É inaceitável, por absurdo, o silêncio do governador Teotônio Vilela Filho diante dos reiterados acontecimentos na área da (in) Segurança Pública.

Ele há de lembrar que as polícias têm seu próprio comando, mas é ele, e não outro, o comandante de todas as corporações. Não pode, por exemplo, silenciar diante da morte de um policial que estava em serviço – embora não o apropriado para um militar -, como no caso da Esmal.

Não vale o rompante da “munhecada no espinhaço”, um discurso demagógico e algo fascista, que induz a mais violência, desta vez por parte do Estado.

Ao governador, entretanto, cabe mostrar à população que ela não está órfã; que no Palácio República dos Palmares, o chefe do Executivo não vive alheio à realidade das ruas. Será assim?

Sérgio Cabral, que comanda a polícia mais corrupta e violenta do Brasil, se manifesta sempre que ocorrem crimes os mais diversos, vitimando os cidadãos do Rio de Janeiro. O personagem pode até não me agradar, mas ele cumpre com isso o papel de um governante que não se encerra numa redoma inexpugnável.

Mesmo descontando o diuturno espetáculo midiático, do sangue da morte, o que se respira nas ruas e recantos do Estado – principalmente em Maceió – é o medo. Justificado. Vilela não pode fazer de conta que nada sabe, nada ouve, nada vê. Há de falar, sempre que se fizer necessário – e tem sido muito necessário. 

O silêncio do governador incomoda tanto quanto o grito de dor das famílias enlutadas.

TJ manda prefeitura de Maceió prestar contas de compras realizadas a cada mês
Militar morto na ESMAL servia de "vigilante" do prédio
  • Cláudio

    Muito bem Ricardo.

    Só acho que deveria complementar,quando voce escreveu:

    “Há de falar, sempre que se fizer necessário – e tem sido muito necessário.”

    Eu complementaria; há de se falar e agir…

  • Darlan Medeiros de Magalhaes

    incompetência

  • Ademar

    Caro Ricardo Mota,durante os 20 anos que ele esteve no Senado foi um completo mudo, com uma atuação parlamentar medíocre,não se podia esperar outra coisa a não ser a desgraça que é o seu governo.Um abraço.

  • Estado sem comando

    Ricardo voce esta completamente correto! O governador infelizmente nao se preoculpa com nada neste sentido, gracas a Deus ele nao teve seus familiares a merce da violencia. Os bandido sem duvida esta precisando da “munhecada no espinhaço” nao so os bandidos como o direitos humanos tambem, que e direito so para bandido! Acorda alagoas.

  • Edjane Romão mendes

    Concordo quando vc diz que estamos órfão. Enquanto há essa violência gritante no nosso Estado e muito mais na capital, existe muitas propagandas do nosso governador na televisão tentando mostrar a sociedade o contrário, dizendo que o nosso Estado está indo muito bem obrigada.
    Quando será que ele vai se manifestar diante de tanta violência ??? Quando uma bala atingir ele ?????
    Fica a pergunta.

  • sebastiao

    Meu caro Ricardo,se o Sr.governador anda cercado de seguranças,quando terminar seu mandato como tem muuuuito dinheiro, pode contratar uma infinidade de seguranças particulares,isto é,se na condição de ex governador ,não lhe for dada tal regalia,ele vai estar preocupado com que?A mentalidade dos nossos governantes são as piores de todo o Brasil,pois,aracaju cresce ,até o piauí,mas ,para que as coisas aconteçam neste Estado ,é tudo muito demorado ,e muito complicado.Teríamos que ter uma cruzada de todos os políticos alagoanos contra essa violência,juízes e desembargadores,todas polícias,civil ,militar e se possível a federal,mas ,meu caro Ricardo,é uma utopia,um devaneio meu.Enquanto isso,ficamos a mercê dos bandidos ávidos por sangue de inocentes….quantos mais tombarão,ao sair de casa,dos restaurantes,nos semáforos,nas esquinas e nós nos esquecemos que VIDA SÓ SE TEM UMA…..

  • Maria Castro

    Este Governador não está preocupado com a segurança.Policiais sem armas, gestores ditadores, além dos baixos salários que estes policiais recebem.

  • Mike

    O poder público é leniente e desidioso. Não encontramos a tutela do Estado nem na orla, que é nosso cartão de visita, onde drogados e sem teto dominam a Pajuçara. O judiciário corrupto que não condena, não absolve, sequer julga, com juízes com produtividade medíocre e destoante com os preceitos legais. Polícia, corrupta, desqualificada, mal remunerada e mal administrada. A classe política, não há espaço o suficiente para criticar, se miscigena com a criminalidade.Hoje, o alagoano sequer atende as normas de trânsito, tendo certeza da impunidade, onde se qualquer um matar outro ser humano, será julgado, no mínimo, em cinco anos, e olhe lá. Hoje, sem esperança, vislumbro que a incompetência do Estado começa a ter resultados negativos até contra aqueles que um dia receberam o poder de garante da sociedade, policiais, juízes, políticos sendo vítimas da violência.

