Esta é uma pergunta essencial para entender o que pode acontecer no próximo domingo por aqui.

Nada menos do que 210.580 votos do eleitorado maceioense não chegaram às urnas em 15 de novembro.

Neste número estão computados os votos nulos (41.261); os votos brancos (21.261); e, principalmente, as abstenções (148.318 votos).

Considere esse universo de “não votos” dentro de um eleitorado de 592 mil habitantes da capital de Alagoas habilitados para esta eleição.

É um número assombroso, quando levamos em conta a votação dos dois candidatos que disputam o segundo turno: Alfredo Gaspar – 110.243 votos – e de JHC – 109.053 votos (Davi Filho teve 97.409).

Segundo o IBOPE, esta semana, a abstenção que foi de pouco mais de 25% no primeiro turno, deve cair no próximo domingo. Diz a pesquisa que 89% dos eleitores da capital afirmaram que vão votar no domingo.

Que bom.

Os “novos” eleitores podem definir o resultado das eleições em Maceió com folga – para um lado ou para o outro (lembrando que JHC, segundo o instituto, está na frente, ainda que dentro da margem de erro).

Resta saber se o que os dois candidatos estão apresentando no guia eleitoral e no ringue (digo, nos debates) estimula os eleitores a saírem de casa para optar por um deles.

Se comparar ao que acontece no Rio de Janeiro, dá até para tolerar – mas só se comparar ao Rio de Janeiro, capital da tragédia nacional por esses tempos.

(Lá, como cá, quem sofre é o povo.)

 

 

Marqueteiros comandam o guia, mas cada candidato só dá o que tem
Caso CBTU: maioria no STF vota por manter Arthur Lira réu em ação penal
  • Tony

    Apesar das pesquisas apontarem que não, acredito que as as abstenções serão maior nesse segundo turno em virtude do feriado da segunda-feira (30). Entendo, pelo nível dos candidatos nesse segundo turno – com agressões pessoais e sem propostas possíveis de serem realizadas, os números de votos nulos e votos brancos, também devem ser superiores aos do primeiro turno.

  • Zezim

    Infelizmente pra mim diante das opções não há outra alternativa que não seja anular o meu voto.

  • Ex. Morador de Bebedouro

    SE O PALHAÇO PIRULITO, FOSSE CANDIDATO A PREFEITO DE MACEIÓ. VOTARIA NELE, MUITO MELHOR QUE ESSES PARASITAS ATUAIS.

  • ROBERTO

    ABSTENÇÃO TOTAL E IRRESTRITA.

  • Jr Malafaia

    Se eu for votar, será no meio candidato que votei no 1º turno, o irmão do Nilo: Nulo.
    99 neles!!!!!