Na próxima terça-feira o governo vai anunciar um novo decreto de isolamento social, que vai valer na Semana Santa, o maior feriado pós-carnaval.

A tendência é – no mínimo – manter os níveis de isolamento social em todo o estado, podendo haver um endurecimento nas restrições de funcionamento das atividades econômicas e na movimentação da população (hoje já temos o toque de recolher).

O que pode acontecer?

Só mesmo o fechamento do comércio.

Lembrando que todo o estado, interior e capital, está na fase vermelha, bastante atenuada – comparando com a do ano passado -, misturando restrições e aberturas da fase laranja.

Não dá para ser otimista: ontem, Alagoas registrou 23 mortes por Covid-19, número inferior apenas ao que foi alcançado em junho do ano passado (dias 5,6, 15 e 16) – e só faz subir desde primeiro de março.

Há de se levar em conta que desde meados do ano passado o número de leitos para Covid-19 (inclusive de UTI), cresceu bastante, o que significa, na prática que o cenário de agora é ainda mais grave.

Aos moralistas de plantão: quem é mesmo o bom ladrão?
Governador vai decidir agora de quanto será multa para quem não usar máscara
  • Andre

    Não adianta isolamento sem fiscalização. No antigo clube dos sargentos na jatiuca , onde hj é uma arena de beach tênis, ontem jogaram até 1:30 da manhã, regados a som, churrasco e bebidas. Ligações feitas p 190 e 181 não adiantaram de nada.

  • Testando

    Boa tarde , o decreto do governo esta valendo pela metade , segundo empresas de veículos automotores e motociclistas , o secretário liberol o funcionamento, com isso as concessionárias ficam lotadas de pessoas de todo o estado , como vsi melhorar !

    • Fernando

      Não vejo necessidade de fechar tudo, as empresas de automotores que vc fala por exemplo, afinal nunca vi concessionárias cheias, esse ano fui em várias e pude escolher quem me atenderia, pois carro não é cachorro quente que se faz fila pra comprar. Repito, fui em várias concessionárias e não vi aglomeração, até revisão é sempre agendada. Esse é um setor que o atendimento é personalizado, então independente de ser essencial ou não, deveria sim ficar aberto, normalmente! Se todo setor econômico fosse organizado feito o automotivo, não haveria covid no Brasil.

    • Guilherme

      Lamentável quando se opina sem ter pouco ou nenhum conhecimento, concessionária tem espaços amplos e todos os cuidados, horários agendados e um fluxo diário em média de 12 pessoas, ou seja, quase um atendimento por hora isso tudo com 8(média) vendedores em média por loja, atendemos carros de médico,
      Policiais, enfermeiros entre outros de extrema necessidade, sem falar que sem o imposto da venda do carro os municípios entram em colapso financeiro.

  • Bel

    É ÓBVIO QUE TEM QUE TER! INCLUSIVE NAS PRAIS.

  • Carlos

    Que teimosia e não querer entender que o vírus é transmitido pelas vias aérias das gotículas e o que os hospitais estão lotados e números de mortes está aumentando em todas faixas etárias. Tenho certeza que todos os que participa desse blog, tem alguém próximo que morreu ou está sequelados pelo COVID – 19-

  • Graça

    Tem que fiscalizar também os ônibus que é realmente uma verdadeira aglomeração, quem precisa do transporte público está sofrendo muito.

  • Daivd

    Eu particularmente não sei mais quais temperos precisam para o estado de Alagoas entrar na fase vermelha com total restrições igual ao primeiro decreto do ano passado no início da pandemia! Mortes temos, quase 100% de ocupação temos, pessoas e empresários que não respeitam a fiscalização temos! O q falta para mudarmos de fase !?

  • Tania Pereira

    Discordo do fechamento do comercio durante a semana chega de desemprego. Shopping finais de semana sim, e restringir sim acesso a praias e qualquer atividade de lazer, infelizmente, pq as pessoas não respeitam. E só andar na orla na PV e ver a quantidade de pessoas sem mascara. Ainda bem que será Lei e espero que multe para as pessoas pensarem mais no coletivo.

  • Beneval almerino

    Boa tarde
    Concordo com o comentário acima citado,pois, sou policial da reserva
    Também liguei diversas vezes para o 190,para o 181 e para o número da prefeitura,pois foi tudo sem efeito.

