Os deputados Rui Palmeira e Judson Cabral conviveram muito bem na Assembleia Legislativa, no último mandato, tiveram as maiores votações para deputado federal e deputado estadual em Maceió, em 2010, e poderão se enfrentar nas eleições para a prefeitura da capital. 

Mas precisam, antes, vencer a resistência interna dos seus partidos. 

Palmeira é do PSDB, para o qual se transferiu em 2009, e seria o candidato natural do tucanato à sucessão de Cícero Almeida, mas já perdeu a primeira batalha interna: não consegui ser escolhido para presidir o Diretório Municipal do PSDB de Maceió, no mês passado – o cargo ficou com o secretário de Infraestrutura, Marco Fireman, que hoje é apontado como potencial candidato à prefeitura pelo grupo palaciano.

O parlamentar emplacou, é verdade, o vice-presidente do mesmo diretório, Virgílio Palmeira, mas lhe falta maior articulação interna entre os tucanos – segundo reclamam alguns palacianos.

Ainda existe a alternativa do PSD, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que foi oferecida ao deputado federal alagoano – mas ele recusou assumir a legenda em Alagoas, pelo menos por enquanto.

Já o deputado estadual Judson Cabral, do PT, enfrenta os principais caciques petistas locais desde a eleição do ano passado – quando foi o estadual mais votado da legenda, inclusive em Maceió.

Ele organiza em Alagoas, agora, o movimento “Mensagem ao Partido”, liderado nacionalmente pelo ministro José Eduardo Cardozo, da Justiça – que deve voltar ao estado até o início do mês de maio.

É talvez, a sua única chance de ser o candidato do PT à Prefeitura de Maceió, em 2012. Líderes partidários locais preferem uma aliança com Rosinha da Adefal, do PT do B e/ou Ronaldo Lessa – se ele puder ser candidato.

Audiência da Justiça Federal põe Ronaldo Lessa e desembargador James Magalhães frente a frente
Comissão do MP - com o Gecoc - vai investigar corrupção e violência em Traipu
  • jonas

    É Ronaldo Lessa, é Ronaldo Lessa, é Ronaldo Lessa, é Ronaldo Lessa… em 2012 é 12.

  • Pestista

    Judson ja foi testado nas urnas para o cargo de Prefeito de Maceió! PERDEU!!! Esta na hora do PT, lançar nomes com reais possibilidades de vitoria! O que o Dep.quer, é apenas MIDIA! Ja CHEGA!!! Como filiado, nao VOTO internamente na indicação de Judson a Prefeito de Maceió, e nao acho que seja o nome do PT a eleições de 2012!

  • Miqueias Laurindo Omena

    Sou fã do Rui Palmeira e acho ele serio e competente para dirigir maceió com seriedade, mas ele nunca será candidato no PSDB. Os tucanos já téem seu candidato. Firemam é o nome. Rui pule urgente para o PSD do Kassabe. Será sua chance unica.
    Leleco.

  • Marcelo Souza

    Vcs estão de sacanagem!!!!!Maceió não é uma enttidade filantrópica para ser administrada por qualquer um(a)………………….Rosinha da Adefal é brincadeira viu.

  • silvio

    Brincadeira porquer?vc é preconceituoso com as entidades filantrópicas,ou com os cadeirantes.vc acha que fazer filantropia é pra qualquer um?alem de amor ao proximo,tem que ser bom administrador pra sobreviver com a pouca ajuda do estado e a falta de sensibilidade de pessoas como vc!

  • Ruslan Queiroz

    O futuro prefeito de Maceió tem que ser o Wilson Júnior que apresenta o plantão alagoas, maceió precisa de pessoas assim, sem vícios e sem vínculos.

  • Thiago

    Rui é um excelente nome, o problema é o “kit” que traz na bagagem, é notório sua vinculação com os usineiros. No governo estadual, as usinas já possue um representante, agora na prefeitura da capital também? NÃO!!!. Recentemente, assisti uma palestra do prof. Sávio de Almeida, onde mesmo citou que os usineiros só não plantaram cana na praia, porque o solo não é viável. Eles querem dominar tudo, é verdade. Portanto, infelizmente, Rui Palmeira tem esse enorme peso contra.

