O ex-governador Ronaldo Lessa tem afirmado categoricamente que está convencido de que a questão do registro de sua candidatura “já está superada”. 

Pode ser.

Disse mais: que ainda espera uma nova série de ações na Justiça Eleitoral, decorrentes da Lei da Ficha Limpa.

Deve ser.

Mas, ao que parece, o grande problema do candidato do Chapão, neste momento, é a negativa do pedido de registro de sua candidatura, decisão do juiz Erick Costa, da 1ª Zona Eleitoral.

E por mais que insistam na teoria da conspiração, os seguidores do ex-governador não podem afirmar – como tentam alguns – que o MP Eleitoral e parte da Justiça Eleitoral teriam como objetivo prejudicá-lo.

Lessa teve problemas no TRE nas duas eleições anteriores, mas por motivos distintos: em 2006 foi condenado por abuso do poder político nas eleições de 2004, quando apoiou Sextafeira para a prefeitura; em 2010, foi a vez da Lei da Ficha Limpa – felizmente descartada para aquele ano (continuo achando que Lessa não seria atingido por ela).

Agora, a questão é outra e parece ter sido criada internamente, salvo juízo posterior.

Por que uma multa transitada em julgado em 2010 não foi quitada ou negociada em tempo hábil – até 5 de julho, quando do pedido de registro de candidatura?

Até por precaução, prevenção, seja lá o que for, quem estava preparado para uma avença pesada – conspiração do MP e da Justiça Eleitoral ou interna? – não poderia ter cometido tamanho vacilo.

PF em greve

Os agentes, papiloscopistas e escrivães da PF entram em greve na próxima terça-feira. Cruzam os braços até a quinta-feira, quando esperam já ter uma resposta positiva do governo às suas reivindicações.

Querem reajustes salariais, sim. Mas exigem, também, o direito de assumir postos de comando na PF, assim como os delegados. Afinal, eles já foram oficialmente reconhecidos como servidores de nível superior.

O ato marcado para terça-feira, na porta da Superintendência local da Federal, eles vão entregar as armas – literalmente. Querem mostrar, antes de tudo, que a greve é pacífica.

Célia Rocha já está com uma mão na taça
Juiz Maurício Breda preside eleição na "difícil" Traipu
  • Francisco Maranhão

    TODOS OS ALAGOANOS,SABEM QUE A CONSPIRAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL DE ALAGOAS,CONTRA O EX-GOVERNADOR RONALDO LESSA,É UMA VERDADERA PERSEGUIÇÃO POLITICA

  • Antonio carlos

    Ricardo, Nao existe conspiração nenhuma. Lessa esta tendo é muita sorte e esta conseguindo de candidatar a varias eleições,mesmo respondendo vários processos, condenações de prisão, e multas que Nao foram pagas em tempo hábil. Como é que obpovo de Maceio vai votar em um Homen com tantos problemas judiciais. Será que nao temos melhores candidatos? Temos sim e vamos elege-lo.

  • ARRUDA

    É VERDADE RICARDO MOTA, O CANDIDATO LESSA NÃO PODE SER CANDIDATO,POR NÃO PAGAR UMA MULTA NO DEVIDO DIA,COM ISSO LHE FOI NEGADO O REGISTRO DE CANDIDATURA.MAS, EM CONTRAPARTIDA OS POLITICOS MARCOS SANTOS E TONINHO LINS AMBOS PRESOS ESTÃO NUMA BOA COMO CANDIDATOS E RINDO ATOA.E AGORA,AVANÇA ALAGOAS,JUSTIÇA É PARA SER FEITA COM OS OLHOS VEDADOS.

  • Priscila

    A “conspiração” neste caso nada mais é do que um caso irregular na justiça eleitoral. Dentre tantos outros problemas que o candidato coleciona. Dizer sobre conspiração demonstra a falta de argumentação para a própria defesa, algo difícil neste caso.

  • ELEITOR

    Quem será agiu com tamanha imaturidade????

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Mas que continua cheirando a politicagem de meia tigela, não dá para negar.

  • Romão

    É no que dá, dar “asas à cobra”…!

  • bruno

    Precaução? Prevenção? Pra quê? Se pode pagar na hora que quer e bem entende. Esses caras querem nem saber quem pintou a ZEBRA, saem atropelando lei, juiz, eleitor, o ESCAMBAL!!! Ai Alagoas, pq tão corrupta?

  • juanito

    tem tantos outros candidatos com problemas na justiça e estão aí fazendo suas campanhas, sem ninguém argui-los.
    Está cheirando a perseguição!!!
    Admiro o Rui Palmeira pelo trabalho sério que fez na assembleia legislativa, mas, essa ações contra o Ronaldo Lessa tá causando nojo. Deixem o povo escolher, ou então, afastem todos que estão com processos condenatórios.

  • Francisco Maranhão

    E ISSO AI SR.JUANITO,A LEI DEVE SER JUSTA E IGUAL PARA TODOS.

  • Maria Nazaré

    Esse candidato governou Alagoas por mais de 8 anos, chegou ao fim, outros candidatos merecem uma oportunidade.

  • Cicero da Silva

    gente quanta ingenuidde desse comentarios quem não sabe desde do inicio que o senador “GADO DE OURO”quer lançar seu filho como canditado a prefeito de maceió.
    Ta tudo que eu previa..

  • Paulo Fernando

    Por uma questão de ordem… Serei um eleitor contente e feliz se me apontarem um nome; politicamente FICHA LIMPA. E tenho dito.

  • Zé

    NÃO CITEM O NOME DE RUI NESSA CACHORRADA; PARA RUI, SERIA MELHOR QUE RONALDO DISPUTE A ELEIÇÃO PRA GANHAR NO VOTO E DESMORALIZAR DE VEZ, PORQUE QUANDO O POVO QUER NÃO ADIANTA; PODE SE ALIAR ATÉ COM OBAMA QUE NÃO TIRA ESSA DO RUI PALMEIRA 45

  • J.Monteiro

    Meu caro Ricardo Mota, a grande “conspiração” está sendo impetrada contra o povo de Maceió, em ter que aturar a cara de do Lessa, tentando defender o indefensável.

  • CÉLIO

    Ronaldo Lessa já Prefeito e Governador. É Hora de Mudanças .Ele quer ser eleito Prefeito para usar a PREFEITURA de MACEIÓ para chegar ao Palácio do Governo.Ele já deu o que tinha de dar ( como Gestor do Poder Executivo ).

  • Thiago

    Ronaldo Lessa eh o único homem que sempre empata nas eleições: a da justiça ele ganha; com o povo nas urnas ele sempre perde!!!

  • ARRUDA

    AVISO AOS ADVERSÁRIOS DE RONALDO LESSA,O CANDIDATO LESSA JÁ ESTÁ CONSIDERADO APTO DE ACORDO COM O TSE,EM 04/08/2012.
    ESTA DECISÃO VAI DAR MUITA DOR DE CABEÇA AOS RUISISTAS.