Eita que o assunto hoje é polêmico viu! Tenho recebido muitas mensagens de homens e mulheres com a mesma dificuldade, “meu companheiro (a) não me ajuda dentro de casa”. Na dinâmica doméstica sempre tem um agente que desempenha mais papeis no lar, seja pela competência, seja pela falta de habilidade de gerenciar tarefas ou pela falta de consciência de quem está a dividir o mesmo espaço. Se você também tem passado por isso então a conversa de hoje é com você!

Quando um dos integrantes do casal trabalha fora de casa tendemos a pensar que as tarefas domésticas são de responsabilidade de quem fica, lavar, passar, guardar e organizar. Mas quando os dois atuam profissionalmente fora de casa, como será que essa conta fecha? A maioria das mulheres sempre se queixam que os homens não participam na divisão de responsabilidades e eles por sua vez acabam se acomodando, mas aqui vai um recado para os “acomodados” de plantão, não fazer a sua parte dentro de casa além de revelar traços da sua personalidade, acaba afastando você da pessoa que está se sentindo sobrecarregada.

Muitas mulheres podem estar lendo esse texto e pensando, “meu marido deveria ler isso, vou mandar para ele”, mas calma, antes de mandar para qualquer pessoa gostaria que você refletisse como vai sua assertividade quando o assunto é compartilhar a carga ao longo dos dias. Por vezes não damos espaço para que o outro possa fazer as coisas no tempo, do jeito e da forma dele. Ai você me diz, “Ah Vitor, mas ele demora demais, se eu for esperar, chega o fim de semana e a pia está completamente suja…”, eu entendo, mas que tal negociarmos um tempo razoável e adequado para as tarefas diárias? O combinado não sai caro e quando alinhamos as coisas a vida fica mais leve.

Muitos maridos não entendem por que suas esposas estão exaustas ao fim do dia e porque a única coisa que eles querem é um banho quente, uma massagem e uma boa noite de sono. Muitas mulheres possuem uma jornada tripla de desgaste físico, energético, emocional e espiritual. Na eminência de pensarmos tanto em sexo acabamos por não perceber que aquele que está cansado só deseja descansar, em paz!

Portanto, vale parar, observar e entender qual o seu papel na relação e quais das suas responsabilidades você está terceirizando.

Atualmente não há comentários.