O secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, continua comandando o grupo de trabalho sobre a Covid-19, com resultados inegavelmente bons.

Mas a fila anda.

Hoje, ele me disse que as pressões por retomadas de atividades, embora a maioria já esteja em funcionamento, continuam. A principal delas, a das escolas particulares:

– A gente considera que é normal que os representantes do setor reivindiquem o reinício das aulas. Mas é uma situação muito complexa, e que não será decidida, ainda para constar no próximo decreto.

Lembremos: na próxima terça-feira, o governador Renan Filho vai fazer publicar o novo decreto, com os possíveis avanços, mas ainda sem a Educação – pública e privada.

“Os dirigentes de escolas vão apresentar o protocolo específica, que ainda será analisado por professores e pais de alunos”.

Ou seja: ainda demora.

Outros segmentos também buscam a retomada, a exemplo do setor de eventos. A questão está sendo analisada e discutida, e o governo vê a possibilidade de flexibilizar, ainda que com um controle mais rigoroso.

As empresas de call center, por sua vez, querem ampliar seu funcionamento, hoje limitado em número e espaço.

Alagoas registrou menos demissões este ano do que em 2019
05? Bolsonaro assume Arthur Lira como seu afilhado na Câmara Federal
  • Teomirtes

    Retorno das aulas presenciais, é péssima ideia, lembrando que crianças não tem noção do risco, pegam ate o lanche do amiguinho, a agua… e como mantê-las com máscara? Adolescentes são irreverentes , os abraços, e o uso e troca da máscara é impraticável durante o tempo de uma aula. Crianças e adolescentes também podem morrer de covid

  • Carol Rocha

    As escolas estão preocupadas com o lucro e não com a vida. Além das mensalidades que algumas tiveram que reduzir estão perdendo com as taxas que durante o ano são pedidas para as crianças participarem de qualquer evento. Algumas escolas nem estrutura física possui para seguir algum protocolo como o distanciamento. E sem falar que muitas crianças moram com pessoas do grupo de risco como os avós e por aí vai….E observando o boletim divulgado diariamente os números não estão ainda satisfatório para uma retomada até porque vai sim existir aglomeração nas portas das escolas é quase inevitável . E fiscalização fica apenas nos discursos, NÃO EXISTE . Vai aos shoppings , ao comércio e até mesmo em clínicas públicas e particulares que a preocupação é quase zero. O DINHEIRO É QUE IMPORTA AGORA, INFELIZMENTE!
    E a decisão final se a criança vai ou não para escola deve ser dos pais. Ninguém quer ver um filho correndo risco e colocando outras pessoas também em risco.

  • Há Lagoas

    Vergonha essas escolas mercenárias !!!!!! Olham apenas para o próprio umbigo e visam LUCRO $$$$ Sr. Governador, aulas presenciais somente em fevereiro de 2021 !!! Por favor !!!!

  • João

    Na verdade respondendo desde já os comentários aí de cima. Ao contrário do que muitos pensam às escolas estão preocupadas com seus funcionários que tem família para sustentar – imaginem como elas estão passando por restrições- , preocupada com seus alunos – principalmente 3° ano que fará ENEM em Janeiro e sem falar óbvio nas mensalidades pois elas fazem gerar muitos empregos. Essa balela de risco, o comércio está cheio, os shoppings estão cheios, os bares estão cheios e é exatamente na educação que vocês querem privar. Por isso meus queridos o Brasil continua essa desgraça, educação e saúde sempre em último lugar. Os únicos professores que defendem essa paralização são aqueles que estão em escolas públicas ganhando dinheiro e não fazendo nada, basta olhar como vive o ensino público. Só para constar o ministro do Reino Unido disse que se fosse preciso fecharia todos os outros segmentos e abriria às escolas, pois a educação vem em primeiro lugar.

  • Só sei que nada sei

    A esta altura do campeonato, com o comportamento que observamos na população da capital, me pergunto se postergar o retorno das crianças às escolas, principalmente as que vivem em situação de vulnerabilidade social, trás alguma proteção para elas.
    Novamente temos dois universos: os alunos de escolas privadas sendo protegido pela família e educados à distância, e os alunos de escolas públicas, em sua maioria, sem um ou outro.
    Penso que a incapaciade do poder público para viabilizar o mínimo de biossegurança nas escolas públicas é o grande responsável por esta cautela toda no retorno. E o que dizer daquelas que estão em risco nutricional, em risco de violência enquanto seus pais garimpam o pão de cada dia ou batem perna pelo centro da cidade????

