Para quem gosta de baixaria, o bate-boca entre os senadores Aécio Neves e Renan Calheiros é um grande espetáculo. Aliás, é destaque na mídia nacional desde ontem.

Mas é importante que consigamos enxergar o quanto eles são representativos do que temos, hoje, no Congresso Nacional.

Ambos são pequenos e apequenam o Senado.

Calheiros, ao comandar a exclusão dos maiores partidos de oposição da Mesa Diretora, agiu da mesma forma que o colega dele – de partido – Eduardo Cunha, presidente da Câmara Federal, que não deixou uma única vaga para o PT na direção da Casa.

PSDB e PSB não são legendas nanicas, independentemente do seu “conteúdo” ideológico.

Se Calheiros agiu como se fosse um coronel de província, e assim deixou transparecer, Aécio Neves não parece exatamente um parlamentar com a dimensão de um postulante, quase vitorioso, à Presidência da República.

Tem sido, ao longo do seu mandato, um senador ausente e algo medíocre.

Sinal dos tempos, que precisam ser superados pelo avanço da Democracia.

É interessante notar como a Mesa Diretora do Senado só comporta, com uma única exceção, parlamentares de estados com menor dimensão política e econômica.

Presidência: Renan Calheiros (PMDB-AL)

Primeira Vice-Presidência: Jorge Viana (PT-AC)

Segunda Vice-Presidência: Romero Jucá (PMDB-RR)

Primeira-Secretaria: Vicentinho Alves (PR-TO)

Segunda-Secretaria: Zezé Perrella (PDT-MG)

Terceira-Secretaria: Gladson Cameli (PP-AC)

Quarta-Secretaria: Ângela Portela (PT-RR)

Suplências

Sérgio Petecão (PSD-AC)

João Alberto (PMDB-MA)

Douglas Cintra (PTB-PE)

 

Qual a explicação para essa distribuição geográfica?

Alfredo Gaspar leva 'estilo Gecoc' para a Defesa Social
Sem articulador político, Rui Palmeira vê orçamento ser aprovado na Câmara
  • tania

    Coroneis do norte e nordeste…..todos no cabresto, gente que segue a risca os passos do coronel-mor.

  • Alfredo Massaranduba

    Renan, todos conhecem, o homem das vacas que parem 6 vezes ao ano e só bezerros de ouro; Romero Juca, dispensa apresentações; Zezé Perrella, sobrenome famoso por ter sido presidente do Cruzeiro e pelo helicopetro cheinho de cocaina. E viva o Senado Federal da República do Braziu…iu…iu… iu

  • Thiago da Silva Machado – Arapiraca

    Ricardo, vc esta comparando os dois senadores, e colocando os dois no mesmo patamar, nós sabemos que Aécio Neves esta muitoooo acima de Renan.

  • alagoas nao merece voces

    Uma mesa que tem na vice-presidência, Romero Jucá, dá para desconfiar bastante. Mas não poderia ser diferente, olhem para o presidente, e afirmem sem medo de errar, neste caso; os semelhantes se atraem.

  • João Bosco

    Desculpa, Ricardo, mas quem apequena o Senado é o seu presidente, Renan Calheiros, que se comporta como sabujo do Poder Executivo e, ajoelhado no milho do Palácio do Planalto, age para dividir a oposição. Querer, como você faz no seu texto, decretar um empate moral onde empate não há equivale a entregar a vitória ao pior.

    Ricardo, um presidente do Senado – recém-eleito e sentado na cadeira – não pode manobrar sordidamente para afastar a oposição da administração da mesa da Casa por meio de estratagemas espúrios. Você tem todo o direito de não gostar do senador Aécio Neves, mas não pode lhe tirar o direito de – na condição de líder do principal partido da oposição – protestar contra a tentativa (infelizmente bem sucedida, viu-se ao final…) do presidente da Casa de esmagar a minoria.

