Que fique claro: o clima não anda bom nos quartéis. Há, sim, insatisfação das tropas com o andamento das negociações entre militares e governo.

Embora tenha um estilo um tanto quanto “fardado” (disciplinado e obediente) nas discussões de natureza política – mesmo corporativa –, o secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior, não está alheio ao que acontece agora.

(Ainda que, oficialmente ou na oficialidade, ele há de dizer que o texto aqui posto não reproduz a verdade – já estou calejado quanto a isso, e confirmei com fontes diversas.)

Fato concreto é que ele entrou, por fora também, na negociação com os governistas apresentando uma nova proposta, para acabar com o impasse:

– Reajuste de 12% (além dos 2,95% deste ano), divididos em 6% em 2019 e mais 6% em 2020.

Pode não parecer o cenário ideal – e nunca é -, mas é um avanço monumental desde o início da negociação.

Como diz um amigo meu – este, um sábio -, acordo bom é aquele em que os dois lados acham que perderam.

Eis o caso.

Batalha terá "tratamento especial" da Justiça Eleitoral este ano
Que os nossos filhos nos ensinem o que é a verdade
  • Professora esquecida

    Como professora eu gostaria de ganhar os mesmos quase 15% dados aos militares, ainda que fossem parcelados em quatro anos.
    Nosso cargo de professor exige formação universitária e ganhamos um salário inicial bem menor que um de um soldado da Polícia Militar, que só precisa do nível médio para ser nomeado.
    Nada contra os soldados estaduais, mas Alagoas precisa padronizar os pisos salariais de acordo com o nível de escolaridade exigido para cada categoria. O diferencial seria dado em forma de gratificação conforme as especificidades de cada cargo como: insalubridade, periculosidade, gestão, funções de confiança e outras.
    Assim haveria justiça para o funcionalismo em geral. Diferente do que vem ocorrendo hoje com algumas categorias hipervalorização em detrimento de outras não menos importantes.
    Perguntas que não querem calar:
    Preparar a geração do futuro é menos importante que encarcerar uma geração perdida?
    Até quando esse ciclo de disperdício de vidas vai perdurar?
    Quero segurança, mas também quero saúde e educação, pois isso aqui não é a Coréia do Norte, que deixa os militares de bucho cheio pra calar os demais servidores magros que só uma tabica.
    Todos são importantes sejam militares ou civis.

    • PEDRO SOARES

      Concordo! E sou soldado da polícia militar. Mas pq o sinteal não soma forças as associações militares para juntos brigarmos contra esse governo mesquinho e inescrupuloso?

      • Democracia ao PONTO: garçon + 1 cana, tira gosto SARDINHA péÓóRrrrr sem ELA!

        Caríssimo PEDRO + Professora e SARGENTÃO, Soldadão e FELIPE, etc etc: men@$, men@s, men@$ …
        A nossa DEMOCRACIA do Brasil, embora adubada pela PODRIDÃO do governo Sarney desde 1985 e ameaçada pela TOXICIDADE impixada em 1992
        Pelas NEGOCIAÇÕES de cada dia nos dai hoje, comandantes e governantes, AMÉM!

      • Paulo Rodrigues

        Disse tudo Pedro o sinteal nessa gestão do reizinho se comporta de forma uma carneirinho domesticado

      • Carlos

        Parabéns soares! Que tal um movimento unificado de todas as categorias

      • Katy

        Pedro o singela em vários movimentos “soma forcas” mas não podemos dizer o mesmo da policia Militar q não declara apoio a nenhum movimento… saúde, educação, PC, Detran… nunca vi a PM apoiando nenhum… Digo PM enquanto instituição. Não um ou outro policial… FICA A DICA

    • Sargentão PM

      Muito bem professora, tenho 3 formação acadêmica, e não recebo por ela, não temos direitos a insalubridade, periculosidade, e tampouco o famoso rateio do fundebe. Recebo pouco, para proteger sua vida, de seus familiares, e de um bando de bandidos. Bom dia

      • Soldadão

        Bom! Muito bom! Apenas queremos ganhar um salário justo com as nossas funções que também estão elencadas na Constituição Federal.

      • Felipe

        Concordo em gênero, número e grau!

      • CAETéLâNDIA 1817>Miami 2018 na Florida REINVENTANDO Brasil 2019-2022

        Sargentão, SOLDADÃO e Felipe, – de FATO!
        Existe demanda de SINDICATOS por bibliotecas e laboratórios?
        – Há professor NOMEADO e inepto que nem sabe o que é ISSO!
        A formação das polícias CIVIL, BOMBEIROS e MILITARES em geral segue o manual da QUALIDADE das forças aramadas e mantém escolas e formam pessoal no limite dos recursos administrados numa DEMOCRACIA.
        A concorrência em CONCURSOS PÚBLICOS para as carreiras MILITARES de nível superior é cerca de 10 vezes superior à da UFAL.
        Por bibliotecas e laboratórios nas ESCOLAS com professores ATUALIZADOS e concursados: aliviaria as MAZELAS que as polícias se vêem CONSTRANGIDAS a enfrentar: furtos e roubos, violências e adiccções.

      • Do BARRO Duro à PESCARIA flácida: SãJorJAndo o pé na JACA(ré)CÍNICA!

        Pois É, Sargentão – que PAÍS é esse?
        ainda ESFORÇADAS, antigas boas escolas religiosa estão cambaleantes: nelas havia DISCIPLINA e respeito típicos do BOM trato social comum às ELITES.
        Houve BOAS escolas PÚBLICAS no Brasil, feitas para uns POUCOS: inchadas e mal replicadas aos MONTES estão aos cacos.
        Nossos filhos entregues a profissionais de ESCOLAS com salários – sejam particulares ou públicas – se arrastando feito COBRA pelo chão.
        Existe demanda de SINDICATOS por bibliotecas e laboratórios?
        – Há professor NOMEADO e inepto que nem sabe o que é ISSO!
        A BOA formação MILITAR até onde sei, ainda ACONTECE em excelentes escolas formando pessoal QUALIFICADO no limite dos recursos administrados numa DEMOCRACIA.

      • Wellington Teófilo dos Santos

        Falo tudo cara, muito boa sua resposta não temos nem direito à fazer greve.

    • Iran

      Concordo com você, porém onproblema da educação é que infelizmente o sindicato é comprado, pois é um absurdo os salários da educação e o sindicato sinplesmente não faz nada.

    • Curioso

      Quero saber quantas ocorrências com risco de vida a senhora professora atende?
      Quantas noites na rua a senhora professora perde durante seu tempo de serviço?
      E por fim responda porque a valorização de um nível médio não pode vir inclusa no subsídio?
      Porque somente em periculosidade ou insalubridade?

      • Justiça para Alagoas

        Vendo as “agressões” a professora esquecida, gente ela não tá criticando vcs militares, apenas um desabafo de quem é educadora e forma todos os tipos de profissionais, inclusive vcs militares, ou vcs não estudaram e não tiveram professores? Não esqueçam que muitas educadoras são mães suas, de suas esposas(os), de seus pais, e de seus filhos, que vcs querem tanto que eles tenham EDUCAÇÃO, mas se vcs chegam aqui e fazem críticas agressivas veladas a uma pessoa que está indignada, pois se eu fosse fazer críticas a vcs militares poderia falar dos atendimentos nos postos de saúde, onde vcs militares chegam também com dores, feridos, acidentados, embriagados, etc, vamos todos nos respeitarmos pq somos todos servidores efetivos e trabalhamos, não para o governador e secretários (em geral) e sim para a SOCIEDADE, independente de quem quer que seja. Sejamos todos servidores públicos mesmo. Fica a dica a todos as categorias.

        • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

          Caro leitor “Justiça para Alagoas”, por favor, acesses aqqui, a saber:
          http://gouveiacel.blogspot.com.br/2018/05/a-valorizacao-profissional-independe-de.html, é uma réplica ao “desabafo” da docente olvidada!
          Abr
          *JG

          • Contra CINISMO grosso X IRONIA fina: urnas 2018 estão AÍ

            Haja PALHAÇADA, fardada ou reformada … rsRs
            LindOOO, Bel&Cel RR – descostura de MAUS aluinhavos … Kkkkk

          • Justiça para Alagoas

            Joilson, agradeço pelas informações, mas não sou contra os militares, nem defendo categoria específica, até pq a minha categoria é outra, apenas acredito que a discussão deveria ser mais generalizada e não categorizada como estamos vendo. Acho que todas as categorias são importantes e necessárias.

        • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

          Ledo engano e equívoco seu, nobre “Justiça para Alagoas”; em nenhum momento assestei de que o amigo “era contra os militares”, não mesmo!
          Apenas e somente só, indiquei-o o link no qual tratamos exatamente sobre “a importância da valorização de todos os servidores públicos da Administração Pública direta ativos, inativos (aposentados) e pensionistas”, aos quais, o “preceito fundamental constitucional”, assegura, garante e DETERMINA, anualmente, os devidos reajustes anuais, nos mesmos índices e mesmas datas; releia-o, sim? 😉
          Abr
          *JG

      • José Luiz Due

        Longe dessa ignorância, o governo não tá nem aí pra os servidores, se o estado tivesse governo sério, investiriam só i quase só na educação, após médio prazo não precisaria quebrar a cabeça com segurança pública. Povo educado e povo sadio e pouco delinquentes. Investir na educação é o único caminho pra um país melho.

    • Lucas

      Fala isso para a polícia civil e para os agentes penitenciários que receberam 29% de aumento imediato

      • PC

        Polícia civil é nível superior, com todo respeito a nossa polícia militar, mas se achar ruim pq iremos ganhar como cargo de nível superior, faça faculdade e depois estude para passar na polícia civil, foi isso que fiz e hj estou aqui.

        • Alagoano sem esperança

          Defasado é o salário do policial civil, isso sim, com nível superior. Se tá achando ruim que desce grota, por que fez o concurso? Pelo emprego?

        • SD Echo Romeo

          O critério não deveria ser o nível superior, mas produtividade… Todos sabem que a segurança de Alagoas está nas mãos da PMAL, quem faz o serviço “sujo”, desce as grotas, troca tiros.

          Quem?

        • Wellington Teófilo dos Santos

          O Zé, para ser oficial tem que ter nível superior baixa tua bolinha.

      • AGENTE PENITENCIÁRIO

        Lucas, o cargo de Agente penitenciário em ALAGOAS, é de NÍVEL SUPERIOR! Então, quem se sentir injustiçado, é só esperar a abertura do CONCURSO PÚBLICO PARA AGENTE PENITENCIÁRIO ALAGOAS, se inscrever, mas estudar muito, pois a concorrência será altíssima.
        Eita!Só reforçando, o CURSO SUPERIOR CONCLUÍDO E PELO MENOS UMA PÓS GRADUAÇÃO.
        Boa sorte!

    • Cb Estive

      Um pouco meio que preconceituosa sua fala, para uma professora altamente qualificada,mas respeitarei!

    • Fernando

      Diferença é que o soldado ganha pra arriscar a vida todos os dias. Talvez essa seja a coisa que é levada em conta, todos deveriam ganhar bem, independente do nível de instrução exigido pra ingresso no cargo. Mas n se deve comparar apenas o grau de instrução e sim a natureza de cada função.

      Para finalizar: 15% em 4 anos estaria bom pra você? Vai ver é por esse tipo de pensamento e contentamento, que faz o movimento dos professores menos forte do que deveria ser. Tem que exigir valorização, não esmola do governo.

      • Justiça para Alagoas

        Fernando concordo com vc no final, mas vcs arriscam suas vidas, mas nem sempre, pq a gente liga para o 190 demoram tanto a atender, não vão resolver os problemas, etc,. Ah, professora é profissão de risco, vejam as agressões dos menores de idade, vc gostaria de ver sua esposa, filha, mãe ser agredida quando está ajudando a esses mesmos menores a tentarem ser cidadãos respeitadores da lei, para que no futuro vcs não tenham que arriscar suas vidas em confrontos? Gente vamos para de criticar as outras categorias estamos vendo aqui um apartheid de categorias, vamos unir forças para todos ganharem juntos.

    • Antonio

      Não é aumento de salário e reposição que a senhora já teve ipca 2015 2016 e 2017

    • Militar

      Vai professora, arriscar tua vida pra prender traficante nas grotas? Queria só ver.

    • Antonio

      A questão do nível superior é louvável! Porém quantas vezes você pois a sua vida em risco ? Realmente o professor merece ter um salário mais digno ! Pois todas profissoes parte do professor! Agora a questão de um soldado ser de nível médio! Ter que levar em conta o risco de vida ! Quantos não morrem todos os anos ! Sou Militar e respeito e admiro todos os professores! Que Deus nos ajude nessa nossa caminhada que não é fácil!

    • HFL

      Eu tbm acho absurdo cada categoria ser tratada separadamente,mas a questão que no Brasil não se valoriza estas categorias (professores, médicos e policiais), aliás, eles , políticos, só valorizam além dos próprios, juízes, promotoes e delegados.Mas sobre a questão de nível,hj na instituição PMAl, o de cada 10 Soldados q entram 5 concluíram faculdades , 3 estão concluindo.Apenas q usam este pretexto de ensino médio, justamente para não elevarem o salário da Tropa.

    • Marcos

      A senhora vai continuar sendo esquecida se permanecer pensando asssim.

    • Antonio

      Se o professor é de nível superior então não se deve se preocupar com aumento de 12% que o governo quer dá a um classe de nível médio! Tem se preocupar e pedir os 29% dados a policia civil todo em janeiro 2019 ! Que no caso também é de nível superior!

    • Rafael

      Seria bom também os professores terem a dedicação exclusiva ao único cargo como os militares né? é uma diferença muito grande comparar um aumento salarial dos professores e dos militares.

    • Sd PM

      dEsperdiçar. Desperdício*. Sem segurança, não existe propriedade privada, não existe Estado, não existe nem direito à vida. Não se consegue sair de casa. Aliás, não se consegue ter uma casa. Sem o soldado para fazer sua segurança, não existe nada. Saúde, educação, sociedade… A base da pirâmide é a segurança, garantidora dos direitos e garantias fundamentais. Tudo o mais é dependente da pré-existência da ordem. Não dá pra tomar sopa sem a tigela. Pode ter todos os itens, mas sem a tigela, não dá. Sua reivindicação é justíssima, mas não subestime, nem compare a segurança com outras categorias, dada sua especificidade. Lutem. Não cruzem os braços.

    • AK

      Professora esquecida, nada contra seu protesto, entendo a importância da educação na sociedade. Entretanto, você teria a coragem de todos os dias fazer o que um policial militar faz? Será que o salário que a senhora ganha atrairia alguém para arriscar suas vidas? Entenda que, se a senhora parar de trabalhar, a vida segue normalmente, mas, se a polícia parar, tudo vira um caos! A sociedade do respeita uma arma na cintura, infelizmente. E acredite, a grande maioria desses policiais, pelo menos os mais modernos, têm nível superior e enfrentaram uma seleção bem mais disputada que a de vossa senhoria. Afinal, quem opta pelo magistério, sabe que estes não são valorizados é isso não acontece só aqui. Contudo, valorizo muito o professor e reconheço que sim, são vocês que podem salvar a carreira dos futuros adultos, mas hoje, quem garante a sua paz social é a polícia militar.

    • Vem pra rua.

      Realmente, a profissão de professor é muito importante para sociedade, e deve ser valorizada, cabe a cada classe lutar pelo seu reconhecimento. Também não acho justo um militar ir para rua todos os dias, sem saber se volta vivo para casa, para dar segurança para uma sociedade que não valoriza seu trabalho, reclamar sentado atrás de um Birô é bom demais.

