A decisão veio antes do que se esperava.

Este blog já havia adiantado que o retrocesso à Fase Laranja deveria acontecer nesta semana – quinta-feira, provavelmente -, mas a realidade se impôs.

O acompanhamento diário, com a verificação do crescimento dos casos de Covid-19, aponta que Alagoas começa a viver a pior fase da pandemia, apesar do aumento do número de leitos ofertados pela rede pública.

Possivelmente, retornaremos à Fase Vermelha em todo o estado, pela simples razão de que a disponibilidade de leitos para a Covid-19 vai se reduzindo ante o crescimento do contágio, inclusive com a nova variante. Funcionará apenas, em se confirmando, o que for considerado atividade essencial.

Ou nós assumimos que temos de mudar para valer, nos protegendo e protegendo as outras pessoas, ou começaremos a jogar dados com as nossas vidas.

Fachin decidiu certo sobre Lula, mas pelo caminho errado
Setor que mais cresceu este ano, hotelaria deve sofrer novo baque
  • Renato silva

    A sociedade aquela que não e funcionário Público,aposentados ou não são bem abonados financeiramente tudo tranquilo e a minha pergunta e aqueles trabalhadores informais,micro-emoresarios como vão ficar e outra coisa os impostos e contas como IPTU, IPVA,Escola, Água, Luz,Plano de saúde os boletos também não vão chegar para pagamento,o que será trabalho essencial?para mim trabalho essencial e todo aquele que leva a dignidades para sua casa o trabalhador não deve pagar pelos erros dos seus governantes,porque o Hospital de campanha foi fechado,cadê o dinheiro federal que chegou,cadê os respiradores que o consórcio dos estados do nordeste comprou e nunca chegaram,um ex de falta de postura e o Governador de Rio Grande do Sul que pegou o dinheiro da saúde e pagou 4 folhas salariais dos funcionários Públicos em atraso e hoje pede mais dinheiro parava saúde pra mim são um bando de Hipócritas

    • Laura

      Simples meu bem . Se a população se educar não precisaremos fechar nada . Qual parte não dá pra entender que se a população não colaborar , vai ter de fechar tudo? Eles estão fazendo de tudo pra não ter que fechar mas a população teima em não usar uma máscara, algo tão simples . Se não se educar tem que fechar tudo mesmo pra aprenderem .

    • Antonio Carlos Barbosa

      Prezado Renato, a solução para a economia e a vida das pessoas, simplesmente de forma definitiva e de menor custo, era as aquisições das vacinas. Como o genocida negacionista do Bolsonaro sempre desdenhou das vacinas, sempre colocou obstáculos para a compra das vacinas, vale ressaltar, que dizia que quem tomasse vacina poderia falar fino e ou virar jacaré, e ele que é um jumento sobre tudo ou qualquer assunto, junto com o general ministro de logística de cemitérios Pazuello, obedecendo cegamente as ordens do Bolsonaro. O Brasil perdeu as grandes oportunidades de compras das vacinas em 2020, e assim, aumentando o número absurdos de mortes, por culpa única e exclusivo do fascista/genocida Bolsonaro, o capitão da morte, na falta meramente de compras das vacinas. Portanto, pelo atraso criminoso do Bolsonaro nas compras da vacinas, o Brasil vive um luto pela irresponsabilidade do presidente e seus cúmplices.

    • Daniel

      Pelo discurso de gado a resposta é simples. Pede auxílio ao verme do seu presidente, se ele disser que é mi mi mi vc faz arminha que passa

    • Carla

      Acho que você deveria direcionar sua pergunta às pessoas que estavam em praias, bares, festas clandestinas, enormes festas de casamento e de aniversário, praças, todos esses lugares lotados de pessoas sem qualquer distanciamento e sem máscara em completo descumprimento ` às medidas estabelecidas pela ciência .

