Segundo os dados do Instituto Médico Legal, os homicídios em Alagoas caíram nos últimos três meses – de setembro a novembro. Mas não temos absolutamente nada a comemorar. 

Mesmo considerando apenas a primeira semana do mês de dezembro, 2010 já é um ano mais violento do que foi 2009. A nossa tragédia cotidiana apresenta números intoleráveis, e que devem nos envergonhar, nos mobilizar para ação, além mesmo da atuação policial. 

Até hoje pela manhã, já haviam sido registrados 2.063 homicídios, em 2010, contra 1982 contabilizados no ano passado – e ainda nem fechamos a primeira semana do mês de dezembro. 

Há, sim, uma tendência de queda verificada a partir de setembro, mas não é suficiente para que acreditemos que a realidade será menos cruel, em 211.

Veja os números do IML, mês a mês, referentes a 2009 e 2010:

2009      2010       

Jan   – 160   –  195   

Fev  – 148   – 186

Mar –  151   – 199

Abr  –  158   – 203

Mai  –  150  – 197

Jun  – 145  – 186

Jul  – 158  – 168 

Ago – 146 –  175

Set  –  173 –  163 

Out  – 181 –  175

Nov – 211 – 194

Dez  – 201 – 22

Ou seja: ainda não fechamos o ano e 81 pessoas a mais foram vítimas de homicídio em Alagoas, na comparação com 2009.

O que houve nos últimos três meses que justificasse a queda de homicídios no estado? Com a mudança do comando da PM (assumiu o coronel Dário César), há, sim, uma presença mais ostensiva dos militares no trabalho diário, principalmente em Maceió, onde acontece o maior número de mortes. 

A queda, entretanto, ainda é muito tímida e dá apenas a dimensão do que pode ser efetivamente o trabalho das polícias, se acontecerem os investimentos necessários – notadamente em pessoal.  

Levando-se em conta – assim mostra o noticiário de cada dia – que os jovens são as principais vítimas e algozes dessa violência, o tamanho da tarefa que o governo tem pela frente é gigantesco.

É claro que a sociedade há também de agir, inclusive pressionando os governos a tomarem como prioridade, principalmente, a prevenção. O que significa não apenas mais polícia nas ruas.

A meninada precisa enxergar a existência de uma outra forma de vida, que não aquela que lhe oferecemos hoje.

Taturana, 3 anos: Luna lamenta lentidão da Justiça
Justiça e fatalidade mudam perfil da futura Assembleia
  • ANDRÉ SILVA

    ACORDA TÉO. DÁRIO CESAR É A SOLUÇÃO NA DEFESA SOCIAL. CHEGA DOS ESTRANGEIROS QUE CAEM DE PARÁQUEDAS EM ALAGOAS E NÃO RESOLVEM NADA. TAÍ A RESPOSTA DO TRABALHO SÉRIO NA PMAL. SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER.O QUE FALTA NA SEGURANÇA PÚBLICA É GESTÃO DOS POUCOS RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS QUE EXISTEM.

  • nolasco neto

    Nínguem fala quando a PM começa a fazer ações positivas, como esta da redução dos homícidios. Parabéns Ricardo pela sua isenção. Ainda é tímida a redução, mas pelo menos temos uma resposta do aparelho de segurança estatal. Esse Coronel Dario Cesar, provou que a prata da casa também mostra resultados, é só ter vontade de trabalhar e manter a PM na linha. Governador abra olho para quem o senhor vai convidar para sua equipe no segundo governo. Aprenda com os erros. dario Cesar é uma boa opção para a Defesa Social, a gente de bem de Alagoas agradece.

  • revoltado

    quanta hipocrisia, “os forasteiros” estão no comando da secretaria apenas há 4 anos, antes disso só passou delegado e coronel alagoano e nunca resolveram problema nenhum, pelo contrario, deixaram um estrago do tamanho que ai está, ai quando chega alguém de fora para moralizar vem esses hipócritas dizendo que o pessoal de casa vai resolver, se iluda não meu filho.

