A Secretaria de Saúde fechou o relatório com os números da última semana epidemiológico no sábado. De fato, a queda nos óbitos, nas internações e na ocupação de leitos de UTI confirmam o que era a expectativa dos técnicos da área: os últimos decretos de isolamento social estão apresentando resultados concretos e positivos.

A tendência do novo decreto do governo do Estado, a ser divulgado na próxima terça-feira, é “abrir mais”, na definição de um palaciano.

Traduzindo: novos setores devem retomar, pelo menos parcialmente, suas atividades. É o caso de eventos – festas infantis, por exemplo, mas com limitações a serem definidas.

Bares e restaurantes, por sua vez, devem ganhar mais horas de funcionamento nos finais de semana – provavelmente estendendo o limite de atendimento para as 8 horas da noite.

E o toque de recolher?

Na sexta-feira passada, o blog publicou que o governo haveria de cancelar essa medida, que tem uma simbologia de algum impacto por esses tempos – mas ainda há dúvidas.

A posição dos técnicos da Saúde, ouvidos pelo blog, é de manter as restrições de horário noturno por mais alguns dias.

Eles avaliam que a medida é extremamente eficaz para a prevenção à Covid-19.

Mas vale lembrar: a decisão final sobre a questão, inclusive as medidas aqui mencionadas, é sempre do governador – e ele pode surpreender. Aliás, como já fez no último decreto.

Planalto ainda não informou ao governo de Alagoas sobre a visita de Bolsonaro
Punido pelo PDT, Marcius Beltrão vira objeto do desejo do MDB
  • Vitor Hugo

    Ricardo, é interessante o Governo do Estado deixar vem claro, de como as Secretarias devem funcionar, porque tem secretário mandando trabalhar das 8h as 17h, todos sem distinção. Com comorbidades, acima de 60anos, entre outras situações.

  • Samuel

    Os óbitos diminuíram em media 2 ao dia… tratando-se de vidas isso é muito pouco! Os casos positivados diários continuam em alta, tem dia que a curva de positivados baixam e no dia seguinte a curva aumenta.. essa oscilação é estratégia do governo na manipulação dos resultados. O governo não deixa de divulgar os casos, porém não divulga no dia certo. Falo isso pois estou dentro do sistema e sei as ordens que chegam ate aqui!

  • CARLOS

    EITA CPI ABENÇOADA KKKKKKK!

    • Sergio ramalho

      Calma! A CPI é pra o bozo! A flexibilização é resultado das medidas adotadas pelo goernador! Tem nada a ver com cloroquina! Muuuuu

      • CARLOS

        Esse aí mama nas tetas do governo kkkkk, BABA OVO!!!

  • Luiz Antônio

    Tem que abrir é tudo, em horários normais ou ampliados, para quem precisa levar comida pra casa todo trabalho é essencial, o Presidente mais uma vez estava certo.

  • Carol Rocha

    Decreto que não está sendo cumprindo. Protocolo esquecido pelos empresários. Os Shoppings da capital lotados, no último final de semana. Um verdadeiro engarrafamento no final da tarde do último sábado (8), na Via Expressa , próximo ao Shopping Pátio, não era nada de acidente ou colisão, e sim, para ter acesso ao shopping. As pessoas para lá e pra cá, nem de longe parece que estamos vivendo em meio a uma pandemia. Os supermercados outro local que não existe vírus. …e nem fiscalização. ..
    Todos os dias os números de infectados apresentados pela SESAU sempre aumentando ou será que são números imaginários? ?? Então, qual o motivo de flexibilizar ainda mais ??? Até os locais de vacinação lotados e nem ninguém mostra nada. A cada dia diminui a faixa etária e consequentemente aumentando os números de pessoas e aglomeração nos locais de vacinação. São horas as pessoas em uma fila esperando, algumas até sem condições físicas e emocionais de estarem ali por um período grande . Vejo que existe uma preocupação em aparecer como a Capital e Estado que estão avançado na vacinação, porém precisar se preocupar com o mínimo de conforto para as pessoas , principalmente com os idosos. Porque não colocar pontos exclusivos para quem vai tomar a segunda dose? ? É o maior tumulto tudo concentrado no mesmo local , mesmo existindo filas específicas. Fica todo mundo misturado ..Até ter acesso a fila correta. …Vamos pensar em facilitar o acesso à vacina , quem sabe até colocando mais pontos de vacinação