    • Sgt Raimundo

      O inteligentissimo Sr professor só achou por bem se manifestar agora por que então o Sr achou justo o reajuste para os delegados.Aprenda a lutar pelos seus direitos não tira méritos de quem merece e tem coragem de lutar pelo seus.

    • Elber

      O ideal não é,a nossa profissão de policial militar, e a única que não tem carga horária fixada em lei,trabalhamos em carga horária excessiva, não temos adicional noturno, adicional periculosidade , adicional hora extra, adicional insalubridade! E única profissão que não se tem qualidade de vida, vivemos e um estress constante, arriscando a vida nas ruas! E as outras categoria querem se igualar com o nosso subsídio?pq não exigem equiparação com o judiciário!

    • Pm esquecido

      Vc está totalmente equivocada, pois,seria 12% e não é reajuste e sim reposição.
      Polícia Militar e professores são duas profissões totalmente distintas, não tem nem o que comparar.
      A carga horária do policial é bem maior que a do professor.
      Policial jura defender a sociedade mesmo com o risco da própria vida, e acredite; ele morre defendendo a sociedade perdendo o bem maior que é a vida, bem mais importante que qualquer reajuste.
      Policial não tem duas férias por ano, não folga sábado, domingo e feriados.
      Concordo que toda classe de professores merecem uma valorização não só aqui no estado, mas, em todo o País.
      O que o governo quer é isso,confrontar as classes quando concede aumento a uma e outra não.

    • Herói Militar

      Porque a senhora não fala aqui do RATEIO DE VERBAS que vcs dividem entre si todo ano? E outras vantagens que só os professores consegue, inclusive lecionar em até 4 ou 5 escolas diferentes, sabe-se lá como conseguem dividir o tempo? Militar é um sacerdócio, exige vocação e dedicação exclusiva!!!

    • Luciana Santos de Almeida

      Concordo em gênero, numero e grau. Mas a senhora deveria também reclamar dos salários estratosfericos dos juízes. O problema da classe proletária é esse, só sabe reclamar horizontalmente e justamente daqueles que mais sofrem. Os polícias saem todos os dias as ruas para defender uma sociedade que muitas vezes – porcamente- não valoriza o trabalho e muitas vezes eles nem voltam para suas casas. Acharia interessante a senhora reclamar daqueles que ganham absurdamente salários incompatíveis com a realidade do Brasil, ou calar a merda da boca, para falar da justa luta dos militares por salários melhores para proteger pessoas como você.

    • Pm de verdade

      Sou policial militar, porém, concordo plenamente com a professora, a meu ver, deveria haver um piso igualitário à todas as categorias, porém, isso é uma utopia, haja vista quê, os que menos trabalham, são os que têm os melhores salários e sempre são beneficiados em tudo.
      Gostaria apenas de ressaltar quê, a questão do nível de escolaridade, pode ser rebatido com o fato de quê, nos últimos anos cerca de 75% dos aprovados têm nível superior, e as avaliações tem um grau bastante elevado, e quanto as gratificações, talvez, se recebecemos o que é de direito (adicional noturno, periculosidade, insalubridade, dentre outros) talvez, digo talvez não chegasse a esse ponto.
      Minha visão de prioridade quanto as classes são; 1° educação; 2° saúde e em 3° segurança, mas, como não sou eu que decide, paciência.

    • Otavio

      Senhor professor, faça concurso para ser militar. Desça as ” grotas” procurando marginais e passe a ganhar o “milionário ” salário que ganhamos.

    • MARCELO VICENTE DE FREITAS

      A senhora está certa. Mas, por que será que a maioria dos professores votam em Presidente sem escolaridade!!!! A desvalorização do ensino começa quando a ideologia esquerdista passa a ser dominante e aceitamos presidentes sem formação. Os professores só estão colhendo da ideologia que apoiam. Salvo as exceções.

    • San

      Se uma categoria apoiasse a outra, todas ganhariam. Você professora, não trabalha sem segurança, o policial já precisou de um professor..
      O problema é que cada um só quer olhar para o próprio umbigo e o resto que se dane.
      Ruim ter nível superior e não ser valorizado, mas tb é ruim arriscar a vida pelos outros,e os mesmos ainda acharem muito o salário desses profissionais, só pq é nível médio.
      E é isso que o governo quer. Classes desunidas que assim, não conseguem de verdade bater de frente com o governo.

    • Jorge

      Bom dia professora! É por isso que o salário dos professores estão defasados, pois vocês aceitam qualquer coisa que o governo oferece. Otra coisa, a senhora já deveria saber que os policiais de hoje, a maioria tem nivel superior, e para finalizar ainda não aceitamos nenhum reajuste, essas são apenas propostas do governo que tentam ludibriar a nossa classe ena população.

    • Moisés

      A sembora diz que pra ser PM só precisa de ensino médio, tá certa, mas fique sabendo que hoje a maioria dos militares tem ensino superior e muito mais formação acadêmica que muitos outros. Outra questão que nos diferencia é que arriscamos a vida no dia a dia. Diferente das outras profissões. Ser policial no Brasil é uma das coisas mais perigosas, profissão de alto risco. Somos a divisão entre o bem e o mal na sociedade, somos nós quem deixa a ordem prevalecer, então merecemos ser valorizados, pois se a PM parar a vida de vocês param juntos.

    • Patrícia

      Querido, não se trata de na hipervalorizaçao em detrimento de outras profissões. Então vc acha que o salário inicial de um soldado é alto pelo fato de exigir apenas nível médio?? Vc sabe o que é sair de casa e não saber se vai voltar? Vc sabe o que é fazer um juramento de defender a sociedade (você), inclusive, com a própria vida? Quanto vale sua segurança? Quanto vale a vida de um policial!? Enquanto vc dá aula dentro de uma sala com ar condicionado ligado, os policiais estão nas ruas, chova ou faça sol, trocando tiro para manter a ordem social. Deveria existir msm essa supervalorização, mas infelizmente, ainda tem gente como vc, que julga a atividade policial pelo grau acadêmico. Larga o seu nível superior e vem pra rua ser policial, pelo menos vc vai ganhar mais, se é que vc me entendeu!

    • lucas

      concordo com a senhora professora.. sou graduada em engenharia e estou terminando o mestrado na área. e adivinha só, receberei um centavo a mais por isso. e assim como eu , existe muitos outros soldados extremamente capacitados e bem graduados exercendo a profissão de risco. acredito que os professores devem ser mais valorizados em qlqr governo, mas não menospreze a classe de quem a risca a vida diáriamente para dar segurança a profissão. e tbm não esquece existe muitos militares com ensino superior e que não recebem um centavo a mais por isso.

    • Cláudio

      “Um médico não é cobrado pelo aumento das epidemias, um professor não é cobrado pelo aumento do analfabetismo, mas Policial é sempre cobrado pelo aumento da criminalidade essa cobrança não é justa, pois não somos a causa Apenas lidamos com a Consequências”

    • Fernando

      Pra uma professora, a senhora expressou-se pessimamente mal.estamos lutando por dignidade , respeito e valorização , não por esmola do governo. Arrisco minha vida ,assim como meus companheiros , diariamente, cumprindo um juramento que fiz há quase dez anos. Não recebi adicional de periculosidade ,nem noturno ( que são direitos nossos). Admiro e valorizo o professor, mas é por conta de pensamentos como a da senhora, professora, que essa classe tão nobre e importante pra todos está assim, sem respeito , valorização. Aceitar uma esmola dividida em quatro anos?

      Pobre pensamento!

    • Cabo Laurindo

      Verdade sou militar e devo reconhecer seu testemunho.