  • eu sei fazer conta

    Caro Ricardo!!! ou eu não sei fazer conta ou a sua matemática esta errada,se somarmos os meses de junho(186),julho(168) e agosto(175) teremos um total de 529 homicídios e quando somamos os três últimos meses,setembro(163), outubro(175) e novembro(194),teremos um total de 532 homicídios.Então, eu não consigo enxergar essa queda muito menos associá-la ao novo comando,acredito que as policias estão de certa forma desmotivadas pela ausência de reajustes e políticas motivação ao servidor da segurança,os efetivos já estão com idade avançada,mais de 80% da tropa da PM tem mais de 20 anos de serviço(e olhe que é um serviço de alto risco e com escalas abusivas de 264 horas mensais,enquanto o servidor público civil,trabalha no máximo 160 horas mensais).Enfim,muita coisa tem que mudar urgentemente para que esse quadro se modifique,e não somente um comando da PMAL,vamos começar a motivar os servidores públicos da segurança,com carga horária e reajustes salariais respeitados,que ai sim vamos ter uma policia estimulada e poderemos cobrar os resultados desejados.

    Resposta

    Papajatoba (que assina “eu sei fazer conta”):

    A comparação é clara com os mesmos meses do ano anterior.
    Ou há, para você, ainda alguma dúvida?

    Saudações democráticas,

    Ricardo Mota

  • SANTOS

    SEGURANÇA PUBLICA SE FAZ COM RESPEITO AO PM QUE ESTÁ DIUTURNAMENTE NAS RUAS COMBATENDO A CRIMINALIDADE, RESPEITANDO A JORNADA DE TRABALHO, PAGANDO BONS SALARIOS E RESPEITANDO AS DATAS CORRETAS DAS SUAS PROMOÇOES.

  • Daniel Monte

    Eu me envergonho pelo estado de alagoas por toda a realidade que vivemos e ainda tem gente que diz que o nosso estado esta melhorando, baixando o indice de criminalidade sabemos que não está acontecendo isto não sei da parte de quem diz se é iluzionista que eu acho que não, ou um inocente que eu também acho que não é. O nosso vai vai mais investir em nada mais com recursos próprio porquw está é a ultima gestão dele como gorvenador e ele vai juntar o nosso dinheiro do cofre publico para sair candidato ao senado na prixima eleição que ele não investiu antes vai investir agora.
    “Agora faço-lhes a pergunta do assunto da queda do indice”
    MUDOU O QUE PARA BAIXAR ISSO. OS BANDIDOS E ASSASSINOS FICARAM BONZINHOS OU O GOVERNO DO ESTADO FEZ ALGO QUE NINGUÉ VÊ PARA SEGURANÇA PUBLICA?

  • Daniel Monte

    Eu me envergonho pelo estado de alagoas por toda a realidade que vivemos e ainda tem gente que diz que o nosso estado esta melhorando, baixando o indice de criminalidade sabemos que não está acontecendo isto não sei da parte de quem diz se é iluzionista que eu acho que não, ou um inocente que eu também acho que não é. O nosso governo não vai mais investir em nada mais com recursos próprio porque ésta é a ultima gestão dele como gorvenador e ele vai juntar o nosso dinheiro do cofre publico para sair candidato ao senado na proxima eleição, e ele não investiu antes vai investir agora.
    “Agora faço-lhes a pergunta do assunto da queda do indice”
    MUDOU O QUE PARA BAIXAR ISSO. OS BANDIDOS E ASSASSINOS FICARAM BONZINHOS OU O GOVERNO DO ESTADO FEZ ALGO QUE NINGUÉM VÊ PARA SEGURANÇA PUBLICA?

  • Hércules

    Eu não quero saber se o gato é alagoano ou de outro Estado. Eu quero é que o gato mate os ratos. E de preferência os ratos de colarinho branco e carro oficial, que fazem mais mal do que os miseráveis moradores de rua.

    *

    Aliás, parece que depois do primeiro turno diminuiu o número de moradores de rua assassinados [sempre covardemente] e os homicídios em geral. Há alguma relação entre uma coisa e outra?

  • Hércules

    “Eu quero é que o gato mate os ratos.” “Matar” aqui é no sentido de prender e submeter ao processo judicial, é óbvio. Inclusive aqueles ratos que matam, no sentido literal da palavra.

