O desembargador Pedro Augusto Mendonça manteve a indisponibilidade e o sequestro dos bens do diretor do Bradesco, Renan Mascarenhas. Ele é acusado pelo Ministério Público Estadual de intermediar a "negociata" com os deputados estaduais indiciados na Operação Taturana. Traduzindo: teria sido ele "quem estimulou" a realização dos empréstimos fraudulentos feitos pelos deputados e pagos com dinheiro público.

O desembargador negou o pedido de suspensão da liminar concedida pelo juiz Gustavo Lima determinando a indisponibilidade dos bens de Mascarenhas, que integra a direção nacional do Bradesco. Obviamente, tem em sua defesa um dos mais caros escritórios de advocacia do país. Sabe-se: os bancos pagam as melhores bancas. Mas, por enquanto, não deu certo para eles.

 Discrição

E está sendo tratada com a devida cautela a ameaça ao juiz Gustavo Lima, com origem no grupo que desviou dinheiro público na Assembleia. É verdade, a ameaça não foi feita a ele diretamente, mas foi a ele transmitida por outro magistrado (que quer se manter anônimo.) Todas as medidas de segurança devem ser asseguradas ao juiz – ele representa nesta causa a indignada população de Alagoas.

 "Seguranças"

Enquanto isso, o Conselho Estadual de Segurança Pública decidiu abrir Processo Administrativo para apurar a  atuação de policiais militares como "seguranças" de autoridades – ou ex – sem a autorização do colegiado. É um abuso que se mantém, apesar da posição contrária do comando a corporação. Segundo consta, pelo menos nove policiais acompanham o deputado afastado Antônio Albuquerque. Mas ele não seria o único beneficiado pela "proteção" indevida paga com o dinheiro público.

 Desembargadora?

Já começou a disputa pela nova vaga de desembargador do Tribunal de Justiça, a ser aberta com a aposentadoria do ex-presidente José Fernandes de Holanda Ferreira. E o TJ pode ter mais uma magistrada no seu pleno. Na disputa, hoje,  Catarina Ramalho, Ana Florinda e Graça Gurgel. A escolha será feita por "merecimento", segundo a sequência legal.

Marxismo caeté 

O prefeito de Coruripe, Marx Beltrão, quer transformar o município na Maragogi do litoral Sul. Com empreendimentos turísticos ousados em andamento reclama, e com razão, da falta de mão de obra qualificada para atender ao setor. A escola profissionalizante construída no município há dois anos continua fechada – faltam professores e funcionários.

José Carlos Lira, presidente da Federação das Indústria topa assumir a empreitada, através do Senai. Mas ontem, o governador Teotônio Vilela concordou com as críticas do prefeito Marx Beltrão e prometeu providências. O problema é o ritmo para as ações.

 Foi ele

O governador, na sua passagem por Coruripe, ontem, voltou a criticar seu antecessor, Ronaldo Lessa, que teria deixado instalado o caos na administração pública estadual. Foram dois anos – disse Vilela – para arrumar a casa. E prometeu mais ações daqui pra frente.

Borges de Téo 

Mas nem tudo é discórdia entre Lessa e  Vilela. O atual inquilino do Palácio República dos Palmares, parece, ganhou mesmo a sua Fátima Borges – metaforicamente, claro. Assim com a ex-secretária de Lessa, José Américo, assessor palaciano, comanda a claque, orienta o governador nas solenidades, faz as vezes de guarda de trânsito para facilitar a passagem do chefe e ainda leva Vilela…hum…a pagar mico, como a bicicletada no Distrito Industrial.

 Olha o mico!

Ontem, ele queria que o governador colocasse um tijolo simbólico nas construção das mais de 200 casas lá em Coruripe. Vilela não topou. O homem é criativo e especializado em imagem. 

Olavo e Aldo

O deputado  Olavo Calheiros votou mesmo em Aldo Rebelo para a presidência da Câmara Federal. Foi o único voto alagoano que o viçosense Rebelo conquistou. Os dois sãs contemporâneos na luta política contra a ditadura em Alagoas. Depois, foi cada um para o seu lado. O deputado do PC do B de São Paulo tem  a companhia mais frequente de outro Calheiros: Renildo – também comunista -, ex-deputado federal e atual prefeito de Olinda, cidade onde "mora" o carnaval.

Guerra santa

Nem a santa padroeira do Pilar conseguiu unir as facções em guerra política no município. Na procissão do último domingo foi um empurra-empurra que sobrou até para o pároco local. Valéria Canuto, mulher do deputado Carlos Alberto Canuto, cercou o andor e não deixou ninguém chegar perto. Não há sinal de paz por lá.

