Os fatos dão razão à parlamentar.

Em um longo e contundente discurso hoje, na Assembleia Legislativa, a deputada Jó Pereira (MDB) reivindicou do governo do Estado a devolução do dinheiro retirado dos aposentados e pensionistas do AL Previdência, desde abril do ano passado.

Ela disse que a Assembleia não poderia fazer isso, legalmente, devendo, esta ser uma iniciativa do Palácio para “reparar uma injustiça”. Admitiu que, mesmo agindo de boa-fé, aos deputados aprovaram celeremente  projeto de reforma do AL Previdência, em dezembro de 2019 praticamente às cegas, evidenciando o que seria uma cruel irresponsabilidade:

– Essa Casa recebeu no final de 2019, uma reforma sem apresentar estudos e sem dados, e ao mesmo tempo, com um apelo de urgência, com uma orientação a sua bancada e ao presidente, para uma aprovação rápida e sem alterações. Lembro ainda que o governo tinha até o mês de julho do ano seguinte, segundo portaria emitida em 4 de dezembro 2019, pela normativa da Secretaria Especial de Previdência, para realizar essa revisão da Previdência. Tendo esse prazo, e apesar do tempo que este assunto estava em pauta, a urgência assim foi solicitada a essa Casa, com apelo de não modificar a proposta original.

Jó Pereira lembrou que tentou evitar a cobrança dos perversos 14% de aposentados e pensionistas que recebiam até o teto do INSS – R$ 6.433,58 -, mas terminou votando, como os demais, na matéria do jeito que o Palácio mandou.

Ela deixou claro que o governo tem a chance de corrigir o malfeito, mas só fizer direito:

“Como os servidores, hoje aposentados e seus pensionistas, vão entender que o estado retirou deles algo em torno de R$ 80 milhões, durante vários meses, e agora reconhece que não deveria ter aplicado esse desconto, mas não vai devolver? Como um governo que propaga todos os dias que tem bilhões em caixa não pode pagar ao servidor algo em torno de 1,5% dessa reserva?”

As perguntas são boas e procedentes. Quem há de respondê-las são os  que mandam nos cofres e nas gentes.

Aulas na rede pública estadual devem voltar em 16 de agosto
Santoro convence deputados que não pode devolver dinheiro dos aposentados
  • Carlos

    Deputada, foi a única que no início dos primeiros meses da pandemia 2020, lembrava dos servidores públicos da linha de frente dos hospitais públicos e doava lanches pizza 🍕, sabendo e sabe que o nosso salários não cobre nem às pequenas despesas avalie, comprar refeições para aliviar a fome dos plantões. Deputada abrace a causa do plano de cargos e salários dos servidores públicos da saúde. A senhora é muito bem avaliada pelos servidores da saúde.

  • Nana Silva

    Essas mudanças da AL Previdência foi pura maldade. Pegou o funcionalismo de surpresa e prejudicou a todos, inclusive os que ganham pouco. Diferente da maioria dos outros Estados, não respeitou nem aqueles que recebem de um a dois salários mínimos. Não deu as perdas salariais, mas descontar foi rapidinho. Não creio que vá devolver nada. A Deputada JÔ faz parte dos poucos que defendem nossa causa. Os outros nos aguardem nas eleições.

  • Observador

    E como ela votou em 2019? Fazer discurso é fácil, o parlamentar prova quem é na hora de votar matérias importantes.

  • Aposentada

    Eu e muitos servidores não suportar esse tal de Santoro vindo do Rio de Janeiro, com processo também por lá pra prejudicar a vida dos alagoanos , governador foii o sr.quem trouxe esses espertinho,e está achado que vai ser deputado aqui, só se o alagoano estive doido,que ficar aqui fazendo turismo e enganado os alagoanos. Espero que até todos estejam ligando nesses pré candidato por quer a panelinha e da pesada.

  • João

    Apesar do Ricardo já ter postado que os deputados desistiram da emenda, espero que eles continuem insistindo e que o dinheiro retirado dos aposentados da camada mais pobre do funcionalismo seja devolvido! É o mínimo que pode ser feito para reparar essa injustiça.

  • Carlos

    BEBETO, defenda os militares. Não esqueça que você se diz um deles!

  • KBÇ]ÃO

    PARABÉNS CARLOS PELO EXCELENTE COMENTÁRIO, ESTAMOS NA ESPERA BEBETO.

  • ZIL

    E os deputados votaram a favor do projeto e agora querem tirar esse peso das costas! Vocês têm culpa!

  • Flavio silva

    Fazer limpeza geral, Deputado Bebeto, sua eleito será doze única, como todos militares anteriores, parabéns, governador pensa que vai ser vice-presidente pensa que Lula vai levar essa eleição, caso ele ganhe o caos vai iniciar no país povo Alagoano vamos ter vergonha na cara na hora de votar.

  • Nana Silva

    Sr Flávio, em que país vc vive? Caos está desde 2018. Caos pior do que estamos nunca se viu.