  • Francisco

    Bom dia, para aqueles que não perderam nenhum parente, amigo ou conhecido para o covid-19, não sabe o que é a morte… Não sabe o que é ver um querido seu morrer em segundos por insuficiência respiratória. Em meio ao caos em que vivemos um decreto de uma fiscalização ineficiente onde o contingente de uma polícia que não consegue manter a ordem, bares restaurantes ,festas, praias, ônibus lotados transporte complementar Uber, academias, igrejas e outros ,todos descumprem o decreto, pois não há punição, a punição é só para os que morrem da doença. É preciso uma medida mais rígida mas condenatória pois a nossa nação perde vidas todo dia, é preciso estado de sítio, toque de recolher. Barreiras e fiscalização para que seja cumprido o decreto,” cadê o exército? coloca na rua para trabalhar diante dessa guerra contra uma doença que até agora está vencendo. Nossas forças juntas exército federal polícias estaduais e municipais tem contingente suficiente para conter o avanço do inimigo. enquanto nada é feito e o que é feito insuficiente nós da Saúde também perdemos nossas vidas , nossos parentes e amigos queridos.!

    • Cristiana

      Pura verdade Francisco, a maioria que criticam e não seguem as regras, não fazem ideia do que é a perda, não imagina o sofrimento dos profissionais de saúde que em um plantão de 12h ter que ver 8 vidas partindo e ainda deixar outros caminhando pra o mesmo fim. Precisamos sim de mais rigidez no combate ao covid-19 .

  • Djalma

    Terrível essa situação. Mais terr´ível ainda por termos sido capazes de diminuir as sequelas se não houvesse energúmenos indo contra os fatos e brigando por atenção na mídia. O pr´óprio Paulo Guedes se manifestou a favor da vacinação, pois ele sabe que só com muita gente vacinada as coisas iriam voltar ao próximo do normal. Pena que quem sabe disso preferiu ser “maria vai com as outras” e agora estamos ficando rapidamente para trás e com possibilidade de sofrermos represálias internacionais.

  • Edson Leite Batista

    Puxa vida, mesmo com essa pandemia, essa terrível praga, ainda tem gente que não acredita, quantas milhares de pessoas não morreram por esse mundo afora, e, não escolhe, são recém nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos, brancos, pretos, ricos, pobres etc. Deus tenha misericórdia de todos nós.

  • FERRO

    Bom dia Ricardo!
    Já falei outra vez aqui. Eu nunca deixei de trabalhar um dia sequer por conta da COVID. Não sou funcionário público e muito menos aposentado. Se u não for trabalhar, vou ser “COLOCADO EM DISPONIBILIDADE NO MERCADO”.
    Trabalho todos os dias com o maior cuidado. E é isso que tem que ser feito.
    Agora se a população não tem consciência. Aí paciência!
    Fecha tudo não é o caminho.
    Aglomerações? Basta você pegar ônibus em Maceió.

  • Luciano Ferreira

    Cadê os hospitais de campanha ?Cadê os bilhões de reais que o governo federal enviou?
    Governador Renan Filho responda!

  • Renato silva

    Muito boa explanação Sr Francisco concordo com o Sr em alguns pontos e a família dessa pessoa que vai ficar isolada se ela for trabalhador informal como vai se alimentar? Será que o Sr com R$ 250,00 poderia alimentar sua família toda por um mês e o pagamento de energia,água não serão cobrados eu tenho certeza que a maioria que e a favor de fechar tudo tem o seu todo mês na conta,vamos pensar no próximo se para parar vamos parar tudo e lembrando a forças de segurança vai ser o 14 a ser vacinado,tá atrás de moradores de rua, encarcerado,Drogados para vc ver como fica os agentes

  • Fernando carlos

    Não há economia sem vidas, sem pessoas para trabalhar, esse decreto já era pra ser muito mais rígido antes, pois só assim conseguiremos reerguer a economia e a vida normal, pois só entenderão o significado dessa doença fatal quando atingir os mais próximos !

  • Carlos

    Poie é !! Luciano Ferreira, o único genocida é o Bolsonaro . Já os Bilhões roubados o caso dos respiradores fica no esquecimento do ” debate político ” onde o poder está acima da vida! cadê os respiradores e os hospitais de campanha que enricaram muito neguinho de direita e de esquerda… Equidade por justiça.

  • Fernando José Teixeira Medeiros

    Povo sem educação sem nenhuma conciência de saúde pública…de economia….de coletividade….de respeito ao próximo…! Olham apenas para seus próprios umbigos…não avaliam o custo benefício das coisas e não sabem o que são prioridades e essencialidades…! Politizaram, de forma fanática, um problema meramente científico (saúde e economia)…! Castigo bem aplicado a uma sociedade carente de DEUS…! Aguentemos às consequências dos nossos próprios erros…! Humildade e Resignação…!! Quem sabe assim evoluiremos à dias melhores…!?!?