 Remédio para Rubim

O governador Teotônio Vilela Filho tem nas mãos a receita para a rápida recuperação dó secretário de Defesa Social Paulo Rubim, internado de urgência esta semana para tratamento de saúde. Para começar, a realização concurso público na Polícia Civil, e a contratação de novos policiais militares. Não seria tudo, mas como dose inicial do remédio daria um alento ao estressado Rubim.

Burrocracia 

Ainda no ano passado, o secretário de Defesa Social se mostrou extremamente irritado por conta das dificuldades que enfrentava para libertar R$ 10 mil – dinheiro que precisava com urgência para uma ação policial. A "burrocracia" consome a saúde de qualquer um que queira trabalhar sério. 

Quentinha

Na Secretaria Municipal de Saúde a turma ainda protesta horrores por conta de "quentinhas"  distribuidas numa atividade da pasta (para os funcionários.) Era do tipo "véspera do cemitério."

O Supermestre e a canção
José Costa: "Albuqerque é quem manda no procurador da Assembléia"
  • WALTER

    Os Bancos são os maiores patrocinadores da televisão Brasileira, principalmente dos tele-jornais, com isso nada se fala na imprensa sobre este diretor BANDIDO,e do BRADESCO, que se tornou a ´´LAVANDERIA´´ dos taturanas. Até na Imprensa o dinheiro fala mais auto.

  • Otávio Montes Jr

    O assessor de Téo Vilela, Américo, nâo é o mesmo que tirou o programa de Edécio Lopes do ar? O mesmo que foi nomeado para o IZP e nunca aparecia para trabalhar?O mesmo que fez a mal fadada campanha de Jurema à Prefeitura de maceió? É eleeeeeeeeeeee, é?

  • sheyla

    RICARDO,O GOVERNADOR INSTAUROU UMA COMISSÃO PRA DISCUTIR A CAMPANHA SALARIAL DOS MILITARES,MAS O RESTO DOS SERVIDORES?SAÚDE,EDUCAÇÃO,AGRICULTURA…VAI FICAR NO SILÊNCIO.

  • senned

    Cara sheyla!concordo q todas as categorias de trabalhadores têm q ser valorizadas.Contudo,os respectivos sindicatos deve brigar por melhorias,concorda? UM ABRAÇO DO AMIGO.

  • Carol

    Ricardo, boa lembrança da internauta “sheyla”. Quero ver quando o governador vai mandar cumprir o inciso X do art. 37 da CF/88, que diz que a revisão salarial dos servidores publicos deve ser anual, geral, na mesma data e no mesmo índice.

  • Adriana Collor

    O Marketeiro pode ser odiado, Mas o Tóe tem melhorado muito o seu contato com o povo. Vai Américo Borges!!!

  • Adalberto Lages

    Se o cara erra eu não sei. Só sei que o Téo tá todo dia na mídia e bem na foto.

  • Vera Rocha

    O governador vivia apagado cheio de assessor(a) fajuto. Aí o cara chega e coloca o homem para viajar, visitar e inaugurar obra e, é claro, começa a incomodar aos parasitas. Téo tá na crista da onda e todo mundo duvidava.

  • Prof Yuri Brandão

    Ricardo, Falo isto de coração aberto e com consciência cristalina: todos devem assistir ao Ponto Crítico em que você fala da provável ameaça ao juiz Gustavo Lima. Assisti só agora há pouco e me reafirmei que suas palavras são tão corajosas quanto necessárias, como sempre, aliás.

  • MSS

    EU NÃO CONSIGO ENTENDER PORQUE O DIRETOR DO BRADESCO VAI TER SEUS BENS INDISPONIBILIZADOS! ÊLE SÓ EMPRESTOU O DINHEIRO… POIS NÃO É PRA ISSO QUE DIRETORES E GERENTES DE BANCOS SÃO PAGOS? E QUAL VAI SER A PUNIÇÃO PRA QUEM DE FATO ESTAR COM O DINHEIRO? “ME AJUDA AI”!!!!

  • maria

    caro jornalista,acabei de ler uma noticia no tudo na hora:o procurador do trabalho colocou que o prefeito de maceió pode responder por improbidade,por manter professores sem concurso.O procurador esqueceu do concurso da saúde,desde 17/01/2008 e nada do prefeito nomea os aprovados.

  • claudia

    Hoje na audiência na procuradoria do trabalho ficou a impressão que na saúde está tudo solucionado,como?O prefeito nomeou pela última vez em 17/01/2008;criou 450 vagas pra nomea os que entraram pelas oscips;Procurador quem fez o concurso da saúde vai ficar a vê navios.

