Resumo do Doze e Dez Notícias
          

O Conselho Nacional de Justiça deve fazer uma inspeção no Judiciário alagoano. O pedido vai ser apresentado à corregedoria do CNJ pelo conselheiro Altino Pedrozo, representante da Justiça do Trabalho no colegiado.

Ele é o relator do processo em que a OAB pede a mudança de horário do Fórum de Maceió, inslatado hoje forma improvisada. A Ordem quer que a Justiça funcione em tempo integral, até que se resolva o problema das acomodações das Varas instaladas na capital.

O conselheiro Altino Pedrozo recebeu, em Brasília, o presidente da OAB, Omar Coelho de Mello. Depois de ouvir o relato sobre a situação do Fórum de Maceió, ele considerou necessária a inspeção do CNJ – o que vai ser decidido ainda pela Corregedoria.

De quem é a culpa?

Até agora não apareceu um só responsável pela obra "podre" que resultou no prédio do Fórum. Imprestável, talvez seja a palavra mais exata. Só que é preciso, até por zelo ao dinheiro público apontar e cobrar de quem fez o que não devia – um prédio que parece estar de desmanchando a cada dia.

Reprovadas

A partir da próxima semana, além de passar a cobras os novos valores para CNHs, o Detran vai realizar um estudo para estabelecer um ranking dos Centros de Formação de Condutores. Para saber quem mais consegue aprovar seus alunos – e o inverso também é verdadeiro.

Os números da reprovação nos exames para motoristas, este ano, são considerados muito altos pela direção do Detran – 45% foram reprovados entre os que tentaram obter a CNH pela primeira vez.

O ranking, que será divulgado ao público, deve estimular as auto escolas a fornecer um serviço de melhor qualidade aos seus clientes.

Soprobem, a novela

Ficou para a próxima terça-feira a reunião entre os servidores do Soprobem e a secretária de Ação Social do Estado, Solange Jurema. A crise na ONG já atingiu o limite máximo – e o que restou funcionando está em situação precária. O procurador da Justiça do Trabalho, Rafael Gazzaneo, deve participar do encontro, que busca uma solução para o caos instalado do Soprobem desde que a instituição se tornou uma ONG, no governo Lessa- Abílio. A partir de então, o deputado Jota Cavalcante passou a ter o controle sobre o Soprobem.

Só com os funcionários – que ainda apostam na retomada dos serviços – a dívida chega a R$ 800 mil.O deputado pode ser acionado na Justiça do Trabalho para que seja responsabilizado pelo débito.

Olha a navalha aí,  gente!

Zuleido Gautama Veras, da Operação Navalha, está de novo em Maceió. Ele desembarcou ontem no Aeroporto Zumbi dos Palmares, vindo de Brasília – como, aliás, o faz com alguma freqüência. Dizem, vem em busca de consultores que possuem MBA, coisa "rara" nos grandes centro do país.

O soldado e o juiz

O comando da PM expulsou ontem, oficialmente, dos seus quadros, o soldado Ronaldo Barbosa dos Santos. Condenado a 52 anos de prisão, por conta da chacina da Praça Arnon de Mello, no fim da década de 1990, ele fazia a segurança – até ser preso – do juiz federal Rubens Canuto Neto. Uma história confusa e até hoje não bem explicada.

Quem pariu Mateus…

Também ontem foi aberta uma sindicância contra o Coronel Lucena, que esta semana denunciou à OAB supostas irregularidades praticadas pelo comando da corporação.

O problema, segundo o boletim interno da PM, diz respeito à cobrança feita por um empresário que teria vendido combustível ao oficial, quando este era presidente das Assomal (Associação dos Oficiais Militares). Vendeu e não recebeu o pagamento – esta é a acusação.

MP e os laudoas da PF

Desde ontem à noite o delegado Janderlyer Gomes disponilizou ao Ministério Público Estadual toda a documentação e o relatório final da Operação Taturana. 

Os promotores podem analisar, agora, os laudos específicos dos deputados Paulão, Marcos Barbosa, Temóteo Correia, Cláudia Brandão e George Clemente. Terão fundamentos  para decidir se pedem ou não o afastamento dos cinco, que continuam no exercício do mandato. Mais ainda: há um laudo específico para o prefeito de Maceió, Cícero Almeida, réu confesso no caso. Além da parte que trata das relações do desembargador James Magalhães com o ex-deputado Cícero Amélio.

Procura-se …

….,desesperadamente,  um partido que se disponha a assinar o pedido de cassação dos deputados indiciados na Taturana. Serve até sigla de aluguel. O serviço disponível está na Casa de Tavares Bastos. O pagamento é generoso: a eterna gratidão dos alagoanos.

Albuqerque deve processar José Maria Tenório que o chamou de "bandido". Ou não?
Depois de reunião na Assembém, Detran define novo valor para CNH a partir de segunda
  • v silva

    Já está passando da hora do CNJ fazer uma grande auditoria no judiciario alagoano, pois do jeito que está não pode continuar.Quase nada funciona. Juizados fecham para reformas;juizes saem de ferias e o substituto nao dá andamento aos trabalhos.Os processos se acumulam e o povo….ó

  • aranda

    Pelo menos temos PSTU E PSOL, q se diz isento de toda e qualquer bamdalheira, é só convidalos para fazer qualquer representação, NÃO SÃO OS MELHORES DO PAÍS, E COM BANDEIRA DE MORALIZAÇÃO, TEM REMEDIO PARA TUDO, a hora é essa deles contribuirem.

