Não há nada de novo na história, mas ela pode ajudar a entender um pouco mais sobre o atual estágio de evolução da espécie conhecida como Homo Politicus. O palco: a histórica cidade de Marechal Deodoro. Os personagens: Euclides Mello, suplente de senador; Cristiano Mateus, deputado federal; Renan Calheiros, senador e dono do PMDB de Alagoas.
                            

                                 1º Ato

                           Euclides Melo conta que, em março do ano passado, Calheiros esteve na sede da Organização Arnon de Mello e propôs ao ex-presidente Collor lançarem, juntos, um candidato à prefeitura de Marechal Deodoro, quarto ICMS do Estado( o dobro de Arapiraca)."Quem, O Euclides?", teria indagado o senador ambiental do PTB. Calheiros:"Claro, o Euclides". Ambos teriam se cumprimentado efusivamente por mais esta aliança política – e ambos já fizeram (e farão?) tantas dobradinhas quanto necessárias (tudo depende do movimento da maré  e da lua cheia- ou será lua preta?).

                             Passados alguns meses, pós-escândalo do Senado, quando Calheiros perdeu anéis e parte dos dedos, Euclides voltou a cobrar:" Renan, o nosso compromisso está mantido, lá em Marechal"?, perguntou o candidato a prefeito, segundo narrativa do próprio.Ao que Calheiros teria confirmado: "Claro, vamos à luta".(O suplente de senador explicou-me que não seria ético fazer tal questionamento quando Calheiros estava pela bola sete. Deixou que fechassem a caçapa).                       

                                     2º Ato

                            O jovem deputado Cristiano Mateus, que é dono de uma estonteante trajetória na política alagoana, passando de vereador a deputado federal em dois anos, migrou para o PMDB, saindo do…do…( Isso importa, mesmo?) Foi recebido com tapete vermelho e tratamento de amigo de infância. Sonho de Mateus: ser candidato a prefeito. De Marechal, garantiu a este blogueiro. E mais e mais se dedicou ao território dominado por Danilo Dâmaso desde a Idade Média( considerando os métodos modernos de gestão implementados nos arredores da Praia do Francês).

                            Após informação postada neste blog, de que Calheiros recebeu Euclides em casa (no apartamento dele, no Edifício Tartana – não confundir), Mateus também visitou o senador, e foi direto:" Seu candidato em Marechal Deodoro?". Calheiros teria lido a pesquisa que o parlamentar neopeemedebista apresentou, sobre intenções de votos à sucessão damasiana e, firme, enfatizou:"Eu só posso apoiar um candidato do meu partido: você".

                                  
                           3º Ato (inconcluso)
                       
                           Hoje, Cristiano e Euclides dormem com a convicção de que serão candidatos a prefeito da histórica e arruinada Marechal Deodoro, com a bênção do ex-presidente do Senado. O que acontecerá até outubro? Nem os oráculos mais experientes da vida política alagoana saberão responder. Uma única certeza, porém, há: o vencedor terá sido aquele cujo nome  Calheiros guarda no coração.

                            (Nada de final trágico, hem?)

                           PS: Qualquer semelhança com personagens da vida real terá sido mera coincidência(!?!?).    
                           

 (Baixa o pano)     

 

Coronel Rubão assina aposentadoria do irmão
17ª Vara Criminal muda composição para analisar denúncia contra João Beltrão
  • matuto doido

    ENQUANTO OS POLITICOS SE REUNEM E FAZEM ACORDOS POLÍTICOS PARA LANÇAREM CANDIDATOS,O POVO DEVERIA PENSAR BEM SE VALE APENA COLOCAR ESSES PROFICIONAIS POLÍTICOS NO PODER. VAMOS RENOVAR,POLÍTICOS DE PRIMEIRO MANDATO SEM PARENTESCO NA POLÍTICA É O IDEAL. HEREDITARIEDADE SÓ NA FAMÍLIA.

  • agasol

    Renan calheiros pertence a classe dos políticos mutantes.A única ideologia q ele defende é a CHEGADA AO PODER.Como ele mesmo filosofou: a política é como o movimento maré, só q nela ele bóia como um tronco podre.

  • INDIGNADO

    SERÁ QUE SE A ELEIÇÃO FOSSE NA MESMA ÉPOCA O CRISTIANA DEIXARIA A CAMARA FEDEAL PARA SE CANDIDATAR, POR AMOR A VELHA MARECHAL? PERDI MEU VOTO, VC E FARINHA DO MESMO SACO. VOTO NUNCA MAIS!

  • Ronaldo Lima

    Princípios ?! Que princípios ?! A única defesa que conhecemos em Alagoas é o de interesse. E Que interesse é esse ? Público ?! Que nada. Coletivo ?! Muito menos. E a vida continua, não é verdade ?! Então: Salve-se quem puder. Quem viver verá !

  • Alberto Saldanha

    Ora,meu caro Ricardo. A opinião emitida pelo senador, na antiga Tribuna de Alagoas, em 05/04/2005, resume de que lado ele estará:”Sou consequência das circunstâncias, não sou a causa delas. É a circunstância que me coloca ao lado do governo”.Portanto, ao lado do vencedor.

  • Bel

    Como você dividio esta história em atos poderia ser comparada a uma peça teatral, mas esta mais para aquelas historietas de circo, só que nesse caso ninguêm sabe se os palhaços somos nós “eleitores de terceira” ou eles pólíticos de quinta categoria. Êta cambada de cabra safado!!

  • Boa Memória

    Quem viver verá… e quem ja viveu algum tempo nessa vida certamente lembrará do episódio ocorrido aqui em Alagoas qdo Renan dormiu governador (apoiado por Collor) e acordou derrotado por Geraldo Bilhões (tamb apoiado por Collor)

  • silva II

    Tudo pra roubar mais e mais, graças a Deus que a PF tá de olho “neLLes “.

