O desembargador Otávio Praxedes concedeu liminar em Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo PDT, contra a lei municipal que permite que os motoristas de ônibus de Maceió acumulem também a função de cobrador.

O objetivo do partido, por óbvio, é a proteção dos empregos dos trabalhadores dos transportes coletivos urbanos da capital.

A Lei Municipal nº 7.057/2021, de 5 de maio deste ano, tem seus efeitos suspensos até o julgamento do mérito da ação.

Prefeitura de Maceió e a Câmara Municipal têm 30 dias para se manifestar.

Fim do toque de recolher e liberação de eventos são dúvidas do novo decreto
Bolsonaro também vai inaugurar Viaduto da PRF na quinta-feira
  • Antonio Carlos Barbosa

    Ônibus municipal sem cobrador, aumentará e muito o problema social, trazendo desespero e sofrimento aos cobradores e a seus familiares, ainda mais numa época de forte crise econômica devido a política do governo federal, agravado pelo pandemia, com um desemprego jamais visto. Como disse Gonzaguinha, “Não dá para ser feliz”.

    • Pedro

      Sem falar da exploração dos motoristas. Boa decisão do TJ.

  • Tadeu

    Mas o que ocorre, na prática, é que o motorista fica somente com a função de dirigir, visto que uma boa parte dos ônibus usam somente o cartão bem legal. Então, a menos que o judiciário manifeste-se sobre tal, a tendência é que todos os ônibus passem a funcionar somente com pagamento pelo cartão bem legal, que já “dispensa” a função do cobrador. Entendo a perda dos empregos de cobrados, no entanto me parece ser uma tendência, assim como tem ocorrido com porteiros, caixas de supermercado, etc.

  • José Maranhão

    Eitaaaaaaaaaaa!!!!
    Perdeu o Nobre Vereador Galbinha…”Amigo do povo”

  • Lindomar

    Temos que admitir que uma viagem de coletivo em Maceió já demora muito, imagina se o motorista for parar para cobrar passagem. Acho que os dirigentes da SMTT deixassem de abrir as pernas para os empresários de ônibus. Minha opinião é que pra ser dirigente da SMTT em relação aos coletivos deveria fazer uma viagem de Ipioca até a UFAL carregando uma jaca mole madura, uma melancia e uma gaiola em horário de pico, caso conseguisse cumprir seria um bom diretor.