  • Esperança

    O omissão do Sr Teotonio não surpreende, pois violência, crise na
    educação e na saúde são perenes nos seus governos. Comprovando o seu
    lema; bom não tá, mas pior vai ficar. Hoje o que preocupa é o silencio dos fortes alagoanos, que por muito menos lotavam as ruas. Até nesse espaço poucos se manifestam. ALA, ALA, socorra nossa ALAgoas!

  • Alagoano de Bem

    Brilhante discurso nobre reporter, mas falar o que, se nosso ilustre governador se escondeu por tras da simpatia que muitos tinham por seu pai.sem falar que nosso governador é um incompetente e pior ainda é o seu vice que nunca deu um dia de serviço no MP alagoano. fica dificil se esperar muito de dois ilustres caras de pau!!

  • Dorival

    Brilhante colocação!!! retrata exatamente o que estamos sentindo!

  • Daniel Cerqueira

    O Governador tem sua parcela de culpa, mas a relação de culpados é mais ampla. Temos que começar pela culpa dos corruptos e a falta de educação de qualidade e emprego para a população em geral (não somente a pobre). A legislação penal é leniente, a justiça morosa e a polícia desmotivada e mau remunerada. A polícia prende, a justiça solta. Quando um meliante comete um crime, é necessária uma denuncia formal, onde a vítima e denunciante fica vincunlada ao criminoso e exposta a retaliação durante todo o processo. Quem se arrisca?

  • miguel junior

    Ricardo. infelismente neste estado só existe homens de coragem pra mandar matar cachorro morto.Temos um estado desmoralizado a nível nacional. Tudo o que não presta se cria em Alagoas. Até quando iremos ser hipócritas e aceitar esses tipos de governantes.O que funciona em Alagoas? Nada!Gostaria de mandar um presente, pra esses caras…Óleo de peroba! Pelo menos eles se apresentam melhor em publico. Mas no próximo ano é ano politico e os Alagoanos que pensem na burrice que podem cometer.

  • Daniel Cerqueira

    Continuando:
    Para se reduzir a violencia é necessária um atitude imediata da sociedade e do Governo em geral: TOLERÂNCIA ZERO. Cometeu crime, vai para a cadeia (temos que construir mais cadeias, a sociedade tem que arcar com esse custo). Para começar, corruptos, os traficantes, têm que ser recolhidos, mas os viciados também, pois estimulam o tráfico. As crianças têm que ser afastadas das ruas e da deliquencia. Se a lei não permite prende-las, também não deveria permitir por hipótese alguma, que ficassem nas ruas consumindo drogas, roubando matando. E se matam por motivos vis, não são mais crianças, são monstos em gestação e devem ser recolhidos para avaliar se ainda existe possibilidade de recuperação. E os políticamente corretos não me venham com a sua ladainha.

  • É TÉO

    Governador, mude a cúpula de segurança, pois os números não mentem estamos vivendo num caos, com medo de tudo e todos. Viver em Paz em Alagoas, no momento, é uma utopia, um devaneio, um sonho de uma noite de verão, como dizia o outro lá. PAZ

  • Mário

    Parábens Ricardo Mota, mas o nosso governador é virtual. Só nos resta rezar e muito.

  • Daniel Cerqueira

    Para concluir: A prevenção da violencia se dará com educação de qualidade para toda a população e uma política de geração de empregos.
    A redução da violencia atual e crônica só se dará com a ação dos tres poderes: Um marco legal penal mais rigoroso por parte do poder legislativo, uma maior agilidade e isenção do judiciário e uma polícia mais capacitada, motivada e bem remunerada por parte do poder executivo. Sem isso não adianta crucificar o governador.

  • Bruno Marinho

    O governador tem sua culpa,porque nomear esse Dário César como secretário de segurança é demais,será que só se vai tomar previdência quando acontecer problemas com alguma autoridade pública.

  • JUSTIÇA

    Parabéns Ricardo, é totalmente pertinente a matéria. É um Governador muito apagado, sem presença e desmotivado na função. Nós alagoanos não merecemos tal atitude.

  • Luisa

    Pois é Ricardo, enquanto os Alagoanos vivem este clima de medo e terror…O nosso Governador empenhado em tornar a receita do camarão do Bar das Ostras patrimônio imaterial do Estado de Alagoas e de promover nos salões do Palácio o lançamento da Alagoas Trend House’11!