  • Isaque

    Já pensou se a grande maioria se contaminar?!
    Onde ficarão internados?! No bar?! Restaurante?! Loja?! Casa de festas?! Comércio não essencial?!
    A vida é maior que qualquer outra coisa aqui na terra, sem ela não haverá comércio ou economia. É guerra, e nela as pessoas abandonam tudo nas suas casas, cidades, vilarejos, para não serem prisioneiras ou perder a vida.
    Custa entender que é só por algum tempo?!
    Os empresários de agora em diante revejam seus gastos, poupem mais, assim como seus funcionários bruxa renda poupam, e heroicamente sobrevivem numa pandemia financeira que vem de anos atrás.
    O empresário agora vai saber quanto vale o salário que paga ao empregado, e ele sobrevive, vai trabalhar, é feliz com o que tem, e se perde tudo, dá um jeito de se reinventar.
    Basta de ganância, se controlem e deixem a poeira do vírus baixar.

    • Justiça para Alagoas

      Acho que vc vive em Marte. Como o trabalhador de baixa renda poupar se o que se ganha não chega nem ao final do mês, vc deve ser retardado ou é funcionário público abastardo, peça a Casal, Equatorial, Tim, Oi, Mercadinhos (que vende no fiado) para não cobrar dos clientes até a pandemia acabar, vc é um retardado mesmo. Quer fazer o que as universidades federais fizeram, cruzaram os braços e os alunos perderam um ano inteiro, nem aulas remotas tiveram. Vai ler para saber o que diz. Nem 8 nem 80, restrições sim, mas com fiscalizações mais eficientes e educativas. Coisas que até agora não fizeram

      • Isaque

        Você deve ser um micro empresário frustrado, que se iludiu com a vida boa no começo do negócio mas não fez um planejamento para conter crises financeiras. Começou a ter um retorno bom e deu início aos gastos desnecessários. Sei como é.
        Fica triste não, você vai se reinventar também. Nós brasileiros somos bons nisso. Na próxima dê sua opinião com mais educação, não custa nada. Pessoas que agridem os outros assim como você, são dignas de pena. E funcionários baixa renda eu quis dizer baixa renda em relação ao empresário. Todo mundo sabe que mesmo ganhando pouco, muita gente faz sua pequena reserva para situações extremas.

  • Zé indignado

    PARAB´ENS O PREFEITO JHC E SEU SECRETARIO DA SAUDE E EQUIPE ! OS SERVIDORES DO HOSPÍTAL UNIVERSITARIO !
    QUE FICARAM DE FORA DA PRIMEIRA FASE DA VACINA POR EMPEDIMENTO COMO: ESTÁ DE FERIAS E FORA DO ESTADO OU FORAM CONTAMINADO PELO O VIRUS E JÁ CUMPIRAM O PERIOD PROTOCOLAR ! JÁ ESTÁ RECEBENDO A SEGUNA DA DOSE DA VACINA1! JÁ OS SERVIDORES DO ESTADO ZERO BALA E UM SILÊNCIO ENSURDECEDOR …

  • James

    Não vi nenhum pronunciamento do governador pedindo perdão pelos absurdos que praticou durante a campanha eleitoral para prefeito.

  • David

    Essa situação é caótica e essas medidas do governo são redundantes no sentido que não há lógica. A china, em contrapartida, logo no início da pandemia fez vários hospitais de emergência. Porque aqui não faz novas instalações já que os casos estão aumentando e os leitos dos hospitais convencionais estão ficando lotados? Providenciar as vacinas é o mais lógico e urgente para resolver esse problema da pandemia. Lógico que tem que saber se essa novas cepas do coronavírus não irão afetar a eficácia das vacinas já confeccionadas…
    Que Deus tenha misericórdia de nós não só pelo problema da pandemia mas pela ações e medidas que governantes estão tomando. Que Deus dê sabedoria para todos nós para saber lidar com tudo que há de vir.

  • Bel

    Situação muito difícil!