  • tania

    O GOVERNADOR E O PREFEITO NADA DE DEFINIR OS AUMENTOS SALARIAIS DOS SERVIDORES.MINHA MÃE É SERVIDORA ESTADUAL FAZ 2 ANOS QUE NÃO SABE QUE É AUMENTO E EU ANO PASSADO NA PREFEITURA UM AUMENTO VERGONHOSO.AGORA PARA CONCEDER AUMENTOS A ELES E SEUS AUXILIARES SÃO GENEROSOS.

  • noemia

    RICARDO DIGA OS HOMENS DA LEI QUE DEIXE OS TATURANAS ASSUMIREM OUTRA VEZ SO TENHO DO DOS SUPLENTES TANTA GENTE DE BEM MAIS VAI FAZER O QUE A JUSTIÇA E A POLICIA FEDERAL TRABALHA JUNTAS E NÃO DA EM NADA NEM GABIRU NEM TATURANA NEM COMPRA DE VOTOS ELES SO QUEREM APARECE NA MIDIA E NADA FAZ

  • servidor

    a respeito do aumento do prefeito está na pagina da UOL. ´Dê uma olhada é interessante os argumentos utilizados. è incrível como eles tem justificativa para tudo. A de finanças disse que o prefeito está a 4 anos sem aumento? http://noticias.uol.com.br/politica/2009/02/07/ult5773u550.jhtm

  • Carlos Nepumoceno chaves

    07/02/2009 – 07h30 Salário de prefeito de Maceió tem reajuste de mais de 80% Carlos Madeiro Especial para o UOL Notícias Em Maceió (AL)

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    “Seguranças” – O Comandante Geral da PMAL, ao longo de sua vida profissional, passou a maior parte do tempo em assessoria de autoridades civis, e hoje tem posição contrária? Me perdoe, mas só se for para inglês ver. O cara é ridículo!

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    “REMÉDIO PARA RUBIM” – O Governador Teotônio Vilela, lerdo para a tomada de decisões táticas e estratégicas, ao invés de dar remédio para o egocêntrico e despreparado Sr Rubim, poderia dar o remédio para a população alagoana, exonerando o Secretário da SEDS.

  • paulo

    O super salário do Prefeito de maceió esta sendo muito comentado na mídia Nacional,por que em alagoas ninguém comenta,por que será? O prefeito ganha mais que o Governador e ninguém comenta nada!será que será?

  • marcelo

    É um absurdo sem precedentes que o Sr. Antonio Albuquerque ainda disponha de seguranças do efetivo de nossa Polícia Militar, pagos com o nosso suado dinheiro, quando nós não temos direito nem a um militar em nosso quarteirão.

  • Adriana Collor

    Pois tá que tá essa crista da onda…

  • carlos mauiricio

    Caro Ricardo- Seja bem vindo, após merecidas ferias. Você faz falta ao povo alagoano,PRINCIPALMENTE no jornal da tv. Por que será que A.A anda com 10 seguranças? De que e de quem ele anda com medo?

  • jose heliton vasconcelos

    A burocracia no serviço público não existe na hora que o politico rouba, desvia, malversa. Aí é tudo muito ágil ! Aqueles que são vítimas da “burocracia pública” precisa pedir umas aulinhas aos larápios.

  • Farias

    Salário do Prefeito aumenta, mas os classificados em concurso com validade é u Ó! vejam as listas de contratados por OSCIPS na Saúde,Educação e A. Social? agora vejam qtos nomeados efetivos? quem tá por trás das OSCIPS heim MPF, CGU e PF e MP/AL e MPT/AL, e o din-din pra onde vai?

  • Alagoas em se plantando tudo dá!

    “Remédio para Rubim” – Por que ele adoeceu? A bandidagem aumentando e o comandante Sena quer reduzir o efetivo PM, não mostra interesse em chamar a reserva técnica, nem no aumento salarial e ainda cospe no prato que comeu! Será que Sena vive neste Estado? Sena, vá embora que eu choro.

  • CAROL

    Ricardo realmente houve isso na procissão de Pilar, eles não respeitam nem nossa senhora,são uns verdadeiros MAL EDUCADOS e ja deviam ter aceitado a derrota…uma coisa ridicula que existe coisa que ninguem nunca viu antes…ATE QUANDO?

  • Maurício Medeiros

    Ricardo, o projeto de reestruturação do DEIC ém nosso Estado é bom, pois já é uma realidade em muitos Estados. Porém ele está equivocado quando tenta incorporá o NIRCO – Núcleo de Investigação e Repressão a Climinalidade Organizada, dentro desse projeto, o NIRCO deve ser independente.