  • observador

    SE O GOVERNO TEO NÃO DESPERTAR PARA UMA AÇÃO EMERGENCIAL NA ÁREA DE SEGURANÇA, CONVOCANDO AS CUPULAS DAS POLICIAIS E A SEDS PARA UMA DISCUSSÃO MACRO SOBRE O PROBLEMA, E DA SURGIR UM PLANO EMERGENCIAL DE SEGURANÇA, PELO MENOS PARA A CAPITAL, A TENDENCA SERÁ O AUMENTO DA VIOLENCIA.É PRECISO O GOVERNO DISPONIBILIZAR VERBA SISTEMÁTICA PARA EXECUÇÃO DE TAL PLANO, INCLUSIVE COM A IMPLANTAÇÃO DE VANTAGENS PARA OS POLICIAIS, COMO ADICIONAL NOTURNO, HORA EXTRA, PREMIAÇÃO POR APREENSÃO DE ARMAS, BEM COMO A OCUPAÇÃO DE ÁREAS MAIS VIOLENTAS COM A PRESENÇA POLICIAL, SERVIÇOS COMUNITÁRIOS E OUTROS ÓRGÃOS ENVOLVIDOS. TB O FECHAMENTO DAS SAIDAS DE MACEIO, O MONITORAMENTO POR CAMERAS, O POLICIAMENTO COM DUPLAS MOTORIZADAS E INVESTIMENTO MAIOR NA ÁREA DE INTELIGENCIA DA POLICIA CIVIL. COLOCAR A POLICIA ESTRATEGICAMENTE COLOCADA NAS RUAS, SUFOCANDO O TRAFICO DE DROGAS, VAI SE COMBATER SIMULTANEAMENTE OS HOMICIDOS, ROUBO DE CARROS E OUTROS TIPOS DE DELITOS. ACORDA GOVERNADOR E PONHA EM EXECUÇÃO UM PLANO ESTADUAL EMERGENCIAL NA SEGURANÇA, POIS NÃO PODEMOS ESPERAR SOMENTE POR BRASILIA. ENQUANTO NÃ HOUVER CONCURSO PUBLICO, TEM QUE SE TRABALHAR COM O PESSOAL EXISTENTE.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE. OLHA AQUI. TEM UNS DOUTORES AÍ, PSICÓLOGOS, ME PARECE, DIZENDO QUE A COISA DEVE COMEÇAR EM CASA. ATÉ JÁ SE DISCUTIU EM PROGRAMA DE TV ESSE NEGÓCIO DA TAL LEI DA PALMADA. QUE DIZ NÃO SE DEVE NEM OLHAR COM MAIS FÔRÇA PRÁ CRIANÇA. AÍ O CARINHA CRESCE ACHANDO QUE É DONO DO MUNDO. E DÁ NO QUE DÁ.PEQUENOS MARGINAIS, ASSASSINOS, TRAFICANTES, O DIABO. QUE MATAM E MORREM. EU TAMBÉM ACHO QUE DEVE COMEÇAR EM CASA. A MAIORIA DOS QUE FORAM PRO INFERNO, NÃO ERAM JOVENS? E NÃO ESTAVAM ENVOLVIDOS COM DROGAS ? E MORRERAM EM CASA ? DURANTE O DIA ? NÃO ! MORRERAM NAS RUAS E NAS MADRUGADAS. CONSUMINDO OU TRAFICANDO DROGAS. TUDO ISSO COMEÇA EM CASA.

  • Roberto dos Santos

    Meu Deus, só falta agora dizer que o Dário César é o salvador da pátria!!! Melhoria para o policial que é bom nada, mas cobrar que ele trabalhe sem condições é muito fácil!

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Será que a bandidagem entrou de férias nos últimos três meses? Só pode!! Nada foi feito para que se tenha a referida queda de índice.

  • jose

    RICARDO MOTA GOSTARIA QUE VOCÊ TAMBÉM NOTICIASSE A FALTA DE REIVINDICAÇÃO POR PARTE DO CORONEL DÁRIO CÉSAR DOS 7% RESIDUAIS, AS 5 DATAS-BASES, O PAGAMENTO INTEGRAL DE QUINQUÊNIO E A CARGA HORÁRIO DESUMANA.

    FALTA TAMBÉM EXPLICAR O CRESCENTE NÚMEROS DE HOMICÍDIOS DE MORADORES DE RUAS QUE JÁ ULÇTRAPASSAM A MARCA DE 13%.

  • Dawys

    É Teo,É Teo,É Teo,É Teo,É Teo,É Teo,É Teo,É Teo,É Teo,É Teo,É Teo,É Teo,É Teo,É Teo,É Teo,É Teo,É Teo,É Teo,É Teo,É Teo,É Teo quem imbenar em Alagoas vota no 45!!!!
    Eu acho é tome!!!

