Suas emoções te ajudam ou te atrapalham no trabalho?
Quando paramos para pensar na nossa carreira ou na vida profissional que escolhemos, devemos refletir sobre nossas emoções, se elas têm nos ajudado a chegarmos aonde desejamos ou se elas têm sido um desafio a parte. Compreender e aprender a se relacionar com as nossas variações emocionais é a chave para levarmos uma vida fluída, consciente e acima de tudo, satisfatória.
Talvez você esteja lendo esse texto e pensando, “hoje essa reflexão não é para mim, vou encaminhar para uma pessoa que talvez sirva mais”, calma! Se você chegou até aqui, então essa mensagem também é para você e vou lhe provar. Será que algum dia você acordou desanimado? Lembra da sensação de falta de pertencimento na sua carreira? Se recorda do mal humor naquele dia de trabalho junto a sua equipe e quando tratou o cliente de forma fria e aleatória? Certamente não se esqueceu das vezes que olhou para o relógio e esperou que as horas passassem mais depressa e o maior de todos os fatos, quando você contou os dias para a chegada do fim de semana, pois já estava farto do que estava vivendo…
Essas e outras sensações são sintomas das emoções que sentimos diante do nosso trabalho, por não respeitarmos os avisos do nosso corpo estamos adoecendo dia após dia, por não compreendermos o que nossa mente nos diz estamos insistindo nas mesmas práticas, por não pararmos para olhar para nossas práticas continuamos a insistir no mesmo erro, por não entender quem somos estamos perdendo tempo em funções, empresas e realidades as quais não são para a gente.
Chegou o momento de fortalecermos o nosso autoconhecimento e sabermos quem de fato somos, o que queremos, o que nos faz mal e o que precisamos de fato para nos sentirmos pertencentes e satisfeitos. Por enquanto só temos uma vida e na eminência de entender que ela está terminando, já estamos atrasados no quesito mudanças que trazem resultados. O processo terapêutico com um psicólogo nos auxilia nesta jornada e entender quem somos e o que podemos ser é um fator poderoso para viver a vida que merecemos, pense nisso!