A crise do MDB de Alagoas, com foco em Arapiraca, já trouxe um benefício para o governador Renan Filho: ele conseguiu, pela primeira vez desde que assumiu o cargo em 2014, escolher um secretário de Educação para chamar de seu.

Até recentemente, a pasta era a única da que o senador Renan pai tinha sob controle, indicando o seu titular.

Como é de conhecimento público, assim como a vaga de vice ainda é ocupada por Luciano Barbosa, por escolha de pai do governador, o titular da Educação seguiu a mesma lógica familiar.

Todos no Palácio sabem – e não só agora quando Barbosa virou o “traidor” – que Renan Filho apenas aceitou a indicação do pai, para vice-governador e para a Secretaria de Educação, mesmo contra a vontade dele.

Depois da confusão com Barbosa, o governador, finalmente, conquistou o direito de indicar o titular da pasta da Educação – e primeira vez ninguém esquece.

A área nunca foi exatamente a prioridade do seu governo – nem dos anteriores -, mas quem sabe agora, com um secretário escolhido por ele e bem conceituado, a situação mude.

Renan Filho, assim como a grande maioria dos governantes brasileiros – e cada vez mais – segue o que dizem as redes sociais ou as pesquisas de opinião.

E como nós brasileiros nunca apontamos a educação como nossa prioridade – é só ver o que acontece hoje –ele não quer nem vai contrariar a maioria: o resultado eleitoral não parece compensar.

Educação custa caro e só apresenta resultados no médio e longo prazo. Quem na está na disputa política, permanentemente, sabe que a imagem que fica é aquela que o cimento construiu.

Além do mais, conhecimento é a véspera da liberdade – e quem vai arriscar?

Aglomeração das campanhas empurra o governo a liberar eventos
Governador e Marcelo Vitor viajam juntos para a festa da privatização da Casal (suspensa)
  • Consigliere Alagoano

    ..

    Calheiros no RINGUE!
    O adágio é claro: “Amigos são os piores inimigos”

    Na briga entre o mar e o rochedo, é o marisco que apanha
    Não é incomum que os mais humildes sejam as primeiras vítimas quando há embates entre poderosos**.

    Resta saber, pra quem vai SOBRAR este “EMBETE”, Diário Oficial nos próximos dias, cheio de EXONERAÇÕES?

    A vaidade é lenha na fogueira do orgulho, ainda há tempo de levantar a BANDEIRA BRANCA…

    .

    ** ” A PROXIMIDADE com o PODER… ILUDE alguns a PENSAR que OTEM .”

  • Eduardo Sampaio

    Pena que, mesmo com críticas tão diretas e contundentes como essa sua, nobre Mota (um sempre defensor da educação e da cultura), bem como de outras tantas pessoas que enxergam a potência que AL poderia ser com uma educação verdadeiramente de qualidade, os governos continuam tocando a esfera educacional com os ombros.

    Esses anos de Luciano e de seus correlatos à frente da Seduc muito pouco ou quase nada contribuíram efetivamente para uma melhoria verdadeira dos nossos índices. Muita maquiagem, propaganda com o nosso dinheiro e, no ensino médio, atribuição-mor do governo estadual, estagnação no IDEB, que continua 0,8 ponto abaixo da meta estabelecida pelo MEC.

    Para completar, a inércia estonteante no que tange à organização das escolas para o retorno das aulas. Quase 200 dias, e nada. Abrem hospital de campanha, fecham hospital de campanha, e nada, nada se faz para garantir um retorno seguro às salas de aula, como já fez Manaus (desde julho) e até a pequena Mar Vermelho, sem grandes complicações.

    Por aqui, abre-se tudo, até o mar, com o cajado da hipocrisia, que também libera as ruas e avenidas para as multidões desmascaradas e afoitas por seus ídolos eleitorais, menos as escolas, as bibliotecas, os teatros… Para a educação e a cultura, não há protocolo do mundo que resolva!

    Tomara que esse novo secretário dê o ar da graça com a urgência e a competência que a pasta merece!

    Um abraço do professor!