    Resumir o entrevero a um mero bate-boca irresponsável entre dois mal educados senadores, como seu texto deixa entrever, deseduca seu leitor e esconde duas verdades: 1. Aécio protestou – institucionalmente e com veemência, sim – contra a manobra e foi ironizado por Renan. A resposta de Aécio (“a derrota honrada, os 52 milhões de votos, a liberdade de sair às ruas e de olhar nos olhos do eleitor”…), ao contrário do que você pensa, é digna dos melhores momentos do Congresso; e 2. discursos e debates duros sempre ocorreram no Legislativo brasileiro em todas as épocas.

    Desculpa, mais uma vez, mas suas palavras estão quase que oferecendo uma justificativa moral às decisões de Renan. Apesar de conhecer suas afinidades ideológicas, ao ler este texto, tive a sensação de que não foi o jornalista Ricardo Mota que o escreveu. Ele se enquadraria perfeitamente num editorial da Gazeta de Alagoas sob a batuta daquele grande representante da esquerda-caviar alagoana.

  • Consigliere Alagoano

    **
    .
    PMDB, ALIADO e ADVERSÁRIO no mesmo partido, não há governo q este partido não faça parte, podem até brigar, mas nada que CARGOS apaguem as Mágoas.
    Charge do PMDB http://bit.ly/18Rrdxu
    .
    A MANOBRA foi clara, mas foi uma Vitória de PIRRO, o custo em breve, não valerá apena, nem para RENAN nem pro PMDB, Dilma atropela e se isola, nem toda SAGACIDADE de RENAN, será o bastante em todas as ORLAS do PODER, gelatinoso.
    .
    **

  • Deodorense

    Muita gente foi pega de surpresa, aqui em Marechal Deodoro com o pedido de exoneração do cargo de Secretário Municipal de Pesca e Agricultura encaminhado pelo jovem Euclydes Mello Filho, conhecido popularmente por todos aqui em Marechal Deodoro como Kido.
    Euclydes Mello(Pai) é uma liderança política incontestável no município e todos aguardam que o outro seu filho, vereador Jorge Mello assuma de vez a condição de oposição.

  • Tiago Santos de Melo

    Isso é briga de comadre, são farinha do mesmo saco e a verdade é que somos mal representados e esse modelo que ai está não representa a maioria. o que fazer??!!!!

  • Consigliere Alagoano

    *
    .
    PMDB, ALIADO e ADVERSÁRIO no mesmo partido, não há governo q este partido não faça parte, podem até brigar, mas nada que CARGOS apaguem as Mágoas.
    Charge do PMDB http://bit.ly/18Rrdxu
    .
    A MANOBRA foi clara, mas foi uma Vitória de PIRRO, o custo em breve, não valerá apena, nem para RENAN nem pro PMDB, Dilma atropela e se isola, nem toda SAGACIDADE de RENAN, será o bastante em todas as ORLAS do PODER, gelatinoso.
    .
    *

  • Valdemir

    Não sou nem um nem outro, a briga política é entre um sujo e um mal lavado. Mas o Renan peruca de luxo está com a corda no pescoço, vai ser caçado em breve, pela operação lava jato. O lava jato vai ser tão forte que não vai ficar um cabelo implantado.

  • Miral

    O Renan é da terra e todos nós já o conhecemos: não tem estatura moral para o cargo e dispensa comentários. Já o Playbozinho de Minas Gerais, a mídia ainda não o descortinou: foi flagrado batendo em mulher; dirigindo embriagado; construindo aeroporto em fazenda particular com recursos públicos; e uma performance medíocre no Senado.
    Pobre Brasil!

  • José Roberto Morais de Oliveira

    O PSDB teve uma indicação que foi a senador Lúcia Vânia, que é senador pelo estado de Goiás, mas o presidente do PSDB, o senador Aécio Neves, deu-lhe uma rasteira tirando o nome da senadora e coloca um aliado seu o senador Paulo Bauer do PSDB de Santa Catarina, o constrangimento foi tanto que a senadora Lúcia Vânia anunciou sua saída do PSDB.

  • Ricardo Prado

    Resposta Simples.
    Miséria + Promessa de emendas + Negociata = Fácil manipulação.
    Ah!!!!!!Enquanto isso: Novo aumento da gasolina e energia.
    País de hiprócritas /////////////Há exceções!