  • FERRO

    POIS É!
    A MAIORIA DAS POSTAGENS É DE INDIGNAÇÃO CONTRA OS POLÍTICOS. PRINCIPALMENTE OS NOSSOS LOCAIS. POLÍTICOS ALAGOANOS. QUE SÓ APARECEM NA ELEIÇÃO. ELEIÇÃO POR SINAL QUE FOI FEITA CAMPANHA COMO SE A PANDEMIA TIVESSE ACABADO.
    DE NADA ADIANTA TANTA INDIGNAÇÃO. SE NO PRÓXIMO ANO OS ELEITORES DE ALAGOAS VOTAM NAS MESMAS “F I G U R I N H A S”. ISSO OCORRE HÁ DÉCADAS.
    OBSERVEM QUEM SÃO OS POLÍTICOS DE HOJE. FILHOS…..NETOS…..SOBRINHOS….ETC… DOS MESMOS DE OUTRORA. OS ELEITORES NÃO MUDAM. DEPOIS FICAM COM MI…MI….MI
    ACORDA ALAGOAS !!!

  • Carlos

    O interessante é que o povo que é contra as medidas de distanciamento,não conseguem ou não querem entender que a crise que o país está passando em termo de economia se deve exatamente aos que não respeitam tais medidas,prolongando assim os efeitos devastadores do covid e querem transferir a culpa pra os que zelam pela proteçäo da vida. Por isso que apesar da nossa grandeza como país,nunca chegaremos a ser uma potência,porque a ignorância impera

  • Professor

    SAÚDE X ECONOMIA. O quê irremediavelmente, não nos impõe em pé? Simples assim! Estamos morrendo!!!!

  • ALAGOANO REVOLTADO

    Parabéns aos negacionistas! Parabéns aos maceioenses envolvidos neste retrocesso. Parabéns para as pessoas que não usam máscaras no comércio, nos ônibus, nas ruas e praças. Parabéns aos maceioenses que se aglomeram nos bares, praias, fazem filas nos restaurantes na orla e não respeitam o isolamento social. Como sugestão, peço que a reportagem do TNH1 façam matérias no comércio de Maceió para constatar a quantidade absurda de pessoas que não usam máscaras. Parabéns aos maceioenses que se aglomeram nos bancos e lotéricas da cidade. Parabéns às autoridades alagoanas que não fiscalizam os locais supracitados para coibir a aglomeração. E não me venham dizer que os coitadinhos dos empresários irão ficar sem ganhar $$$$$$$$$$$$$$ com o fechamento de bares, restaurantes e comércio! Essa é mais uma desculpa esfarrapada criada durante a pandemia!

    Como o brasileiro só aprende no bolso, que sintam no bolso tamanha irresponsabilidade durante o período eleitoral, festas de final de ano, festas clandestinas de verão e festas clandestinas durante o carnaval e pós-carnaval. Parabéns a todos os envolvidos! COVID19 não é gripezinha.

  • caodeguerra

    Calma como disse o Lula e o Ronaldo não se faz copa do mundo com hospitais a coisa ta feia já faz é tempo

  • Christhofe Costa Lins

    A validade do decreto , vai até o dia 15/03/2021 e não quinta-feira

  • Cristiana

    Se o fato é a economia, os trabalhador informal… E quando não houver mais clientes, quando aquele cara responsável pelo sustento da família perder para o covid, essa família terá como acrescentar na economia? Ou quando a maioria dos vendedores e funcionários formal já não estiverem mais aqui?
    A população cobra e crítica ações do governo, mas não demonstra um mínimo de amor pela vida e pelos seus.
    Acho que chegou a hora de escolher:
    *Seguir as normas, passando aperto financeiro, nos policiar…
    * Não acreditar, criticar, aglomerar, ser contaminado, contaminar os seus, leito clínico, UTI… partir. Mas financeiramente estava trabalhando.

  • Pedro

    Esse predidente Bozo é um agoirento. O bicho é pior que o vírus.

  • Tereza Cristina da Silva Oliveira lima

    Eu sou microempreendedora, pago aluguel, energia, água, como, visto e pago outras contas…
    Faço tudo certinho… Como vou me manter e manter a minha família?
    Sei dos riscos, todos nós sabemos, mas tomar a decisão de fechar tudo? Sei da necessidade do afastamento social, sei da necessidade de cuidados, sei o quanto é doloroso perder um ente querido…mas o que fazer diante da fome, do desemprego…????
    Estou desesperada diante do quadro em que estamos vivendo.
    É desesperador!