Os representantes do governo do Estado que tratam do tema garantem que é apenas um alerta, não é ameaça: se a situação não melhorar, os estabelecimentos não retomarem com vontade e decisão os protocolos sanitários da pandemia, Alagoas voltará pelo menos uma fase na próxima semana.

Ou seja: sairemos da Fase Amarela para a Fase Laranja.

Vamos lembrar como é essa possível próxima fase:

– Serviços essenciais – supermercados, farmácias, serviços de saúde, higiene, limpeza e alimentação (todos já permitidos na Fase Vermelha) continuarão funcionando normalmente;

– lojas ou estabelecimentos de rua com até 400 m² (quatrocentos metros quadrados) funcionarão com os horários estabelecidos;

– salões de beleza e barbearias funcionam, mas com hora marcada;

– templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 30% de sua capacidade.

O retrocesso, entende o governo do Estado, pode ser evitado, mas também pode ir até mais além:

“Os empresários pediram e nós demos um voto de confiança. Agora eles têm de provar que é possível ter um maior controle de aglomeração, com a aplicação dos protocolos sanitários, nessa Fase Amarela”, ressalta uma autoridade da área de Saúde.

Eis a justificativa para que o decreto tenha apenas uma semana de duração – lembrando que os anteriores eram válidos por 15 dias.

Três setores preocupam mais os governistas: bares, restaurantes e eventos, que costumam, a essa altura, juntar centenas de pessoas, praticamente sem nenhum controle.

Segundo a autoridade sanitária com quem o blog conversou, o governo tem consciência de que o aumento do número de leitos de UTI é importante, mas não resolve o avanço da pandemia: “A hora é de ampliarmos o distanciamento social. Se não conseguirmos agora, a decisão será por retroceder pelo menos mais uma fase já na próxima semana”.

Com um detalhe importante: o Alto Sertão e o Agreste deverá mesmo voltar à Fase Laranja na próxima semana – principalmente pela pressão feita sobre a cidade de Arapiraca, para onde corre a população de toda a região.

Chilique de Bolsonaro protege o 01, o homem de R$ 6 milhões
MPF e MPE farão audiência pública sobre indenizações pagas pela Braskem
  • Pablo

    Só não consegui entender como as medidas tratam a rede pública e a rede privada de educação maneira tão distinta. Frisando que na fase amarela ‘original’ não haviam aulas presenciais em nenhum nível e que nos primeiros deste ano algumas escolas particulares precisaram suspender as aulas por algum tempo devido a confirmação de alguns casos de coronavirus na própria escola.

    • Carlos

      Na rede privada tem-se o controle e se obedece todos os protocolos estabelecidos. Os casos que surgiram foram de parentes de alunos e logo que isso acontece a turma fica em casa por 15 dias pelo menos, dessa forma, protegendo a todos. Já na escola pública nem água tem.

    • Carlos

      Verdade, assim como um toque de recolher 10 horas da noite, é realmente estranho pra não dizer idiota,não sabia que o virus era tão inteligente assim,escolher o lugar e o horario de atacar

  • André

    Um dos lugares que mais geram aglomerações são nos Bancos. Basta passar pela rua do sol e ver a situação calamitosa e nenhuma medida é tomada. É preciso chamar para conversar com os responsáveis por esse setor. As medidas muito tímidas. Em Recife e outras cidades estão proibidos de abrir: super mercados, praias e todo tipo de comércio em geral. É bom lembrar que estamos em situação de guerra. No Ceará está proibido a realização de jogos de futebol.

  • Philipe

    Por que ninguém cobra um aumento no número de ônibus urbanos que estão lotados todos os dias e a imprensa simplesmente se omite em falar sobre o assunto, é um absurdo o que está acontecendo e isso é simplesmente ignorado pela imprensa, hoje o maior centro de disseminação de coronavirus são os transportes públicos!!!

    • Cida Rocha

      Verdade, bancos e ônibus ninguém controla. O comércio devia abrir em horários alternados por tipo de serviço, aí desafogaria os ônibus. Falta criatividade na elaboração do distanciamento.

  • André

    Só complementando o anterior. O fechamento é no fim de semana

  • Tata

    Gostaria de saber sobre os hospitais de campanha?

  • Luciano

    Os ônibus urbanos são um absurdo e todos fazem vista grossa. Ônibus super aglomerados ao máximo do limite permitido. Acorda gente.

