É verdade que o prefeito JHC abusou de aglomerar na campanha eleitoral – como os seus adversários, Alfredo Gaspar entre eles -, mesmo tendo plena consciência de que vivemos uma pandemia mortal.

Mas eis que após assumir o cargo que era de Rui Palmeira – outro aglomerador – ele não teve um comportamento de desafio ao coronavírus, tão comum nas redes  sociais epidêmicas.

Ao contrário, ressalte-se, do governador Renan Filho e de alguns dos seus secretários – com destaque para o Ayres da Saúde.

Agora, no momento em que a situação se complica, com o crescimento de casos de Covid-19 em Alagoas, o governador não se encontra em condições de decretar o fechamento de atividades, principalmente pelo mau exemplo que ele deu até mesmo nas vésperas do carnaval (a festa em Arapiraca tem, sim, consequências materiais e morais).

Eis, pois, que o prefeito JHC deve assumir o papel que lhe cabe na pandemia, mesmo que não tenha – e não tem – as forças policiais para dar um freio no crescimento da pandemia.

Ele pode buscar um diálogo mais próximo com o empresariado e com a população, aproveitando a credibilidade própria de quem assumiu o cargo recentemente – e não teve tempo de fazer tantas bobagens quanto o governador.

E ir além: estabelecendo horários e limitando o funcionamento de atividades econômicas em Maceió, onde for necessário (e não vale apenas a periferia da capital).

Aliás, RF teve sempre um ótimo comportamento na montagem da estrutura da Saúde Pública, mas se perdeu ao achar que dinheiro resolve tudo: o vírus não se vende.

Ricardinho Santa Rita e o "bloco do eu sozinho" na Secretaria de Turismo
Para facilitar alianças, Arthur Lira diz a aliados que quer continuar federal
  • Sérgio Eduardo

    Ele só pensa em 2022, está agora excluído os positives adversário do seu pai João caldas q é candidato a deputado federal. Vai exonerar Tiago prado , vai exonerar Ricardo Santa Cruz . Já Mandou recado pra o deputado Davi Maia q estava pesando em ser candidato a federal.

  • Carlos

    Concordo o prefeito eleito tem que uma atitude para frear o coronavírus!
    Já o desnaturado governador Renan. Estar deslumbrado com os 5 bilhões , que economizou com o massacre dos servidores públicos e aposentados e PENSIONISTAS, com a sua rede de arrastão feita com o couro humano de muito suor e sangue…

  • Santos

    JHC tem nomeado em cargos de confiança na Prefeitura de Maceió, vários seguidores de Rui Palmeira e Renan Filho. É o caminho curto para o inferno político. Tenho conversado com várias pessoas que apoiaram JHC e ouvi deles a decepção em ver como novos amigos de JHC os seus inimigos durante a campanha eleitoral. Para esses novos amigos, JHC de demônio, virou Deus.

  • Rafael

    A culpa só recai sobre o comércio, que devido a crise econômica está com baixíssimo movimento.
    Alguns poucos bares lotados levam a fama, quando os verdadeiros culpados são ônibus lotados, igrejas (em maioria evangélicas) entupidas diariamente e festas clandestinas.

  • Interiorano

    Bem dito : “não teve tempo de fazer tantas bobagens”, mas, já fez uma, em transferir “O Carnaval” para setembro! Amigo, do jeito que vai, em setembro, esse vírus ainda estará rondando os lares brasileiros! Agora, que se iniciou a vacinação da primeira dose dos idosos que têm mais de 80 anos! Depois, ainda têm a segunda dose! Quando a vacinação chegar para quem têm aproximadamente 15/20 anos, é lá para o segundo semestre de 2021! Em pleno Carnaval “fora de época”! E podem anotar o que esse “matuto velho” vai dizer : “Até o final desse ano, a coisa ainda vai ser difícil”!

  • Fábio

    E ele já assumiu?

  • Márcio Rodrigues da Levada

    Falta o JHC assumir a prefeitura, ainda continua como deputado fazendo só midia social. Maceió mais uma vez na mão de amadores foi só um sonho.

  • Adilson

    Maceió virando Mad Max a cidade sem prefeito. Nem semáforos funcionam em Maceió.

  • Edson

    O erro de JHC foi ter colocado Ronaldo Lessa como seu vice-prefeito. Erro maior ainda é nomear para cargos de confiança pessoas indicadas por Ronaldo Lessa que trabalharam na campanha de Alfredo Gaspar. JHC está cavando sua própria sepultura.

  • Bel

    Só o ISOLAMENTO SOCIAL resolve.