Já não é de hoje que se sabe que a aposta dos lulistas, mais até do que dos petistas de todas as correntes, é uma eventual disputa, em 2018, entre Lula e Bolsonaro.

É verdade que o representante mais cristalino da direita tem se encorpado junto a um eleitorado que já existia, mas que só agora resolveu se mostrar publicamente e sem constrangimento – e é um eleitorado significativo.

A lembrar: nenhum partido brasileiro nunca se definiu como “de direita” – todos os que estavam nesta seara se apresentavam como “de centro”, o que pode estar mudando, agora.

Sinceramente, acho saudável para a sociedade que as correntes de pensamentos se mostrem com clareza, sem subterfúgios ou adornos. Concordar com elas ou não, aí é outra história.

O momento é difícil, pelo descrédito generalizado com os partidos e os políticos. Mas é lembrar que o próprio Bolsonaro é um político profissional de longas datas, fazendo o mesmo discurso – sempre. Cumpre o seu sexto mandato de deputado federal.

Combater as suas ideias ou pregações é uma missão de todos os que discordam dele e propõem um modelo de sociedade voltado para um futuro mais civilizado, de tolerância, de aceitação das diferenças – de toda ordem.

O que vai ficando evidente é que o deputado federal, pré-candidato a presidente da República, é o melhor adversário para Lula e para os lulistas, na visão deles.

Quando o senador Renan Calheiros, que luta desesperadamente pela sua reeleição, afirma que se o petista não for candidato vai “abrir espaço para Bolsonaro”, ele deixa clara a opção pelo adversário – que tem uma identidade política conhecida.

Esta também é a opção do núcleo ligado a Lula e do próprio.

Há, no mesmo campo do ex-presidente, nomes de qualidade para a disputa presidencial: Fernando Haddad, Marina Silva e Ciro Gomes. Com ele, estes, sim, estão fora da disputa presidencial. Lula é grande demais e fecha a porta para outros potenciais candidatos.

(O centro tem Dória, Alckmin e Álvaro Dias, citando os mais conhecidos.)

Uma pergunta que surge quando Calheiros faz a sua afirmação é: Bolsonaro se tornará o herdeiro dos votos lulistas com a ausência do petista na disputa?

Há de se imaginar que a campanha Lula x Bolsonaro pode se tornar uma operação de risco para os que a defendem.

E a história traz vários exemplos em todo o mundo com as consequências já conhecidas.

Lailson Gomes é o nome do PDT de Lessa para a presidência da ARSAL
Preocupante: homicídios em Alagoas também cresceram em setembro de 2017
  • Joao da TROÇA anarco-carnavalesca BACURAU da Rua NOVA do Sertão – em St’ANA!

    AQUI em St’Ana acompanhamos a PELEJA: junto ‘tamo misturado!
    Num ZIG ZAG n´águas SEM mágoas políticas, de Fortal – CEARÁ, com Valdemar de Seu MARINHEIRO da sapataria ao lado da BARBEARIA de Seu Sebastião PACÍFICO – agora Bar COMERCIAL da Pitú de Mário:
    > APELAR aos militares para punir os políticos CORRUPTOS, sob o pretexto de “PURIFICAR” a democracia, é um contrassenso e um tiro no PÉ. [êita XULÉ!]
    > Seria cum@ extirpar a doença, MATANDO o doente.
    – PRIMEIRO, a Constituição NUM dá autonomia aos militares para agirem por conta própria.
    – SEGUNDO, se usurparem o poder, seu governo seria ILEGÍTIMO.
    > O PRESIDENTE seria o chefe da corrente militar preponderante – SEMPRE haverá nos comandos quem ache que pode fazer melhor.
    – Basta ler os LIVROS que o jornalista Elio Gaspari escreveu sobre o período militar.
    > Para a “TIGRADA” – sempre incontrolável -, qualquer CRÍTICA ao regime podia resultar em prisão, TORTURA e morte.
    – Se acontecesse, dentro de pouco tempo, os militares seriam ODIADOS e se desgastariam por completo, NEM só pelos abusos dos “bolsões”, como por NUM conseguirem resolver os PROBLEMAS do País.
    > Quererão passar por esse DESPRESTÍGIO, de novo?
    -> É DUVIDOSO. O PRESTÍGIO de agora deve-se em muito
    – ao fato de NUM estarem com a RESPONSABILIDADE de governar. SABEM disso.
    [Fortal do CEARÁ domingo do Professor 15out17], Valdemar Menezes
    http://www.opovo.com.br/jornal/colunas/valdemarmenezes/2017/10/zig-zag-das-instituicoes.html

