Os três representantes de Alagoas têm cargos fundamentais no Senado: Renan Calheiros é o presidente da Casa; Collor e Biu são os líderes do PTB e do PP, respectivamente.

Nenhum estado brasileiro tem uma representação tão expressiva – todos têm igualmente três senadores -, se considerarmos o poder que acumulam para definir a pauta do Senado, os integrantes das comissões (onde a vida do Parlamento de fato acontece), as negociações em nomes dos pares e das bancadas.

O trio de ferro de Alagoas no Senado, sabemos, é da ala governista e chegou aos postos atuais pelas boas e proveitosas relações estabelecidas com os colegas e com o Palácio do Planalto.

Evidentemente, nem tudo são flores: os três senadores alagoanos poderão virar réus no STF por causa da Operação Lava Jato. Só o tempo pode confirmar ou não a hipótese.

Collor, esclareça-se, em razão dos depósitos feitos na conta dele pelo doleiro Youssef, o personagem que deu origem à investigação da PF, com seus ruidosos desdobramentos.

Na posição em que estão, lá no alto, atraem os holofotes, principalmente por formarem na tropa de choque governista, com direito a indicação de diretores da Petrobras e outras estatais.

Há de se ressaltar a capacidade do trio na articulação com os demais senadores dos seus partidos, principalmente.

Se hoje, juntos em defesa do governo, estão dando um abraço de afogados, em breve saberemos.

Pierrô
Nomeação de Marcos Guerra gera crise na Mesa da Assembleia
  • Antônio de Padua

    Mas Alagoas continua a mesma, sem nada, indústrias falindo, empresas de médio e pequeno porte prestes a fechar, enfim, não adianta este trio tão forte em Brasília, se nada acontece aqu.

  • Luciano

    Caro Antônio, concordo plenamente com seu diagnóstico, um estado tão pequeno e com tantos políticos próximos da alta cúpula governista, porém vivemos num lugar chamado alagoas que vive num estado de calamidade pública. (voto de cabresto).

  • Montebispo

    Se as coisas se confirmarem vai faltar cadeia para os envolvidos na lava jato. 3 senadores, alguns federais, etc. Concluindo com a prisao do molusco e da terrorista.

  • bebeto

    Esse senador Biu de Lira se recusou a assinar a CPI da Petrobras no Senado, porque que sera.

  • josé carlos santos

    Com certeza eles vão aparecer nas denúncias.

  • Edson M A. Filho

    O trio precisa da ignorância e da pobreza do nosso Povo para se reeleger sempre. Formado por “profissionais” nas artes da retórica, da demagogia e dramatugia, dominam o Estado e seu Povo, a golpes de pura maldade. A nós, pobres mortais, cabe-nos a responsabilidade pelas nossas próprias mazelas pelas más escolhas dos nossos votos.

  • Quero uma Alagoas melhor

    E a Nossa Alagoas está do feito que está. Precisando de investimento em todas as áreas e indústria não tem. Só pensa nelle mesmo. No bolso boi fazendas apt. E nos alagoanos nada.

  • Alfredo Massaranduba

    Collor, que segundo a ex-exposa é um macumbeiro juramentado, carrega consigo um “encosto” que dá, mas cobra caro; todos os seus principais “impinchadores” morreram para a política, outros literalmente, mas é preciso lembrar que Collor foi defenestrado do poder por uma simples, simplória e singela Elba e possivelmente será cassado (caçado já está), por miséros 50 mil contos.

  • Há Lagoas

    É deveras interessante este script dos senadores na República das Bananas: Nosso destino – neste caso, Alagoas – está atrelado ao deles!
    Se eles se afogarem, seremos náufragos…
    “Seria cômico, se não fosse trágico!”

  • F T

    Ricardo e os $ 200.0000.000,00 de dólares do PT vc não vai comentar nada? Tá protegendo ao partido?

  • Edson M A Filho

    Fiz um comentário ha cerca de duas horas sobre esta matéria. Até aqui não foi publicado. Pergunto-me: será que este jornal só publica aquilo que lhe é conveniente, “politicamente” ?

  • Mais do mesmo

    Afogados sim. Até acima do nariz. Quem não depender deles por empregos, favores, parentesco etc., e tiver o mínimo de honestidade e capacidade de analisar as coisas do modo que elas verdadeiramente são, vai sempre concluir o óbvio ululante: em um estado sério, com pessoas com um nível cultural e educacional elementar, nenhum dos 3 seria eleito pra vereador, deputado, senador, prefeito ou governador. Nem pra síndico do prédio do Tim Maia, provavelmente.

  • erivânio

    SIGAM A LETRA:
    “Você me chamou para esse pagode
    Nem me avisou aqui não tem pobre
    Até me pediu pra pisar de mansinho
    Porque sou da cor eu sou escurinho
    Aqui realmente está toda a nata
    Doutores senhores até magnata
    Com a bebedeira e a discussão
    Tirei a minha conclusão…

  • Araken

    Gosto muito da região em que moro, mas acho que Maceió é 2ª maior cidade de Pernambuco. Por que isso? Ora, muitas coisas na área de saúde, educação…….nós resolvemos no Estado vizinho.
    Então, para que serve Alagoas? Para manter três Poderes que não resolvem nada. Autoridades corruptas têm em todos os Estados. Entretanto, em Pernambuco há um TCE que funciona razoavelmente, Executivo que pouco ou muito trabalha etc.
    Acho que Alagoas deveria ser incorporada ao Estado de Pernambuco. Resta saber se Pernambuco vai aceitar a absorção de um Passivo gigantesco.
    É um tema polêmico, muitos que mamam nas tetas do Poder Público não vai querer.
    Enfim, acredito que seja a melhor solução para um Estado que não oferece dignidade ao seu povo.

  • Luiz Antonio Maciel de Araujo

    Vá esperando FT, gente pensei que só eu notava….

  • roose

    Esses três senadores que representam o estado de Alagoas estão na política, inclusive ocupando cargos públicos, há vários anos a fio, contudo o estado que eles representam encontra-se colocado entre os estados mais pobres da federal, os índices sociais e econômicos são baixíssimos, o atraso é nítido. Mesmo assim eles tem a “cara de pau” de propagar na mídia, por si próprio ou por seus asseclas, que com eles o estado vai receber expressivos investimentos. Acredita quem for bobo ou beneficiário desses senhores. Aproveitando, IMPEACHMENT DA DILMA JÁ.

  • Claudio

    Quem diria esses três senadores que antigamente eram defenestrado pelo PT, hoje eles são carne e unha com o PT, ou seja o PT hoje é pior do que esses 3, pois segundo um ex diretor da Petrobras o tesoureiro do PT o sr Vacarri desviou 200 Milhões de Dollares da Petrobras para o PT. Vergonha.