  • messias

    ,ESTAMOS NO MATO SEM CACHORRO. ALAGOAS, HOJE., É O ESTADO CAMPEÃO EM TUDO O QUANTO NÃO PRESTA. SE MATA GENTE A TODO O INSTANTE, SE ASSALTA A TODO O INSTANTE, A ADMINISTRAÇÃO NÃO ANDA, O GOVERNO É INSUFICIENTE E RODEADO POR OUTROS INFUCIENTES. ESPERAR O QUE DE UMA ADMINISTRAÇÃO DESSA. ESTE CIDADÃO, COMO SENADOR, NUNCA FEZ NADA POR ALAGOAS E ESTAVA NA CARA DE QUE GOVERNADOR, O SEPULTAMENTO DO ESTADO IRIA DE MAL A PIOR. NO ENTANTO, FICA CLARO QUE O ELEITOR QUE TROCA VOTO POR DINNHEIRO TEM QUE SE FERRAR. NÓS PAIS, ESTAMOS PERDENDO NOSSOS FILHOS POLICIAIS, SEM QUE ESTE GOVERNO NADA FAÇA, POIS UMA PENSÃO PARA A VIUVA DEMORA PRATICAMENTE SEIS MESES. ESTA E ALAGOAS NA QUAL VIBEMOS, COMPANHEIRO MOTA.

  • Carlos Silva

    Tudo na Hora deveria cadastrar o site no Twitter e Facebook…temos de nos mobilizar pelas redes sociais quanto a esse que se alojou no Palácio República dos Palmares

  • Cabano Quilombola Caeté

    O sertão é a parte do Estado mais abandonada, em termos de insegurança pública. Até festa patrocinada por prefeitura tem campeonato de poluição sonora e de cavalo de pau! Fora os homicídios e roubos.

  • erivaldo menezes

    Este Governo não tá nem ai pra segurança.É o Governo do faz de conta.Os policiais agora são vigias de delegacias, pois ele criou várias delegacias e teve q retirar policiais de outras pra tomar conta dos prédios das recém criadas.É só enrolação.

  • Vivo

    Mota, boa tarde!

    Olha, falar de violencia está-se tornando uma coisa corriqueira e sem retorno, por falta da ação necessária por parte do governo.

    Eu lamento que ficamos sem opção na eleiçao passada, como também ficaremos na próxima, para Prefeito. Falta de opção faz o povo votar no menos ruim ou no PAGA MELHOR O CADASTRO.

    Estamos órfãos há muito tempo, Mota! Tome-se como base de cálculo o último governo a quatro mãos (para não ir mais atrás). De lá para cá, “pelamordedeus” … foi um pior que o outro.

    Nao sei onde vamos parar … aliás, sei: mais além do fundo do poço.

    Brevemente vou-me embora, sem remorso, sem saudades …

  • Araujo

    Essa relação incestuosa entre os três poderes(executivo-legislativo-judiciário) só pode parir essa filha bastarda: a violência absurda, cinica e vil que tanto atormenta a todos os alagoanos indistintamente de classe A ou E, passando pelas intermediárias(B, C e D), nada é pior para um povo que o cinismo como único e exclusivo sentimento que move as pseudas-autoridades, o que é uma lástima!

  • MARCOS AVILA

    Gente vamos parar de jogar a culpa um no outro. Toda sociedade é culpada. No dia que os Gestores publicos efetivamento pararem de deviar dinheiro publico e aplica-lo com se deve, ai sim teremos daquim há uns 40 anos uma sociedade menos violenta. O governador desvia recursos das grandes obras, os secretarios fazem suas dispensazinhas todo mes para encher o bolso além do salario que recebe, os deputados e vereadores colocam suas milhares de notinhas, na sua grande mairia frias, para justificar as verbas de gabinete, os diretores de escolas desviam um pouco aqui, um pouco ali e assim vai, os médicos por sua vez fraudam o SUS e assim vai o BRASIL E ALAGOAS…….Há ia esquecendo que quem está fora tambem quer entrar e fazer o mesmo. Se a sociedade aceita é porque a grande maioria, acredito eu, daria até a alma para um lugarzinho destes.

  • Eustáquio Silva

    Brilhante texto, caro Ricardo.
    Culpar Teotonio Vilela, não, mais que piorou todos os indices depois que ele assumiu sim , isso é a pura verdade, e os números estão ai pra provar. ele colocou os maiores enganadores como gestores na área de segurança, como: Dário, Barenco e Luciano. Depois que eles assumiram as tropas das policias PM e PC ficaram a ver navios, pois os mesmos não são gestores, não são líderes natos, pois são perseguidores, procuram mídia para se auto promover, e não são competentes para tal cargo, podem ser competentes como delegados , coronel de rua, mais não para comandar tropas como principais comandandes. Quem conhece administração sabe que todos os principais gestores de qualquer setor, tem que ter os comandados em plena harmonia, gestão participativa, o que gera auto estima em toda equipe. O que está longe de acontecer, eles, administram em modo contrário, com perseguições, ações equivocadas e não mostram nenhuma capacidade de liderarança – principal principio administrativo de um gestor, na área de segurança.
    E esse governador Téo Vilela não enxerga isso. Então quando terminar esse segundo mandato do Téo, vai está um verdadeiro CAOS a nossa segurança, com policiais altamente desmotivados, e o quadro já vai estar irreversivél.
    Por favor governador, escute o povo, ou o senhor também da mudo.