  • Nada de Rosinha,viu?

    Da maneira como está andando a terrinha, qualquer deseja ser prefeito. Tem Judson-não será nem candidato – Rui, que os caras do PSDB já chutaram seu balde, o ex-fazedor de carimbo, o Carimbão e a Rosinha, que os seus seguidores pensam que Maceió está pronta para virar entidade filantrópica, nos moldes da Adefal. A deputada se elegeu na sombra do baixinho falecido. Ela não tem carisma algum para comandar uma cidade como Maceió. Tem ainda o Ronaldo Lessa, postulante que já anda costurando sua candidatura com o PT. Ele é do PDT. De jeito nenhum, não aceitaremos um parente do Ciço. Não tenho preconceito, porém, nada de ROSINHA!

  • Francisco Maranhão

    SERA ELEITO O CANDIDATO QUE TEVE O APOIO DO PREFEITO CICERO ALMEIDA,MACEIO AGORA SIM ESTA CADA VEZ MELHOR,PARABÉNS PREFEITO CICERO ALMEIDA.

  • mauricio

    meu deus, minha nossa quantas beldades, a cidade tá tão bonitinha, tá tudo carimbado,tá tudo carimbado e amém…

  • FERNANDO AMORIM

    Seria a ROSINHA da ADEFAL a TIRIRICA de Alagoas ?

  • FERNANDO AMORIM

    . . . Porque se for, estamos todos ó – TOP-TOP.

  • mauro silva

    Nenhum dos dois tem cacife para chegar ao poder municipal. A eleição de 2012 passa pelos cardeais da política alagoana, Renan, Téo Vilela, Collor, Biu de Lira e Ronaldo Lessa. E por isso envolve o governo estadual e municipal, acredito que o Ronaldo é o mais forte.

  • wal

    Sem dúvida, 2 nomes de “peso”,poucos em alagoas, mais sou muito radical com o meu voto, e adianto logo;para conquistar o meu voto vai depender de suas alianças, ou seja, se juntar com os bandidos de plantão ( políticos.

  • Adriana

    O Sr. Francisco Maranhao nao pode falar pelo povo de Maceio! Nos maceioenses que temos amor a nossa terra e dignidade, diante dos desmandos, corrupçoes no governo Almeida, vamos nos unir para extirparmos da PMM esses almeidistas.
    Fora Cicero Almeida! De todos, o unico que tem moral, competencia, e uma ficha limpa, eh o Rui Palmeira. E vamos nessa Rui!!!

  • Vivo

    Mota, boa noite!

    Rui é bom, tanto que se elegeu Federal quando outros “notórios” ficaram pelo caminho. Meu voto, caso sai a Prefeito é dele.

    O lance é que o o PSDB é uma “legendazinha” … cheia de pessoas empavonadas, que mal olham para seus umbigos e que se acham, aliás, que tem certeza de serem “os caras”.

    Fireman (não conheço pessoalmente) pode ser uma pessoa competente; mas amigo, para ser eleito precisa ser mais que isso. Nas hostes PSDBanas do Palácio dos Palmares, a guerra das vaidades é imensa; com os pensamentos neo-sebralianos tomando conta do pedaço e alguns outros apadrinhados de deputados se achando “os bão”.

    Por isto, pelo PSDB, partido pelo qual sempre nutri uma simpatia imensa, Rui não sai mesmo.

    Judson é de primeira, sem segunda. Excelente parlamentar; nunca teve seu nome vinculado a qualquer que seja a imoralidade. Porém, seu partido tem posições ambíguas (veja-se a posição de Carlos Vacareza sobre o mensalão, dando-o como “página virada e pronto”) e hora aparece como defensor das liberdades, hora surge como defensor do totalitarismo, autoritarismo e outros “ismos”.

