Chamou-me a atenção para o fato um amigo que é especialista na área de trânsito.

Passei, então, a olhar com mais vagar as ações educativas que a SMTT vem realizando com os motoristas de ônibus que atuam no transporte coletivo urbano de Maceió.

E merece registro, sim, a iniciativa.

Ao apresentar os profissionais do volante os riscos no trânsito que correm os ciclistas, diariamente, ou mostrar-lhes o esforço que fazem os cadeirantes ou outros passageiros especiais que andam nos coletivos, a SMTT põe luz sobre uma cena que se repete, persistentemente, no cotidiano, sem que nós ao menos percebamos.

É uma ação humanitária, sim, que beneficia não apenas os usuários do transporte coletivo ou aqueles que sofrem em outros modais de transporte, os próprios motoristas “descobrem” esse público que merece e precisa de atenção e empatia.

Eles, os profissionais do transporte coletivo, não são diferentes de cada um de nós, que tende a transformar em paisagem invisível tudo aquilo que é corriqueiro.

Estou certo de que muitos deles vão mudar de comportamento no trabalho, passando a dar atenção àqueles que, por óbvio, não são vistos com olhos de solidariedade e de empatia.

Pode parecer pouco, mas o mérito da iniciativa é maior do que as aparências suscitam.

Rodrigo Cunha pode repetir Rui Palmeira nas eleições de 2022
Campanha para desembargador do quinto da OAB pode custar R$ 3 milhões
  • André Barreiros Silva

    Infelizmente não vemos nenhum policial da smtt em lugar algum. Passo constantemente na Fernandes Lima e não vejo nenhum. Outra coisa coloco na responsabilidade do judiciário e smtt os acidentes acontecidos em Maceió, pois ambos suspenderam as câmeras que controlavam a velocidade. E o acidente de hoje mais um na conta de ambos. Em todos as capitais do Brasil existem estas câmaras. A Justiça daqui é diferente do resto do Brasil?

  • Tiago

    Muito bom mesmo!

  • Zezim

    Concordo ação muito importante sim, mas no meu ponto de vista como leigo no assunto SMTT deixa e muito a desejar, a cidade praticamente não tem sinalização seja vertical ou horizontal e as poucas que tem nenhum motorista respeita. Por saber que não vai ser fiscalizado. Infelizmente cheguei a conclusão que existe um codigo de trânsito paralelo em vigos em Maceió
    Onde mão unica vira mão dupla os motoqueiros pilotam nas calçadas
    Maceio os carros ficam estacionados nas CALÇADAS enquanto pedestres tem que usar as ruas
    Semaforos em Maceió dão defeitos todos os dias e são sempre os mesmos. É triste mas maceio em trânsito é uma cidade sem lei.
    So pra exemplificar no quarte do exército que fica em uma das mais movimentadas avenidas da capital tem um estacionamentos na calçada sinalizado inclusive com placas pra vagas de idoso etc, ou seja entendo que é regulamentado. So que se tiver carros estacionado na CALÇADA o pedestre é obrigado a ir para pista, imagine se for um cadeirante….
    Aqui dizem que existe industria da multa
    Queria entender tem uma placa de proibido estacionar alguem vai e estaciona e nao pode ser multado porque aí é indústria de multa e o que fazer então a lei é clara mas…

    • Emerson

      seu posicionamento nao condiz tanto com a verdade, afinal d contas em Maceio, os postes em cima das calcadas estreitas …. e os DEFEITOS das mesmas, ja faz com que o cadeirante e o pedestre caminhem pelas ruas … os carros sao mero acaso, mais uma variavel para o transeunte, seja ele cadeirante ou nao. calçadas cada uma d uma altura, cada uma com inclinacao diferente, muros q invadem calçadas, e etc etc etc.., mas isso nao e um privilegio de Maceio, no pais inteiro tem isso.

  • Jon Jonh

    A qualificação que foi feita com alguns motoristas, não condiz com a realidade enfrentada pelos nós ciclistas, pois a velocidade dos ônibus nas ruas de Maceió ao passar por um ciclista é muito maior do que a que fora desenvolvida nesta treinamento, além do mais, alguns motoristas do transporte coletivo não tem o mínimo de respeito com as pessoas com deficiência e pessoas idosas, pois apenas nós que temos deficiência sabemos da nossa realidade e de nossas dificuldades. Uso transporte coletivo todos os dias, e até já deixei de embarcar no coletivo, em virtude do motorista de parado o ônibus no meio da rua, não tendo eu com deficiência de descer a calçada para ir até o mesmo, pois esta era muito alta.

  • Zezim

    Quer dizer que por que as calçadas são estreitas e cada uma com uma inclinação diferente e por acontecer em todo o Brasil etc etc etc, isso dá o direito aos motorista estacionarem nas calçadas ou onde bem entendem. Se órgão gestor SMTT multasse esses infratores queria ver quem estacionava em calçada. Esta errado sim não Venha agora justificar um erro apontando outros. Tenha mais empatia com o próximo