Os técnicos que compõem a base científica da Secretaria de Saúde defendem que Maceió já está apta a entrar na Fase Verde da flexibilização.

Os números são ótimos e só vem melhorando desde 19 de julho. A média móvel de mortes está em 5,43, acima apenas de Sergipe e Rio grande do Norte, na Região Nordeste.

O que significa que o governador pode anunciar novidades e avanços na coletiva convocada por ele, hoje, para falar sobre o tema. A decisão é do governador, e apesar da base científica, tem também um componente político, por óbvio e necessário.

O busílis continua sendo a volta às aulas presenciais.

Há divisões internas entre donos de escola e também entre pais de alunas de escolas presenciais.

Na rede pública, situação é um tanto diferente e não se sabe bem qual é a posição de pais, mães e estudantes, até porque este público – infelizmente – não tem voz ativa e não é ouvido pelos governos, de forma geral.

É claro que entre professores e diretores de escola pública o medo ainda está bastante presente, embora muitos já entendam que o prejuízo maior – inclusive para a Saúde – para crianças e adolescente com o fechamento das escolas (o maior e melhor espaço público disponível).

Entretanto, se o governo não tomar uma decisão – com base na “ciência”, é claro, o tema será resolvido ao modo das redes sociais – todos contra todos.

(Os setores de eventos, além de lazer e cultura, aguardam com ansiedade a posição de RF.)

 

Luciano Barbosa conquista aliados e apoios na Assembleia
Vereadores de Maceió fazem campanha sem candidato a prefeito
  • Só Deus!

    Não consigo enxegar ensino fundamental 1 e educação infantil com uma máscara no rosto na escola. Com recreio, onde um brinca com o outro, sala de aula fechada, com calor, só Deus. A maioria das escolas não possuem recursos suficientes para atividades do dia a dia, imagina com protocolos de higiene.
    O ano já está acabando, deixaria tudo para janeiro, com mais segurança.
    Ainda tem os professores correndo riscos.
    Não mando meus filhos. Deus me livre!!

  • douglas

    Todos os dias o numero vem crescendo, porque ir para a fase verde??

    • Luisa

      Realmente, Douglas, é inacreditável.

  • Castillo

    Professores estão correndo risco sim, mas na verdade é risco de ficar desempregado -que é o que está acontecendo – e ver as coisas faltando em casa para ele e para família. ALUNOS que estão totalmente desmotivados com essas aulas online e o ensino ficando cada vez mais defasado. Gostaria de saber quem ainda se mantém em quarentena, pois 90% da população já está de volta às ruas. Só defende essas paralização quem tem o suficiente para se manter tranquilamente. A reportagem tocou em um assunto que ainda não tinha visto falar, são donos de escolas que não querem voltar. Todo mundo fala que com a redução de mensalidades eles estão chateados, pelo contrário, estão adorando pois reduziu a folha salarial paea 30%, sem falar nos funcionários que foram suspensos e só recebe do governo. Recebe 70% e paga menos de 30% e ainda tem redução nos custos de materiais e energia.

    • EX ELEITOR

      DEVEMOS TER DUAS OPÇÕES UMA PRESENCIAL E OUTRA REMOTA , NÃO VOU ARRISCAR A VIDA DA MINHA PRINCESA EM UMA SALA DE AULA , QUE POR SINAL ESTÁ SE SAINDO MUITO BEM NAS AULAS ONLINE.

  • Emanoel

    escolas particulares são capitalistas selvagens !!!! que anciã por recuperar os 30% de desconto aplicados forçadamente pela justiça.

    Meus filhos só voltam para escola próximo ano, seja qual for a decisão da justiça.

    ESCOLAS PARTICULARES FECHADAS !!!!! ano praticamente já acabou !!!!

  • Rogério

    O que precisa voltar realmente é o CFAP PMAL, mais de 6 meses parado! A segurança pública precisa desses guerreiros o mais rápido possível, senhor governador, trate eles separadamente das escolas, já que são serviço essencial.

  • Dayane

    A maioria já voltou as atividades normais, aí fica com desculpa pra não voltar as aulas, quem não quer não manda o filho simples assim e ano que vem o aluno repete o ano.

  • laura

    A eleiçao chegando ne?! alguem tinha dúvidas de que seria assim!!!

  • Carlos Alberto

    Me desculpem, mas acho muita hipocrisia ser contra o retorno das aulas, por favor me digam quem ainda está em quarentena nesse país? Praias lotadas inclusive de crianças, shoppings cheios muitas crianças também, lojas no centro também, praças cheias de crianças brincando, crianças treinando futebol nas escolinhas e vem ser contra educação, por favor.