Outubro Rosa Pet: Cuidado e prevenção podem salvar vidas Estamos no mês da prevenção do câncer de mama em cadelinhas, então nada melhor do que trazer para o blog Meu Bichinho este assunto.

O câncer de mama em cadelas é um dos tumores mais comuns. Logo, é importante dar uma atenção especial a possíveis carocinhos que, por ventura venham a surgir em sua doguinha. A campanha Outubro Rosa Pet é uma forma de trazer à tona um debate amplo que ajudará todos os tutores a terem mais cuidado com aqueles que se tornaram um membro da família.

Vou trazer para vocês a opinião do médico veterinário Leonardo Soares, especializado em oncologia veterinária, que já vivenciou diversas situações e poderá orientá-los sobre como agir.

“Estamos no mês de conscientização contra o câncer de mama e este tipo de câncer é o que mais acomete as cadelinhas. Para se ter ideia, o número de pets fêmeas diagnosticadas com a doença é três vezes maior do que o câncer de mama em mulheres. Outro detalhe é que a maioria dos diagnósticos ocorrem em cadelas de meia idade e idosas”, explicou Leonardo Soares.

Para quem não sabe, este é um dos principais tipos de tumor a atingir os bichinhos e, assim como a doença em seres humanos, gera muitas dúvidas de como agir, tratar e prevenir.

Confira os principais sintomas:

  • Caroços na região das mamas do pet;
  • Inchaço ou dilatação na área mamária da cadela ou gata;
  • Dores na região das mamas;
  • Presença de secreções nas mamas com odor desagradável.

O blog Meu Bichinho reforça que o Outubro Rosa Pet visa conscientizar os tutores de que o diagnóstico do câncer de mama em cadelinhas é possível e deve ser precoce. Portanto, é preciso que o tutor fique atento a qualquer alteração. No caso de encontrar algo diferente do habitual é preciso levar o pet ao médico veterinário para a realização de consulta e exames específicos.

Como prevenir?

Um dos meios de evitar o câncer de mama é a castração do paciente. Quando é realizada antes do primeiro cio, a castração pode reduzir em até 91% o risco desse tumor.

O médico veterinário Leonardo Soares disse também que, para minimizar o câncer de mama, o tutor deve evitar o uso de anticoncepcionais, já que eles aumentam a probabilidade do desenvolvimento de câncer de mama em cadelas.

Prevenção é a solução! Em breve o blog Meu Bichinho trará mais conteúdo para você.

 

Comissão de Bem-Estar Animal da OAB firma parceria para garantir vacinas e castrações em abrigos
Já ouviu falar no termo Pet Friendly?
  • Ib Correia

    A prevenção e o cuidado com o nosso bichinho é fundamental para evitar ou minimizar danos a saúde do nosso Pet. Para quem já teve um bichinho com esse problema sabe como é doloroso, tanto pra o bicho, quanto para o seu tutor. A pauta é de grande importância e esclarecedora para alertar os tutores e dar mais segurança na identificação precoce nesses casos. Parabéns Dayse Nascimento pela pauta e também ao Dr. Veterinário Leonardo Soares…

  • Roberta

    Adorei a abordagem do tema. A prevenção é a melhor opção. Castrem, casarem e castrem.