Gestão de Tempo e a incrível diferença entre ser produtivo e estar ocupado – Vamos Falar da Gente

Todas essas possibilidades são possíveis quando nos organizamos e priorizamos o que verdadeiramente importa

A cada dia que passa a vida está mais repleta de compromissos, urgências, emergências e prazos apertados. Parece que as 24h do dia não são mais suficientes e ficamos ansiando por mais horas ao longo da vida, mas precisamos aprender a gerir o nosso tempo da melhor forma, para que possamos manter o equilíbrio em todas as áreas da nossa existência, seja ela familiar, afetiva, profissional e interpessoal.

A gestão de tempo não foi criada para que pudéssemos trabalhar mais em menos tempo, pelo contrário, ela surgiu para aprendermos a gerir nossas atividades naquele horário o qual estabelecemos para desempenhar aquela tarefa. O grande segredo consiste na organização, quando mantemos nossa mesa limpa, papéis organizados, canetas, marcadores e lápis ao alcance de nossas mãos, além de não perdemos tempo procurando, ganhamos tempo para fazer outras coisas que exigem mais tempo e atenção.

Algumas pessoas costumam dizer que se encontram em sua própria bagunça, mas reflita sobre os benefícios de ter mais tempo disponível para a família, para fazer as coisas que trazem prazer, caminhar com o pôr-do-sol de fundo ou até mesmo ter um tempo de qualidade com seu cachorro. Todas essas possibilidades são possíveis quando nos organizamos e priorizamos o que verdadeiramente importa.

Alguns colegas possuem uma dificuldade com horários e marcações de sessões, eles informaram que se perdem, esquecem e não conseguem se organizar e após ouvi-los eu perguntei se eles já tentaram comprar uma agenda. Para minha surpresa, alguns responderam não. Com essa infinidade de atividades as quais escolhemos fazer parte, nós realmente precisamos nos agendar para não perdermos oportunidades e respeitar o nosso e o tempo do cliente. Além de evitar confusões, essa opção de otimização de tempo nos ajuda a executar tarefas naquele time necessário, sem excessos.

Outra dica é fazer um check list antes de iniciar os trabalhos, comece pelas atividades que requerem mais energia e que você tenha menos habilidade em desempenhar. Deixe as tarefas mais simples para o final, pois elas poderão ser executadas com menos energia, além de você possuir mais habilidade para realiza-las.

Ao longo da semana encontre o equilíbrio entre a vida espiritual, pessoal, profissional, afetiva e educacional, separar um momento para manutenção de todas elas com certeza permitirá que você esteja cada dia mais próximo de uma vida bem sucedida. É possível fazer tudo, à medida que nos organizamos e priorizamos.

Confira uma entrevista sobre o assunto aqui.

—————

Se você deseja ficar por dentro de mais dicas como essas, me segue nas redes sociais, Facebook e Instagram, Psicólogo Vítor Luz.

Caso deseje enviar sugestões, relatos e conversar, aguardo seu contato [email protected].

  • Ivana

    Vou tentar colocar em prática os agendamentos diários, e tentar incluir se possível uma atividade física. Mas cansa só em planejar isso, tendo faculdade a noite e trabalho em no horário comercial. Alguma dica?

    • vitorluz

      Oie Ivana, tenta mesmo ein!

      Todos sempre teremos muitos compromissos, mas o que vale é priorizarmos a nossa saúde, pois sem ela não conseguiremos estudar e trabalhar. Tenta acordar uma hora mais cedo e se exercitar, nos primeiros dias serão difíceis, mas depois acostuma ;)) Depois me conta ein!

Deixe uma resposta Ivana
Cancelar reply