  • MARCIO ARTUR SILVA

    Cada povo tem o que merece…
    Infelismente eu sou desse estado,amo alagoas,mas eita povinho pra gostar de sofrer…
    Nem sofrendo aprende…

  • Deivisson Sobral

    É de lamentar a atuação do Governador de Alagoas! Um Governo de faz de contas, que esta mais para Homer Simpson do que um verdadeiro defensor.
    Qual o dever do Estado? Promover o bem estar da populção. É dificil? Sim é muito dificil, mas nesse caso não se ver apenas dificuldade, se ver tambem incopetencia e falta de gerenciamento por parte do maior responsavel pela nossa gente. Lamentavel!!

  • manoel messias de sousa

    violencia se combate com acoes sociais permanentes ou seja policia,acao social,saude,educacao,esporte e lazer,cultura;governador deve ta com vergonha porque nada disto funciona.

  • Carlos Martins

    Acredito neste governo que vem fazendo muito por Alagoas e tirando nosso estado das cinzas que encontrou deixadas pelos seus antecessores, nunca tivemos uma política voltada para a Segurança Pública e hoje apenas estamos colhendo os frutos de gestões anteriores que nunca realizaram nada a favor da segurança estadual, essas bases comunitárias da PM e o Ronda Cidadã são ótimas iniciativas que o Governo adotou a favor de nossa segurança e em breve vai realizar concurso pois temos poucos policiais na ativa das ruas.

  • Luiz Carlos

    Ninguém fala q o governador foi o que mais investiu na policia nos os últimos tempos a população ver e não fala para policia.

  • eduardo

    Mas o que ele vai dizer?!? Que a lei de responsabilidade fiscal não permite gastar; que é o Estado que mais investe em segurança; que está preocupado, mas está trabalhando para melhorar os índices. Enfim, deixe ele calado, para não falar besteira.

  • eduardo

    Aliás, ele tem uma legião de puxa saco para falar por ele.

  • PEDRO JORGE

    O grande problema, caro Ricardo, chama-se POVO!!! A gente coloca os governantes nos palacetes da vida e depois pagamos a conta!! Pode ter certeza que a mesma população que critica o governador, elegerá o mesmo pra senador em 2014!! Pode anotar isso!! Nós pertencemos a uma sociedade mesquinha e individualista…o resultado de nossas atitudes/omissões está na televisão todos os dias…
    A população vai às ruas pedir aumento salarial, “defender” o uso da maconha, manifestação gay, etc. Agora me diga o que se vê sobre manifestação contra a corrupção?!? Das duas uma: ou tem rabo preso ou é comodismo mesmo…AVANTE ALAGOAS…

  • Ismar Porfirio

    Ricardo,

    Meus sinceros respeitos a você, se em sergipe temos o grande messias carvalho aqui temos você.

    Pergunto ao GOVERNADOR?

    – Onde esta o deposito de carro irregulares aprendidos…
    – Onde esta o deposito de motos irrgulares aprendidas…
    – Onde fica o local geral dos veículos que vam a leilão?????

    Rapaz é uma bagunça só, que esta no comando da policia pra ver que os policiais juntos com os elementos do DER fazem o que quer na estradas e ninguém faz nada.

    É demais!!!!!

  • marta lima

    “Alagoas Terra do Marechais”. Hoje dos Usineiros, estamos no regime feudal, o resto é conversa fiada!

  • sofia falk

    não acha que tá muito caladinho Sr Governador, acorda! daqui a pouco vamos ficar refém dentro de nossas casas..ou melhor já estamos quando sentirmos insegurana em sair as ruas. Ninguém aguenta mais, favor dê um rumo ao nosso Estado.

  • Macedo

    A memória do alagoano é falha e não se lembram de como eram as nossas polícias antes das ações positivas que Téo teve que tomar, o governo está tentando amenizar a violência de diversas formas, Ricardo Motta diz que ele é um governador calado, mas que está na luta contra a violência e o tráfico ao contrário de muitos que nunca fizeram nada para a nossa polícia.

  • Sócrates

    Vejo que a Segurança nosso estado está trabalhando para acabar com a situação de miséria que se encontra a segurança, mas essa situação vem é de longe de governos anteriores, as bases da polícia estão trazendo um excelente resultado como também as rondas cidadãs que estão contribuindo com excelência nos resultados de suas ações.

  • Ora ora!

