Quem transita na Avenida Fernandes Lima, e é meu caso, está convidado a observar o comportamento de motoristas e motociclistas, nos últimos dias, depois que os pardais foram cassados.

Seguramente, a decisão judicial – tecnicamente elogiada – não foi para isso, mas o problema é essa coisa mais democrática que existe no Brasil: a nossa falta de educação no trânsito.

A faixa azul, que seria exclusiva de ônibus, táxis e outros veículos de atendimento ao público, foi “aberta” para todos os que querem nela transitar.

Há de se dizer: o problema somos nós.

É verdade.

Mas o que precisa ser feito para que respeitemos a lei?

Os agentes de trânsito precisam agir e mostrar o quanto são necessários.

MDB faz pesquisa para detectar impacto da candidatura de Rodrigo Cunha
Assista aqui depoimentos prestados à PF na Operação Sururugate da Assembleia
  • SãJÃO aLLagoano 2018: rela COXINHAS suadas cUm louras geladas – MorTânDeLLa$!

    Pois, Caro RICARDO, … qual a parte + SENSÍVEL do serUmano?
    > AGENTES de trânsito precisam agir […] são necessários
    – Há de se dizer: o problema somos NÓS. [dispensáveis irre$ponçávei$]
    – É VERDADE. [R Mota acima]
    De carro e de MOTO hay IMPUNIDADE e cêra n’óiças entupidas à LENDA da fragilidade da condição do seRumano.
    A parte + SENSÍVEL da semvergonhice CANALHA são duas: os bor$o!

  • observador

    REALMENTE OS AGENTES DE TRÂNSITO PRECISAM AGIR, OU SEJA JÁ DEVERIAM ESTAR AGINDO. A SMTT TEM QUE APLICAR RIGOROSA FISCALIZAÇÃO NA FERNANDES LIMA, PRINCIPALMENTE, PELO FATO DA EXISTÊNCIA DA FAIXA AZUL. QUANDO PLANEJARAM INSTALAR A FAIXA AZUL NAQUELA ÁREA, DEVERIAM, PREVIAMENTE JÁ ESTAREM COM UMA ESTRATÉGIA DE FISCALIZAÇÃO MOTORIZADA PERMANENTE, ALÉM DE UM MONITORAMENTO GLOBAL DA AVENIDA POR CÂMERAS, O QUE RESULTARIA EM FLAGRAR OS MOTORISTAS DESOBEDIENTES E, CONSEQUENTEMENTE APLICAR-LHES MULTA. CONTUDO, NADA DISSO EXISTIU, POIS OS PREJUDICADOS SÃO OS MOTORISTAS QUE ANDAM CERTINHO E SE VEEM FICANDO PARA TRÁS NAS LONGAS FILAS, ENQUANTO QUE OS INFRATORES DAS LEIS DE TRÂNSITO PASSAM AO NOSSO LADO, PRATICAMENTE ZOMBANDO DAS NOSSAS CARAS DE IDIOTAS.

  • Luis

    Já comentei em outro momento que os pardais não é exclusivo para auferir a velocidade. Serve para detectar os imprudentes que avançam os semáforos, usam a faixa azul, ultrapassagem indevidas, avanço na faixa de pedestre e outras irregularidades. Infelizmente o nobre juiz só observou o detalhe da velocidade. Quem não se lembra do garoto que foi atropelado na faixa de pedestre na Fernandes Lima e veio a falecer. Com todo respeito a decisão do nobre juiz, que foi provocado não sei se pelo MPE outro órgão tenho a impressão que esta decisão infeliz tem causa política e/ou que alguns que se acham importantes foram pegos pelos pardais e não aceitaram mexer no bolso. Agora só irá aumentar o desrespeito no trânsito. Que o meritíssimo juiz tente reavaliar a sua decisão e que Deus nos proteja.

