(Texto atualizado às 18h40)

O novo decreto do governador Renan Filho, que entra em vigor a partir desta quarta-feira, traz algumas novidades, apesar de já bastante aguardadas.

A principal delas: lojas de comércio com até 400 metros quadrados, salões de beleza e barbearias, além de igrejas e templos – com até 30% de ocupação – serão reabertos, exclusivamente em Maceió.

Bares, restaurantes e shopping centers terão que esperar pela próxima fase da fexibilização e permanecerão fechados, por enquanto.

O novo decreto terá a duração de 14 dias.

Depois desse período, será feita uma nova avaliação para definir se – e quando – haverá uma ampliação da reabertura das atividades econômicas na capital e no interior.

Ainda durante esta terça-feira, os técnicos da Secretaria da Saúde fazem uma última análise dos números da Covid-19 em Alagoas, repassando a conclusão ao governador Renan Filho, a quem caberá a decisão final sobre o tema.

O que pesa, principalmente, para a adoção do novo normal:

– as mortes pela doença estão caindo a cada semana, notadamente em Maceió, o que se confirmou na semana passada (o menor número de óbitos no último mês);

– a ocupação dos leitos de UTI e com respiradores – incluindo os que estão nas UPAs – chegou a 75%, nesta segunda-feira;

– a taxa de transmissão do coronavírus está em 1,0 em Alagoas – um para um -, considerada aceitável na pandemia.

(Os dados são da Secretaria de Saúde.)

O novo decreto passa a valer a partir de primeiro de julho, mas a reabertura só ocorre na sexta-feira.

Importante destacar: todos os setores que vão reabrir agora têm por obrigação cumprir e fazer cumprir os novos protocolos sanitários – já bastante conhecidos.

Eles foram divulgados em 15 de junho – há duas semanas, portanto.

Sem que os empresários, gerentes de lojas – inclusive de eletro eletrônicos – e prestadores de serviços sejam rigorosos nessa cobrança, a situação não vai se estabilizar (como precisamos).

Até para que mais à frente, daqui a duas semanas, as atividades que continuam fechadas, possam também voltar a funcionar.

Renan Filho se acerta com Rui, e comércio de Maceió só reabre na sexta
A necessidade e o desejo venceram o medo da Covid-19
  • Deise Márcia Porto Tenório

    Não tem o que comentar!!!!!!!!!!!!?Quem manda,manda e obedece quem tem juízo.SÒ É NÃO IR AO COMERCIO🥺🥺🥺🥺

    • Jenny

      Isso mesmo! 3 meses de isolamento social sem testarem eficiente e os empresários falidos de Alagoas preocupados em abrir as lojinhas ultrapassadas deles… lamentável. Por isso a Amazon e a Magalu crescem tanto! Observem!

      • Mariana

        Mas eu prefiro lojas físicas , não tenho cartão de crédito para tá comprando on-line , e eu gosto de escolher minhas coisas pessoalmente , lojas físicas são algo muito útil também , eu particularmente acho a Amazon e o Magalu caros

  • Aposentado e ferrado

    Ricardo Mota,
    Escreva alguma coisa que você sabe sobre as famigerados 14% do Al Previdência, principalmente sobre os aposentados. Os da ativa já se sabe: vão trabalhar até morrer!

  • Santos Silva

    O número de óbitos estão caindo desde quando? Junho teve mais mortes que em todo os outros 70 dias de Pandemia.

    • Icaro

      Não precisa ser muito inteligente para entender que ele quis dizer que o número de casos está em declínio, e analisando os números, os casos em todo o Brasil estão em declínio, me parece que o pico da doença está passando. Tem coisas que a gente precisa desenhar para as pessoas…

    • Olavo

      Números são manipulados! Enquanto a máscara estiver no queixo não se pode acreditar em combate eficiente da doença! Sem teste ou remédio ou vacina nada muda.

      • Lou

        Olavo, máscara no queixo nem pensar.
        Mas devemos nos prevenir e aprender com médicos que estão fazendo diferença:
        Dra. Lucy Kerr falando sobre ivermectina e
        Dr. Cícero Coimbra falando sobre vitamina D3.