  • cidadão

    boa tarde

    qual e a concessionaria que esta lotada vc ta errado com isso

  • Moradora indignada

    O trabalhador fica em casa passando necessidade e os filhinhos de papai jogando beach tênis e farreando na jatiuca até a madrugada. Como um isolamento desse pode dar certo ?

  • José Daniel Silva Soares TECHNOLOGY MCZ

    Não me diga Carlos, você deve ser condecorado pelo comentário o que você falou todos sabem, porém, tem uma coisa chamada VIDA, e enquanto tiver ela, tem que se dar continuidade, com os cuidados lógico, fechamento não é solução, punição a quem não cumpre o que o decreto pede sim, entender a gravidade da situação eu por exemplo entendo, e perdi pessoas muito próximos por esse vírus, isso não paga automaticamente todos os boletos que tenho a pagar, e trabalho todos os dias, peço proteção e partiu, quem pensa o contrário, respeito, mas acredito que tenha salário independente do fique em casa ou não, eu não tenho como ficar, o que me resta? Tomar os cuidados e ir a luta todos os dias.

    • Carlos

      José Daniel da Silva!
      Não mereço ser condecorado por pelo comentário do que todos estão careca de saber. Agora se for uma condecoração coletiva nem que seja simbólica a todos servidores públicos da saúde, que estão no dia dos hospitais no olho do furacão da COVID – 19 – vou me sentir honrado por esta decoração.
      Também tenho os meus boletos atrasados e na ginástica pago esse e não pago esse.

  • Carlos

    Exatamente!
    Tânia Pereira!
    É muita cara de pau, num momento em que o mundo vem lutando pra controlar a COVID- 19 – e já se foram um ano e no entanto a vacina está aí e só falta um esforço de esperança de cada cidadão e assim a humanidade ” vencer” a maior crise sanitária desse século. Vc, que não usa máscara respeitem os que acreditam nas medidas de proteção.

  • AGNALDO

    vocês que são a favor de fechar tudo, vocês já doaram uma cesta basica para as pessoas que hoje não estão fazendo seu almoça? é muito facil criticar mandando ficar em casa sendo que tem seu salario garantido no final do mês.

    • Fernando

      O apelo é pra pelo menos quem pode, ficar em casa. Se acontecesse o quadro não estaria como estar. O que o governo deveria fazer, enquanto durar a pandemia, era proibir gratuidade de ônibus para os idosos, acabar com as vagas de estacionamento para idosos e fila pra idosos. Enfim, foi aposentado e pode se sustentar, fique em casa. Junte a esses os estudantes e os desempregados, que não tem nenhum vínculo trabalhista, exceto com a mesada que recebem dos pais, daria uma esvaziada grande nas ruas.

  • Tony

    A população ainda se conscientizou que o momento é gravíssimo e precisa colaborar, evitando aglomerações, usar máscaras, álcool gel 70º/sabão em barra (preferencialmente) e só sair de casa se for extremamente necessário. Mas o que vemos são pessoas nas ruas sem máscaras, sem o distanciamento recomendado, como se o vírus não existisse. A fiscalização por parte do Governo do Estado e das Prefeituras Municipais precisam ser mais eficazes e enérgicos, senão as coisas vão piorar e muito mais gente vai morrer por falta de atendimento médico/hospitalar.

  • Maria

    Acho q a fiscalização poderia ser mais rígida, pq muitos não cumprem o que pode de fato ser feito. Parece q Maceió é um caso a parte, pq a maioria das pessoas e empresas não respeitam. Melhor 2 dias na semana q seja fechado do que 3 meses como foi ano passado.

  • carlos

    ônibus e até nos centros de triagem covid vemos aglomeração e o pior, quem faz o teste fica voltando pra ver o resultado.

  • ivo

    Agnaldo, concordo plenamente com você!
    Não adianta fechar o comércio com uma quantidade de pessoas fazendo farra e aglomerações por aí.
    O que tem que se fazer é aumentar a fiscalização, o número de ônibus e não fechar tudo! Aumentando o desemprego, a fome que é isso que os governantes querem.