    • Vieira

      Dissensão tola! O que o governo deseja é exatamente isso: discórdia entre servisores. Sou Professor e sempre encontro vários militares ex-alunos meus. Jamais teria coragem de pensar ou postar algo desse tipo. Os militares estão fazendo o que todos deveríamos fazer, lutar contra essa política nefasta (Isso nós professores também ensinamos em sala:lutar com argumentos fortes). Outra coisa, um verdadeiro professor jamais se sentirar esquecido. Se esquecido estiver, deve parar sua profissão. Discutir se uma categoria é mais importante que outra não é de caminho.

      • Vieira

        Ps.Jamais se sentirá*
        Não é o melhor caminho*

    • Lucas

      Faça concurso para a PM então. Pois 80% dos novos pm(2002) para cá, tem graduação, e não estou falando de licenciatura,não. São bacharéis em Direito, psicologia, odontologia, etc.

    • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

      Caríssimos Professora e SARGENTÃO, Soldadão e FELIPE,
      c’os PÉS fincados na TERRA: men@$, men@s, men@$ …
      ainda ESFORÇADAS, as antigas boas escolas com a DISCIPLINA religiosa estão cambaleantes: escolas PÚBLICAS estão aos cacos, e salários de particulares e públicas se arrastam feito COBRA pelo chão.
      Existe demanda de SINDICATOS por bibliotecas e laboratórios?
      – Há professor NOMEADO e inepto que nem sabe o que é ISSO!
      A formação MILITAR continua seguindo o manual da QUALIDADE, polícias e forças aramadas mantém escolas e formam pessoal no limite dos recursos administrados numa DEMOCRACIA.
      – A concorrência em CONCURSOS PÚBLICOS para as carreiras MILITARES de nível superior é cerca de 10 vezes superior à da UFAL.
      – Nas carreiras subalternas – de soldado a subtentente passando por cabo e sargento é enormEee a DISPUTA.
      HOJE pós-graduado também faz concurso pra polícia e forças armadas, às vezes dirige UBER: a qualidade do ENSINO caiu muito, SINDICATOS de professores nunca atentaram pra isso, gentEeee
      A nossa DEMOCRACIA do Brasil, embora adubada pela PODRIDÃO do governo Sarney desde 1985 e ameaçada pela TOXICIDADE impixada em 1992
      Pelas NEGOCIAÇÕES de cada dia nos dai hoje, comandantes e governantes, AMÉM!

    • Clarissa

      Excelente! Não desmereço nenhuma melhoria nos salários de quaisquer categorias. Contudo, é preciso ter em mente que, numa analogia à industria de base para que as demais possam se desenvolver, educação é lastro para o desenvolvimento de uma sociedade justa e com um terreno bem mais adequado para a atuação da própria polícia. Uma plataforma de governo que coloque como protagonista uma propaganda midiática da segurança pública e onde as instituições educacionais do Estado, sem exceção, agonizam anonimamente, precisam, a meu ver ser melhor repensadas. Ficaria muito feliz, como gestora, em ver meu Estado ostentar bons índices educacionais. Saberia que a médio e longo prazo meu povo colheria bons frutos e todos os profissionais, indistintamente, teriam condições de exercer seu ofício com dignidade.

    • Sd max

      Faça um concurso(que irá haver esse ano ), passe , seja nomeada , empossada, vá para o curso de formação , depois disso arrisque sua vida , que você acha que vale 15% , deixe sua família em casa sem saber se irá voltar , perca seus fins de semanas e feriados e datas comemorativas particulares, defenda quem você não conhece ,não tenha carga horária definida, aí você me responde se esse aumento vale a sua vidinha.

    • Policial Militar

      Senhora, seja qual for sua formação acadêmica, não menospreze qualquer profissão. Pois, estamos prontos a defender vossa vida ou a de qualquer outrem, com o sacrifício da nossa. Ou seja, estamos dispostos a entregar nosso maior bem, a vida, é o que conta na declaração universal do direito dos humanos, para salvar a vida de qualquer pessoa.
      Desejo sorte, em sua busca por melhorias em vossa profissional.
      Contudo, caso deseje falar dos policiais militares, se inscreva em um concurso, seja aprovada, após aprovada, submetida a curso de formacão, e se conseguir êxito, irá para ruas conhecer de fato e de direito, nossa tão valiosa profissão.

    • EU

      QUANTO VALE UMA VIDA? POIS, POLICIAIS SAEM TODOS OS DIAS E NÃO SABEM SE VOLTAM PARA CASA, DEIXAM SEUS FILHOS, ESPOSA, MÃE ETC. SABEMOS QUE A VIOLÊNCIA ESTÁ EM TODO LUGAR, E QUALQUER UM ESTÁ SUJEITO A ELA, E OS POLICIAIS VÃO DE ENCONTRO A ESSA VIOLÊNCIA, EXPONDO SUA VIDA. MUITOS POLICIAIS TEM FORMAÇÃO SUPERIOR, E NÃO RECEBEM NEM UM CENTAVO A MAIS DAQUELE QUE NÃO TEM, NÃO TEM ADICIONAL NOTURNO, PERICULOSIDADE, NÃO RECEBE HORA EXTRA, MESMO QUANDO ESCALADO NO DIA DE FOLGA…

    • David

      Ainda acredota-se q ser soldado é ser semi alfabetizafo como ja aconteceu. Hj 99% dos que ingressam ja possuem nivel superior,temls soldados engenheiros,bachareis em direito aos montes ,enfermeiros ,arquitetos etc conheço pelo menos um de cada. Ser um cargo de nivel superior é mera formalidade que deve acontecer em breve acompanhando oq ja foi feito em outrso estado.
      Minha senhora seu nivel superior nao impedira de um atiro atravessar seu corpo pq enverga uma farda e defende uma sociedade q n lhe valoriza por isso.lute por sua valorizacao sem menosprezar as outras categorias.
      Aproveite e liste tbm tudo q o militar nao tem direito e que p civil tem…p se ter um contraponto adequado
      fhts carga horaria definida seguro desemprego hora extra adicional noturno insalubridade periculosidade etc. Antes de lancar o militar na vala comum vamos abrir o leque e conceder a eles todos os direitos que os civis tem p ppdermoa cobrar os mesmos deveres..

    • sinval

      sem o mestre nós não somos nada todos os cargos só existe graça a eles,
      mas sem o sacrifício dos homem,s de bem das policia não existiria ordem, nos
      damos nossas vidas em pro de uma sociedade justa, eu pegunto ao mestre o senhores doam o seu tempo a criar uma sociedade educada nos damos nossas vidas por vocês quem more mas a pena ou a espada?

    • Funcionária Pública

      Caríssima Professora, concordo quando a senhora fala em valorizaçãi profissional, mas supervalorização NÃO!
      Então uma categoria não tem nada a ver com a outra!
      O Governo deve SIM, dar o que é de direito aos professores, assim como os Militares e demais funcionários públicos!
      Portanto, defendo a valorização profissional sem distinção de categorias.

    • Carlos Alberto Barbosa

      Policiais e bombeiros militares assumem,sob juramento,defender a todos do perigo de dano ou morte, mesmo com o sacrifício da própria vida. Muito embora, seja uma opção profissional.

    • Marcio

      Tem gente que acha que sala de aula é tão perigoso quanto ser policial, que pena, logo eu que digo todos os dias a minha filha que o dever maior dela na sala de aula é respeitar a professora, não tia, mas professora porque a tia, irmã da mãe cuida mas a professora ensina pra vida, mas no entanto a profissão que o pai dela escolheu é tida como mais uma, não que seja a profissão, o respeito é para todas. Eu soldado, recebo 3.000,00$ para trocar tiros com bandidos e acham muito isso. Srs. professores quando uma vítima da sociedade entrar na sala e apontar uma arma para vc para que coloque para ele nota máxima, eu irei te acudir, talvez porque seja sequelados e ame o que eu faço, talvez porque tenho como missão garantir o futuro de minha menina e de muitas outras meninas e meninos que crescem numa sociedade falida e desacredita. Termino triste, mas tenho certeza que amanhã estarei revigorado porque uma sra ou uma criança vai bater nas minhas costas e dizer do fundo do coração: Deus te abençoe meu filho e uma criança quando eu passar na viatura quente e apertada vai sorrir e mandar um dos tachaus mais alegres e espontâneos de sua vida!!!