        • Olavo

          Nenhum desses remédio são eficientes! Não seja ultrapassada lourdes!!!! So falta reverenciar a cloroquina…vitamina D só combate depressao por conta do isolamento. Precisamos de um IMUNIZANTE !!!! Estude um pouco e volte pra me convencer. Aguardo anciosamente😉

  • Marlene moura

    Que as pessoas se conscientize e usem mascaras e sempre como gel em mais e o distanciamento social possível. Vamos gente cooperar e juntos vamos vencer esse vírus maldito. Uma Boa tarde a todos

  • wilson

    vai acabar de afundar o trabalhador ,parabéns governador !

  • CICERO FREDERICO DA SILVA

    Um ditado que diz: se você não que fica velho morra novo.
    Bem, vi o presidente Bolsonaro manda que abrisse o comércio, os governantes não abriram, vi nossa nossa mídia, alguns militantes condenado.
    O que faz uma reflexão, cada um cuida de si, isso vem desde os primórdios, e pior reclama sem fazer nada
    Um espaço e veio uma pergunta, porque? As pessoas diz defender a democracia e não respeita o resultado das urnas, fica o tempo todo enchendo o saco.
    Eu dizendo um amigo petista, você deveria ficar calado pois, vocês enche o saco, e isso irrita demais.

    • Renato Amorim

      Verdade, poderiam ter começado a respeita o resultado das urnas, na eleição de 2014… mas tá aí o resultado, inércia+incompetencia+corrupção. Mais do mesmo.
      Como diz aquele velho ditado popular: “o macaco não olha o próprio rabo”

  • wal

    O interessante, é se a secretaria de Saúde do estado,da Alagoas, ou RENAN FILHO, informasse quantas pessoas morreram de outras causas, sem ser a do vírus da COVID 19 , em Alagoas,
    EX: Mortes por: Arma de folgo, Arma Branca, Dengue, malária, febre Amarela, Câncer, Afogamentos, Suícidios , Atropelamentos, Acidentes de carros, Acidente domésticos diversos, Coração, Pressão alta, Pneumonia,
    ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  • Fernando

    Que as coisas evoluam e voltem a normalidade se respeitando os critérios estabelecidos, os mais humildes precisam trabalhar e garantir o sustento para os seus, pois os mais ricos não tiveram suas atividades comprometidas, o Brasil já tem a cada día o número de óbitos diminuído, é um dos poucos países com maior número de curados. Alagoas faz parte deste contexto. Que deus nos abençoe. Saúde para todos. Amém.

  • Érico Moura

    Enquanto o Governador não tem a responsabilidade de aplicar os protocolos de tratamento adequados, vamos ficar nessa de fecha abre fecha. Vejam a Live do Alexandre Garcia com vários médicos no YouTube dia 27/06. Isso sim, é Salvar Vidas e Empregos!

  • luci amancio da silva

    A fiscalização tinha que ser maior nas ruas, com multa já que as pessoas não tem consciência, eu trabalho em uma mercearia no interior e os clientes querem ser atendido sem mascara a força é muito complicado.

  • Cláudia Fernandes

    👏👏👏👏👍

  • sevidorff van der saar

    Jaja volta a fechar… esperem deitados (alguns irão esperar na UTI), pq de pé morre e sentado cansa…

  • miguel

    As academias vão poder reabrir?

  • Amorim

    Conversa mole desse incompetente, fica prorrogando essa abertura porque quer, qual a diferença de ter aberto dia 29/06, uma segunda-feira, pra abrir dia 01/07, quarta-feira, se fosse ele que tivesse tendo prejuízo igual aos empresários e os trabalhadores informais, já tava tudo aberto, mas não, tá recebendo verba federal e gastando sem licitações, tá é no paraíso e o povo que se ferre.

  • Zoraide silva

    Se Renan filho, Ruim Palmeira, e outros tantos políticos do estado ficasse sem o salário que pagamos com nossos impostos essa pandemia não teria durado 10 dias. Quantas mortes temos por dengue H1N1 etc. e nossos governantes não estão nem aí.

  • Maria

    Pois é! Para quem esta em casa e recebe seu salário todo mês esta ok, mas para quem depende do dinheiro no dia a dia e esta passando fome é que sabe o que é ficar em casa. E muito fácil um monte de gente falando que vão morrer mas pessoas. Se for para rua trabalhar poderá morrer pelo virus, mas se ficar em casa morrerá de fome. Aos que gritam fiquem em casa eu pergunto, sabe o que é passar fome? Sabe o que é ver seu filho pedir alimento e não ter nada para oferecer. E muitos que deverão ser colocados para fora de casa por não pagar o aluguel. Gente, vamos tomar os cuidados necessários e libera todo mundo. Vamos ter mais amor como o próximo, vamos rezar, estar sempre em conexão com Deus, pois o mundo esta passando só o início do que pode vir, caso o ser humano não ame mais. Chega de política . Tá complicado esta falta de união no Brasil. Que Deus nos proteja.