  • Pedro

    Tem que fechar os pontos de aglomeração. Igrejas, bares e assemelhados. Esse povo se contamina, e quem paga a conta são os vulneráveis e o pessoal da saúde. Esse papinho de pagar boleto, morrer de fome é coisa de um certo genocida. De fome morre um ou dois em uma década. Dêem uma passadinha num hospital e façam a comparação entre quantos morreram de fome e quantos morreram de Civid.

  • Pedro

    Covid*

  • Randerd

    concordo plenamente contigo!!! Perdi meu trampo 2x por causa da pandemia! fui demitido ano passado por essa época e no final do ano consegui uma recolocação, e como estava em contrato de experiência novamente fui desligado por causa dessas pessoas irresponsáveis que não estão nem ai , fizeram festinhas clandestinas, aglomeração e mais aglomeração e olha no que deu! mas graças a Deus não falta o que comer. Tenho sim um monte de boletos todos atrasados e já estou no SPC e nem sei como irei pagar, mas fome não passarei. E nem receberei a esmola do governo. Pq? pq só irão receber aqueles que receberam o ano passado, a outra parte que perdeu o trabalho e nem tem direito ao seguro desemprego ficou de fora!

  • Antônio F Magalhães

    Eu sugeria que além da multa por não está usando a máscara a pessoa que fosse flagrada sem a mesma incluísse nessa lei que o mesmo abrisse mão do tratamento se precisasse de atendimento médico relacionado a covid-19, assim como também pessoas que estivessem em ambientes proibidos de funcionar, bem como festas, balneários, aglomerações etc. Que assinassem e tomando ciência de que não teria tratamento adequado. Bastava pegar no ambiente onde o mesmo estava o seus dados, tipo endereço,CPF, indentidade etc.
    Vocês veriam como daria certo. O povo só sente no bolso.

  • Sergio

    Os queridos parlamentares deveriam abrir mãos dos seu super salários, no minimo verbas de gabinete, combustível, palito..etc , bando de usurpadores do suor de pessoas que lotam os ônibus porque não tem o mínimo de respeito por parte de nenhum decreto. Fácil falar # fique em casa, com geladeira vazia, filho pedindo lanche, contas se vencendo… Muita demagogia de algumas pessoas pedindo fechamento disso daquilo… se não sabe nem ao menos quantas famílias dependem daquele comércio. Tendo que conviver com o vírus da fome que também mata e sempre matou mais do que qualquer outro virus.

  • Edmilson

    O decreto deveria ser fiscalizado com más rigor aqui no interior porque tem cidades que não tão nem aí, ninguém obedece nada

  • Sérgio Roberto de Menezes Siqueira

    Boa noite, eles deveriam começar a fiscalizar os pontos de vacinação, sempre há aglomeração de idosos nos pontos de vacinação com exceção dos drive thru, essa semana só organizou com a chegada da guarda municipal, e olhe que são idosos, o grupo de risco, então além de aumentar a frota de ônibus, aumentar os pontos de vacinação que com a redução da idade vai aumentar a quantidade de pessoas, a não ser que não haja interesse!!

  • Carol Rocha

    Precisamos sim de fiscalização urgente principalmente nos supermercados que não têm controle da quantidade de clientes dentro do estabelecimento. Apenas fachada um funcionário na porta com um aparelho para verificar temperatura que muitas vezes não está nem funcionando e o tal escalonamento nas vagas de estacionamento. Outro ponto para ser proibido são essas “arenas” os campos de futebol alugado. Aqui na parte alta são vários funcionando à noite e nos finais de semana lotados com direito a churrasco e bebedeira. Cadê a fiscalização. Isso pode? Não tem aglomeração? ?? Outro ponto que cabe fiscalização são as clínicas e laboratórios os quais atendem convênios e particulares, quase sempre lotados e não existe distanciamento de nada. Olhe que são da área de saúde e são lugares bem conhecidos. Cadê a fiscalização para esses locais???
    Padarias com lanchonetes funcionando normalmente. ..Como vai o diminuir os casos se boa parte não respeita nada …Muita gente levando na brincadeira. ..
    Ah! Enquanto a vacina não são todos os locais que estão lotados como falaram anteriormente. Fui por duas vezes no Maceió Shopping depois que já tinha passado nos outros locais e bem tranquilo. Levei meu pai tem 20 dias e a espera foi de 20 minutos e está semana a minha mãe que foi rápido tinha 8 pessoas na frente dela e nenhum tumulto. Antes disso já tinha passado nos outros locais inclusive nos drive thur e bem cheios. No horário da tarde bem tranquilo.
    Fiscalização Já! Imagina os supermercados agora na próxima semana boa parte da população comprando ovos de Páscoa. …A galera vai morrer de fome se ficar quinze dias em casa, mas passa na próxima semana e veja as filas nos supermercados e o povo comprando chocolate. …
    Na época do auxílio emergencial as lojas de celulares sempre cheias e o que mais escutei foi o pessoal falando que estava trocando o celular porque era um dinheiro extra que não contava. E aí??? Quem está com fome e desempregado não troca celular. …Fora outros absurdos. Claro que toda regra tem sua exceção, mas boa parte agiram assim sem pensar na fome, nem nas dificuldades e muito menos na saúde.