  • Luiz Antônio

    É pouco trabalho pra muito agente… os agentes de trânsito são funcionários públicos muito bem remunerados, com uma carga horária de trabalho privilegiada e o desrespeito à faixa azul é exceção, então que os mesmos façam jus ao salário alertando aos distraídos e notificando os insistentes na infração, agente de trânsito não é pago pra bater papo com o colega ou ficar olhando o movimento, é pago pra fiscalizar, orientar e se for o caso notificar!

    • Policial Honesto

      Orientar? Muito bem pagos??? Em que país você vive meu amigo?

      Os pardais são tão necessários quanto os agentes. Você deve ter sido mais um apressadinh multado por eles.

      Vai em qualquer outra capital do Brasil e veja se os pardais são tão expostos quanto os daqui eram?

      Vai pra Brasília, por exemplo, e seja multado pela sinalização de câmeras….

      Alagoano reclama demais!

  • JEu

    Como já o disse uma vez: brasileiro, em geral, e o alagoano, em particular, não gostam de seguir normas e leis… o que gostam mesmo é de carnaval, futebol e anarquia… aliás, não são nem contra nem a favor das leis… desde que não se apliquem aos mesmos, individualmente… só serve para os outros…!!! eis aí o que somos realmente: um povo de bárbaros… nunca deixamos de “andar na selva”… e, ao que tudo indica, caminhamos a passos largos para o caos e a desordem… e logo que tenhamos o direito de ter uma arma, aí o próximo passo será a auto-destruição… antes disso, creio, logo, logo, vamos ver começar brigas de trânsito com lutas físicas e, até mesmo, mortes…!!! é só esperar para ver… por isso volto a dizer: “valeu seu juiz”…!!!

  • JEu

    Complementando: um dia conheci alguém que dizia: o território brasileiro é muito bonito e muito bom mesmo de se viver… agora, os “inquilinos” que Jesus colocou para o ocupar é que estraga tudo…

  • Lucio

    O comportamento daquele rapaz nas redes sociais comemorando a decisão judicial vai de encontro ao seu texto. A lamentar que muitas pessoas pensem exatamente como ele, ou seja, há uma preferência do nosso povo pela ausência de regramento aos comportamentos sociais.

  • Dona de casa sem orgulho

    Para mim, Ricardo Mota, todas essas decisões contrárias a atuação do prefeito Rui Palmeira e de seus coordenadores nada mais é que jogada política. Tudo o que puderem fazer para prejudicá-lo como Administrador Público do município, vão fazer, simples assim!
    Prefeito Rui Palmeira, o senhor fez o melhor. Problema de quem não quer reconhecer. Deus lhe abençoe!

  • Mendonça Porto

    Urge reservar faixa exclusiva para motocicletas, haja vista vidas ceifadas nessa disputa inglória entre automóveis e motocicletas. Parte de ambos os lados do canteiro da Av. Fernandes Lima poderia ser removido para atender essa finalidade pública, tendo em vista que nessa rodovia alagoana os acidentes com motos são frequentes.
    Não resta outra alternativa aos motociclistas senão trafegar entre os veículos com sérios riscos de morte, aliás, é o que tem, infelizmente, acontecido. Em cada moto há uma vida, respeite o motociclista!

    • Chega

      “Não resta outra alternativa aos motociclistas senão trafegar entre os veículos”????

      Resta transitar na faixa de rolamento como os demais veículos. Acima de qualquer opinião ou conceito próprio está a letra fria da lei.

      Respeito é de graça mas nem condutores de automóveis, de motocicletas, ou outros tipos de veículos, não fazem uso desse atributo tão necessário ao convívio social.

      • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

        Justamente como o dizes “Chega”, foi exatamente isso que dissemos “CHEGA”, a ver:
        http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/10/o-motoqueiro-costureiro-do-trafego-no.html
        Abr 😉
        *JG

        • Mendonça Porto

          Quem anda de motocicleta sabe do que estou falando é praticamente impossível um veículo de duas rodas permanecer trafegando na mesma faixa de rolamento atrás de carros, caminhões e carretas. Vai morrer esmagado!
          O Poder Público precisa tomar providência urgente com vistas a mitigar o alto crescimento de jovens motociclistas perdendo suas vidas e, por esse fato, repiso, onde viável, criar faixas de rolamentos exclusivo para motocicletas.
          Já citei à guisa de exemplo o canteiro central da Av. Fernandes Lima que bem poderia ser removido alguns centímetros dos dois lados para essa finalidade pública. Ali acontecem acidentes frequentes com motocicletas e, nada, absolutamente nada, tem sido feito.
          Quem fez a legislação pertinente com certeza não é proprietário de moto nem tão pouco sequer conduziu uma “cinquentinha”.
          Motociclista não trafega na mesma faixa atrás de carretas – diga-se de passagem, hodiernamente, verdadeiros “treminhões” – e, se assim o fizer, vai morrer esmagado!

  • Ivanildo

    A falta de informação e vergonhosa nessa minha terra, existe câmeras nas placas direcionadas a faixa azul q não tem nada haver com os pardais,as quais devem estar trabalhando dobrado para multar os inresponsavel e encher o bolso de quem mesmo…

  • Everaldo Bezerra

    Dona de casa sem orgulho. kkkkkk, agora até nome falso os pau mandados do Ruim Palmeira usam. e a todos que criticam a atuação do nobre juiz que foi de encontro as irregularidades na implantação desses pardais, digo que não sabemos o que está por traz dessa industria de multas, o quanto essas pessoas ganharam com isso, pois se o intuito era de reduzir a velocidade nas vias, por que não colocam as velhas e eficientes lombadas. pois é lombada não rende din din para financiar campanhas politicas. e quanto a Fernandes Lima botem os patrulheiros para fiscalizar aliados a um sistema de câmeras, tenho certeza que sabedores disso os infratores irão respeitar a faixa azul.

    • Luiz Antônio

      Tem toda razão os piores covardes são os anônimos e os que mercadejam o intelecto pra defender o indefensável, o apetite insaciável do administrador público por taxas, impostos e multas é histórico no Brasil em qualquer esfera de governo, e a fiscalização do retorno desses recursos é uma tragédia brasileira, empobrece a muitos enriquecendo meia dúzia, está na hora do brasileiro reagir ao comunismo à brasileira, o Judiciário está tomando as rédeas desse país graças a Deus!

      • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

        Sempre incisivo, cirúrgico, inteligente, contundente e coerente, meu prezado Luiz Antônio, parabéns! Inclusive, até já discorremos sobre essa nefasta, funesta e nefanda covardia de esquerdistas de esquerda e à esquerda (intrépidos mascarados, ocultos e anônimos sempre em grupos são de uma valentia hercúlea- sozinhos mijam de cócoras), a saber:
        a) “Enfim, a Internet, as redes sociais e, sobretudo, os mais visitados Blogues/Interativos, que permitem comentários, críticas, sugestões e indagações de seus leitores, têm em seus editores, mediadores, controladores ou até censores, os quais deveriam, por exemplo, minimizar, reduzir, evitar e até CENSURAR aos comentários postados por “intrépidos” anônimos, que se ocultam em apelidos falsos, pseudônimos e perfis de “nicks-names-fakes”, que destilam seus venenosos e iracundos ódios aos que pensam de modo diverso, díspar e diferente dos “politicamente corretos amantes da humanidade e salvadores do planeta”; ou não?
        Eis o dogma: “Precisamos odiar. O ódio é a base do comunismo. As crianças devem ser ensinadas a odiar seus pais se eles não são comunistas” – Lênin. https://www.pensador.com/frase/MTQ4MjE5Nw/
        Abr
        *JG
        P.S.: No mais da vez, as vítimas desses tais “haters” somos a classe-média, consoante aquela “pensadora-crítica” escarlate Chauí; ou não? Lembram dela?
        Doutra feita, até propusemos o seguinte ao vetusto literata caetés, a saber:
        Sugestão ao mediador: a) não editar comentários de anônimos, apócrifos ou ocultos em alcunhas e escondidos apelidos e em pseudônimos, ou seja, se o e-mail não for válido não os edite; b) tratar-se de comentários injuriosos, difamatórios, caluniadores ou degradantes, deprimentes, infensos e ofensivos aos bons costumes, ainda que se tratando de “ironia fina”.
        Abr 
        *JG

