O novo decreto de isolamento social, que pode também durar menos do que está previsto, é a tentativa de evitar que seja adotado um lockdown em Alagoas – ainda que à brasileira (meia-sola) . O tema é explosivo, mas parece inevitável diante do cenário a que chegamos ( embora, publicamente, todos evitem considerar essa possibilidade).

É verdade que nenhum estado brasileiro conseguiu uma adesão da sociedade para essa medida extrema, que só funciona – com resultados práticos – se a população comprar a ideia.

Há um cansaço generalizado e de ambos os lados – governo e sociedade -, e como a pandemia não dá sinais de que pode ser domada, fica evidente que o efeito sanfona pode se replicar, mais uma vez.

Tomara que agora dê certo, o que só acontecerá se a população – empresários e trabalhadores, estudantes, consumidores – bancar as medidas.

Se não, teremos de esperar a vacinação em massa, que vai demorar – e as mortes vão continuar.

Secretaria de Segurança Comunitária se une à Segurança Estadual na fiscalização do novo decreto
Prefeito Renato Filho (Pilar) lança candidatura ao governo e já tem até slogan
  • Carlos

    Ou povo se conscientiza que deve seguir os protocolos de proteção ou vai ficar nessa vida de procurar culpados e alimentar o discurso de quem sabe se aproveitar do momento para chegar ao poder… mesmo correndo o risco de pegar o vírus.

  • Carlos Gutierre

    Irei reafirmar o que já falei aqui diversas vezes, sobre os decretos o governador perdeu a timeline em Alagoas. Antes quando quando os números não eram assustadores na porcentagem de ocupação de UTi o governador sempre falava, seguirei a ciência… hoje os números são assustadores, estamos batendo na porta de um colapso na ocupação de UTis e o governador não faz o que a ciência pede! Sabe pq ele não faz!? Vou responder, ele não faz pq é candidato ao senado e se ele der um lockdown ( já passou do tempo de decretar) ele vai ter insatisfação de muitos, sendo assim ficando mal visto ( para aqueles q não acreditam no lockdown)… o governador vem se esforçando ao máximo na abertura de leitos e na vacinação porém nos decretos, vem se perdendo todo! Eu fico rindo quando ele fala nas coletivas “ iremos aumentar a fiscalização “ rsrs, não vai ! Todos sabemos que não vai! Ontem ele mudou o discurso, disse que nenhum estado no planeta consegue fiscalizar 100% rs lógico que não consegue, porém aqui em Maceió as coisas acontecem descaradamente! Nos poupe de tanta mentira governador! Lockdown já para tentarmos resolver da forma que ainda não tentamos pois da forma q vc vem fazendo não está surtindo efeito!

  • Jefferson

    A conscientização da população ,em especial os mais jovens , é primordial para que o sistema não colapse totalmente e tenhamos mais mortes. Mas é preciso também que o governo estadual e governos municipais assumam a responsabilidade de fiscalizar e punir quem descumprir o decreto. Alguns setores produtivos não aguentaram esse efeito sanfona, e a economia já tão fragilizada do nosso Estado irá de vez para o fundo do poço. Vacinação já ! E por enquanto usar máscaras e evitar aglomerações.

  • Jovem precarizado

    Amigo Mota,
    O HGE está imoral! Qualquer paciente com síndrome gripal vai se juntar a pacientes contaminados, isso quer dizer que ninguém pode ter algum problema no pulmão? De imediato terminam sendo contaminados porque vão para área suspeita de COVID. E essa direção médica que faz vista grossa concordando com todos esses absurdos. Vale lembrar e refrescar a passagem dela por Rio Largo lembrando que a mesma indicou o cargo de Rogério Barbosa que responde processo pelo IORTAL para ser Auditor do HGE! ABRE OS OLHOS Dr. Alexandre Ayres.

  • Marcos Araújo

    Vivemos numa democracia, fechar tudo não significa que vai parar ou reduzir o contágio e mortes. Houveram pessoas que não saíram de casa, pegaram e morreram.
    Era necessário somente fechar as fronteiras do estado, fechar o aeroporto e fiscalizar os bares e restaurantes que estão sempre lotados em nossa capital.
    Fecha-se tudo e depois ficam apresentando matérias com aumento no índice de desemprego. Qual empresa fechada contrata funcionários ?

    • Mello

      Certamente estamos em uma democracia. Senão não teria voz alguém que escreve houveram e fala besteira sem que nada aconteça. Viva a democracia!

  • Antonio Carlos Barbosa

    Ontem perdi dois conhecidos para a Covid-19. Como BolsonaroGenocidaMilicianoFascista criou todos os obstáculos da sua autoridade presidencial possível pela não compra das vacinas, ele manda e o ministro de plantão atende, ao contrário até faz desdéns das vacinas, do uso de máscaras e vive promovendo aglomerações diárias de forma irresponsável, sendo ele o principal vetor do vírus, sugiro que as famílias que tenham os seus mortos pela Covid, que inscrevam nas lápides:
    “morreu de covid-19, pela irresponsabilidade do excelentíssimo senhor presidente Bolsonaro Genocida”
    O lugar de gravar o nome do Bolsonaro é em todos os cemitérios do Brasil, pois é o senhor morte.

  • Cida Rocha

    As empresas de ônibus de Maceió reduzem a frota circulante a cada decreto desse. Porque não se pronunciam e não são obrigadas a colocar mais ônibus? Por que os empregados dessas empresas ainda não foram totalmente vacinados para reduzir os riscos? Qual a fiscalização que existe? Diversas vezes tentei ligar para o 190 para denunciar abusos e não atende. Qual dinheiro está sendo investido em campanha de conscientização da população? Só discurso do governador e do secretário de saúde não resolve. As empresa sofrem e o povo sofre junto.

  • Paulo Magalhães

    O governador e suas medidas inúteis…

  • Guga

    Fazer testagem rápida e liberar na hora os remédios para infectados por covid, ele e seus amigo n fazem. Agora ficam dando dipirona, vitamina C(antes fosse a D) e loratadina, remedios que em NADA ajudam a salvar vidas. Um absurdo o que estao fazendo com a população.

  • ALMEIDA

    Vejo aqui muitos especialistas na saúde, venha para empresa privada, veja como funciona, falar é fácil: VAMOS FECHAR, muitos empresários estão morrendo junto com seus funcionários pela falta de clientes na empresa. Eu vejo um Governador preocupado com sua campanha, perdido.

  • Altair

    Os três Poderes da República Federativa do Brasil deveriam estar reunidos a muito tempo para tentar buscar uma solução a nível nacional do combate a essa Pandemia, mas os mesmos se dão ao luxo de ficarem brincado de CPI a procura de culpados.
    Se no mundo inteiro está morrendo milhares de pessoas, então não é momento de buscar culpados e sim de combater a doença para que mais pessoas não continuem morrendo.
    Congresso inútil.

  • Antonio Carlos Barbosa

    Para salvar vidas e a economia, somente com vacina. O grande responsável pelas mortes das pessoas e da economia já sabemos, foi o Bozo que é contra a vacina, mascara e o distanciamento. o maior amigo do vírus e propagador é o irresponsável retardado mortal do Bozo. Nos Estados Unidos, Israel e vários outros países a vida da população já voltou ao normal e a economia, devido a vacinação de todos seus cidadãos.