  • R.Frank

    Quem ganha certinho todo mês pra ficar em casa é bom demais né … Os que mamam em tetinhas , mas um dia elas secam tbm aí qro ver esse papinho de fique em casa.

  • Fernanda Santos

    O problema é q ao invés de tratar dos infectados logo no início, com os remédios q os médicos estão recomendando em várias partes do Brasil, como ivermectina, azitromicina, e outros, o governo (SUS) só receita esses medicamentos qdo o pacientes já estão no estágio avançado da Covid-19. Aí acabam indo pra UTI e morrendo. Tem q tratar logo nos primeiros dias!!!! Vcs são burros ou o quêêê????!!!

  • Tony

    Ainda não é o momento de reabrir nada, mas se vai reabrir, que seja gradualmente e com todas as precauções possíveis. O povo não pode ser penalizado por ganância de alguns que só pensam no bolso.

  • Edy

    Falar que os casos estão diminuindo e brincadeira aqui em arapiraca só aumenta todos os dias as centrais do covid e lotada eu sei por que já levei várias pessoas lá…..vai abrir e vai acontecer igual a minas gerais…vai triplicar os casos e mortes tudo isso por dinheiro …. vamos em frente depois no vê..

  • Willams

    Sou ruim de matematica, mas nunca ouvi dizer que o espaço de um onibus tem 400 mtrs 2 , que o espaço nas filas de banco, lotérica, feiras livres, órgãos do governo que esteja entregando cesta básica cheguem pelo perto do afastamento social. Ou seja dois pesos e uma medida e com isso estamos cada vez mais desesperados para pagarmos nossas contas pois estas em nenhum momento deixou de chegar e serem cobradas com juros. Absurdo
    Os que apoiam essas medidas com certeza no final do mês receberá seu salário, suas comissões .

  • Carlos

    Nós somos a primeira vítima dos nossos atos… A flexibilização não é que o vírus está controlado e sim uma prova de fogo que o povo vai ter a responsabilidade de seguir a risca dos cuidados… Não é preciso dizer e todos estão cientes.

  • Luciana

    Sr. Governador , como o senhor vai abrir, templos , igrejas, lojas com 400 metros e não abre , um restaurante pequeno! Vai acabar com os comerciantes.

  • José Edson Rodrigues

    Infelizmente os números no Estado de Alagoas são manipulados! E o governador junto com outros gestores do Nordeste não estão preocupados com a vida do cidadão, e sim com verbas que entram e ninguém sabe onde estão sendo utilizadas. Pois muitos são os discasos e desvios com o dinheiro público e como a vida para alguns não tem valor. …..

  • Alan Salgueiro

    Senhor governador, porque não abre os órgãos estaduais, detran,sefaz é etc, o senhor não acha que tem muitos servicos acumulados nesses setores, coloque regras, como os bancos federais faz, presizamos desses servidos.

  • Aline

    E quando e que os setores públicos municipais e estaduais iram voltar a funcionar?

  • Luciano Carvalho

    Vamos ser mais otimistas… estamos saindo da trincheira, o povo não é besta, se os gestores erraram, as urnas vão mostrar. Vamos fazer a nossa parte e exigir que todos ao nosso lado também façam. Chegou a hora da “onça beber água”. Um abraço a todos.

  • Alex Ross

    Sr governador nesses 3 meses de pandemia, não vi um plano de governo pra salvar o comércio, industria e os poucos empregos dos alagoanos. “GESTÃO ZERO”

  • Raquel Lima

    O governador quer matar os aposentados ! Esses 14% que foi retirados de salários que já são baixos , estão deixando famílias desesperadas sem saber camo pagar suas contas. Aguarde governador. As eleições vem aí. Isso vai ter troco !

  • Marcos

    Porque todas as mortes agora são de coronavirus, entendeu?

  • Fabio farias

    Voces que votaram no filho do Renan Calheiros pra governador, voces que se danm!!! Bolsonaro daz a parte dele!!!

  • Santos Batista

    Os números vai dá só se for pra cima ou melhor os números estão e subindo a cada dia