    • Policial Honesto

      O senhor está falando besteira. Lombadas velhas e boas como você diz são ineficientes e não podem (e não devem) ser colocadas em vias públicas de grande movimento em detrimento aos veículos que prestam socorro como carros de polícia, ambulâncias e carros de bombeiros. Para estes casos e facilitar o acesso dos carros acima citados que foram criadas as lombadas eletrônicas.

      Sei que é muito mais fácil criticar por criticar, mas, como cidadão consciente, é necessário ao menos dar uma olhada na lei – para não falar besteira como você falou acima.

  • adriana mendonca

    Ricardo, sou contra os radares, pois na minha opinião antes de radar tem motos que andam ao lado dos carros fazendo fila quadrupla como se fossem faixas exclusivas para motos em total desrespeito a lei de transito e não são multados e sim tolerados, buracos em todas as vias de inclusive muitos na av fernandes lima, falta de segurança no transito, sem qualquer vigilância, sem orientação, os radares só e industria da multa, e para onde foi os recursos, vale salientar que as motos não são autoadas pelos radares.

  • Edson

    Na maioria das Cidades brasileiras, agentes de trânsito são vistos fiscalizando e orientando o trafego de veículos. Aqui em Maceió não se vê agentes de trânsito da SMTT nas ruas e avenidas de Maceió. Se vê sim, mas dentro das viaturas da SMTT, com os vidros fechados, ar condicionado ligado e telefone celular no ouvido, fazendo o que não se sabe, mas orientando o trafego de veículos é que não é. Os agentes de trânsito da SMTT só querem moleza, trabalhar no sol e na chuva nunca. Existem atribuições para o cargo e é preciso que o Ministério Público Estadual cobre da SMTT que os agentes de trânsito cumpram suas atribuições especificadas no edital do concurso para o qual se submeteram. Não pode é ficar o contribuinte pagando salários a esses servidores públicos que só querem ficar no oba oba. Pardal nunca mais.

  • Nelson

    O que precisa ser feito para que respeitemos a lei ?? Nós Países desenvolvidos a lei quase sempre é respeitada porquê quem comete erros, é punido de forma exemplar. Há uns dois anos atrás, o jogador Alagoano Firmino da Seleção Brasileira e que joga num poderoso time Inglês, foi pego dirigindo a uma velocidade acima do permitido, pagou uma multa de aproximadamente 80 mil reais, teve a carteira de motorista suspensa. Lá ninguém diz que a punição é uma fábrica de arrecadar dinheiro, lá o infrator comparece numa corte, pede desculpas ao Juiz e vai cumprir a pena que o Magistrado impôe, pode ser um jogador famoso, pode ser um dos mais famosos pilotos de Fórmula Um, caso de Niguel Mansell, um Político, ou um cidadão comum. Lá ninguém da Justiça manda retirar pardais de controle de velocidade, lá ninguém da Justiça manda suspender a zona azul de estacionamento, lá a lei tem todo respaldo da Justiça, quem não gosta e não quer cumprir essas ordens que traz segurança nas ruas e rodovias, que se mude para o Brasil ou outros Países desordeiros que existem mundo afora. Rui Palmeira me decepcionou um pouco, esperava mais do governo dele, mas uma coisa não podemos negar, ele tentou implementar algumas coisas que vemos em Países de Primeiro Mundo, mas pra isso precisa do apoio da População e da Justiça, senão é da murro em faca de ponta. o tempo vai passando e nós continuamos no atraso achando que desrespeitar as leis é coisa de gente evoluída.