  • marcelo

    Bolsonaro seria sensacional como adversário pra lula,sempre será o candidato garçom,não passa de 10% que é o número máximo de ignorância ao seu extremo que qualquer pais suporta,mas outra coisa que vc falou com toda propriedade e uma das maiores verdades de hoje,antes esse pessoal(Bolsonaros da vida),tinha vergonha de dizer,hoje nem isso!!!

  • Há Lagoas

    Não é só o Brasil, o mundo está mudando – ou melhor emburrecendo – e em se tratando de Renan – o Pai – sendo ele quem é será um ótimo cabo eleitoral de Bolsonaro e péssimo para o Sr. Molusco.
    Em outras palavras “o tiro vai sair pela culatra”.
    É lembrar que o próprio Lula faz questão de apagar a imagem de Renan de qualquer foto em sua propaganda eleitoral.
    Chega a ser patético…

  • pedro

    bolsonaro 2018

  • Bel

    As pessoas falam tanto em Democracia, no entanto vivemos na DITADURA TEMER!!!

  • De Bolsonaro, vejo tudo!

    Meu caro Ricardo, discordo de você quando diz que “Combater as suas ideias ou pregações é uma missão de todos os que discordam dele e propõem um modelo de sociedade voltado para um futuro mais civilizado, de tolerância, de aceitação das diferenças – de toda ordem”, apoio o Bolosonaro para Presidente em 2018, mas não quer dizer que eu, ou as ideias do Bolsonaro são intolerantes, não civilizadas ou não aceitação das diferenças, essa história é uma campanha que a mídia tem empurrado de goela abaixo para denegrir a imagem do pretenso candidato.

    Nos informemos para que saibamos em quem devemos votar, não bebamos destas fontes podres que quando querem fazem do satanás lucifer, e de um “santo” o demônio.

    Hoje a internet está acessível para grande parte da população, e através desse acesso se pode conferir o que é verdade e o que é mentira.

  • miguel

    Os Bolsonaristaa não sabem,aliás bem natural,mas estão ajudando a Eleger Lula!!

  • Alfredo

    E não estamos atolados no comunismo? Falta o quê ainda? Ditadura de esquerda não é refresco!!!! Quem tem, tem medo!KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Denison

    Sou simplesmente Bolsonaro 2018,não discuto com quem tá com medo de ver nosso País andando na mesma linha que Bolsonaro;honesto,corajoso com um passado límpido e não mergulhado na lama como mais de 90% dos nossos políticos atuais e, principalmente, sem rabo preso a ninguém

  • Claudio

    Nojo desses Caciques.

  • JEu

    Eis o grande problema do país: debatemos sobre pessoas e não sobre programas de governo… e mais ainda, quando se tem algum programa de governo, este logo fica “esquecido” quando sentado na cadeira maior… e aí nos apequenamos nos ataques desta ou daquela ideologia barata… acho melhor verificar se os candidatos são ficha suja ou limpa, em primeiro plano, ou seja, se tem algum rastro com malfeitos com o erário público… se tem, precisa ser rejeitado, se não, então vamos dar a ele(a) o benefício da dúvida… afinal, como dito em um comentário acima, ninguém vai governar sem os “controles” sociais que, nos dias atuais, estão bem organizados (principalmente pela mídia) para acompanhar as ações dos governantes, e com um julgamento bem crítico… creio que se o país conseguir por um “freio” na corrupção, já estaremos dando um grande passo no caminho do verdadeiro progresso… pois esse é o maior problema que enfrentamos no momento… e não podemos nos esquecer disto… já disse que um dia votei no Lula… e logo me desapontei a partir do “mensalão”… então continuo procurando em quem confiar para conferir o meu voto em 2018…

  • JOAO

    MAIS UM MOTIVO PRA VOTAR EM BOLSONARO EM 2018!!! SE RENAN É CONTRA E APOIA LULA, PROVA-SE Q ESTAMOS NO CAMINHO CEERTO!!
    MELHOR JAIR SE ACOSTUMANDO

    • Denison

      Muito bom João seu comentário, eu mesmo sou cabo eleitoral gratuito do Bolsonaro!!!