  • ascom

    Heloísa Helena por favor agarre esta oportunidade. Os alagoanos agradecem.

  • adalgisa guerra

    Eu não entendi por que até agora o CNJ não tomou essa atitude.

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    O Comandante da PMAL é muito fraco. Caramba!!! Nunca vi alguém realizar mudanças seguindo o caminho errado. E isto ao mesmo tempo em que Governador anda pela Argentina e o Secretário da SEDS pela Europa. Sofra Alagoas e PMAL. Sofra cidadão alagoano.

  • Pontes

    O partido tem que ter representatividade na Casa Legislativa… Ai onde esta o problema!

  • FURÃO DE BANCO

    ATENÇÃO GERENTES DO BANCO DO BRASIL DE MARECHAL PILAR RIO LARGO BARRA DE SÃO MIGUEL QUE DÃO 300REAIS AO 8°BATALHÃO CADA O MINISTERIO PUBLICO EO DELEGADO BARENCO ESTAR DE OLHO EM VOCÊS PORQUE A PREFEITURA DE MESSIAS DA 3000REAIS PRA FAZER UMA ESCOTA DE MURICI A MESSIAS ESSE BOMFIM VAI EM RICA

  • Antonio

    RICARDO, E O INQUÉRITO QUE INVESTIGAVA O SUMIÇO DE 1 MILHÃO DO TJ, FEITO POR UM FUNCIONÁRIO QUE SE DIZIA EVANGÉLICO? DIZIAM QUE IRIA ESPIRRAR EM UM DESEMBARGADOR E ABAFARAM O CASO. CADÊ O DINHEIRO DO FÓRUM???

  • Monica Silva

    CNJ fiscalize construção do FORUM as negociações feitas entre desembargador e juiz nos cartório,mandados de seguranças parados, só julgam quando tem interesse entre eles.Façam uma fiscalização séria no PODER JUDICIÁRIO.Não aguentamos mais.

  • Miguel Santos

    Auditoria é pouco pra o PODER JUDICIARIO.Magistrados NOSSA SENHORA tem piedade deles,a maioria todos”inocentes”.CNJ investigue de um por um.Vejam as mansões,carros importados,fazendas,casa de praia,e por aí vai.CORRAM já está em tempo CNJ.

  • joao peixoto

    Seria muito interessante afastar todos os deputados e esquecer do Prefeito, ou será que por ser do executivo fica perdoado pelas roubalheiras?

  • Marcos Paredes

    Não é ironia. O “dono” da Gautama veio à Maceió para contratar advogados criminalistas e é uma verdade, observe: no caso Isabela, a DEFESA contratou o Sanguinneti, que em seu laudo quase levou seus constituítes a responderem por mais um crime, atentado violento ao pudor.

  • Marcos Paredes

    Ricardo, você deve está lembrado da Prof. Marilu Gusmão, da cadeira de Antropologia Cultural não é? Pois bem, observando algumas opinões no seu Blog, a nossa querida marilú já dizia que o brasileiro não está acostumado com a democracia. É por isto que nasce os péssimos políticos.

  • Marcos Paredes

    Continuando, a suplência está sedimentada na ordem jurídica e ela existe para devolver, ao “status quo ante”, o exercício, no caso em tela, da atividade parlamentar e quando o suplente se utiliza para suas vinditas pessoais, descaracteriza de forma brutal seu mister.

  • Marcos Paredes

    Ainda, na minha indigência jurídica, não saberia como defender os indiciados, contudo creio que alguns Deputados suplentes, não leram ou não sabem ler, que tudo está ligado ao espírito da Lei. Deveriam ter ao lado, a CF/88 e Montesquieu (o espirito das Leis).

  • marcos paredes

    Parabens ao Pref. Cícero Almeida,é raro que um político da sua envergadora seja Réu Confesso, pois não obstaculizou a plena eficácia da aplicação da lei penal. Votei no Judson, porém não deixo de admirá-lo na busca da verdade. V.Exa. merece êncomios.

  • Cidadão Indignado

    KKKKKKK!O CNJ AUDITAR O JUDICIÁRIO ALAGOANO? FAZ-ME RIR, POIS NÃO FICARIA PEDRA SOBRE PEDRA, POIS O EXPEDIENTE DOS “INCANSÁVEIS” MAGISTRADOS É BEM DIFERENTE DOS DEMAIS MORTAIS, ISSO QDO APARECEM. ALÉM DE OTRAS COISITAS MAS. PODRE PODER ALAGOANO QUE NÃO DIFERE DA ASSEMBLÉIA EM NADA.

  • aranda

    O CNJ vai auditar quando sairmos em passeata pelas ruas da cidade, para mostrar aos nossos flhos (AS) q nada disto poderá destruir o futuro deles, uma passeata para isto não para ir em busca de HOLOFOTES com politicos a tira-colo, eu falo as familias, temos q nos preocupar desda já.