Por mais que seja óbvia a afirmação, dela não podemos nos descuidar. Pelo contrário, eis um momento em que a desigualdade social se exacerba e se evidencia – o que nem sempre enxergamos em tempos “normais” -, exigindo ação e compaixão.

Deixando de lado aqueles que aglomeram e levam o vírus para dentro de casa – para que ele faça a festa entre os familiares e agregados -, os trabalhadores que não podem parar de correr em busca do pão de cada dia têm de enfrentar o transporte público, que insiste em desrespeitar os protocolos sanitários e amontoa gente, impiedosamente.

Por mais que os serviços do SUS tenham melhorado, e melhoraram muito, durante a pandemia – e por conta dela -, um exame de detecção de Covid-19 na rede pública demora algo em torno de 10 dias para ser entregue (até pela demanda).

Quem dispuser de R$ 300,00 para fazê-lo num laboratório particular recebe o resultado no mesmo dia, o que há de ajudar a acalmar o paciente ou evitar que o vírus se espalhe ainda mais rapidamente.

E o mais doloroso: as crianças vulneráveis, moradoras em regra da periferia, além de ficarem longe da escola, longe do conhecimento, estão privadas da merenda escolar regular.

Ou seja: também na pandemia, quem pode menos sofre mais.

Recado de Arthur Lira após assembleia no Planalto foi para quem?
Palácio já sinaliza preocupação com embate de Alfredo Gaspar
  • Há Lagoas

    Essa sutil diferença deveria ser bem definida pela mídia.
    O trabalhador que precisa buscar o seu pão cotidianamente e os inconsequentes – normalmente jovens – que insistem em se aglomerar, por não ter limites em uma sociedade onde os valores são relativos!
    É interessante quando a tv mostra como você deve ficar em casa, sem cair no tédio, e aí temos varias dicas: origami, karaokê, pilates, pinturas e por ai vai…
    A questão é, de que realidade a Tv Globo esta falando?!

  • LUCAS

    Os pobre sempre vão sofrer! Durante a Peste Negra, os ricos fugiam para as casas de campo, enquanto os desafortunados morriam nas calçadas…. Hoje é a mesma situação! Eu já me perguntei se um dia o Brasil vai deixar de ser desigual…. A resposta é que nem todos estão dispostos que essa realidade mude. O poder requer a obediência e subserviência.

  • Carlos

    Desde que o mundo é mundo sempre foi assim e agora não podias ser diferente e a pandemia que vem desafiando o mundo mostra país como o Brasil, mesmo o Lula, ter tirado da pobreza milhões de brasileiro. O auxilio emergencial foi revelado uma realidade que não foi bem assim e continuamos na linha de pobreza. Quem está ficando mais ricos com a pandemia. donos de supermercado , indústrias farmacêuticas , Banqueiros e muitos outros …. Os da linha de frente que merece reconhecimento como: Pessoal da saúde , policiais, empregados das farmácias, supermercados os motoqueiros que faz o serviço de delivery , caminhoneiros enfim os essenciais para o país não parar de vez.

  • Taian

    O unico que ta de boa nessa pandemia é RENAN FILHO .. não esquecamos da politicagem que ele tem feito em desfavor do povo trabalhador e do governo federal. 2022 tá chegando vamos fazer propaganda em cada municipio dominado pelo grupo MDB aguardem.

    • ROBERTOPAIVA

      HOSPITAL DA MULHER
      UPA DO JACINTINHO
      UPA DO TABULEIRO
      HOSPITAL METROPOLITANO
      HG LITORAL NORTE PORTO CALVO
      HG ZONA DA MATA EM UNIÃO DOS PALMARES
      HG D ALTO SERTÃO EM DELMIRO GOUVEIA
      OBRAS AVANCADAS HOSPITAL DA CRIANÇA EM CRUZ DAS ALMAS
      Não tem como não reconhecer o excelente trabalho do Governador
      RENAN FILHO na gestão da SAÚDE PUBLICA EM ALAGOAS.

    • LUCAS

      Taian, em todos os estados as medidas têm sido as mesmas, se pessoas estão sofrendo em Alagoas, em outros cantos do Brasil também estão… Mas temos que perceber o quanto esta gestão do atual governador está alavancando o estado para melhores índices em todas as áreas….. Podem falar o que quiser, que ele é filho de seu pai, etc e tal, enfim, mas que renan filho é um bom gestor, isso é inegável.

  • ROBERTOPAIVA

    Prezado Ricardo Mota
    Mesmo com a enorme demanda , A Central de TRIAGEM DO GINÁSIO DO SESI esta entregando
    os resultados dos testes RT de todos testados em exatamente 48 horas.

    • Ricardo Mota

      Roberto:
      A experiência mais próxima a mim aponta para o prazo de dez dias.
      Abraços,
      Ricardo Mota

  • Carlos

    VAI SER TORTURADO* OUVINDO A MUSICA * DO CANETINAH AZUL*

  • Rir para não chorar

    Lembrando que a terceira classe foi a primeira a morrer quando titanic afundou, não foi?
    “bote salva vidas” só a elite que teve acesso( e ainda tem).
    Jesus nos ajude.

  • Carlos

    Está nas redes sociais um vídeo FAKE ! em relação ao toque de recolher do governo de Sergipe.
    além da pandemia ainda temos que conviver com as mentiras daqueles do quanto pior melhor. Seja ele de interesse de direita ou de esquerda a mentira faz muito mal e pode fazer um estrago muito na humanidade.

  • Antonio Carlos Barbosa

    As injustas sociais e sua eternização no Brasil, e agora com esse governo Bolsonaro, que é um mentiroso contumaz, perverso e exterminador de vidas, piorando.

  • Pedro Filho

    Há farmácias fazendo o teste do covid-19, entre 80, e 100, reais com resultado saindo em poucos minutos.