Os números têm sido favoráveis, em Alagoas, a ampliação da abertura econômica na capital e no interior – pelo menos em parte.

Os dados da Sesau, ontem, apontavam para uma ocupação média de 71% dos leitos de UTI – 187 de 262. São 65% nas unidades de Saúde do interior e 75% em Maceió, que vai receber mais dez leitos de UTI – da Santa Casa, cinco esta semana e mais cinco na próxima semana.

Lembrando que a ocupação de leitos de UTI superou os 85% na semana passada. No caso dos leitos clínicos, o quadro ainda parece mais favorável à flexibilização, moderada e prudente: apenas 300 dos 980 leitos estavam ocupados ontem.

As informações foram repassadas ao blog ontem, no início da noite, pelo secretário Alexandre Ayres, que não adiantou, entretanto, como será a ampliação da retomada da economia: “Tudo vai depender dos números da próxima semana”.

Mas, objetivamente, o que isso pode significar para a provável retomada do comércio e serviços, a partir do dia 15 próximo (quarta-feira)?

Em Maceió – ainda uma grande dúvida –, há, sim, a possibilidade de abertura de outras lojas maiores do que as já liberadas e até de shopping centers, em horários especiais.

No interior, duas Regiões de Saúde ainda preocupam muito as autoridades e os técnicos do setor: a 5ª Região, englobando São Miguel dos Campos, Junqueiro, Campo Alegre e Teotônio Vilela; e a 7ª Região, da chamada Grande Arapiraca.

É possível que esses municípios ainda tenham de aguardar um pouco até que a retomada – oficial – aconteça.

Tudo vai depender dos resultados alcançados até o dia 14, quando se encerra a vigência do atual decreto estadual de isolamento social.

JHC articula aliança com o PSL e com o PSD em Maceió
Articulação de Severino, Marx e Arthur já incomoda favoritos de Arapiraca
  • Luciano B. Carvalho

    Acredito que esses índices, seja resultado dos tratamentos hoje, bem melhores na fase inicial da doença. Sem dúvida aprendemos a lidar com a doença. Lamentável porém é a falta de sensibilidade de cerca de 50% da população, principalmente no interior do estado e na periferia da “grande Maceió”. Coisas simples como usar máscaras, ressalto, de modo correto as pessoas se negam a fazer. Se a população seguisse os cuidados recomendados não seria preciso, lá no começo o isolamento, mas vi que nosso povo, infelizmente é indisciplinado. Um abraço a todos.

  • Carlos

    O que me deixa triste e até com uma dose de indignação é muita gente comemorando a flexibilização como o vírus não representa um perigo ainda. O que precisamos entender é uma maneira de se viver o novo normal, com os cuidados que nos estamos com uma overdose de informações de como enfrentar no bom sentido o coronavírus. Máscaras, higienização distanciamentos social e zero aglomeração . Somos às primeiras vítimas dos nossos atos. tudo se culpa o governos e no entanto somos sim os atores da pandemia.

  • Bel

    Eu particularmente só volto às ruas com a VACINA. Não vou fazer gracinha pra ninguém. Tenho Amigos médicos e sei da situação.

    • Há Lagoas

      Parabéns Bel, creio que menos de 10% da população alagoana pode usufruir deste privilégio!

      • Bel

        Boa sorte qd desobedecer quem entende!

  • Luiz

    Interessante análise (esperamos que se mantenha), mas não tivemos tempo hábil para um possível aumento nessa ocupação. Precisa-se de algo perto de 8 dias após o (aparecimento dos sintomas) para um paciente agravar e entrar na UTI, e para aparecer os sintomas são mais 5 dias em média; portanto o total é 13 dias após a flexibilização.
    Por outro lado, o trabalho do Ayres até aqui tem sido fantástico.

  • Bel

    Só complementando Caro Jornalista: Sugiro que dêem uma olhada na UTI da Santa Casa. Tenten não chorar!

  • Roberto paiva

    NO MEU ENTENDER O GOVERNO DO ESTADO TÁ LIDANDO MUITO BEM COM A ACOVID-19.
    APESAR DO GOVERNADOR SER UM POUCO INDIVIDUALUSTA EM SUAS DECISÕES, NESTA QUESTÃO ELE FOI BASTANTE CAUTELOSO É FEZ GRANDES INVESTIMENTOS EM EQUIPAMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA.
    DESTACO TAMBÉM A COMPETÊNCIA, DEDICAÇÃO E COMPROMETIMENTO DO SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE ALEXANDRE AYRES, AO TEMPO EM QUE ENTENDO QUE FALTOU UM MAIOR ENGAJAMENTO DO PREFEITO DE MACEIÓ E DE SEU SECRETÁRIO DE SAÚDE.

  • Fernando

    Lembrando que o governador não comprou NENHUM respirador. Deu dinheiro pra o “consórcio do nordeste”, e até agora nada.

    Vamos trabalhar polícia federal.

  • Carlos

    Uma coisa que sempre tem me incomodando desde do início do vírus. O paciente vai ao médico com o sintomas do COVID 19, aí recebe a seguinte orientação vá pra casa e quando você sentir muita falta de ar venha correndo prá cá. Aí aparece um doido orientado por alguns médicos que deve usar preventivamente ivermectina e hidroxicloroquina , pronto virou uma briga de extrema esquerda e extrema direita..