  • Maria Cicera

    E os hospitais de campanha onde estão ? o dinheiro que veio onde está ? isso o Renan Filho não responde !

  • John McCain

    ônibus e bancos são os locais de maiores contaminações… esse governador só quer aparecer. Mais um pra ficar na mídia falando e fazendo várias coisas que não vão ajudar ninguém! Parem de hipocrisia, governador e prefeito – peçam aumento da frota de ônibus e isso já irá resolver muito as contaminações que estão acontecendo. Outra coisa: pedir pra que as pessoas se conscientizem e parem de ir fazer compras como se fosse uma comitiva com 4, 5 pessoas.

  • paulino lopes

    Hospital de campanha o “rato comeu” foi onde se concentrou vários milhões de reais, aplicação suspeitas.

  • Carol Rocha

    Concordo Pablo. Passa nas instituições de ensino nos horários de entrada e saída dos estudantes para ver aglomeração. Relatos de filhos de conhecidos que na hora do intervalo, o famoso recreio, as cantinas são cheias e sem distanciamento . Cadê o sindicato das escolas particulares, todo mundo calado. O financeiro fala mais alto. A desculpa clássica das instituições quando os professores não dão aula e porque está doente, ninguém fala o problema. ..Só é estranho que são mais de um profissional ao mesmo tempo e o afastamento é justamente o período de quem está com covid. Estranho?? Falam que esta tudo bem. Cadê o princípio da igualdade: escola pública não pode , mas as particulares podem. … Ah! Cursinhos preparatórios para concursos também pode aglomeração, professor sem uso de máscaras , distanciamento não existe. Basta olhar nas redes sociais desses estabelecimentos. Lembrando que existe aqueles que estão seguindo a risca , porém são a minoria. E a questão do transporte público é o cúmulo do absurdo. É uma tragédia anunciada. Quem usa o transporte público precisa trabalhar o emocional e pedir a Deus para livrar desse vírus porque se o distanciamento é fundamental isso não existe. Decreto sem fiscalização não funciona ….Apenas no papel e na hora da coletiva de imprensa.

  • Irmão

    Gostaria de acrescentar a lista de lugares de aglomerações além dos já citados bancos e ônibus as IGREJAS PROTESTANTES (evangelistas). Já viram como não respeitam o distanciamento e não usam máscaras? Cadê a fiscalização lá também????

    • Pedro

      Igrejas é estádios de futebol, qual a serventia?

      • Irmão de verdade

        Comparar um estádio de futebol com uma igreja já mostra o quanto você não conhece o que é uma igreja, um dia irá precisar de uma igreja e verá a serventia de uma, detalhe as portas da igreja estarão de portas abertas para lhe receber, que Jesus lhe abençoe

        • Pedro

          Acho que antes de precisar de uma igreja, vou precisar de um hospital. Mas tenho consciência de que nesses dois lugares, se quiser entrar, no primeiro encontrei a portar aberta, no segundo a porta fechada. Uma coisa os tornam iguais, todos querem dinheiro. Só que nos hospitais os profissionais trabalham, e nas igrejas os lideres pararisitam ovelhas. Em nome de Jesus!

  • Antônio Farias

    Bom dia, peguei meu carro por volta das 21:46 fui da rolé em Arapiraca, vários Bares com música ao vivo, pra minha surpresa vir a PM e outros órgãos fiscalizados e procurei saber o que estava acontecendo, em resumo a Briosa estava orientando que musica ao vivo até 22:45, estamos num meio de um pandemia, todos municípios estão na fase Amarela, não nada contra a músico, pergunta que não quer calar? Fase Amarela pode ter música ao vivo e porque a PM não interrompeu, apenas orientou até 22:45 horas, será que o quer o governo do Estado quanto mais pior? Viva FASE LARANJA PRA ARAPIRACA E ALTO SERTÃO

  • Antônio Farias

    Continuando o que mais mim deixou perplexo, foi que esta fiscalização PM e outros órgãos, tiraram dos bosque vários vendedores de batatinha, coxinha, cachorro quente ..:, e os trailers que estava no mesmo local, inclusive com mesas no espaço público, continuaram a funcionar normalmente. É errado qualquer comércio em espaço público, sem a devida licitação, estes trailers estão irregulares da mesma forma, dos ambulantes. Pra terminar só do tempo DURA LEX, SED LEX.