Cresce aceleradamente o número de casos e dos mortos pelos efeitos do coronavírus. É uma pena, mas já era esperado por todos que acompanhassem o noticiário cotidiano sobre a doença avassaladora.

Seria injusto e incorreto afirmar que o avanço da Covid-19 se deve ao governador, ao prefeito de Maceió ou ao secretário de Saúde, que se esbaldaram na campanha eleitoral.

Entretanto, o comportamento irresponsável deles cobra o seu preço agora. No momento em que se faz necessária uma voz altiva do poder público para estabelecer um novo momento de prevenção e controle da pandemia, a manifestação do governador já não tem a autoridade que teve – e por motivos óbvios.

É uma pena que um governo que teve uma ação tão positiva – e ainda tem – no atendimento à população vítima da pandemia não possa mais reivindicar a liderança do processo ao lidar com uma situação que seus integrantes e comandantes ajudaram a descontrolar.

O que faltou?

Humildade, curiosidade e maturidade, coisas que não se compra em supermercados e, talvez por isso, não estejam nos valores qualidades dos governantes mencionados. Surgem de uma construção artesanal, que dá trabalho. Vivemos hoje uma nova forma de negacionismo, diferente daquela de Bolsonaro, mas com consequências nefastas.

O que restou agora como missão para o governador e seu secretário foi a necessidade de convencimento – a todos, que possam e que precisem ajudar a evitar que o mal se lastre ainda mais.

Nós temos de contar com a nossa própria consciência, já que não há mais ninguém no poder público com autoridade para se manifestar e ser ouvido pra valer.

Ocupação de leitos de UTI para a Covid na Santa Casa chega ao limite
Poderoso, Arthur Lira promete até vaga no TCU em 2022
  • Bernardo

    ABSURDO, porém é em todo BRASIL!

  • Antonio Lima

    Perfeita matéria , simplesmente jogou fora um belo trabalho

  • Tomas

    Na hora de pedir votos para o candidato deles à Prefeitura, tudo podia e era lindo…Depois do fumo nas urnas, essa conversa mole pra população evitar aglomerações e etc…
    Moral nenhuma Renan, Rui e Alexandre Ayres tem pra querer mostrar à população o que é certo ou errado.

  • Mário

    Como nada ou quase nada neste país é levado a sério, não seria diferente com o COVID-19. Infelizmente é o momento mais tenebroso que estamos passando, sem um comando firme que indique a saída. O tecido social está esgarçado.

  • Miranda

    O efeito dominó está aí com toda a força e que Deus tenha misericórdia de todos nós, principalmente os doentes e enfermos em geral. Piedade de nós!

  • Laskdo

    Só tem um caminho, convocar a sociedade organizada; A OAB-Al, os representantes da sociedade civil, sindicatos, as autoridades eclesiásticas, militares, governo e principalmente o pessoal da área da saúde, representando suas unidades de saúde. Acredito que só eles podem convencer os alagoanos da gravidade da situação. O governador por outro lado teria que vir a público e fazer uma meia culpa, assumir que foi negligente e que assim como a maioria, errou, acreditando que a Covid estava sob controle.
    Na minha opinião só tem uma saída:
    Sei que ninguém suportaria, mas um Lockdown de apenas 15 dias resolveria, pois a transmissão dura sete dias, os sintomas leves em 14 dias desaparecem. Os graves após os 15 dias, se ainda não tivessem se recuperados estariam nos hospitais e fora deles não haveria mais ninguém que transmitisse.

  • Ex eleitor

    Não esqueça que o TSE é um dos maiores culpados por ter dado permissão para haver eleições esse ano, e os políticos n poderiam deixar de meter as mãos com força no fundo partidário e quanto ao governador que vc faz elogios nunca teve preocupado com essa pandemia e nem os candidatos a prefeitos e vereadores, o que eles fizeram foram espalhar o vírus, deveriam todos serem julgados no tribunal internacional por crime contra a humanidade.

  • Mais Indignada

    Uma lástima do início ao fim, caro Ricardo. Agora sem o filtro cor de rosa das firulas midiáticas.

  • Bernardo Maia

    Não creio que tenham perdido a autoridade, pois o que for necessário creio que será feito, lamento por novas medidas restritivas, mas necessárias por falta de consciencialização da população. Afinal não precisamos espetar a carne para dizer a todos onde dói… será?

  • Andre

    Lamentável o comportamento dos governantes atuais, bem como o do futuro prefeito de Maceió. Ou ele também não fez campanha Ricardo? Ele também não aglomerou? Abre o olho garoto!!