Dois amigos que conhecem Ricardinho Santa Rita muito mais do que eu me ligaram para falar sobre o episódio que resultou na demissão dele da Secretaria de Turismo de Maceió.

Ambos, e creio que por coincidência, chegaram à mesma conclusão que eu: Santa Ritta quis “lacrar” nas redes sociais – um comportamento infantil que até adultos de mais idade buscam insistentemente e tolamente (o governador Renan Filho já “baixou” o preço da gasolina em Alagoas, lembram?).

Ele, de fato, cometeu um erro grave nos tempos de sempre e pagou por isso, não restando ao prefeito JHC outra opção a não ser demiti-lo – mesmo que se saiba que o Tribunal do Facebook é formado majoritariamente por virtuosos sem virtudes.

Território sem freios e sem conteúdo que mereça esse nome, as redes sociais têm produzido um mundo virtual que se confunde com a realidade para aqueles que estão nelas mergulhadas. É a vitória da estupidez/ignorância, em busca da quebra da invisibilidade social.

O que me dizem os que conhecem o agora ex-secretário municipal de perto?

Ele está longe, muito longe, de defender a ideologia nazista, mas talvez precise ler mais sobre o tema, o que pode fazê-lo crescer como indivíduo e como cidadão.

Ricardinho Santa Ritta é jovem e inteligente, poderá extrair do episódio uma bela lição de vida para quem está apenas começando.

Que a aula prática sobre lacração nas redes sociais e suas consequências seja entendida por todos que sentem os dedos coçar à frente do teclado na caça à fama e ao sucesso instantâneos.

Presidente da Casal diz que já notificou empresas responsáveis pela buraqueira em Maceió
"Novo" AL Previdência deve ser aprovado terça-feira na Assembleia
  • Maurício

    Precisa ler mais sobre tudo… Falou que não sabia que era crime “federal”, e lá existe crime estadual ou municipal???

    • Fabio

      Olá..amigão existe as esferas de criminilizacao.

  • Maceioense

    É o Secretariado de JHC ! Agora pergunta o que foi o que ele fez de concreto desde que assumiu a pasta?

    • Thiago

      Quem faz coisa de concreto é o secretário de obras e infraestrutura kkkkk

  • POLONÊS

    Essa declaração esdrúxula do ex-secretário de Turismo de Maceió é inaceitável. Como uma pessoa pode desconhecer que fazer uso da imagem nazista não é crime? Como uma pessoa tem a capacidade de esquecer os horrores que os Nazistas fizeram na II Guerra Mundial? Como descendente de polonês e russa que sofreram os horrores dos alemães no maior genocídio na história do humanidade? Detalhe, ele é formado em Direito e desconhece tudo isso? Esse cidadão ofendeu a minha família, o meu povo e quem sofreu os horrores da II Guerra Mundial! Nazismo e nazista nunca mais.

    Parabéns ao prefeito JHC por exonerar Ricardinho Santa Rita!!!

    Que esse cidadão reflita e nunca mais venha a público expor um comentário como esse!

  • Marco Aurélio Ximenes

    Não é muito diferente do prefeito de rede social e lacrador…

  • Thiago

    Tenho outra certeza a respeito desse ex secretário, ele é eleitor e apoiador de Bolsonaro. Sua declaração deixa isso notório.

  • Thiago

    Lamentável! Não sabe nem o significado da suástica kkkk triste. Típico desta geração sem informação. Sem comentários. Enquanto isso nossa capital está jogada as traças! Buraco pra todo lado.

    • ROLAND FREIRE

      A suástica é um símbolo místico usado por diversas culturas e religiões, o seu primeiro registro data de mais de 5 mil anos, entretanto Hitler transformou em um símbolo de ódio. O que aconteceu (o Holocausto) deve ser repudiado sempre, para que não se repita nunca mais

  • Homem Anti genocidio

    Deveriam criminalizar também o maior símbolo genocida da história humana: a foice com o martelo. Matou e prossegue exterminando milhões!!!

  • POLONÊS

    Ricardo Mota, não tem nada a ver com lacração nas redes sociais. A declaração dele foi muito séria e mostrar desconhecimento das Leis por parte de um advogado é inaceitável. Como também é inaceitável defender ou apoiar o uso do símbolo nazista, que matou milhares de pessoas na II Guera Mundial e que deixaram os meus avós transtornados e com sequelas. Só eu sei as histórias que a minha finada avó contava sobre os horrores que os Nazistas/alemães fizeram com os familiares dela. Só eu sei o sofrimento, dor e revolta que a meus avós passaram e sofreram. o Ex-secretário ofendeu a minha família, o meu povo e a todos que sofreram durante a II Guerra.

    Isso não tem nada a ver com lacração nas redes sociais, permita-me discordar, brilhante jornalista!

    Forte abraço!

  • DANIEL

    Saiu barato para apenas a demissão ! Nazismo e comunismo são cânceres e devem ser combatidos e criminalizados!!

  • Maria José Da Silva

    Na minha previsão vai sair mais secretário do município ainda este ano tenhe mais pra deixa o cargo de secretário

  • Carlos

    Ódio e o amor… estão bem próximo!
    Não tem um assunto que o Bolsonaro, não seja lembrado. É Marielle, miliciano, vacina, sem máscara, genocída, e a última agora invasão do avião!

  • Sidney Wanderley

    “Continuem vivos. Sejam felizes!”. É difícil ser feliz e manter-se vivo sob a sombra da su´ástica e a inhaca do nazismo. Quantos anos tem esse ex-secretário? Se tiver mais de seis anos, não há perdão possível para tanta ignorância e estupidez.

  • Osvaldo Albuquerque

    Trabalhar que é bom, nada! Atitude típica de secretário boyzinho que por ter família ou amizade com o prefeito negociou a pasta do turismo. Cansado dessa política rasa e débil que nós temos. Uma cidade como Maceió sendo administrada por moleques de escolas particulares. Que exibem seu poder financeiro e conhecimento nulo sobre o básico da vida! ACORDA MACEIÓ!!!!!

  • Osvaldo Albuquerque

    Queria o quê? Um marmanjo feito sendo chamado no diminutivo e que não conhece o significado da suástica?! Acho é pouco pra quem se ILUDIU com essa gestão. Já fiz até a pipoca para acompanhar a próxima esquete do mal que nossos gestores e afiliados protagonizarão!

  • Carlos

    Suástica…. não sabia desse comentário do ex – secretário do turismo. Do jovem de Caruaru, que foi convidado a se retirar de um shopping em Caruaru. Realmente isso não é liberdade de expressão e sim uma referência o maior horror da humanidade. Foi um comentário infelizmente de quem ocupa um cargo público não pode permanecer. Mesmo um cidadão comum corra dele pra bem longe.

  • Ismenia Albuquerque

    O ex-secretário deveria assistir a um documentário a que eu assisti ontem sobre o carniceiro de Lyon, o nazista Klau Barbie: Klaus Barbie, sur les traces d’un criminel. Fica a dica.

  • Gustavo

    O prefeito tbm erra ao exonerar Ricardo através do Twitter, é claro que sua situação era insustentável, mas exonerar um amigo, que ajudou a eleger o prefeito na mesma ferramenta onde o erro foi cometido é lastimável. Poderia ter se contido com um exoneração a pedido, mas o que vale são o seguimores do seu projeto!

  • jorge

    polemicas e mais polemicas construir ninguém constrói agora incriminar são bons.

  • Pedro

    O prefeito é outro que não inspira lá grande confiança. Sua trupe e “convicção religiosa” denunciam.