É um dado interessante da última pesquisa do Datafolha: para 54% dos entrevistados, o presidente Bolsonaro é “pouco inteligente”. Já para outros 40%, ele é “muito inteligente”; não souberam responder 6% dos pesquisados.

É uma pergunta interessante, que merece algumas observações. Por exemplo: não lembro em minha longeva existência de um presidente da República – e não só no Brasil – que fosse tão ignorante sobre tudo.

Observação, aliás, feita pelo cientista político Steven Levistsky, um dos autores do ótimo Como as democracias morrem.

Se me permitem, vou dar um pitaco nessa discussão: o presidente tem a inteligência dos espertos. Ele descobriu que uma parcela da população brasileira carrega a expectativa do sebastianismo, do qual não conseguimos ainda nos livrar.

É verdade: isso não constrói uma nação, mas pode destruí-la velozmente, independentemente do lado para o qual for “a multidão”.

Amigo existe para o perdão
Cenário aponta para início da reabertura em Maceió na próxima semana
  • Carlos

    Kkkkk.. 40 % dos Brasileiros ! ” Carrega a espectativa do Sebastian ismo” . O novo Messias do Brasil. Método anacrônico , doutrina ultrapassada , estagnada; teimosia; obscurantismo; teacionarismo e muita caturritece .

  • Há Lagoas

    Que coisa…
    E eu que pensei que o ícone do sebastianismo era o sr. Lula da Silva!

  • Pedro

    Esperto ele é até demais, quase na mesma proporção que é chucro!

  • Antônio Carlos Barbosa

    O presidente Bolsonaro, é um mitômano, sujeito que mente compulsivamente, dá uma declaração pela manhã e a noite desdiz, mesmo tendo a gravação, igual ao Lula, José Dirceu, Fred Wassef, Queiroz, Flávio rachadinha/miliciano Bolsonaro…. enfim como a grande maioria dos políticos e seus assessores. Quem iniciou já com mentiras, foi o novo ministro da educação, que informou possuir titulo de Doutor pela Universidade de Rosário, na Argentina, e o reitor informou que o mesmo não o possui, e o MEC insistiu em querer provar a mentira, é demais. O ministro do desmatamento, que é inimigo do meio ambiente, também apresenta Curriculum com mentira de um mestrado que o mesmo não é possuidor, nada para estranhar de um sujeito das trevas como é o Ricardo Sales.
    A honestidade é o melhor caminho para a humanidade, o mentiroso é capaz de tudo, para esconder sua mentira.
    Vida que segue. Vamos em frente.

  • Diogo

    Acredito que devemos somar esforços pelo Brasil, ainda que somente na torcida. O povo precisa muito de dias melhores. Temos um presidente eleito democraticamente, e assim ele há de saber como permanecer. A crítica pela crítica só sustenta a mídia.
    Sigamos em frente.

  • Lima

    Bolsonaro, é inteligente acima da média.
    Volto a dizer o Brasil, estava indo muito bem até antes da Pandemia.
    Tinha sim alguns setores q precisava ser ajustados.
    Não podemos comparar com outros governos pois neuum na época moderna pegou uma Pandemia.
    Ele precisar ficar melhor é deixar de falar besteira.
    Querem colocar o Queiroz na conta dele.
    Interessante q isso só aconteceu depois das eleições.
    Vamos torcer pra O Brasil dá certo.
    Depois em 2022 se não quiserem o reeleger terão na urna chance de mudar.
    Precisamos respeitar o resultado da eleição 2018.

