Uma das coisas mais importantes que podemos aprender nesta vida é sobre a arte do silêncio. Ao longo da nossa vida somos fortemente ensinados a falar, mas muito pouco treinados para ouvir. Essa realidade pode nos colocar em sérios apuros e por vezes nos faz perder grandes oportunidades, tanto no quesito do aproveitamento da vida, quanto no tocante ao livramento de situações constrangedoras.

A depender da cultura a qual fomos criados e da formo como fomos educados, podemos ter uma tendência maior a usar o silêncio a nosso favor. Aquele que aprende a ouvir sempre está em vantagem sobre aquele que só sabe falar, quando estamos concentrados em nos fazer entender, não percebemos alguns detalhes que estão acontecendo em simultâneo, sendo essa uma realidade bastante desafiadora. É sempre válido refletir porque temos a necessidade de falar o tempo inteiro, sobre o que desejamos nos convencer? Qual a razão pela qual achamos que as pessoas desejam nos ouvir? Será que o que tenho a dizer é realmente necessário e vai fazer a diferença na vida do outro?

Ao passo que aprendemos a dominar a arte do silêncio, podemos desenvolver os outros sentidos do nosso corpo, aprimorando nossa visão, fortalecendo nosso tato e aguçando a nossa percepção da realidade, que muitas vezes pode ser comprometida pela nossa ansiedade de provarmos que sabemos de algo. Se a humanidade aprendesse a observar mais talvez não estaríamos tão insensíveis as dores e necessidades dos outros. Por isso é valido fazer um exercício: Na próxima conversa que você tiver com alguém busque ouvir sem julgar, apenas esteja ali. Não se sinta na obrigação de responder ou solucionar o problema, apenas escute. Depois busque refletir sobre o que ouviu e tente perceber se tem algo amável, estratégico ou importante para dizer e por favor não esqueça, se o que você deseja falar não vai acrescentar em nada, fique em silêncio.

Por fim, busque refletir porque talvez o silêncio pode te incomodar tanto, por vezes não conseguimos ficar bem com a gente mesmo e meditar pode ser um suplício. As vezes nossa mente está tão agitada que assumimos mais compromissos para esquecer daquilo que tira o nosso sono, mas talvez estejamos indo na contramão da tranquilidade e leveza, pense nisso.

Atualmente não há comentários.