    Ricardo, desta vez você exagerou! Diga o que é que você tem de pessoal contra o governador, porque você CALOU, VOCÊ SIM, CALOU DURANTE TODO O TEMPO DOS DESMANDOS DE LESSA QUANDO OS POLICIAIS NÃO RECEBIAM NEM FARDAMENTOS E TINHAM QUE REMENDAR SUAS FARDAS, a PC comprou armas de uma empresa fantasma que até hoje não recebeu nada e você ficou calado, na época do Lessa até a MERENDA ESCOLAR FOI SURRUPIADA, ele gastou R$ 600 mil EM UMA ESCOLA QUE O TETO DESABOU E QUASE PROVOCA UMA TRAGÉDIA, E VOCÊ NÃO FALA NADA DISSO, na época de Lessa muitas empresas fecharam suas atividades aqui em Alagoas e SÓ O PICOLÉ CAICÓ veio pra cá, Téo em menos de 5 anos trouxe MAIS DE 80 EMPRESAS E GRANDES EMPRREENDIMENTOS COMO UM SHOPPING, 4 HOTÉIS 6 ESTRELAS, UM MEGA SHOPPING CLASSE “AAA”, O CANAL DO SERTÃO JÁ ESTA COM MAIS DE 70 KM PRONTOS, mas na época de Lessa ele inaugurou a A CASA DAS BOMBAS SEM TEM UMA SÓ BOMBA, E VOCÊ CALADO, A AL 101-SUL QUE TAMBÉM É OBRA CONCEBIDA NO GOVERNO LESSA E ELE NUNCA COLOCOU NEM UMA PÁ DE TERRA, TÉO COMEÇOU E JÁ ESTÁ TERMINANDO, TÉO TROUXE O ESTALEIRO EISA, NA GESTÃO DE TÉO A SALGEMA DUPLICOU SUA PLANTA INDUSTRIAL E VOCÊ CALADO, O GOVERNO TÉO LANÇOU DUAS ESTRATÉGIAS DE COMBATE A VIOLÊNCIA, AS BASES COMUNITÁRIAS DE POLÍCIA E AS RONDAS CIDADÃS, TÉO ADQUIRIU MAIS DE 150 AMBULÂNCIAS CIDADÃS E SUBSTITUIU AS PORCARIAS QUE EXISTIAM, ABRIU BASES DA SAMU EM REGIÕES ESPALHADAS E ESTRATEGICAMENTE COBRINDO TODO O ESTADO E VOCÊ CALADO.
    Abre o jogo, vai, você deve ser do time de Lessa, está recebendo para nunca elogiar e criar FACTÓIDES, é isso que você faz muito bem é criticar por criticar.
    ORA! VAI-TE CATAR RICARDO!

  • Ora ora!

    Ricardo, desta vez você foi longe demais! Diga o que é que você tem de pessoal contra o governador, porque você CALOU, VOCÊ SIM, CALOU DURANTE TODO O TEMPO DOS DESMANDOS DE LESSA QUANDO OS POLICIAIS NÃO RECEBIAM NEM FARDAMENTOS E TINHAM QUE REMENDAR SUAS FARDAS, a PC comprou armas de uma empresa fantasma que até hoje não recebeu nada e você ficou calado, na época do Lessa até a MERENDA ESCOLAR FOI SURRUPIADA, ele gastou R$ 600 mil EM UMA ESCOLA QUE O TETO DESABOU E QUASE PROVOCA UMA TRAGÉDIA, E VOCÊ NÃO FALA NADA DISSO, na época de Lessa muitas empresas fecharam suas atividades aqui em Alagoas e SÓ O PICOLÉ CAICÓ veio pra cá, Téo em menos de 5 anos trouxe MAIS DE 80 EMPRESAS E GRANDES EMPRREENDIMENTOS COMO UM SHOPPING, 4 HOTÉIS 6 ESTRELAS, UM MEGA SHOPPING CLASSE “AAA”, O CANAL DO SERTÃO JÁ ESTA COM MAIS DE 70 KM PRONTOS, mas na época de Lessa ele inaugurou a A CASA DAS BOMBAS SEM TEM UMA SÓ BOMBA, E VOCÊ CALADO, A AL 101-SUL QUE TAMBÉM É OBRA CONCEBIDA NO GOVERNO LESSA E ELE NUNCA COLOCOU NEM UMA PÁ DE TERRA, TÉO COMEÇOU E JÁ ESTÁ TERMINANDO, TÉO TROUXE O ESTALEIRO EISA, NA GESTÃO DE TÉO A SALGEMA DUPLICOU SUA PLANTA INDUSTRIAL E VOCÊ CALADO, O GOVERNO TÉO LANÇOU DUAS ESTRATÉGIAS DE COMBATE A VIOLÊNCIA, AS BASES COMUNITÁRIAS DE POLÍCIA E AS RONDAS CIDADÃS, TÉO ADQUIRIU MAIS DE 150 AMBULÂNCIAS CIDADÃS E SUBSTITUIU AS PORCARIAS QUE EXISTIAM, ABRIU BASES DA SAMU EM REGIÕES ESPALHADAS E ESTRATEGICAMENTE COBRINDO TODO O ESTADO E VOCÊ CALADO.
    Abre o jogo, vai, você deve ser do time de Lessa, está recebendo para nunca elogiar e criar FACTÓIDES, é isso que você faz muito bem é criticar por criticar.
    ORA! VAI-TE CATAR RICARDO!