    • Henrique Cavalcante

      Sou militar e estou de pleno acordo com vc. O problema é que apesar de ter melhorado, a gestão do estado de forma geral foca apenas em uma ou duas gestão de quatro anos, além de ser semiprofissional. Quem no grupo de gestão do estado tá pensando numa ideia como a sua? ninguém!

    • Paulo Sobral da Silva

      Que me dis dos políticos que ganham uma fortuna e não tem formação nenhuma na sua maioria.prefeitos,veriadores,governadores, deputados, governadores,Dep.federais, senadores e até presidentes que formação acadêmica alguns deles tem ou precisão para ser um representante legal do povo.

    • fabio

      professor leva chuva ou sol? professor trabalham madrugadas e madrugadas? professor é ameaçado por alunos e não por bandidos,traficantes e assaltantes, professores levam bolinha de papel na cabeça, policiais levam tiros. quando eu fazia meu nível médio, vários professores meus fizeram prova pro concurso da PM e não passaram.
      Então não venha desmerecer um soldado da policia, pois ele tem nível médio, porem estudou muito pra passar no concurso,pois se os professores querem os seus reajustes vão e lutem por ele. pq os policiais q só tem nível médio estão lutando ok.

    • SD Echo Romeo

      Quando o Sinteal deixar de levar ordens do PT e companhia talvez as coisas melhorem, reclamar com o governo não vai mudar nada, nem as greves mudam…

      Mereço um salário bom, o mais digno possível da minha profissão que todos os dias corre o risco de morrer.

    • Luiz

      Senhora professora esquecida. Nada contra os Professores, também sou policial militar Licenciado em Física pela UFAL. Mas cada qual no seu cada qual. No meu medíocre entendimento um professor teria que ganhar muito bem, a nível de Europa, mas cabe a cada classe lutar por seus direitos e conquistar seus objetivos. não acho justo um professor com salário pífio, nos países desenvolvidos os professores ganham muito bem e tem seu reconhecimento garantido, pois nesses países os professores se dedicam a formação continuada obtendo os títulos de mestres e doutores. No caso do policial militar há uma grande injustiça no seu comentário, pois são profissões diferenciadas, nada a ver uma com a outra. O policial militar sai de casa para entrar em uma viatura e não sabe o que vem pela frente, pois a cada hora e a cada dia tem uma ocorrência na qual a sua vida está em jogo no intuito de defender a sociedade. Então senhora a sua colocação é inoportuna, lute pela valorização de sua profissão e por meio de suas entidades de classe tente obter melhorias nos seus vencimentos e tentem minimizar a precarização de sua profissão pelos os governantes. Professor é sim uma profissão importante, na minha humilde opinião vocês deveriam ganhar no mínimo uns 10 mil reais por mês dependendo dos títulos. Mas um policial militar também é uma profissão digna que merece ganhar bem, já que tem a obrigação de defender a sociedade com o risco da própria vida em juramento. Outro detalhe, a maioria dos policiais militares têm ou cursam formação superior.

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      ERRATA AO ANTERIOR
      À “dileta, diligente e circunspecta Professora”, que esbraveja, brada e vocifera interrogativa: “Até quando esse ciclo de DISPERDÍCIO de vidas humanas vai perdurar?” (Sic.) – destaquei em caixa alta o “neologismo”!
      Tempestiva, oportuna, adequada e apropriadamente até que repliquei (mas foi tido como longuíssimo), eis aqui um terço do reproche, a saber:
      Enfim, quanto incide sobre o seu “piso nacional de 40 horas/semanais”, em dias úteis? Sabes quantas horas semanais trabalhamos nós, os castrenses ativos, em que condições (sem adicionais noturnos, horas-extras, insalubridade, periculosidade e etc.) e quantos dias da semana, mês e ano, nos fins-de-semana, dias santos, festivos, festas e feriados? A ver:
      “Entretanto, o PM é cidadão sim e sujeito de direitos, mas com muito mais deveres que direitos, conquanto lhe alijarem alguns direitos fundamentais comuns ao cidadão, quais sejam: livre manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; livre associação sindical ou sindicalização; filiação política partidária; direito de greve – dizem que somos serviços essenciais, mas não nos reconhecem e pagam por esse serviço essencial.
      Daí, não nos asseguram adicionais noturno, apesar de rondar à cidade, durante a noite e madrugada até ao raiar do dia. E Hora-extra? Nem pensar, ainda que se extrapole às normais oito horas diárias e às quarenta e quatro semanais. Dedicação exclusiva ou mesmo tempo integral? Piorou, ainda que se exija estarmos prontos e a postos a qualquer hora, seja noite ou dia. Periculosidade ou risco de vida? Nem pensar, conquanto compelido ao sacrifício da própria vida, para cumprimento da missão. Tempo de serviço? Sim, temos sim, mas não em progressão horizontal e nos moldes dos demais cidadãos, i.e., para estes é um adicional pecuniário que se adita definitivamente ao padrão do cargo. Para o PM, cujo padrão do cargo é o soldo – que, em afronta à CF/88, está muito aquém do salário mínimo, mormente do capitão ao simples soldado – não é aplicado consoante determina nossa Lei de Remuneração e a mansa e pacífica doutrina pátria”. – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2012/03/militar-estadual-remuneracao-ou.html.
      Por favor, “Professora”, reflita e ajude-nos a ajuda-la, e assista ao vídeo aqui citado, a ver: https://youtu.be/QMTMbZo4GJU?list=PLnJLdL-he_KieHWBcfIn8hR-6Cura5YTz ; e note a diferença de valorização aos policiais, lá e cá, sim?
      Abr
      *JG
      P.S.: Se não queres ajudar não nos impeça de lutarmos por nossos direitos!
      Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2018/05/a-valorizacao-profissional-independe-de.html

  • Mauricio Dias

    Meu nobre professor dê valor a sua profissão, pois você se contenta com pouca coisa,veja bem você passou 4 anos ou mais em uma faculdade e não merece uma miséria de salário desse e um policial deveria ganhar um salário digno, pois ele deixa sua família em casa para proteger sociedade e muitas vezes não volta nem pra casa.

  • carlos

    Um governo que diz, me preparei a vida toda para governar o meu “ESTADO”! Vejo até o momento de forma equivocada! No comentário da Professora Esquecida diz com muita propriedade “Preparar a geração do futuro” é trabalhar a causa e não o efeito da politica do atraso que é fortalecer para prender e arrebentar os pobres dos pobres.Vitima do coronelismo do qual faz parte o atual chefe do executivo! Muito bem lembrado” Deixa os militares do bucho cheio pra calar os demais servidores magros que só uma tabica”! Governador o senhor tem obrigação moral e está na constituição de colocar os servidores na proposta do militares.

  • carlos ferro

    Perfeito o comentário da professora esquecida,o estado tem que ter uma politica salarial para os servidores do executivo.O que não pode é o balaio de gatos que ocorre hoje,servidores de nível médio ganhando mais que nível superior.O governador priorizou a segurança em detrimento dos restantes dos servidores.Vejamos alguns exemplos:Guada de presidio final de carreira R$:9.576,00.Policial civil final de carreira R$:9.870,00.Soldado inicio de carreia R$:3.700,00(Sem o reajuste)Coronel R$:23.000,00.Enquanto isso servidores da saúde passam fome,recebem abaixo de 1 salário mínimo.Vegonhoso o descaso desse governo com a saúde.

    • Militar

      Ferro, só sendo um ferro mesmo pra ter esse entendimento. Acho q vc é um revoltado por não conseguir entrar na briosa, vai estudar e tenta mais uma fez ferro!!!