  • João Bosco

    José Roberto Morais de Oliveira, o que ocorreu foi justamente o contrário do que você diz.

    A bancada do PSDB no Senado, comandada pelo senador Cássio Cunha Lima, já havia decidido que caberia ao senador Paulo Bauer, de Santa Catarina, ocupar a 1ª Secretaria da Casa, cargo da mesa diretora que – por tradição – é ocupado pela 3ª maior bancada; no caso, o PSDB.

    Ocorre que Renan, conhecendo a fama de “casca-grossa” de Bauer e desejando se vingar do apoio do PSDB ao senador Luis Henrique na disputa pela presidência da Casa, deu corda para que a senadora Lúcia Vânida, do PSDB-GO, entrasse na disputa pela 1ª secretaria, oferecendo a ela os 49 votos que lhe elegeram presidente, número suficiente para que a senadora se pudesse se sobressair contra o colega de partido.

    (Parênteses: desconfia-se que Lúcia Vânia, apesar de tucana e oposicionista, desconsiderou a orientação partidária e votou em Renan para presidente do Senado, mas quanto a isso não se tem certeza…)

    Ao perceber a manobra sórdida de Renan, Cunha Lima pediu que o presidente do partido, Áecio Neves, interviesse na situação. Foi o que ele fez: chamou a senadora e a desautorizou, cobrando-lhe fidelidade partidária. Depois, foi ao microfone e cobrou do presidente do Senado respeito aos assuntos internos do PSDB.

    Com cara de quem “soltei um pum mas não fui eu”, Renan tentou se safar pela porta dos fundos da ironia, culpando um suposto estrelismo de Aécio por sua derrota a presidente. Levou uma carraspana e deslizou mais uns três ou quatro degraus na escada moral que ele insiste em descer.

    Resultados: 1. Aécio abriu mão da indicação do PSDB à 1ª Secretaria do Senado (uma espécie de prefeitura da Casa…), o que – convenhamos – não costuma ser a decisão mais óbvia sob a ótica política tradicional, né? 2. Lúcia Vânia, por sua vez, anda toda chorosa e está dizendo que vai sair do partido; e 3. Renan conseguiu o que queria: semeou a discórdia na oposição e indicou para a 1ª secretária o notável Vicentinho Alves, do Tocantins, que sequer foi eleito Senador. Na verdade, assumiu o mandato após a cassação da candidatura (pós-eleição) do 1º colocado. É com esse tipo de gente que Renan adora tratar…

  • roose

    Já algum tempo que o sr. Renan vem demonstrando o seu perfil de SUBSERVIÊNCIA no senado federa, na condução das sessões do senado na condição de presidente da mesa. Na última 4ª feira, presidindo uma sessão no senado federal que tinha como objetivo, a formação da mesa diretora daquela casa, ele, o Renan mostrou o seu lado autoritário, anti – democrático e desrespeitoso para com os seus pares, num vergonhoso papel de subserviente ao PT e ao Palácio do Planalto, a não aplicar o princípio da proporcionalidade partidária no preenchimento dos cargos da mesa diretora do senado federal, esse princípio, além de ser regimental, sempre foi aplicado naquela casa e é aplicado na maioria absolutas dos parlamentos de todo mundo, porém, apoiado pelo senador Collor, deixou de aplicar o referido princípio, excluindo da formação mesa, os partidos PSDB, do qual, foi ministro da justiça e o PSB, muito embora esses partidos políticos tinham representação no senado federal, Para mim, isso demonstra que o Sr Renan não está preparado para exercer tal cargo no parlamento brasileiro.

  • roose

    O sr. José Roberto precisa entender que, quem deve indicar o ocupante do cargo para a mesa diretora é o lidar do partido. Todavia, o que ocorreu foi um convite formulado de forma ante-regimental e irregular pelo presidente da casa para se criar um mal estar no âmbito do PSDB.