  • Pablo do Carmo

    O Governo está trabalhando para acabar com uma situação que vem de longe e não está dando tréguas à violência que tanto afeta nos afeta, quem quiser já pode até verificar a diferença! O fato de não se pronunciar sobre a segurança só pode ser porque os resultados já são vistos pela sociedade que tem acompanhado as diferenças que estão ocorrendo graças aos projetos da PM.

  • anthony

    Os brasileiro só saem às ruas para pedir a demissão de técnico de futebol!A mídia tem incentivado esse comportamento,até quando eu não sei1 Talvez até quando o povo acordar, e perceber que apenas pão e circo não são suficiente.Se houvesse um terceiro mandato, tenho certeza que o Theo Vilela levaria no primeiro turno.Estamos nessa situação de penúria há muitas décadas,mas as pessoas esquecem!Os futuros candidatos a prefeito de Maceió(com excessão de Heloísa) é uma verdadeira fronta a sociedade maceioense. Tem que vai aproveitar a violencia imperante em Maceió, para tentar se eleger,pois na cabeça dele,e apenas na cebecinha dele, a violencia é “filha” de um baixo efetivo. Com certeza ele nunca leu um livro, muito menos assistiu aula de sociologia. Mas o povão gosta de ser enganado…enaqunto isso o centro de Maceió, se transforma paulatinamente em um FAVELÃO! Gente, faz vergonha andar no centro de Maceió…quanta pobreza…quanto desleixo político…quanta falta de responsabilidade daqueles que deveriam alavancar o progresso da cidade, e quanta falta de vergonha na cara!

  • AIMÃ ALZARE

    O GOVERNADOR NÃO PODE FALAR,ELE VAI FALAR O QUE????????????????????????

  • Pedro

    Alagoas está atrasada pelo menos uns 50 anos no tempo, e vai se atrasar mais com esses políticos que nada fazem pelo seu próprio povo!
    É uma vergonha andar em Maceió, uma cidade jogada às traças, sem segurança, onde ninguém pode andar tranquilo!
    Maceió não se resume a apenas pajuçara, ponta verde e jatiúca, onde há alguns dias o senhor governador passeava após voltar de SP.
    Porque não dá uma volta na orla lagunar para ver a situação em que se encontram as pessoas que alí vivem e não somente lá como também em outras localidades.
    E não adianta instalar bases de segurança em “pontos estratégicos” da cidade, pois sabemos que isso é só para iludir o pobre cidadão que vive preso em sua casa, enquanto vê a violência tomando conta das ruas.
    Já chega! Já Chega! acho que o sehor governador não assiste tv nem escuta rádio ou alguma coisa do tipo,porque a situação fora dopalãcio está caótica.
    Alagoas é a primeira sempre em tudo que há de ruim no brasil seja na educação, segurança, saúde, transporte, empregos.
    Não basta ir muito longe para se ver o quanto Maceió (Alagoas no geral) está atrasada, por exemplo nossos irmãos pernambucanos, aí você diz – Ah! recife é uma metrópole!- certo e porque aracaju está mais desenvolvida do que maceió?! alguém tem coragem de responder? hum?
    Maceió está estagnada, sucateada , atrasada, desde o centro antigo até os seus políticos que parecem ser os mesmos de 90 anos atrás!
    É uma pena que seja assim a realidade alagoana, de dor e de medo.
    Nós não temos sequer uma projeção para os próximos anos do que alagoas pode ser.
    Nem mesmo uma coisa que poderia alavancar o crescimento de alagoas os representantes desta terra não tiveram a honra de organizar que foi o projeto para a copa do mundo do brasil, pois simplesmente não foi entregue o projeto para a cidade.
    Quando é que alagoas vai deixar de ser piada nacional e ser levada à sério por seus próprios filhos?!

  • patrick

    caro ricardo você foi cirurgico em seu comentário

  • Pablo Hernandez

    Surpreende-me esta discussão o sobre a inércia e a omissão do Governador Téo Vilela, pois não se admite que pessoas esclarecidas que acompanham o seu Blog, caro Ricardo, não tenham entendimento suficiente para perceber que a cadeira de Governador do Palácio de Vidro da República dos Palmares sempre esteve ocupada por outra pessoa.Pessoal, acordem! – o nosso governador “oficial” é apenas um fantoche.Esse é o lema, fazer da pior situação a melhor oportunidade.