  • D.Neto

    Entendo o seu lado e lute por ele, mas os militares estão lutando por algo justo e não irão baixar a guarda, mesmo que a capital esteja aos poucos cedendo o interior está coeso com a mobilização!

  • Polícia Militar

    “Professora esquecida”, cadê seu sindicato que não busca seus direitos. Respeite os militares, sim, quando precisar da polícia militar e bombeiros ligue para seu sindicato.

  • Herói Militar

    Concordo em partes com seu parecer, professora! Mas a senhora há de convir que os militares sempre estão na linha de frente ao perigo, arriscam suas vidas diuturnamente em prol da vida da sociedade, (inclusive a sua, sem ter sequer o direito de fazer greve como vcs fazem, e diga-se de passagem, greves muitas vezes sem fundamentos e decretadas ilegais pela justiça. Pra senhora que talvez não saiba, cerca de 80% dos cabos e soldados da PM tem sim, nivel superior em diversas áreas de estudo. E não é um diploma muitas vezes conseguidos Deus sabe lá como, que vai fazer de vcs uma classe especial em detrimento das outras. Queria muito que a senhora abdicasse de seu cargo de professora e ingressasse na PMAL, para correr atras de bandidos da pior espécie, nas grotas, de madrugada e muitas vezes sem equipamentos necessários e sem adicional noturno e de periculosidade. Criticar é fácil, difícil é fazer o que um herói militar faz!!!! Boa sorte

  • Ricardo

    “Os melhores engodos são os que parecem dar a outra pessoa uma escolha: Suas vitimas acham que estão no controle, mas são na verdade marionetes. Dê as pessoas escolhas que lhe sejam favoráveis não importando o que escolham. Force-as a escolher o menor de dois males, ambos os quais atendem a seu proposito.”

    • Se liguem

      Gente parem de discussões porque a estratégia do governo é exatamente essa: que as classes briguem entre si e questionem porque dar aumento a uma só, se podemos tentar dar um pouco a todas as outras? “Governador vai enviar a ALE proposta de reajuste salarial dos servidores públicos”. (propostas vazias) pra ganhar tempo e fazer com que os servidores municipais entrem em greve por reajuste salarial , forçando os funcionários do estado a escolher o menor de dois males,ambos os quais atendem o seu propósito.

  • Jose Malta de Albuquerque

    Professora esquecida eu gostaria de lembrar a voce que o seu sindicado por algum motivo, não está brigando pela sua categoria, aqui são 5 associações brigando dia e noite para termos alguns míseros reais, com um governador que não dará um centavo se não for na pressão, exija, grite, xingue aos diretores do seu sindicato por que se depender desse mimimi do gov. nenhuma categoria receberá nada ate o fim de seu mandato; o certo sera não elegêlo novamente, mas aí vai depender dos alagoanos cegos surdos e mudos.

  • Bombeiro Militar

    Comparar a tranquilidade de uma sala de aula com enfrentar bandido, ou descer em um poço(Bombeiros)…
    É FÁCIL Julgar a retirada de vítimas presas as ferragens de um acidente e o atendimento de mutilados?
    A profissão de professor é importantíssimo, porém nem tudo é nivel exigido em concurso.
    A natureza da função e suas peculiaridades distiguem as profissões!
    Os Bombeiros e Policiais Militares devem ser ainda mais valorizados!

  • Matias

    A luta dos professores é justa! A dos militares também! Nada de crítica nenhuma categoria! Estamos no mesmo barco! O governo tem que resolver isso! Valorizar os servidores públicos! Se ele for esperto entre em acordo logo com os militares por que seus votinhos estão se esvaziando!A oposição tá agradecendo!

  • SrSilva

    Infelizmente o movimento de discentes em Alagoas assim como no Brasil é fraco. Existem subdivisoes entre a classe e o sindicato é inerte na luta pelos direitos dos professores. Acho que a reforma deve começar de dentro da propria classe para que assim o movimento de voces ganhe força e possam conclamar os seus direitos.

  • Nivaldo

    Cada um luta com as armas que possuem,o choro é livre,mas não podemos fazer comparações se A ou B vai ter aumento diferenciado,lute para conseguir o que merece,sem fazer comparações, isso é mesquinho, afinal quem é o presidente do sindicato dos professores?, quem era antes ?nome e sobrenome.
    Só politicagem sem avanço.
    Vamos a vitória, porque vitória sem luta é uma vida sem glória.

  • carlos

    ” Os policiais heróis”! É bom lembrar que os professores também arriscam sua vidas em sala de aula e não são poucos os casos de agressão que os mestres são vitimas!Quando acontece crimes e agressão e abusos de autoridades praticados por policiais não vejo uma única manifestação dos “Heróis” PARA PEDIR PUNIÇÃO E EXCLUSÃO DESSES MAUS POLICIAIS, QUE COLOCA NÓDOA NAS BRIOSAS! POIS É UM GOVERNO, QUE NÃO TEM SENSIBILIDADE E RESPONSABILIDADE ESTÁ JOGANDO UMA CATEGORIA CONTAR OUTRA! ESTÁ DISSEMINANDO O ÓDIO ENTRE OS SERVIDORES!

  • ALAGOANO

    Os questionamentos da representante da educação são importantes, dos militares também.

    Uns questionam a supervalorização de uma carreira em detrimento da outra (Esse é o questionamento em comum)

    Até pq falar que desce a grota esporadicamente com sua equipe armado para procurar criminoso, não é uma realidade tão diferente do professor que fica diariamente dentro de uma sala de aula (em uma escola dentro das grotas) tentando evitar que o menino torna-se um criminoso.

    Verdade que existem aqueles que se eximem de cumprir a missão ( seja militar, civil ou professor).

    Erro gigantesco do governo em privilegiar uma categoria ou um ciclo em detrimento da outra.

    Muitos arriscam a vida, enquanto outros ficam escondidos em palácios, gabinetes, cargos comissionados (totalmente alheio a missão originária), descumprindo a Lei, desrespeitando o cidadão e até mesmo extorquindo(famosa furada), além do velho macete do atestado. (Falo dos servidores de maneira geral).

    Na lista de prioridades em que posição encontra-se o “contribuinte”?

    ou seja, resumo da opera: “Farinha pouca meu pirão primeiro”

  • Mota

    Servidores públicos merecem ser bem remunerados, principalmente os da Segurança Pública, Educação e Saúde, mas na verdade, os privilegiados são aqueles que puxam o saco dos gestores públicos, que além do salário, vivem recebendo mordomias como veículos e combustíveis 24 horas do dia, os 7 dias da semana, pagos pelo erário para usufruírem em beneficio próprio. Os nossos governantes (governador e prefeitos) reclamam da falta de dinheiro, mas não param de locar veículos para entregar aos seus comissionados e servidores privilegiados. Se o Ministério Público fizesse uma visita às garagens dos órgãos públicos nos momentos em que não houver expediente, poucos veículos encontrará, mas se visitar as garagens das residências dos privilegiados pela administração do órgão, certamente encontrará os veículos locados para uso exclusivo em serviço, à serviço do referido servidor. Recentemente, encontrei um veículo, plotado com a marca do Disk-Luz da Prefeitura de Maceió, em pleno sábado, efetuado compras em um Supermercado da parte alta da Cidade. Sobram dinheiro para alguns, mas nada para repor as perdas salariais dos servidores públicos do Estado e do Município de Maceió.