  • Boa Memória 2 A Missão

    Será q Renan Guardou o mesmo veneno aplicado por Collor para devolve-lo em outra oportunidade??? na politica (principalmente de Alagoas) tudo é possivel…ate cobra se juntar a jacaré.

  • Paulo Pasquale

    kkkkkkkkkkkk Excelente análise desse teatro de marionetes calheiristas. Danilo “Damage” (estrago, em inglês) q se cuide, pq com aquele coração fraco dele… sei não.

  • Marcus Romulo

    RENAN, CRHISTIANO,EUCLIDES, COLLOR,DANILO DÂMASO. QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESTES? NENHUMA,EVIDENTE. TODOS IGUAIS E É O QUE TEMOS PARA DICIDIR A VIDA DE MARECHAL DEODORO, QUE MAIS UMA VEZ SAIRÁ PERDENDO. QUE FUTURO NOS ESPERA COM ESSA TURMA?

  • alexandre rangel

    Na verdade não importa muito qual dos dois receberá o apoio do senhor Calheiros, já que apoiado e apoiante, não merecem a menor consideração por parte de nenhum cidadão alagoano que se preze. É óbvio que nenhum deles fará nada para melhorar a triste situação da ex-capital das Alagoas.

  • PEDRO PASSOS

    Coitada de Marechal Deodoro, já não basta os que tem, ainda chega mais estes dois. Que Deus tenha pena de Marechal Deodoro

  • Aloísio

    ELES SÃO COMO O OUTRO: “AMAM ALAGOAS”

  • moradora da barra nova

    se o que nos espera, a nós moradores da barra nova, é ter que escolher entre essas duas criaturas…vou pedir ao mar que leve o que restou, com certeza sofreremos menos e ainda teremos o consolo de dizer que perdemos tudo para a Natureza.

  • tan

    Se o povo de marechal ainda tiver vergonha na cara é claro que não vai eleger indicados ou apoiados de Renan ou Collor, nem muito menos indicados do Prefeito Gabirú de merenda. Se houver 02 candidatos e nenhum presta , NÃO SE VOTA em nenhum dos dois.

  • Célio

    Taí, o triunvirato do inferno! Renan,CoLLor e Danilo, Dá até música… “Vamos embora pra Marechal…se eleger assumir, depois roubar”…

  • jeanilton ladislau

    que Deus nos livre dessas pragas nao basta a que ja temos,devemos e criar vergonha na cara

  • sergio

    Marechal é mesmo azarada. Alguem pergunta: Porque Marechal não segue os passos de Penedo no turismo, limpeza, beleza e arquitetura? a resposta é simples: governantes diferentes. Veja os de Marechal… Veja os de Penedo: Médicos, gerentes da Paisa e até usineiros. Dá certo.

  • Manoel Moura

    Novas figuras surgem no cenário político prometendo renovar o ambiente. Mas logo se deslumbram com o poder e as mordomias por ele oferecidos e, em um piscar de olhos, passam a adotar, descaradamente, as velhas fórmulas de que estamos cansados de ver. Só nos resta lamentar e votar em conteúdo.

  • Manoel Moura

    O povo continua votando na imagem que o candidato quer passar. Leiam o passado deles e o que veremos? Nada feito pelo povo. Zero de proposta. E a massa se ilude com os apertos de mão, as belas fotos, ou com a cesta básica. E depois? Tchau, povo, vou embarcar na nau dos privilegiados.

  • Maraísa Lima

    Cristiano Mateus, quem diria, hein??? Perdi o meu voto, votando em vc que não sabe aonde fica, nem o que quer da vida…Com meu voto vc não se elege mais nuncaaaaaaaaaaaaaaaa!

  • DINHO FERRER

    Por falar em edfício TARTANA,o presidente vitalício da assenbléia ( Casa de Tavares Bastos) hoje casa da Mãe Joana,não mora lá num é? Ô k gota esse nome lhe perssegue “MAMO ALAGOAS” Ops!!! confundí tudo… FOI MAL!!!

  • Helmiro de Almeida

    Amigo Ricardo Mota: outro dia você falou que o carro Pajero virou símbolo do poder em Alagoas. Estás enganado! Outro dia, numa reunião política em Massagüeira, com a participação do sr. Cristiano Mateus, ví um “jeep” norte-americano Hummer, caríssimo! Olho neles, Polícia Federal!

  • João Neto

    Isso é tudo oportunismo e interesse apenas em sugar a farta arrecadação de Marechal que, se fosse administrada com honestidade, seria um brinco, cidade histórica-modelo.

  • Diógenes Alves Paes

    Como será as alianças do PMDB e PT, já que o palácio do planalto blindou o senador Renan Calheiros até o último momento, será que alguns muncipios com uma receita gorda de FPM, ICMS e outros, a ex. do número de miséraveis para dá um bom rendimento do Bolsa Familia! É a mira deles?

  • Jorge Fernandes Lima

    Ricardo, quero escrever apeans: PARABENS DR. SAPUCAIA

  • Arapiraquense confiante na justiça

    Um dia ia se dar um basta em todos esses malandros que denigren a imagem da nossa bela ALAGOAS. É preciso, agora, que seja devolvido ao povo alagoano todo o dinheiro roubado dos cofres publicos. Parabens DOUTOR ANTONIO SAPUCAIA.

  • noemia medeiros

    ricardo como ficou os gabirus que continua roendo queijo e vão roer depois da reeleição a policia federal gastou nosso dindi suado e terminou em pizza