  • verdade

    Decreto sem fiscalização, e bla, bla, bla e muita mídia…. existem diversas aglomerações em varias regiões, isso é notório, liga e liga pra 190 e 181 e não atendem, agora se um juiz ou político do “alto” escalão liga pra um o particular RESOLVE… Vivemos num país onde o que descreve no CAPUT do Art. 5° da CF/88, funcionam com o capitalismo e não perante a LEI. Agora – hoje sem dúvida nenhuma os locais com mais aglomerações são os supermercados, consequentemente mais contágios e contaminações, basta ver as filas ali formadas sem restrições e distanciamento que tanto falam, mais como falei no inicio Decreto sem fiscalização, e bla, bla, bla e muita mídia… DA MESMA FORMA QUE RESTAURANTES, LANCHONETES E COMÉRCIOS SIMILARES, funcionam por delivery e por que não os supermercados que tem esse mesmo serviço não podem sofrer restrições… Façam esse teste por 15 dias e verão o quanto vai diminuir a propagação do vírus.

  • Edson

    Vamos orar, orar e orar. O Senhor Deus é dono de tudo, e, Ele tudo pode fazer. Perdoa Senhor todos nós.

  • Vania

    Vejo muitos pessoas pedindo “fiscalização” e taxando as autoridades por se posicionarem a respeito das medidas de segurança… Minha gente quanta falta de educação, consciência e empatia, se a população tivesse o mínimo de consciência e seguissem os protocolos e orientações, não haveria necessidade de polícia na rua deixando de fazer o trabalho dela pra tá botando o povo pra casa, coisa feia, não precisaria comerciantes estarem ainda mais no prejuízo levando multas altíssimas… Até qdo o povo brasileiro irá sustentar essas amarras do passado (de exploração e escravidão) parar com essa mania de obedecer ou respeitar a lei só se for na marra e no porrete, parar de seguir o errado só o por conveniência (se ele pode, eu posso) … Abri o olho povo!! O pessoas estão morrendo e algumas bem perto de vcs. Vamos ter um pouco mais de paciência e aguardar que todos sejam vacinados e assim voltar a nossa rotina, aprendendo a conviver com esse vírus e outros que infelizmente poderão surgir. 🙏🙏

  • LUIS MARCIANO BATISTA

    MARCIANO
    CADÊ AS BARREIRAS ENTRE OS MUNICIPIOS, PORQUE AS BALSAS NÃO PARAM
    CADÊ AS FISCALIZAÇÕES A NOITE NOS BAIRROS, QUANDO VAI FUNCIONAR?

  • José Francisco

    Lotéricas, Bancos e Correspondentes Bancários Lotados cheios de Aglomerações

  • Jose Ronerio

    nas comunidades carentes o isolamento é zero. saia da bolha.

  • barbozinha

    gente ,,,,,,,,,,aqui na parte alta da cidade tem muitos supercados que estao sempre aglomerados e tem alguns que agora estao economizando alcool.ontem fomos ao mercado ;;lider;; no cleto marques e estava com alcool fracionado,quando cogitei com um rapaz que estava com a garrrafa na mao ,simplesmente me respondeu; o homem mandou economizar kkk.. dessa forma filas absurdar na venda de carnes nos caixas onde passam pequenos volumes e por ai vai