  • PROFESSOR ESQUECIDO

    Em Alagoas, os únicos servidores públicos que negociam e conseguem aumento salarial real, são os da POLÍCIA MILITAR E O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR. Pois, hoje uma SOLDADO (nível médio), recebe inicial R$3.700,00, mais auxílios fardamento e alimentação.Já um CORONEL, está recebendo inicial de R$23.000,00, com estes mesmos auxílios.
    Ricardo Mota, se possível, analise de forma global e nos responda se puder: Como ficarão os demais SERVIDORES PÚBLICOS (SAÚDE, EDUCAÇÃO, etc.) após a efetivação desta negociação, com esta determinada categoria de policiais? Pois, o impacto financeiro deste aumento salarial, para a POLÍCIA
    MILITAR e CORPO DE BOMBEIROS, diga-se de passagem, com um contingente de mais de 8.000 homens e mulheres, esgotarão qualquer possibilidade de reajuste salarial real, para os demais SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DE ALAGOAS.
    Governador, os demais servidores públicos também existem e recebem salários inferiores, em relação a estes policiais, que serão novamente contemplados.

  • Anne

    Professora; Na sua frase sobre: “quero segurança, mas também quero saúde e educação”, foi de fato a unica coisa que prestou nisso tudo.

    Como pode uma ” Educadora”, esquecer tão facilmente do rateio anual do FUNDEB?
    Ora, isso a senhora não mencionou, todo ano o governo divide com os professores o rateio bem gordo do FUNDEB, tipo… UM AGRADINHO! coisa essa, que nossos heróis não recebem.
    Vale-se ressaltar: Que vocês não precisam trabalhar em suas folgas para receber o FUNDEB…

    Sobre seus títulos: são louváveis, mas prefiro os títulos de homens e mulheres que vestem suas fardas e saem de suas casas para defender a minha e a sua família.

    Intere-se melhor, o último concurso da PMAL, teve nota de aprovação equivalente a certame de Policia Federal, exige-se mesmo o ensino médio, mas o padrão dessa tropa, são soldados com graduações equivalentes ou até melhores que a da senhora.

    E que tal, no próximo comentário não esquecer de mencionar o rateio do FUNDEB?

    Ah e mais importante, eduque melhor seus educandos, assim dará menos trabalho a Policia. Pois são eles que limpam a sujeira que uma péssima educação e famílias falidas jogam nas ruas.

    • carlos

      Militar Anne,essas “famílias Falidas” são frutos da falta de políticas públicas e a senhora policial que ainda acrescentar que os professores é um dos viés da marginalidade é dose pra LEÃO! É melhor a senhora não fazer nenhum comentário…atrapalha mais do que ajuda.

  • Thiago

    “Faça você mesmo tudo que for agradável, porque o que for desagradável você usa os outros. Com o primeiro procedimento você sai favorecido, com o segundo você desvia a má vontade”(Baltasar Gracian). iSSO SE CHAMA POLITICA MEU POVO.

  • carlos

    Desde que o mundo é mundo,sempre foi assim as nossas necessidades primitivas acima de qualquer interesse da coletividade. O comentário lúcido e de visão do coletivo,provocou a ira de como estamos ainda na idade do homem da caverna. A Professora Esquecida foi de uma precisão cirúrgica na sua colocação e o resultado só comprova como estamos atrasados. Vem comprovar a pesquisa do banco mundial,que só vamos alcançar um nível de leitura de compreensão daqui uns duzentos e sessenta anos. Chega dar uma gastura

  • Plínio

    Não sou professor nem policial. Darei minha opinião como cidadão:
    As injustiças são muitas…,em todo o setor público! Na verdade alguns gozam de direitos um tanto fora da realidade. Porquê um magistrado pode andar de carro blindado e escolta armada e um policial tem que correr atrás de bandido com uma desgraçada de uma Palio wekeend ,cuja lataria é tão frágil quanto o para-choque de fibra?
    Pq um deputado que é eleito pelo nosso voto pra representar a gente seja na assembleia seja em Brasília, ganha rios de dinheiro e não luta pelas causas de policial, professor, ou os assalariados sejam eles quem for?
    Gostaria sim de vê nosso país ao menos copiando outros…, onde tudo da certo! Na Suécia dizem, um senador ganha 18 mil euros e um pedreiro 19!!! Acho q lá um policial deva ganhar igual ao pesidente, afinal este nem corre atrás de bandido armado que atira pra matar e quase sempre mata!!!!

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    SERIA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL UMA MERA TABULA RASA?
    Joilson Gouveia*
    Estivéssemos nós num Estado sério, com Instituições, Órgãos e Poderes democráticos e republicanos em pleno funcionamento, onde cada qual desempenhasse efetiva, oficial e rigorosamente com seus deveres-poderes de ofício, estribados em suas competências legais, impessoais e imparciais dentro dos axiomas, premissas e princípios constitucionais vigentes, onde os fiscais da lei e membros do paladino Parquet, das três esferas de Poder, já teriam evitado, resolvido e solucionado o busílis litigioso da lide: governo versus servidores castrenses estaduais.
    Os quais têm seus legítimos, legais, lídimos e fundamentais Direitos olvidados, espezinhados, menoscabados e desdenhados pela incúria, desídia, indolência, inação, omissão e perverso DESCUMPRIMENTO DE PRECEITOS FUNDAMENTAIS, por quem deveria respeitar, cumprir, obedecer, honrar e fazer cumprir, como jurado na solene posse de assunção do cargo de gestor estadual caetés. Eis a verdade, dura, nua e crua!
    Os servidores estaduais castrenses ativos, inativos (aposentados) e pensionistas apenas instam, apelam e exigem respeito aos preceitos constitucionais federais quanto ao direito de revisão e reajustes anuais de seus subsídios, remunerações, salários e pensões. Estamos, pois, lutando por nossos direitos: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2018/04/quem-nao-luta-pelos-seus-direitos-nao-e.html.
    Nessa lide, embate, contenda, debate e quizila, percebe-se ausentes, quietos, moucos, calados e silentes aqueles que se dizem “representantes do povo” (ALE), membros do MPE (PGJ e promotores), procuradorias, defensorias (AGE, OAB, PGE) e procuradoria geral da república e federal e magistratura (TJ/AL), diante da premente tragédia anunciada do consequente eventual ABSENTEÍSMO, que sobrevirá em face da inconsequente recalcitrância, renitente teimosia e odioso “descumprimento de preceitos fundamentais”, como temos dito, repetido e reiterado: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2018/05/cabivel-impedimento-onde-nao-ha.html.
    Evitemos todos, pois, os recentíssimos episódios havidos, no Espírito Santo e Rio Grande do Norte, causados por símile leniência, conivência, omissão e descumprimento dos preceitos fundamentais idênticos, pelos governadores desses estados, da atitude omissa, irresponsável e alheias desses demais Poderes, Instituições e Órgãos, do chamado Poder Público que parecem olvidar de seus deveres-poderes funcionais e de ofício.
    Já havíamos indagados, indagamos e tornamos a indagar, a ver: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/11/reajustes-anuais-de-subsidios-e-lei-e.html; cumpra-se a lei! (?)
    Será preciso sofrermos perdas irreparáveis tal e qual havidas nos referidos Estados-Membros? A ver: a) http://muvucapopular.com.br/noticias/coluna-popular/95280-governo-pagou-policiais-por-medo-de-aquartelamento.html, e; b) https://blogdopoliglota.com.br/2017/04/14/exclusivo-comandante-geral-da-pm-recua-e-anistia-280-policiais-acusados-de-fazer-aquartelamento-no-espirito-santo/.
    Enfim, por mais urbana, civilizada, organizada, democrática e politizada que seja uma Sociedade, esta não pode nem deve prescindir de suas Polícias, e já discorremos, dissemos, repetimos, replicamos e reiteramos: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/05/inexiste-sociedade-sem-policia.html.
    Abr 😉
    *JG

  • ALEXSANDRO ALVES PEREIRA

    É lamentável ver servidores brigando pra saber qual função é mais importante,além do mais o risco de vida que os policiais tem, esta diretamente ligado a péssima qualidade da educação desse país, que infelizmente é devida as políticas de números onde os alunos são apenas números, que resultam em cidadãos, que nao estão aptos a viver em sociedade.