    Almeida fez uma boa administração no primeiro período e uma razoável no atual. Detém popularidade, mas se fizerem nova pesquisa, certamente verão seus índices despencarem vertiginosamente. Seu candidato pode herdar votos, mas pode perdê-los também.

    Voltando ao PSDB, sua celeridade na duplicação de APENAS 35KM de rodovia entre Maceió e Barra de São Miguel, nos dão a certeza de que Alagoas crescerá mesmo a partir d0 ano 22.015. Não entendo como 35km podem demorar quase dois mandatos para serem concluídos e até entendo, pelas outras decisões que até hoje não foram sequer cogitadas, quiçás tomadas.

    Lamentável a nossa situação … continuamos sempre à mercê da classe política e ficando na rabeira do desenvolvimento e qualidade de vida …

    Alagoas estrela radiosa …

  • pedro cardoso

    O PREFEITO DE MACEIO SERÁ CARIMBAO E PRONTO , O GOVERNADOR TEM COMPROMISSO COM ELE , AGORA ELE JÁ FALOU , COM A BENÇAO OU NAO DO GOVERNADOR SEREI CANDIDATO A PREFEITO E PRONTO . AGORA , VAMOS PARAR COM ESTA COISA DE ROSINHA DA ADEFAL , ISTO É PIADA .

  • Jorge

    Caro Mota até entendo seu carismas pelo PT, mas os deputados mais voltados em Maceio foram Jeferson Morais e Thaise Guedes,

  • igor

    Thaise Guedes a prefeita mais bonita do Brasil em 2012

  • Robson Luiz Costa de Oliveira

    Seria interessante conhecer a vida pregressa de cada candidato, o que cada um já contribuiu efetivamente para melhorar Maceió. O fato de ter uma boa votação para deputado federal, não quer dizer muita coisa, inclusive quando se compra voto na região do tabuleiro e em alguns municípios.
    Pessoal, consiência.

  • E os números falam a verdade.

    Os possíveis candidatos do PSDB ao governo de Maceió. RUI PALMEIRA teve 118.363 votos em Alagoas, o que representa 8,36% do eleitorado. Em 2º lugar pelo PSDB vem Alexandre Toledo, teve 67.372 votos em Alagoas, com 4,76% do eleitorado e o atual presidente do PSDB Marco Fireman não teve votos sendo uma incógnita, está mais para suicídio político do PSDB sua candidatura, do que ganhar eleição de prefeito, não tem lógica.
    Em Maceió, RUI PALMEIRA teve 69.037 votos, o que representa 17,56% do eleitorado, em 2º lugar vem Alexandre Toledo com 7.322 votos, o que representa 1,86% do eleitorado e o presidente do PSDB Marco Fireman com zero voto, nunca foi candidato, o que é uma temeridade nessa altura política, é substimar os 118.363 votos do jovem político RUI PALMEIRA, mais os 67.037 votos de Alexandre Toledo, sendo o RUI a nova esperança do povo alagoano.
    o RUI é o candidato natural não só dos seus eleitores, mas do povo de Maceió, pela sua simplicidade, educação, humildade e a maior virtude, pelo respeito aos pobres, nos que tange a CIDADANIA, como Educação, Saúde, Segurança, Emprego e Renda.
    P/Arabutan.

  • João Paulo

    SE O RUI NÃO SAIR CANDIDATO POR MACEIÓ PELO PSDB, É UMA PROVA QUE O POVO DESSE PARTIDO SEMPRE SERÁ BUROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO. QUEREM FAZER COM O FIREMAN IGUALZINHO QUANDO TENTARAM EMPURRAR A JUREMA RUIM DE VOTO PARA GENTE DE MACEIÓ. SAI FORA DESSE PARTIDINHO RUI. ESSE PARTIDO É SEMPRE SERÁ DE ELITE.

