Quando paramos para refletir sobre satisfação podemos chegar à conclusão que há muito tempo não lembramos como é essa sensação. Estar satisfeito com a vida que se tem certamente tem sido um dos maiores desafios os quais a humanidade tem enfrentado, afinal de contas parece que quase tudo está ruim: política, economia, clima, carreira, vida pessoal e amorosa. Vamos comigo até o fim deste texto e prometo uma reflexão necessário para o seu momento presente.

Satisfação, do latim satisfactĭo, é a ação e o efeito de satisfazer ou de se satisfazer. Este verbo refere-se a cumprir o que é devido/prometido, saciar um apetite ou um desejo, satisfazer exigências ou expectativas, compensar um mérito ou resolver problemas. A partir desta clareza vamos aprofundar essa conversa e gostaria que você fizesse uma listinha de tudo aquilo que te traz satisfação, por exemplo: Ter um emprego inspirador, estar em boa companhia, ter a certeza que está construindo um mundo melhor e quem sabe deixando um legado, ter momentos de lazer, curtir uma boa leitura… Não importa o que seja, apenas que te traga satisfação. Após isso busque refletir sobre elas e tente recordar quais foram as últimas vezes que viveu cada uma delas, a vida passa tão depressa que não temos a oportunidade de nos concentrarmos nelas.

Certamente após o último exercício chegarás à conclusão de que seu nível de satisfação está bem baixo, encontrando pouco prazer nas pequenas coisas e com uma leve impressão que para se sentir plenamente satisfeito precisará de coisas que não tem, a tão famosa satisfação condicionada. Sempre que criamos condições para nos sentirmos bem e relaxados podemos pagar um preço muito alto, principalmente se nossos objetivos a alcançarem forem altos/caros demais.

A melhor maneira de encontrar satisfação ao longo dos nossos dias é reduzirmos situações estressantes, cansativas e exaustivas da nossa rotina, mas claro que sei que muitas vezes essa não é uma tarefa fácil, mas devemos convir que tudo aquilo que desejamos sempre acabamos conseguindo de um jeito ou de outro, então talvez devas refletir sobre o quanto que você deseja encontrar satisfação, porque as vezes não estamos genuinamente interessados.

Busque refletir sobre a sua própria vida e passe a fazer novas escolhas, tendo em vista que suas últimas decisões te deixaram ainda mais cansados e exaustos.

Atualmente não há comentários.