  • Esperança

    Ser policial pede dedicação exclusiva,não pode fazer outro concurso paralelo,trabalha mais de 40 horas semanais,trabalha na madrugada,se chamado na folga tem que ir. Ser professor pode acumular cargo,se trabalha 40 horas ganha em dobro,pois os concursos são pra 20 ou 25 horas semanais,dorme todas as noites em casa.

  • junior filho

    Enquanto isso o “ PROCON demite 60 funcionários e contrata eleitorado de Galba Novaes. Das demissões apenas duas foram mantidas, seria uma prima de primeiro grau do governador Renan Filho, acusada de agir de forma grosseira com os estagiários na frente dos outros funcionários e outro seria um filho de um procurador. “Há rumores que o próximo passo da gestão é “levantar fundos para a campanha de Galba pai através dos fornecedores) É MOLE! Vejam a matéria completa da denuncia no jornal Á NOTÍCIA on line.

  • J Cavalcante

    A discussão gira em torna das categorias, mas prestem atenção o problema é a defasagem salarial e não o comparativo entre as categorias. Dizer uma categoria é mais importante que a outra é bobagem, pois prestamos serviços públicos e todas são importantes, porém estamos deixando a desejar em todos os serviços prestados, além dos salários devemos também melhorar a qualidade dos serviços prestados. Caso contrário vamos ser engolidos pela administração privada.

  • Pedro indignado

    Tenho certeza a maioria dos comentários, não se trata dos militares muitos absurdos e a nossa polícia, está muito além desses sentimentos mesquinhos

  • Para a professora esquecida

    Professora esquecida, a gente mede a qualidade dos nossos professores da rede pública formados com nível superior pela qualidade de políticos que nós temos. Parabéns pra vocês pela brilhante educação dada aos nossos alunos da rede pública. E pelo jeito, continuaram por mais um século esquecidos mesmo. Lembrando que o concurso da PM que exige ensino médio, 95% daqueles que passam tem curso superior. Exija seus direitos sem querer menosprezar as outras classes, primeiro por não saber nada dela, segundo pela incompetência total do ensino público no país.

    • Pacato cidadão

      Amigo, pare de atacar a professora pelo desabafo dela. Você fala como se a culpa da péssima qualidade do ensino público fosse dela…

      Olha o telhado de vidro, porque Alagoas não tá uma Suíça em matéria de segurança não.

  • Almeida

    Não vamos dividir as classes. Somos todos servidores do estado.A polícia, deveria ganhar bem e não esses 12% fracionado , que no final se reduz a quase nada.

  • SOU A FAVOR DOS PM

    Boa Tarde,
    Fico só olhando as comparações q fazem, será que injusto nós que arriscamos a vida por outras vidas e combatemos os crimes não termos direito a um aumento justo?, acho que injustiça é de nos cobrarmos o que era para ser feito sem precisar de cobranças.Merecemos sim ajustes.

  • Carlos

    É outra insegurança vocês polícias,diz que possui diploma de nível superior e no entanto disputam vagas no concurso da polícia de soldado! Não é justo é oportunismo.

  • João Cardoso

    Infeliz a discussão de quem merece $$$ mais ou quem se arrisca mais! Isso é sociedade? Ah! é! A sociedade “meu umbigo”! Médicos, profs e policiais são importantes…tá aí a ignorância de um povo que vem mal educado de família!

  • JEu

    Creio que a melhor sociedade é aquela que menos precise dos serviços de polícia… só que para isso, tem que haver eficiência próxima de 100% da educação e cultura, além dos serviços de saúde e da geração de emprego e renda… e, para que sejam alcançados esses níveis de excelência da vida social, tem que haver justiça social, ou seja, todas as profissões têm que ser respeitadas e os seus trabalhadores devidamente reconhecidos com salários justos, que lhe compensem os esforços de concorrer para o engrandecimento da nação… e quando falamos em justiça social estamos querendo dizer que o mais alto salário não pode ser tão distante dos menos agraciados, assim todos terão dignidade com acesso à alimentação, moradia, vestuário e lazer, pois educação e saúde têm que ser integralmente proporcionadas pelo poder público… porém, para se alcançar esse estado de justiça social é preciso que o erário público seja utilizado de forma honesta, previdente e direcionado para o bem de todos, e não desviado para o bem de alguns… também precisa-se garantir que os mais abastados da sociedade atinjam essa condição de abastança com lisura, honestidade e responsabilidade social, através do devido recolhimento dos impostos, ou seja, que sua abastança seja construída sobre os pilares da ética e da moralidade, fruto de seus trabalhos e esforços ao longo, muitas vezes, de gerações da mesma família… assim, com uma sociedade educada, culturalmente avançada, sem cidadãos miseráveis e com equilíbrio entre ricos e pobres (ser pobre não quer dizer miserável, apenas não possui bens e pecúnias que lhes permitam viver de forma mais luxuosa… porém vive com dignidade, sem necessitar do auxílio financeiro de ninguém) é que poderá haver ordem e paz social, e, assim, muitos poucos se desviarão pela senda da criminalidade, fazendo com que se precise de um efetivo policial de pouca monta para o combate aos delinquentes… estes níveis de excelência social estão sendo alcançados perto dos 90% pelos países nórdicos (Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca) e outros como Suiça, Holanda, Bélgica, etc, etc… se eles chegaram lá, por que nós também não podemos?!!! creio que o problema crucial é: será que queremos?!!! Se chegarmos perto disso (e não precisa ser tão perto), não necessitaremos mais dessa luta inglória por parcos reajustes ou aumentos salariais…

  • César

    O Governador que aumentou em 29% para os delegados em janeiro de 2019, não atendeu o pedido do secretaria de 12% em dois anos. O cara é o “Soberano”, desconsiderou o pedido do próprio secretario de Estado.A soberba pode custar caro!!!

  • Selva

    Delegados receberam 29% de uma única vez e ninguém falou, nem reclamou?
    A POLÍCIA É O PÚBLICO O PÚBLICO É A POLÍCIA!

  • Carlos

    Pelas manifestações, dos militares estamos vivendo no estado mais seguro contra a marginalidade do mundo! Quanto os professores estão dando aula os ” policiais estão lhe garantindo! Quanto a sociedade está dormindo ou se deslocando para qualquer atividade os militares estão dando a sua própria vida para garantir a do cidadão! Gente estamos muito longe desse padrão! Vocês soldados merecem porém não exagerar

  • Wellington Teófilo dos Santos

    Tem um comentário, de um policial civil é o outro de um agente penitenciário mandando os policiais militares estudarem. Quando estão nó sufoco chama à polícia militar é outra à maioria dos soldados tem nível superior.

  • Vivo

    Boa noite.

    Creio que todos tenham sua parcela de razão. Em determinados momentos somos infelizes em palavras, assim como em ação.

    Os educadores ganham pouco, pela sua importância na formação na base educacional, na formação da futura mão de obra.

    Os policiais, sejam militares ou civis, tem uma importância crucial na segurança de todos, sem distinção.

    Não existe um estudo que venha parear cargos e funções em nível de estado. Cada um tem suas características, seus pré requisitos.

    Então não se pode de maneira simplória, criar um parâmetro comparando as funções, apenas.

    Segurança, educação e saúde são o tripé de uma sociedade.

    Todos falam nessas aéreas e prometem o mundo e o fundo,mas épocas e eleições, mas poucos são os que cumprem suas promessas.

    Se os professores, representados pela “professora esquecida”, acham que devem ganhar tão bem quanto qualquer outro setor, dentro das prioridades estabelecidas acima, que o sindicato da categoria busque uma negociação com o governo.

    Mas particularmente acho que esse sindicato serve apenas para empunhar bandeiras vermelhas, agir apenas pela ideologia com viés de esquerda e deflagrar greves intermináveis que só atingem a educação pública, justamente aqueles que são os mais necessitados.

    O bem comum deveria ser o objetivo … Já chega de divisões tais como eles e nós, elite e pobreza, sul e norte, negros e brancos, etc.