No TJ, em fase de articulações e disputa por vagas de desembargador, só uma certeza se estabelece: o juiz Orlando Rocha vai assumir a próxima vaga aberta por antiguidade.

Quando?

Esta resposta quem pode dar é a Assembleia Legislativa, que recebeu o projeto de ampliação de número de cadeiras no pleno do Tribunal de Justiça há duas semanas, aproximadamente, mas está tratando o tema com muita “cautela”.

Serão criadas três cadeiras de desembargador, que vão atuar na futura 4ª Câmara Cível, mas a Casa de Tavares Bastos está de olho especialmente em uma elas: a do quinto constitucional da OAB, um processo longo e de três fases.

Começa com a escolha de uma lista sêxtupla de advogados por seus pares, o colégio eleitoral; a segunda etapa cabe ao TJ, que vai reduzir a lista pela metade; caberá, então, ao governador definir o nome do futuro desembargador.

Há um entendimento entre os deputados com poder de mando na Assembleia – Marcelo Victor à frente – de que  é melhor deixar esse longo processo seletivo para o próximo ano, de preferência após a saída – se ocorrer – de Renan Filho do Palácio para disputar as eleições de 2022.

Acontece que o TJ também tem pressa e deve pressionar os deputados a dar um andamento mais acelerado ao projeto de ampliação das vagas de desembargador.

Nada que uma boa conversa não resolva, mas o problema, para ambos os lados interessados, é que não se pode projetar com clareza ou nos bastidores quem deve cortar a linha de chegada.

São três eleitorados diversos, com quantitativos dessemelhantes, e que realizam as suas escolhas por critérios diferentes.

O imponderável caminha, principalmente, na primeira fase, mas pode se esconder em todas elas.

Arthur Lira reage com dureza a ministro que ameaçou com golpe
Na briga entre Flávio Bolsonaro e Renan Calheiros, os dois saem ganhando
  • Tadeu

    Mais uma vez, algo que deveria prezar pela qualificação é sobreposto aos interesses políticos.

  • Daniel

    Mas despesas sem necessidade para o já sobrecarregado e impaciente contribuinte !
    A justiça deveria servir, já que andam nas ruas, e mesmo só agem quando provocados, (exceto o atual STF) buscar cobrar das autoridades sobre a recuperação das ruas destruídas pela guerra da Casal e suas contratadas, o assunto de fato é outro, mas é tão irritante quanto a criação dessas três vagas !

  • Franca

    E muito Cacique para pouco Indio rsrsrsrsrsrs.

  • Sebastão Iguatemyr Cadena Cordeiro

    MADRUGADA MORNA E TRANQUILA NA FESTA DA MOCIDADE ( PRAÇA DA FACULDADE ) , O JOGO DE VÍSPORA CORRENDO FROUXO PELA NOITE A DENTRO . O LOCUTOR APELIDADO POR CAMELO ANUNCIANDO A BOLA DA VEZ EM SEU AUTO-FALANTE : ” TRÊS PATINHOS NA LAGOA ” ! COMBINANDO PERFEITAMENTE COM A DATA PREVISTA PELO PODER PARA REFORÇAREM SUAS HOSTES , 2022 . . . Ô M I . . .