no imaginário de um povo ignaro, rude, bronco e subliterato: o crime compensa ou estudar para quê? Ou: trabalhar, nunca! Roubar é muito mais lucrativo!
      Enfim, atribui-se a Voltaire: “A civilização não suprime a barbárie; aperfeiçoa-a”, e o que não dizer de nós, enquanto nação, que nem educados somos quanto mais civilizados?
      Toda paixão derroga a razão e as ideologias também, quando não os cegam não só a visão!
      Ab
      *JG – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com/2018/09/a-vida-humana-nao-tem-nenhuma-valia.html

      • Dilet@ sujeit@ porém MOFAD@: golpista? – Despista, mig@!

        Broxou, mô LLindo puZZentadão Bel&Cel RR? … rsRs
        > Estrupa má num mata! [Véi IMPOTENTE hoje `PRESO por corrupção. [04dez2008]
        https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,maluf-diz-que-e-perseguido-e-explica-estupra-mas-nao-mata,236267
        Mais um CORRUPTO lambe-botas de FARDADOS pró dita-MOLE a meio-PAU … kkkkk
        A maroLLinha democrÔta 1964-1985 apoiada por um certo capitão enérgumeno catando apoios de mentecaptos.

        • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

          Temos dito, repetido, reiterado e replicado, a saber:
          Adoraria olhar as caras desses intrépidos “socialistas sinceros” que vociferaram seus bordões de “fora, Temer” e “É gópis, é gópis, é gópis” e quejandos! 😀
          Ainda que vestidos de verde, amarelo, azul e branco (ou não) estamos todos rindo dos mais de 54 milhões escarlates que elegeram à “chapa vitoriosa” e que chama ao vice ideal de “ilegítimo, traidor e golpista”, mas pactuam NOVAS alianças visando às eleições aliados com o mesmo partido do “GÓPIS”! 🙂
          Que indescritível prazer: nadar nas lágrimas de carpideiras escarlates! ?
          É hilário o raciocínio de carpideiras escarlates! ?
          Abr
          *JG
          P.S.: “Adeus, queridos”! Bem por isso, é bom, muito bom mesmo, JÁ IR se acostumando! 😉 🙂 😀

    • Presente de GREGO: beijo de Tróia no ὀξύμωρον!

      Caríssima Paula, data venia ao tempo de moças RECATADAS com bons modos subindo PAREDES.
      Tristes tempos d’impotência: sordados A´[r]MADOS aquarteLLavam @-moralidades, havia CENSURA!
      Era a maroLLinha democrôta (1964-1985) apodrecida no coLLo do Sarney p´ré-impiXo 1992:
      – ditadura violenta e corrupta erguendo TEMPLOS de prostitut# $’apaixonadas e traficantes viciados;
      – vivíamos sem calo no juízo: sem CULPA!
      Tudo MUDOU: quem NUNCA s’escondeu rapaz prevaricante n’Areia BRANCA FarÓ p´ós-ORLA na boAte de Mossoró?
      [18nov15], https://www.historiadealagoas.com.br/o-dono-do-cabare-e-mossoro.html
      Na RECENTE quinta (06set18) Silvânio der R$ 10 mil à prostituição HETERO, homo e vice-VERSA.
      Tudo por dinheiros! [G1 Paraíba 09set18]
      http://www.tnh1.com.br/noticia/nid/ainda-ferido-silvanio-barbosa-teria-oferecido-r-10-mil-para-nao-morrer

  • ALAGOANO

    SE O “SALVADOR DA PÁTRIA” DOS DESESPERADOS FOR ELEITO (ESPERO QUE NÃO),INFELIZMENTE A VIOLÊNCIA CONTRAS GAYS E LÉSBICAS IRÁ AUMENTAR !!!!!!!!!! AFINAL,OS HOMOFÓBICOS (QUE SÃO SEMPRE BICHAS ENRUSTIDAS) TERÃO O APOIO DO PRESIDENTE,NÃO É MESMO ???????????

  • santos

    Perfeito o comentário do José Luciano, concordo plenamente.Mas, afirmo meu caro, o problema são justamente esses “Poderes Constituídos”

  • Frank Oliveira

    Caro ricardo, sabe pq Deus é infinitamente bom? ele nos deixa a vontade pra escolher, a vida a cada um pertence, nossas escolhas, nossas decisões, nossos desejos e convivências, não sei se o vereador(a quem admirava por ser motivador e prestador de todo tipo de ajuda ao próximo), morreu pela suas escolhas, como disse, só Deus sabe do nosso intimo, mais quem fez essa coisa diabólica, de certo modo teve acesso sua casa, é um condomínio!,
    então ”Não é vontade de Deus!
    Deus é o sumo bem, por natureza. Sendo sumo bem, não pode compactuar com coisas más, com tragédia, com expressões da maldade, frutos do pecado. Onde há mal, há escolha humana, decisão de se afastar de Deus. A morte é fruto do pecado e não é vontade de Deus, que veio trazer a vida:
    O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; Cristo disse: eu vim para que todos tenham vida, e a tenham com abundância (João 10,10).
    por sua bondade humana, por seu jeito de se importar com o próximo, que Deus o tenha em sua luz, caro silvano…

  • Carlos

    Vamos ser mais prudente é assassinado um homossexual, pronto é um crime de homofobia! Se um drogado mata pra roubar um ser humano é crime de origem social. Sempre nas maioria desses crimes os acusados são jovens drogados e pobres que matam até os pais para arrancar algum dinheiro para algumas horas de ” prazer”,! O que é preciso é encarar o problema com os pés no chão. Orientação de como escolher os seus parceiros e não induzir por serem probres uma relação homoafetiva de oferecer dinheiro e roupas de grifes. Seja como for o crime não justifica e os culpados paguem na justiça.

  • Deni

    Isso não tem nada a ver com homofobia. Botou maloqueiro dentro de casa, deu nisso. Ele teria que ter escolhido melhor suas companhias. Triste, mas é a realidade.

    • Carlos

      Exatamente… Dene, vamos encarar o problema de cara e não esconder a realidade do que acontece. O crime de homofobia existe sim , porém deve apurar como crime de latrocínio e não misturar as coisas… Cuidado nas nossas escolhas e não esquecer que somos responsáveis pelas nossas escolhas.

    • Dona de casa sem orgulho

      Concordo plenamente com seu comentário Deni. Falta de discernimento e esperteza do falecido. Triste fim!

  • Adilio Faustini

    E quantos heteros morreram nesses 4 dias? Os dados devem ser completos para que as informações não fiquem incompletas.Quais os motivos dessas mortes e quem matou esses cidadãos?

  • Cidadão

    Doença social???? Besteira, se mata todos os dias,sem distinção; crianças, homens e mulheres , velhos, jovens, gays , heteros e etc, aí vem uma matéria específica sobre assassinato de homossexuais, por favor caro repórter.

  • Pedro Antônio

    Ricardo Mota, sobre o caso Silvanio Barbosa, assista o filme: crime na casa Branca. E tire as suas conclusões.