  • Só sei que nada sei

    Pobre do pobre!!!! Os filhos da classe média e alta, certamente perderão optar por manter o ensino a distância, sem grandes prejuízos ao aprendizado teórico, e ainda na mantendo a segurança do seu lar. Os que decidirem voltar, certamente serão cercados de toda sorte de cuidados. Quanto aos de escolas públicas, mais uma vez: nem uma coisa, nem outra!!!!

  • Arlindo

    Vejo bares lotados com jovens aglomerados sem mascaras, dançando e se abraçando e muitas vezes dividindo o mesmo tira gosto e copo de cerveja, vejo lanchonetes, rodízios, fast food, ruas e praia repleta de crianças nas ruas, vejo os mesmos políticos e filhos como “a mudança” nas ruas aglomerando os eleitores mais carentes e sem acesso a educação, preciso explicar porque a educação sempre vai ficar em último lugar ou preciso desenhar ?.

  • Mardson Marcone Carvalho Silva

    Muito me admiro q criancas so peguem covid-19 nas escolas pq onibus lotados inclusive de pais com criancas shoping mais so pega nas escolas ne?

  • Viviane Ferreira Dos Santos

    Não sou a favor do retorno das aulas , sou mãe de três filhos e não viu deixar os meus filhos voltarem, pois tenho mãe idosa é crianças não têm a noção do perigo . Diga não a volta as aulas.

  • Sandralina

    Tanta gente faz parte da educação pública… é tanto chefe disso e daquilo e secretárias (o) aqui e acolá. E o importante agora é cada um fazer a sua parte…cada família junto também com as crianças pq o importante é a preservação da vida…. Agora as escolas particulares tem que repensarem de alguma forma antes de ficar pressionando o governo e quanto as públicas é como falei acima tanta gente tem que haver investimento de aulas impressas , remotas…sei lá e o importante agora é saber que toda essa pandemia vai passar e até agora nenhum aluno morreu pq as escolas ainda não reabriram. Tem que ter um pouco mais de paciência e o pior já tá passando e quando voltar com uma boa administração recupera o tempo perdido de alguma forma

  • Dayse Uchôa

    Sou professora de escola pública e sei que não está sendo fácil as aulas virtuais, onde expomos nossa família,nosso lar e além de buscar meios que atraiam mais as atenções dos alunos, adquirir financeiramente mais recursos e virar uma internauta. Os professores NÃO estão na mamata e nem de férias como muito estão dizendo e sim reaprendendo a dar aula através de outros meios.
    A escola pública não há protocolo no mundo que proteja, sabemos que não está sendo fácil pra eles também,mas quem vai nos proteger? Em caso de morte de uma criança quem vai ser responsabilizado? E do professor que precisa ter contato com todos ? Como impedir uma criança de nos abraçar e de abraçar os coleguinhas? E além daqueles que irão trocar de máscaras, beber no copo do outro, entre outras coisas. Lembrem que tenho filho e caem, fazem o que não deve sem o pai e a mãe vêem imagine uma turma com vinte ou mais alunos. #um ano letivobse recupera, vidas não!

  • Rodrigo

    O Governo precisava ver a situação dos 800 alunos do Curso de Formação de Praças da PMAL, são já quase 6 meses parados com a paralisação do curso, onde é uma perca imensa pra populaçao e pra segurança pública, todo ano centenas de polícias vão pra reserva, diminuindo cada vez mais contigente da corporação, e a formação desses soldados alunos ia aliviar um pouco mais essa queda, vários estados o curso de formação de policiais estão acontecendo normalmente tomando todos os devidos cuidados…já tá na hora de retornar a formação desses soldados pra o mais breve possível estarem nas ruas ajudando no combate a criminalidade e na segurança pública.

  • José da Silva

    Caro Ricardo,

    As vítimas da Braskem precisam do seu apoio e credibilidade para não serem esquecidas. Faz tempo que nao vimos postagens sobre o assunto!

    A situação permanece a mesma e caótica, espero há 7 meses uma proposta e nenhum sinal da empresa. Até o momento não tenho sequer a ideia do valor que eles estarão dispostos a oferecer!

    Por favor, clamamos sua aiuda!!