  • Pedro

    Ricardo, colocar Aécio e Renan no mesmo patamar? O Aécio fez errado em defender o Partido dele nessa manobra imoral? Olha, no Parlamento não tem santo, mas do nível de Renan Peruca de Ouro, estou pra ver nascer…

  • Daniel Damasceno

    Ricardo pesou no título do post sua sanha comunista.

  • José Roberto Morais de Oliveira

    Sra. rose o líder do PSDB tem o direito de indicar sim, mas se ele realmente queria a presença do PSDB na mesa diretora, teria deixado o nome da senadora Lúcia Vânia, mas ele queria um aliado seu. Conclusão, é um jogo por cargos, e a senadora foi desprestigiada e humilhada, está corretíssima em sair do partido, pois não tem reconhecimento nenhum!

  • FARINHA DO MESMO SACO.

    Os dois são políticos do ‘p’ensar ‘p’equeno, enquanto o Brasil tem um PREJUÍZO MENSAL entre R$ 16/20BILHÕES com o SUBFATURAMENTO do metal NIÓBIO, gente estou dizendo de R$ 16/29 BILHÕES de PREJUÍZO MENSAL,essas duas peças da literária política brasileira, brigam por cargos de VICE, ESPIA & OIA numa mesa oposta aos anseios do POVO BRASILEIRO, chamada de senado federal.
    Aí entra o poeta Zévaqueiro quando diz com muita categoria do saber povão: “DR. LIGEIR4EZA EM JEGUE E SERIEDADE POLÍTICA NO SENADO, COISAS DIFÍCEIS DE ACHAR”.
    Ademais só:
    FORA DILMA FORA DILMA FORA DILMA
    IMPEACHMENT IMPEACHMENT IMPEACHMENT
    FORA O MODUS OPERANDI DA POLÍTICA ECONÔMICA SEM AUDITORIA NA FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL, QUE NOS ÚLTIMOS 12 ANOS DO PT DE LULA & DILMA RUMSELFF AUMENTOU EM MAIS DE R$.3 TRILHÕES E O DINHEIRO FOI PARAR ADONDE?
    Responde LULA.
    Responde DILMA.
    Responde PALOCCI.
    Responde GUIDO manteiga sem acento.
    Responde JOAQUIM LEVY atrás nos BRASILEIROS.
    Diante só:
    FORA DILMA FORA DILMA FORA DILMA.
    IMPEACHMENT IMPEACHMENT IMPEACHMENT.
    P/Arabutan.

  • Imortal

    O Aécio é político porque vive da imagem do avô, e o brasil não merece esse mauricinho. Já o Renan é o maior líder da política brasileira, e assim se fez, está no DNA. Os alagoanos invejosos não querem entender mais tem que aceitar a realidade.

  • antonio

    Vamos deixarb de rodear e ir diretom ao busilis? O FORO DE SÃO PAULO!!! Por nque ninúém se” astreve”. Muitos já perderam o emprego. E Fidel , dando as cartas…. já estamos totalmente entalados no COMUNISMO! Reação??????Muitos vão estrebuchar!!!Quem viver verá. Foi diferente em algum lugar?

  • everton

    Com essa mesa provavelmente teremos novas operações policias, segue algumas sugestões para PF: Operações bois de diamante, lava rápido, os ninjas do congresso……….

  • Pedro Dutra

    Ricardo, boa noite.Espero que investigue a denúncia. Há anos que o Conselho Estadual de Saúde aprovou o pagamento de uma gratificação com recursos do SUS, denominada GPF. O seu valor máximo era de R$ 3.500,00. Agora reajustaram a mesma para o alto escalão em R$ 8.000,00, que também será paga a própria Secretaria, o que é ilegal. Pelo amor de Deus, não deixe esta imoralidade ser cometida.

  • José Roberto Morais de Oliveira

    Sr. João Bosco, isso é jogo de poder, e um presidente da mesa de uma instituição quer aliados. Se você fosse o presidente você tendo oportunidade colocaria um aliado ou um desafeto? Tu colocaria um casca grossa? Vocês parecem até que se fazem de inocentes úteis. Colocar um que não comunga com tuas ideias, pra te auxiliar!!!