  • Alagoano

    Mas Ricardo, nem os próprios ônibus respeitam a faixa azul. Deve-se pensar em soluções mais inteligentes para o trânsito.

  • Adriano

    Por mim os pardais deveriam ser obrigatórios nos cruzamentos pois lá sim ocorrem a maioria dos acidentes agora esses pardais que a prefeitura instalou todos sem critério e escondidos fica difícil saber qual o objetivo se era prevenir acidentes ou aumentar a arrecadação.

  • Luis Carlos

    Mota,

    O que eu acho engraçado, é que essas pessoas que se dizem Contra pardais, radares ou quaisquer outros controladores de velocidade digitais/eletrônicos, dirigem pianinho quando saem de Alagoas.

    Senão vem a multinha, que pagam caladinhos e sem recorrer.

    Falta de educação e civilidade, só isso.

    Depois está todo mundo nas redes sociais gritando não à corrupção e o não cumprimento das leis, quando eles mesmos não querem cumprir.

    Porque não importa qual seja, lei é lei.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Reenviando-o, por não saber o motivo, razão e causa da CENSURA anterior, pois “longuíssimo” não o é, a ver:
    INDAGAS: “Mas o que precisa ser feito para que respeitemos a lei”?
    Respondo-lhe:
    Noutras palavras, o Poder Público (ou do Administrador) tem fulcro, lastro, espeque, estribo e resulta em estrita obediência, cumprimento e respeito aos Princípios Constitucionais da Legalidade, Impessoalidade, Publicidade, Moralidade e Eficiência. A legítima legalidade: “II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; do Art. 5º, da CF/88.
    Aliás, da “Publicidade” entenda-se a clara, ostensiva, pública e transparente clareza de atuação e ação da legítima “Autoridade e de seus agentes”, no pleno exercício dos Poderes de Polícia e da Polícia, que não poderão nem deverão agir, atuar e autuar à espreita, camuflados, invisíveis e ocultos em tocaias, emboscadas ou de atalaia, mormente no controle, supervisão e fiscalização do tráfego e Trânsito!
    Enfim, bem por isso, insto aos “opinautas” (palpiteiros, achistas, pitaqueiros ou especialistas em doxas) que leiam senão à CF/88 e aos textos sobre o mister, em nosso Blog, ao menos ao CTB e suas Resoluções! ? ?
    Abr
    *JG – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2018/05/poder-nao-e-dever-o-primeiro-faculta-o.html
    P.S.: Cumpram à Lei (CTB) e às Resoluções do CONTRAN, para instalação, fixação e distribuição dos “imolados pardais”, consoante legais requisitos e pressupostos, que nenhum fiscal da lei ou “injusto” juiz se incomodarão com eles, seja a cada esquina, rua ou via, se assim desejarem os atoleimados humanistas preocupadíssimos com a vida (dos outros) ?

    Resposta

    A minha vida vai além, felizmente, de ler comentários em blog.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Louvo-o por isso: “A minha vida vai além, felizmente, de ler comentários em blog”. Além de ler, escreve-o, e muito bem, por sinal – ainda bem! – Ai de nós se não fora o teu Blog: culto, urbano, civilizado, democrático, dialético, propositivo e uma verdadeira assembleia livre, onde discutimos percalços, óbices, vicissitudes da atual conjuntura e aos problemas que nos aflige a todos! Parabéns!
    Digo mais: ainda que não seja tudo na sua vida, claro! Mas é-nos de leitura mais que obrigatória e prazerosa, vezes há que é hilariante! 😉 🙂 😀
    Grato!
    Abr
    *JG

  • ARIANA GOMES

    na minha opinião uma fabrica de dinheiro para os bolsos da prefeitura achei bom a justiça mandar desativar. PARABÉNS A JUSTIÇA