  • carlos silva

    Falácias não ajudarão no processo de reordenamento da paz em Alagoas…precisamos sim entender a violência que acomete nosso Estado…e não adianta dizer que a culpa é do narcotráfico ou coisa que o valha,pois só teríamos certeza dos motivos com os competentes inquéritos instaurados e, por falar nisto, deveríamos ter 2063 deles…será que temos? a verdade é que chega de auto promoções,de lançamentos de cartilhas e de brincar de engenheiro com as obras prontas de outros, precisamos de seriedade e competencia e, acima de tudo, de gerentes probos e humildes…raridade!

  • Almeida

    O que falta é deixar de ter reuniões, sem sequer alguem levar algum projeto, ai a reunião vira uma bagunça e sempre sai medidas que não mudam nada. e também esse Governador ouvir realmente quem entende de segurança , não uns meninos que só pensam em sair na TV.e outra tem que ter um jeito de animar as tropas da PC e PM, pois nunca ninguem viu a tropa tão desanimada e desinteressada, pois ganha um dos piores salários do país. Não adianta também Téo continuar se escondendo e não fala em segurança já fazem 4 anos. O governo tem que dá a cara a tapa como o governador do Rio , o fez. acorda Alagoas.

  • Almeida

    continuação. exemplos tão pertinho da gente existe, Sergipe possui a melhor policia do País, Porque valoriza-se o policial e se investe de verdade na segurança. Exemplo: todos os policiais possuem arma que o Governo deu.Só em Aracaju tem 9 blitz em torno da cidade, em Maceio existem 3 e nunca param ninguem, as delegacias são super aconchegantes e tem comodidade tanto para quem procura quanto para o polcial, as viaturas da Policia Civil são na maioria descaracteriza, pois carro de policia não precisa fazer propaganda de gov erno. tudo isso e muito mais, a diferença é muito grande. E em outros estados vizinhos com Pernambuco e Paraiba, já começou seus projetos, e aqui em alagoas nada funciona, NÃO EXISTE PROJETO DE SEGURANÇA PÚBLICA E PARA OS FUNCIONARIOS DE SEGURANÇA PÚBLICA, É UMA VERDADEIRA BAGUNÇA E DESRGANIZAÇÃO JAMIS VISTA EM ALAGOAS.

  • Jorge

    Porque não divulgaram isso durante as eleições hein!

  • Delegacia de Homicídios

    Caríssimo Ricardo Motta, basta olhar o funcionamento da Delegacia de Homicídios: Equipe de apenas 18 policiais civis(incluindo o chefe de operações), um escrivão e uma delegada; três computadores(um para o escrivão, outro para a delegada e outro para os 18 policiais utilizarem nas investigações); três automovéis, dois descaracterizados e uma viatura caracterizada; o prédio é um caso a parte, um PM Box reformado que não mede mais que 35 metros quadrados, não há garagem,não há estrutura física para acomodar os policiais, quanto mais a população que procura a delegacia. Os agentes são abnegados, pois trabalham nos dias de folga,inclusive de férias, sem receberem nada a mais por isto;é comum utilizar-se do próprio aparelho celular para fazer ligações de interesse da delegacia já que não há acesso na mesma e também de máquinas fotográficas já que a fornecida pela PC é de qualidade inferior nas particulares. Enquanto não ouvirem o policial que vive e respira o crime, que está nas ruas e sente a dificuldade de resolvê-los(não falo portanto do Sindpol),só valorizarem o Delegado e tratarem a segurança pública desta maneira os índices de homicídios não terão uma queda efetiva.

  • Oliveira

    Segurança pública nãose faz com pessoal, completamente desistimulado sendo perseguindo quando reclama das pessimas condições de trabalho e dos baixos salários, sem pagamentos de extras entre outrosdireito, segurança pública éinvestimento, para seter uma ideia a forçatarefa que esta em Alagoas, um agente recebe em média R$ 11.000,00 (onze mil de diárias) 45 dias é justissimo,o que não é justo e o Salário do Policial Local e se reclama vai po tronco, At équando teo Vilela, seramanipuladoosnumeros daviolência em Alagoas, atequando se dara aumento apenas a delegados, R$ 10.000,00(dez mil) em inicio de Carreira, Alem de hora-extra, não assinar ponto, em caso de diretores ter carro a disposição, Leptop para uso exclusivo, Gasolina e celular pago com o dinheiro público. Enquanto isso as delegacias não precisa comentar basta ir auma e veras, Essa é Policia do teo Vilela, Existe bons exemplos sim de sergipe, mas ele prefere segui os maus exemplos, custa menos e para enganar o Povo é so manipular os números da Violência, Fechar Deplans e persegui Policiais que reclamen.