  • Roberto Campus

    De acordo com esta matéria aqui mesmo no PORTAL http://j.mp/qTeTRQ

    Se “APERTAR”, aparece mais pessoas com GRANA e uma REDE de CONTATOS de FAZER INVEJA aos SOCIALITES de ALAGOAS.

    Não pode ser ALGO de maneira SAZONAL, ate que alguns Territórios TOMADOS pelo Tráfico volta ao seus DONOS ( o POVO q MORA Lá)…

    E sem este MARKETING de ” ASFIXIA” isso não ISOLOU nada… é bom a Corregedoria Vêr os Números destas ações –> ” ASFIXIA” …

    Que estas apreensões continuem…

    Mas eu e vc sabemos q não.. fica o PEDIDO!

  • Luis Flores do Rego

    Parabéns Nobre Jornalista. A sua função segue determinante para a correta formação da opinião pública dos alagoanos de valor. Que o seu alicerce midiático não seja também aleijado por esse desgoverno mesquinho, revanchista e tirano. Demande as suas idéias enquanto não acontece mais uma sombria interdição de comunicação, como tem sido a praxe desse governante agir, apenas contra os seus interesses de politiqueiro.

  • JEFF SILVA

    Caro Ricardo,
    O ato de falar pressupões ter o que falar. No caso do gov. Téo, que ironicamente vem do grego e quer dizer “Deus” O silêncio indica muito mais que a omissão.Indica não ter o que oferecer. Não há plano, não há governo, não há políticas definidas para nada. Espera o gov. que as propagandas modifiquem a realidade, coisa que não acontecerá por mais que os “gênios” do marketing político apostem nessa solução.O gov. é indiferente a dor do seu povo e dos servidores. Protegido e resguardado por seus seguranças, talvez a “cegueira” do governador apenas reflita a sua percepção sobre o seu estado. Quem passou a vida na casa da “Disney” que é brasília, realmente não enxerga a realidade que é a “casa dos horrores” em que se transformou alagoas.

  • JEFF SILVA

    Bem, já que governador não fala mais tem tantos defensores como o cidadão que se denomina ORA ORA. QUE TAL PUBLICAR OS ÍNDICES SOCIAIS DE ALAGOAS. O I.D.H (Índice de Desenvolvimento Humano)Que em alagoas todos, eu disse TODOS!!!piores referenciais do Brasil.SAÚDE, EDUCAÇÃO,SEGURANÇA ETC.como todos os delírios, eles são realmente fantásticos.

  • Paulo Barbosa

    PELO NÚMERO DE COMENTÁRIOS SE MENSURA O INTERESSE DO TEXTO.É BOM QUE O GOVERNADOR PELO MENOS FALE, ANTES DA DOR E DO LUTO NÃO ALANÇAREM NOSSA FAMÍLIAS, INCLUSIVE A DELE.

  • Resposta a “AIMÃ ALZARE”

    “Seu nome não é “AIMÃ ALZARE”. Certamente o seu nome é MAL DE ALZHAIMER, aquele mal do esquecimento e o estágio seu deve estar bem avançado, veja o que o governado tem a dizer: Equipou toda a PM-AL, antes eram armamentos velhos e obsoletos, comprou mais 100 viaturas e equipou com rádio/vídeo comunicação com o QG (tecnologia de ponta), adquiriu coletes a prova de balas, treinou toda a corporação e lançou dois grandes programas estratégicos de combate a violência, são eles: As Bases Comunitárias da Polícia e as Rondas Cidadãs. Mas o bom senso manda comparar: Lessa cuidava muito bem dos seus seguranças, jovens e sarados, vivia na mansão da Praia do Saco jogando baralho dia e noite, noite e dia. Lessa comprou armas italianas que nunca chegaram a Alagoas e o dinheiro também não voltou, a empresa é fantasma, a PM andava com fardamentos rasgados, puídos e remendados/alinhavados, as viaturas velhas e maioria imprestáveis e sucateadas que eram utilizadas para autofagismo, ou seja: as peças que serviam eram retiradas para outras viaturas menos imprestáveis. Ainda hoje tem muitos oficiais com patrimônios acima de sua capacidade fiscal, tudo adquirido com roubo de combustíveis das bombas da PM-AL, e a coisa era tão imoral que acontecia à luz do dia. Por falar nisso, à época eu era Gerente da agência do Banco do Brasil em Boca da Mata e era eu quem dava semanalmente, via recibo, ao delegado da cidade, à época, lembro-me bem, R$ 50,00 para o combustível da viatura e algumas vezes pagava o conserto da mesma, comprei camas e colchões para os policiais além de outras coisas. Porque ninguém nunca falava nada? E ainda hoje não fala? Pois tenho certeza de que todos esses que não reconhecem o crescimento de Alagoas e somente fazem criticar criando FACTÓIDES POLÍTICOS, COMO VOCÊ RICARDO MOTA, é por que todos tem vínculo com Lessa, são de alguma forma comprometidos com todas as falcatruas daquele “FICHA-IMUNDA” que ainda hoje responde a mais de 300 processos por improbidade administrativa e dezenas de outros crimes.