  • LEANDRO

    O bom do BRASIL e que temos a internet livre, e graças a Deus no dia dia corpo a corpo eu vejo que a população conhece e sabe em quem votar em 2018, essas raposas velhas da politicas estão com os dias contados o povo está politicamente alfabetizado e o futuro e breve.

  • Wellington

    Podem chorar o choro é livre, para os zumbis comunistas tem pra ninguém bolsonaro 2018

  • Taffarel Freire

    Não adianta. DISCUTIR COM PETISTA (em sua maioria) É COMO JOGAR XADREZ COM POMBO.ELE VAI DERRUBAR AS PEÇAS, CAGAR NO TABULEIRO E SAIR DE PEITO ESTUFADO CANTANDO VITÓRIA.

    kkk

  • Paulo

    Bolsonaro 2018!!! Quem não gostar vá a cuba!!!

  • André

    Os que estão no poder depois dos militares só fizeram miséria com o país. Por isso que chegamos nesta situação. Eles tiveram a chance de tornar o Brasil muito diferente e não fizeram. Hoje o Brasil vive em total insegurança em todos os sentidos e cheios de ladrões. Vamos tentar outra via, talvez com o Bolsonaro. Não custa nada tentar.

  • Luiz Henrique

    O velho cacique está desesperado. Sabe que sua carreira política de encerra este ano. Será apenas a sombra do seu filho, que começa a escrever agora a sua história. É Senador Renan, o tempo passa, mas as lembranças ficam, boas ou ruins elas ficam. Está na hora de procurar um geriatra e cuidar da saúde, isso é o que lhe resta !

  • HTM

    Essa necessidade de colocar Lula como única opção a Bolsonaro, na verdade, é uma questão de garantia de sobrevivência política de Renan. Oportunamente, como sempre o fez durante toda sua trajetória política, Renan se agarra ao fenômeno popular Lula como forma de ter certa garantia de sua reeleição. Sabe que hoje a reeleição está muito comprometida pela altíssima impopularidade que, justamente, o persegue. Falta saber se combinou com o judiciário brasileiro que, provavelmente, tirará Lula do pleito em 2018.
    Por essa condição, Lula presta um grande desserviço ao eleitorado de esquerda no Brasil, coloca-se, de forma soberba, como única opção, e, pela grande za que conseguiu, ofusca outros nomes que seriam viáveis, inclusive em termos de governabilidade. Eleger Lula seria escolher viver nessa guerra fria de manipulação e interesses sem trégua. Eleger Renan, é continuar a ser vilipendidado e escolher que o interesse particular deve ser sempre prioridade com relação ao interesse público.

  • carlos

    A ESQUERDA FESTIVA,QUE A VOLTA TRIUNFAL DO LULA LÁ!JÁ E DIREITA SEM JUÍZO QUE BOLSONAURO NO ESTILO AMERICANO TRUMP,O COCHORRO LOUCO…ESTAMOS NO MATO SEM CACHORRO…

  • Digo mesmo

    É importante lembrar que não foi Bolsonaro que criou a maldita crise que estamos vivendo hoje. Está desempregado ou conhece alguém que ficou desempregado, a resposta é simples, tudo começou há quase quatro anos atrás.
    Eleger alguém que responde processo por corrupção, lavagem de dinheiro entre outros supostos crimes, podem significar que o maior traficante do país pode também pode ser ministro da defesa. Lula, teve sim seus ponto positivos. Contudo, o tempo é de renovação!
    O país precisa de ordem e progresso – algo que não está tendo-