  • Vacina CPI

    Resultado da nova vacina CPI

  • Flavia

    E as Igrejas??? Será que o Vírus só circula nas igrejas?? Não consigo entender muito isso.. Bar pode, e lá as pessoas precisam ficar sem mascara pra comer e beber, nas igrejas usamos mascaras por todo tempo e estamos somente com 30% de presença… Coisa esquisita né?

    • Sergio ramalho

      Se vc precisa ir a Igreja pra ser ouvida por Deus! O pastor agradece ($$).

    • Pedro

      Aqui perto, tem uma “igreja”. Pense num povo sem educação e devotos do Covid. Tem uma mulher que grita uma barbaridade. Se for casada, pobre do marido! Acredito que essas igrejas já devem ter matado muita gente!

  • Luis

    Já fui do sistema e o que o colega acima disse é verdade. Como o fim do último decreto está próximo, cria -se uma atmosfera positiva afim de agradar o setor econômico. No mais tá tudo igual com tendência à piora.

  • Alves

    Bar pode, igreja pode, onibus lotado pode… mas o cinema não pode!

  • Carlos

    Bolsovirus é culpado de tudo fechado ou aberto e pronto…O senador Renan Calheiros, tem razão do alto de sua reserva moral, vai conduzir a CPI, da COVID -19 , para todos nós acreditamos que o povo só está morrendo no Brasil, pelas peraltices verbais do Bolsonaro!
    Que a povo de direita não usa máscara e boicota o protocolo de proteção.

  • Paulo

    A população tem que voltar a trabalhar porque se não a fome vai matar mais do que a covid. Conheço pessoas que já entraram em desespero por não ter nada em casa. Infelizmente todos os dias vemos discursos cheio de hipocrisia dessa classe politica que fingem que estão preocupados com a saúde do povo, mas só buscam os seus próprios interesses. Quem tem como sobreviver sem trabalhar que fique em casa.

    • Pedro

      Quantos morreram de fome no HGE? Quantos morrerem de Covid no HGE?

  • Pedro

    O imprensa mostrou a praça de alimentação do shopping lotado de esfomeados. Esse povo tem preguiça até de fazer a própria bóia. O virus circula pelo ar, já dá para imaginar o que vai acontecer. A terceira onda vai chegar antes da segunda ir embora. Salve-se quem puder e tiver sorte.

  • Fernando

    Não adianta discutir medidas restritivas, como fechamento de comércios por exemplo, com quem tem o seu salário garantido na conta todo santo mês e não se encontra nessas duas condições: 1) Desempregado ou 2) Empresário.

    • Pedro

      Os que trabalham eu entendo. Mas os que têm dinheiro para comer e beber, sem necessidade, em locais enfestados de vírus, e os que berram nas igrejas querem o quê, se não espelhar a peste? Assim o Bolsovirus e seus cúmplices vão conseguir o que desejam, passar do milhão de mortos.

  • Orlando Galdino Lopes Filho

    Essa CPI deveria ser muito antes, querendo pegar o presidente ele estão com medo de ser pego.
    Antes, com 08 mortes diárias estava, praia fechada com grade, comércio fechado, shoppings, restaurantes, bares e eventos. Agora são 18 – 20 ao dia e abrindo tudo. O povo não está cego. CPI neles
    Grita antes numa igreja do que num leito de hospital não ter ar bem pra respirar.
    Cuidado no que diz!!!