  • Valdeck

    Pior do que o silêncio do governador é a sua omissão ante a violência. É um preceito quase que bíblico do PSDB o desmantelamento do Estado, com o sucateamento da saúde, educação e segurança, porque sob a ótica tucana os 3 pilares são despesa e não receita. Enquanto assim for, a população sofre com os ataques incessantes e impunes dos meliantes elevando o nome de Alagoas ao Estado mais violento do país, até quando?

  • ARTUR

    RICARDO,CONCORDO QUE O GOVERNADOR TEM QUE AGIR E SER MAIS DURO NO TRATO COM MARGINAIS E BANDIDOS MAS, O CRIME DO MILITAR FOI UMA AFRONTA AOS PODERES E A NÓS CIDADÃOS COMUNS. TEMOS A IMPRESSÃO QUE NÃO VALEMOS NADA QUANDO APONTADOS PARA MORRER POR AQUELES ACOSTUMADOS EM PRATICAREM CRIMES E NÃO DA EM NADA. POR SEREM PROTEGIDOS PELOS FRACASSOS DAS LEIS; PELA PROTEÇÃO DA IMUNIDADE SEJA LÁ DO QUE FOR OU PELA CONDIÇÃO FINACEIRA etc. etc.

  • Santos Jr.

    Já diz o ditado, “Cão que late não morde”. O que adianta o Gov. do RJ toda vez vim a público e falar e não tomar nenhuma ação contra isso, ao contrário, o Gov. de AL pode está calado, pois as respostas vêm com ações, projetos, etc. Quem não conhece As Bases Comunitárias que já estão dando resultados, quem não conhece a Ronda Cidadã, nunca mais vi os crimes que vinham acontecendo (sem querer ser demagogo e dizer que está tudo perfeito), mas as coisas estão caminhando e para uma melhor qualidade de vida dos Alagoanos.

  • João Freitas

    Caro Mota, nosso estado nos últimos anos vêm esclarecendo muitos crimes, só esse ano os números mostram que mais de 75% dos crimes foram todos esclarecidos, impressionante não? Agora quando se mata a imprensa e as carniças caem em cima pra falar da policia e do governo, quando são crimes solucionados, ninguém valoriza, é uma situação muito cômoda não… ?

  • marioinacio

    Por favor! Eminente jornalista, cadê meu comentário de ontem sobre o “modelo estátua” do governador? Fico chateado, quando contribuo com esse respeitado blog e, automaticamente, com o povo de nossa terra e, não meu comentário não é publicado, pois você, é um dos raros comunicadores que merecem nossa credibilidade.

  • cibele calixto

    o governador tem sua parcela de culpa , mas a culpa mair é desse ultrapassado codigo penal brasileiro que nao serve pra nada.
    teo não fala sobre a violencia porque nao tem o falar. ele nao tem um plano, para resolver os problemas. alias nao tem porque nao quer ter. nao tem competencia.

  • Carlos Barreto

    Rogo a Deus para que um dia esse Estado tenha um Governador comprometido com o desenvolvimento e o bem-estar das famílias que aqui vivem.O que temos atualmente é um nada, um ser que nada sabe, nada faz e nada vê.Estamos nas mãos desse tipo de gente.Será que um dia viveremos dias melhores?

  • bem informada

    Mas não era de se esperar outra coisa não, ele sempre foi calado, passivo demais para ser um gestor, delega e salve-se quem puder, porém não pode ser assim não, a saúde está pessima, a educação pior ainda, tive observando os onibus que fazem o transporte dos estudantes para as escolas estão caindo os pedaços, governador, politicos em geral vocês gostariam de ver seus filhos naqueles onibus, pensem nisso, pois o mundo dar muitas voltas quem faz mal aos outros retorna para sí. Autoridades em geral vocês podem sim fazer alguma coisa. A bíblia diz QUANTO MAIS AUTORIDADE VC TEM, MAS A OBRIGAÇÃO DE FAZER.

  • jose paulo

    Reclamar pra quê? No primeiro mandato, restou evidenciada sua absoluta falta de trato em gerir o Estado.Daí, se passarama quatro anos, e, na oportunidade para mudar o cenário, o que foi feito pelo povo, concederam-lhe mais quatro anos.Conclusão: caos, violência, incompetência, omissão, abandono do atual Governo do Estado, no qual só se poderá creditar ao POVO.Não dianta reclamar, nas situações mais difíceis, nas quais se exige de um governante uma postura mais firme e enérgica( mas sem violência), o Governador age como o AVESTRUZ, enterra a cabeça embaixo da terra, e espera que os outros esqueçam, é assim que ele age.