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    ERRATA AO ANTERIOR
    POR QUE NÃO PODEMOS TER CANDIDATOS À DIREITA E DE DIREITA?
    Joilson Gouveia*
    Tal e qual o “canto da perua” (que é de “pior-a-pior” e de um pio só, como dito aqui e alhures nos rincões nordestinos) ou o canto de curió, que é um só (invariável tanto quanto ao do canário-da-terra) que nunca muda à semelhança da CAUSA de esquizofrênicos “entelequituais” pensadores-críticos e uma gama de imensa maioria de “agentes-de-transformação-social” à esquerda e de Esquerda que integravam à outrora “imprensa-livre” da mídia remunerada e composta de inumeráveis esquizóides ou esquerdóides assumidos e típicos esquerdistas tanto quanto os ditos (mas sempre negados ou nunca assumidos) socialistas/comunistas/stalinistas/leninistas/trotskistas/gramscistas/fabianistas et caterva escarlate, que jamais se assumem como tais, mas sempre usam da surrada retórica falaz, mendaz e loquaz dissimulada, esfarrapada, fracassada, ultrapassada de cantilenas, litanias, latomias e ladainhas enfadonhas em “defesa da democracia, estado de direito, direitos dos trabalhadores, pobres, fracos e oprimidos” visando a uma anelada “futura sociedade igualitária, fraterna e mais justa” à semelhança de “progressistas democracias” tanto quanto cubana, venezuelana, boliviana et caterva escarlate africanas, iraniana, coreana do norte etecetera – “a democracia é a estrada para o socialismo”, segundo Karl Marx – na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/09/limpas-sao-as-maos-socialistascomunistas.html – eis, pois, que teimam, insistem, recalcitram renitentemente e jamais desistem de noticiar e abrir espaços para desprezíveis e desprezados “condenados, réus e investigados ou processados e denunciados” em detrimento de supostos, possíveis e eventuais adversários – leia-se: inimigos do Establishment de mais de cinquenta tons escarlates. Senão vejamos, a saber:
    1. “Já não é de hoje que se sabe que a aposta dos lulistas, mais até do que dos petistas de todas as correntes, é uma eventual disputa, em 2018, entre Lula e Bolsonaro.
    2. É verdade que o representante mais cristalino da direita tem se encorpado junto a um eleitorado que já existia, mas que só agora resolveu se mostrar publicamente e sem constrangimento – e é um eleitorado significativo.
    3. A lembrar: nenhum partido brasileiro nunca se definiu como “de direita” – todos os que estavam nesta seara se apresentavam como “de centro”, o que pode estar mudando, agora.
    4. Sinceramente, acho saudável para a sociedade que as correntes de pensamentos se mostrem com clareza, sem subterfúgios ou adornos. Concordar com elas ou não, aí é outra história.
    5. O momento é difícil, pelo descrédito generalizado com os partidos e os políticos. Mas é lembrar que o próprio Bolsonaro é um político profissional de longas datas, fazendo o mesmo discurso – sempre. Cumpre o seu sexto mandato de deputado federal.
    6. Combater as suas ideias ou pregações é uma missão de todos os que discordam dele e propõem um modelo de sociedade voltado para um futuro mais civilizado, de tolerância, de aceitação das diferenças – de toda ordem.
    7. O que vai ficando evidente é que o deputado federal, pré-candidato a presidente da República, é o melhor adversário para Lula e para os lulistas, na visão deles.
    8. Quando o senador Renan Calheiros, que luta desesperadamente pela sua reeleição, afirma que se o petista não for candidato vai “abrir espaço para Bolsonaro”, ele deixa clara a opção pelo adversário – que tem uma identidade política conhecida.
    9. Esta também é a opção do núcleo ligado a Lula e do próprio.
    10. Há, no mesmo campo do ex-presidente, nomes de qualidade para a disputa presidencial: Fernando Haddad, Marina Silva e Ciro Gomes. Com ele, estes, sim, estão fora da disputa presidencial. Lula é grande demais e fecha a porta para outros potenciais candidatos.
