Se o Brasil fosse tão solidário quanto se anuncia nas redes sociais, não viveríamos a nossa permanente tragédia da pobreza, da miséria, da desigualdade social.

É grande a quantidade de comentários, sempre agredindo alguém, mas em defesa dos “pobres que precisam trabalhar para comprar o pão”, que chegam diariamente a este blog, tendo o destino que merecem.

O que identifica esses comentários?

Eles estão sempre associados ao desdém com a pandemia, ao negacionismo que persiste em uma parcela da sociedade brasileira (25%? 30%), coincidindo com o discurso oficial do Palácio do Planalto.

(“Coronavírus é coisa pra homem!”)

Volto a repetir: esses brasileiros que não têm condições objetivas de permanecer em casa porque precisam buscar o pão de cada dia – uma realidade tão nossa – devem ser amparados materialmente e com urgência pelo Estado.

Quanto aos solidários e empáticos de ocasião, que eles manifestem o seu repúdio a quem debocha da morte de milhares de brasileiros, aos que lhe negam a sua manifestação sincera de dor e fraternidade.

Que lutem, os altruístas e indignados de agora, com o mesmo empenho para corrigir as distorções históricas que criaram tantas desigualdades quando a pandemia chegar.

Pátria é isso.

Nélson Teich já se tornou um ex-ministro em atividade
A reunião pornô do Planalto e o exemplo de Graciliano Ramos
  • Há Lagoas

    A verdadeira solidariedade é feita no anonimato, sem alarde, nem holofotes. É apenas entre você e o seu próximo.
    “É uma das mais belas compensações da vida o fato de que nenhum homem pode ajudar sinceramente outro sem ajudar a si mesmo” Ralph Waldo Emerson (1803-1882)

    • Cesar

      Se ajudar mostrando já não é caridade e sim promoção. Infelizmente é o que se mais ver o ser humano fazer que é ir atrás de holofote.

  • Mário

    Falar em solidariedade onde o tecido social está esgarçado soa como uma utopia. Os talentosos João Bosco e Aldir Blanc (in memoriam)
    compuseram “De Frente pro Crime”, que retrata muito bem o comportamento de boa parte da população.
    ‘Tá lá o corpo estendido no chão
    Em vez de rosto, uma foto de um gol
    Em vez de reza, uma praga de alguém
    E um silêncio servindo de amém
    O bar mais perto depressa lotou
    Malandro junto com trabalhador
    Um homem subiu na mesa do bar
    E fez discurso pra vereador
    Veio o camelô vender
    Anel, cordão, perfume barato
    Baiana pra fazer
    Pastel e um bom churrasco de gato
    Quatro horas da manhã
    Baixou o santo na porta bandeira
    E a moçada resolveu
    Parar, e então…”.
    Uma triste realidade.

  • Carlos

    Onde exite uma guerra política a vida é apenas um dos viés para manipulação dos interesses espúrios pelo poder. O coronavirus x políticos = muitas mortes. Olha o roubo dos recursos pra combater o coronavirus, está sendo desdenhado pela esquerda e a direita, que estão fazendo a política do poder.Centenas de respiradores sem chegar apesar de pagos a preço de diamantes e os que chagam não funciona e redes sociais do quanto pior melhor nada de indignados. Estamos a Deus dará. Cadê um que procure se isolar e muita higienização .

  • Antonio Moreira

    Alunos da rede Estadual – AL – Faz alguns dias, trabalhei através do WhatsApp para ajudar o responsável do aluno fazer o cadastramento para receber R$ 50,00 (por aluno).

    Era comum o pessoal se complicar para informar o CPF do responsável…

    Um ou outro responsável me pergunta quando vai sair o dinheiro, realmente não sei.

    Fico imaginando a dificuldade de muita gente para se cadastrar na esperança de receber R$ 600,00 do governo federal.

    A televisão mostra todo dia, empresas e até bancos doando muitos recursos financeiros para hospitais e outras instituições no sentido de diminuir sofrimento de tantos brasileiros.

    Enquanto isso o homem da gripezinha vive gerando problema diariamente atrapalhando a vida do brasileiro. Como pode uma coisa dessas!!! Isso é coisa de inimigo!!!

    Olha aí mais uma contribuição para quem diz que (“Coronavírus é coisa pra homem!”):

    Jornal das Dez – G. News

    Instagram classifica como fake news mensagem compartilhada por Bolsonaro
    Postagem era sobre as mortes causadas por doenças respiratórias no Ceará, entre elas, o novo coronavírus.
    https://g1.globo.com/busca/?q=instagram+bolsonaro

  • Pedro

    Gostaria de saber como que as pessoas que desviam dinheiro se sentem com essas e outras mortes que acontecem ao longo do tempo…Como não sou um especialista eu apostaria em nada. Não sentem nada!Concordo com o Há lagoas.