  • Vítor

    Conversa vai, conversa vem e sempre o funcionário público paga o pato. Sou professora pública e tenho trabalho muito, me reinventando pra atender no que posso aos alunos mesmo a distância. Quem disse que os alunos estão sem aulas? Se todos não têm acesso, isso não é problema nosso. Problema do governo que não fornece subsídios para que eles tenham vez. Quanto aos professores das escolas particulares também estão trabalhando mais do que nunca e cabe a essas escolas que ganham, há anos, dinheiro e do lucro só sabem comprar terrenos e aumentarem seus lucros das altas mensalidades. Parem de se vitimizar e botem o dinheiro pra fora pra pagar aos seus funcionários. E nós, de casa, gastamos nossa energia, nossa internet, nossos aparelhos, que não foram disponibilizados pelo governo e nem por donos de escolas. Quanto a volta as aulas só devem voltar, todos, particulares e públicas, depois da vacina. Governo não garante segurança nenhuma no momento. Muito protocolo pra uma criança. Se adulto já não cumpre, imagina um adolescente ou crianças. Quem crítica é porque não trabalha.

  • Vítor

    Acrescento… Realmente vimos muitas crianças nas ruas, nos shoppings…mas o que acontecer a estas é um problema dos pais. Caso aconteça uma morte na escola, basta uma, vai ser um alvoroço. Quem será o responsável? Com certeza vão responsabilizar o Governador, o Prefeito…..ah! Quem quer?

  • Felipe

    Em enquete da OAB/AL, 84,6% não concordam com o retorno das aulas presenciais em Alagoas. Fonte site ” cada minuto” podem pressionar o q quiserem nenhum pai vai mandar seus filhos . O fato é q o ano letivo está perdido já estamos em setembro e não existe lógica nesta volta abrupta. Aulas agora só ano que vem com vacinação ou com segurança comprovada.

  • Joana

    Vi muitos comentando que as escolas estão preocupadas em mamter os empregos dos funcionários, mas muitas dessas escolas se valeram do benefício emergêncial do governo para suspemder o contrato dos funcionários e mesmo assim exigor trabalho. Estão há 5 meses colocando o dinheiro da mensalidade no bolso enquanto o governo paga o salário dos professores. A maioria dos donos de escolas são mercenários e só pensam no lucro mesmo.

  • Alagoano

    O problema é que as crianças não podem ir à escola, mas vão aos shoppings, praias, casas de amigos e parentes, centro da cidade, enfim. O pai que não quer seu filho na escola só tem respaldo em sua posição se estiver mantendo seu filho confinado, senão, é hipócrita!

  • Edvaldo Pereira

    INOPERÂNCIA INACEITÁVEL DO GOVERNO COM A EDUCAÇÃO

    Essa inoperância no tocante à educação em AL é simplesmente vergonhosa! O governo do estado, amparado no medo seletivo da contaminação em escolas, plantado por muita gente sem dado concreto algum, vai tocando o assunto com a barriga e fazendo o que sempre fez: deixando a educação por último.

    Enquanto estados como AM, CE, MA e até mesmo SP já debatiam a volta às aulas seriamente desde maio (Manaus já reabriu escolas desde o início de JULHO), aqui abrem quase tudo o que aglomera (os que geram arrecadação para o estado e para o município, claro), menos escolas, que exigem esforço e investimentos.

    Manaus (com escolas privadas e públicas) e até Mar Vermelho aqui em AL (escola pública), além de várias cidades no Brasil e no mundo já comprovaram que é possível retornar com três princípios básicos e já conhecidos: álcool, máscara e um distanciamento de pelo menos 1m entre as carteiras. Isso tem se mostrado suficiente e eficiente, por mais que sindicatos (como sempre) e pais amedrontados (com certa razão) temam o oposto.

    Uma coisa é inegável: com essa letargia de soluções para o retorno imediato das aulas, os prejuízos para todos (de escolas a famílias, de ricos a carentes, de professores a alunos) vão se tornando cada dia maiores.

  • Felipe Braga

    No Amazonas quase 300 professores testaram POSITIVO para a Covid 19 depois da volta das Aulas Presenciais

  • Leitora Distante

    Sou contra essa ideia maléfica. A vida humana e mais importante do que o lucro de empresários da educação. Se voltar, meus filhos sairão da escola!

  • Falei mesmo

    PROPRIETÁRIOS de escolas tambem tem sua familia pra sustentar. Entendi perfeitamente. Resumindo nunca se imaginou que num momento de Pandemia era melhor ter como negócio um Bar ou uma Loja em shopping. E pra quem fala que é só pensando em lucro deve ser mais um agente público que ta mamando do governo em casa se fazer p. Nenhuma esse tempo todo.