    11. (O centro tem Dória, Alckmin e Álvaro Dias, citando os mais conhecidos.)
    12. Uma pergunta que surge quando Calheiros faz a sua afirmação é: Bolsonaro se tornará o herdeiro dos votos lulistas com a ausência do petista na disputa?
    13. Há de se imaginar que a campanha Lula x Bolsonaro pode se tornar uma operação de risco para os que a defendem.
    14. E a história traz vários exemplos em todo o mundo com as consequências já conhecidas”. (Sic.) – em destaques no original in http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2017/10/16/renan-repete-lula-e-escolhe-bolsonaro-como-adversario-de-2018/
    O “representante mais cristalino da direita” (?) Há mesmo direita e à Direita, neste País?
    Será mesmo que “já existia esse eleitorado” – e que, como tal, jamais deveria “se mostrar publicamente e sem constrangimento” (?) Deveríamos ser dissimulados, escamoteados, ocultos e fingidos tanto quanto os de esquerda e à Esquerda ou até nem mesmo existir; como anela a hegemonia política gramscista?
    Indiquem-nos que ou qual político não seja “profissional” e de carteirinha?
    Insto, pois, que nos informes: onde, como e quando tivemos “modelo de sociedade voltado para um futuro mais civilizado, de tolerância, de aceitação das diferenças” (Sic.), desde a eclosão do Socialismo/Comunismo, no mundo?
    Insto-lhe muito mais ainda: apontes-nos qual ou quais, dos 35 partidos existentes, o que seja de direita e à Direita ou do alegado “centro”?
    Enfim, não sejamos ignaros, agnósticos, lerdos, ingênuos, parvos e néscios tanto e quanto ou como os tais “socialistas sinceros”, segundo Nelson Rodrigues, que olvidam, fingem ou negam saber que “os de esquerda e à Esquerda ascenderam” – e ainda estão, na verdade – no Poder desde a “debacle redemocratização” e, como BEM demonstrado a basto, na prática, comprovada, clara, cabal e à toda evidência senão toda incompetência mas, sobretudo, a debacle, fracassada e desastrosa, equivocada, enganosa, ardilosa e mentirosa senão gravosa, danosa e errada teoria marxista criminosa de esquerdistas à esquerda e de Esquerda, cujas ideias, ideais e ideologias jamais deram certo em nenhum lugar deste planeta terra. Ou não?
    Já dissemos, repetimos, reiteramos e replicamos: “É bom já ir se acostumando” (ver na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/09/e-bom-ja-ir-se-acostumando-mormente.html) até porque o “asceta de prístinas virtudes”, que se autodenomina “alma mais ONESTA” do planeta, deverá estar atrás das grades, no xilindró e nas masmorras, como desejam os mais de 200 milhões de brasileiros, que anelam, apelam, instam, requerem e exigem a imprescindível, imediata, urgente e urgentíssima INTERVENÇÃO MARCIAL CASTRENSE FEDERALIZADA (conformes enquetes abaixo citadas) ou anelam o candidato à candidato “conservador de direita e à Direita”: Jair Bolsonaro, o “messias”; para devolver o Brasil aos brasileiros e às brasileiras decentes, honestos, honrados, dignos trabalhadores e aos patriotas, pacatos e pacíficos cidadãos e cidadãs de bem deste País, mormente se as eleições forem impressas em três vias.
    Caso contrário dar-se-á o mesmo resultado da Venezuela, principalmente se houver “eleições nas seguras, invioláveis e invulneráveis urnas eletrônicas digitais, da Smartmatic venezuelana, de George Soros”, como sói acontecido desde o ocultado, dissimulado, omitido e sonegado “foro de São Paulo”; quando ter-se-á o déjà vu de 2014: o mais vil, insidioso, inescrupuloso e criminoso ESTELIONATO ELEITORAL, nunca antes visto na “istóra dessepaiz”. Ou não?
    Abr
    *JG
    P.S.: Postado in http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2017/10/16/renan-repete-lula-e-escolhe-bolsonaro-como-adversario-de-2018/

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Convém assistir ao vídeo, a saber:
    https://www.facebook.com/MisesCol/videos/1898255180419799/
    Abr
    *JG