  • Diógenes Paes

    O Partidão (P.C.B), nessa face de reorganização interna, terá uma grande penetração na intectualidade, trabalhadores da construção civil, comerciários e sindicatos pelegos ligados a CUT, principalmente o SINTEAL, que fez o Pacto da Educação e prejudicou a categorias dos professores que há quatro anos que não recebem um centavo de aumento, política neoliberal se confrontando (PT + sopa de letrinhas X PSDB. Esperem para ver, estaremos no fronte contra os candadatos neoliberais e entreguista do patrimônio nacional. Viva Jayme Miranda, Rubens Colaçao, Antônio Omena, Otávio Brandão, Nice da Silveira e tantos outros alagoanos comunista que lutaram e lutam por uma Alagoas mais igualitária e solidária. Rumo ao Socialismo. Não é mole acabar com o Partidão.

  • SERVIDOR PUBLICO MUNICIPAL

    CARO RICARDO MOTA MAIS UMA VEZ VENHO INCOMODAR A VOCE PEDINDO QUE EU UTILISE ESTE PARA DAR UMA OPINIAO EM UMA MATERIA VINCULADA NESTE TUDONAHORA QUE NAO DA DISPONIBILIDADE AO POVO DA SUA OPINIAO , TEM UMA MATERIA FALANDO DO PSF EM ALAGOAS, O QUE ESTA FALTANDO E CORAGEM DOS GESTORES POR EM PRATICA ESTE SERVIÇO PORQUE ELE ACABA PELA RAIZ OS PROBLEMAS DA SAUDE LA NA BAZE , PARA QUE A POPULAÇAO NAO VENHA SUPERLOTAR O HGE , VEJA AQUI EM MACEIO A COBERTURA DO PSF CONTINUA A MESMA DOS GOVERNOS ANTERIORES , COBERTURA DE 27% , ENQUANTO ARACAJU E CAMPINA GRANDE E DE 100% E FUNCIONA PLENAMENTE , NAO FALTA MEDICAÇAO E MATERIAL DE P´ROCEDIMENTOS E REQUIZIÇOES , AQUI E O CONTRARIO , QUANDO SE QUER FASR BEM SE FAZ

  • Ruslan Queiroz

    Ha um HOMÔNIMO AQUI! que postou usando meu NOME, porem meu jeito de digitar é diferente!
    Bem, como tdo no MUNDO sempre de Deixa uma RASTRO DIGITAL…

  • Arnobio

    Pelo amor de Deus Wilson Junior?minha nossa vai conhecer a peca pra tu ver…melhor deixar quieto…hj as duas unicas pessoas que merecem um chance sao Jeferson morais ou oscar de melo que hj mostram na mesma simplicidade e honrando seus principios….

  • AMIGO DE MACEIÓ

    QUERIDO MOTA ACHO QUE UMA DAS MELHORES OPÇÕES PARA NOSSA CIDADE SERIA O NOME DO DEP.ESTADUAL MAIS VOTADO EM MACEIÓ, JEFERSON MORAIS
    ACHO QUE SERIA A MELHOR ESCOLHA HOJE EM DIA.

  • Mauricio

    Gente observe que hoje uma das poucos nomes que temos e jeferson morais. rui palmeira tb seria um bom nome mais meu candidato sempre sera Jeferson, amo a pessoa e o politco…

  • Ruslan Queiroz

    Agora minha Opinião.
    .
    Como RUI ta fora do páreo, vejo Jeferson Morais com REAIS CHANCES de chegar a Prefeitura pra consertar as CABEÇAS do CIÇO AL-MEDO.
    .
    .
    Ruslan R. Queiroz – O verdadeiro
    Consultor em Segurança de TI

    Homônimo, vc esqueceu um detalhe, mas NAO te DIREI o blog pajucara.com ja sabe qual é.

  • Lucas Vinicios

    Ronaldo lessa, Ah meu deus….Acho que hoje pra ficar no lugar do melhor prefeito do brasil o nome mais forte seria o do Dep. Jeferson Morais. Um Dep atuante e que luta dia a dia por a gente. E conhece mais do que ninguem os problemas de nossa maceio. Jeferson Morais o nosso Prefeito!

  • voto nele sim

    ASSIM VAI ASSIM VAI COM TANTA COMPETENCIA O MELHOR É JEFERSON MORAIS!!!