  • Justiça !

    Medíocre, e o que dizer dos seus senadores petistas, desonestos e sem éticas….

  • Thiago

    Soube que o baladeiro Aécio Neves tava cantando para o Senador Renan: “Agora você está aí de camarote, eu bebendo gela tomando Ciroc…”

  • roose

    Algumas mídias em alagoas exaltam a trajetória política do Senador Renan. Se contrapondo a esse entendimento, acho que a trajetória política do Renan não é nenhum espelho o exemplo para qualquer pessoa que queira trilhar um caminho com êxito. A sr. Renan tem uma carreira política longa é verdade, mais sem conteúdo, sem qualidade, Para construir essa trajetória o Renan se utilizou de expedientes que assustam, até, os poucos éticos, Finalmente, quais foram os expedientes: Subserviência, traição, acordos espúrios, mentiras, desrespeito ao dinheiro público, envolvimento em sucessivos escândalos e outras manobras aprendidas na ESCOLA SARNEYSIANA .

  • Toião

    Não concordo com a máteria ! Senador Renan Calheiros é o maior representante de nosso estado e merece respeito. Com ele na presidência alagoas contará com mais recursos.

  • Junior debochado

    Senador Renan ganhou democraticamente a eleição para a presidência do senado, o Aecio é que se comportou como a Miss que quis tirar a coroa da cabeça. Renan é um grande representante de nosso estado, e vai conseguir alavancar mais recursos para o nosso estado.

  • HSilva

    Sou PETISTA e tenho que aceitar que RENAN é o 2º maior líder nacional, só perde para LULA. Quanto a briga no senado, Renan está com toda razão, ganhou, ganhou, perdeu, perdeu, PSDB e os outros derrotados, tanto na eleição presidencial quanto para escolher a presidência do senado devem ficar de fora amargando mais uma derrota. Vocês fazem críticas ao Renan, mas tem de reconhecer que sua liderança inveja a qualquer abestalhado. 2018 Lula presidente e Renan Vice.

  • tô fora

    Caro H. Silva, se o seu reconhecimento está baseado no princípio da INVERSÃO DE VALORES, concordo com o sr. porém, acho que LULA empata com Renan.

  • ARTUR

    Pelo histórico dos dois o do nosso estado perde feio pelos exemplos do MALFEITOS. AÉCIO comparando com o REI amigo da rainha é ficha limpa.

  • Vivo

    Mota,

    Discordo de sua colocação e de sua horizontalização neste sentido. Renan não se compara a Aécio, nem aqui, nem em qualquer planeta da galáxia.

    Sim, o Senador saiu do sério quando foi avacalhado e achincalhado pelo Donatário da Capitania Hereditária das Alagoas, Renan Calheiros.

    Faria eu mesmíssima coisa, afinal de contas 51 milhões de votos o senhor Renan não teria nem a pau, Juvenal … e Aécio tem sim a moral de falar e de ser representante … de apenas 51 milhões de brasileiros que lhe sufragaram o voto que, pelo visto não inclui você, com o respeito devido à sua escolha.

    Renan apequena o Congresso, a Nação e mais anda nossa terra tão sofrida.

  • Silva Luiz

    Comparar Aécio com Renão, é demais. Aí que está UM DOS problemas. Se a pessoa “encara” os “coroné”, ainda é criticado. Outro detalhe, a explicação para os nomes da mesa serem de estados pequenos, é histórico. No tempo da Arena e MDB, sempre a bancada governista (ou fisiologista) em sua maioria foi do Norte e Nordeste. É a velha cultura do mamar, mamar, até acabar com a “vaca” como estão fazendo.

  • Leitor Crítico

    Aécio, além de desequilibrado, sabe-se lá por que motivo, é hipócrita. Criticou em Renan Calheiros o que seu aliado Eduardo Cunha fez na Câmara dos Deputados. Senador nota “zero” até na revista Veja, esse rapaz tem mesmo problemas sérios. Deveria fazer tratamento psicológico.