  • Laskdo

    Isso mesmo Ricardo, haja vista a defesa do presidente ao passado, o mais grave, o pior do passado, o mais sombrio e sangrento período da nossa história e ele glamoriza esses fatos. Nessa época eu era criança, mas do passado tenho boas lembranças. A vida não era fácil, nos conformávamos com pouco, muito pouco. Na verdade a vida era muito simples. Nós, as crianças, inventávamos nossas próprias brincadeiras; era garrafão, 31 alerta ou esconde escode, rouba bandeira, Mandrake, queimado, pera, uva ou maçã, pega pega, Cuscuz (era um monte de areia no formato de cuscuz e um pau no cume), bola de gude, racha, baba, pelada; o nome dependia do lugar. jogo das pedrinhas; que jogávamos pra cima, academia ou amarelinha, jogo dos espetos pra ligar os pontos e tinha o jogo do anel com a participação das meninas. Os brinquedos, nós fazíamos; Era bola de meia, os carrinhos de lata de óleo, carro de rolimã, patinete, mine campo onde os jogadores eram pregos fixos e uma moeda era a bola, Jogo de botão, arco e flecha feito com armação de guarda chuvas e o dinheiro era nota de carteira de cigarro, que conforme a raridade do cigarro tinha maior valor. Ainda tinha as brigas, boas brigas, provocadas muitas vezes por dois riscos no chão que era mãe de um mãe de outro ou o provocador levantava a mão em frente ao outro e mandava cuspir na mão, mas na hora tirava a mão e deixava os dois se estapearem sozinhos. O que eu quero dizer com tudo isso, é que se vc nos 60 e 70 participava dessas brincadeiras e fazia seus brinquedos, então vc não tinha dinheiro de verdade, vc era pobre e pasme! Era feliz.

  • Pedro

    Elem de chucro é uma azarão danado. O Presidente Temer, apesar dos pesares, conseguiu melhorar um pouco a economia. Então…eis que chega a criatura esquisita, o Bozo, e tudo desanda. Piche nas prais, Brumadinho, fogo nas florestas, covid e o pior de tudo, milícias e chacota internacional. “De onde onde não se espera, aí é que nada sai”, diz o Barão de Itararé!

    • Laskdo

      E pra piorar, está chegando uma praga de Gafanhoto em direção ao Sul do Brasil, pra atacar agora a única coisa que ia bem, o agronegócio. Vcs tem certeza que o nome do presidente é Messias, não é Faraó não? Porque se for, ainda falta 8 pragas, começou pela décima.

  • Paulino Vasconcelos

    Os cientistas político e os amadores nesta área resistem a idéia que o Bolsonaro é o único dos grandes políticos brasileiro antenado com as novas midias e novos conceitos de política que a modernidade expõe. O “burro” honesto que afasta o seu governo da corrupção estatal da um show no campo político e silencia od parasitas.

  • SEVERINO FEIJÓ DE MENDONÇA

    PARECE QUE A SORTE ACOMPANHA O BOLSONERO; FOGO NA FLORESTA AMAZÔNICA, FOGO NNA FLORESTA DO MATO GROSSO,FOGO NO HOSPITAL FEDERAL DE BONSUCESSO, FOGO NA CONCENTRAÇÃO DE BASE DO MENGÃO, ÓLEO NAS PRAIAS DO NORDESTE, PRAGA DE GAFANHOTO CHEGANDO AO RGS E A PANDEMIA CONSIDERADO PELO BOLZO E SEUS SEGUIDORES COMO UMA GRIPEZINHA, APENAS UM RESFRIADOZINHO. E AINDA MAIS TODA CULPA DA PROPAGAÇÃO DO SARS-COV-2 FOI DA CHINNA, O VÍRUS SEGUNDO OS BOLSOMINIONS E BOLSONERO É CHINÊS. MAS POUCO SABEM OS IGNORANTES QUE VÍRUS NÃO TEM PÁTRIA E SÃO SERES COM INTELIGÊNCIA ATÉ SUPERIOR A DOS HUMANOS; POR UMA LÓGICA SIMPLES, ELES REPLICAM SEUS DNA OU RNA E FAZEM A MUTAÇÃO PARA UM NOVO VÍRUS MAS CONTINUAM PERTENCENDO A MESMA FAMÍLIA. E AINDA VEIO O TAL QUEIROZ PRESO TENTANDO FAZER UMA DELAÇÃO PREMIADA PARA LASCAR COM A VIDINHA BOA DO ” GAROTO ” QUE JUNTO COM O PAPI ERAM CONTRA O FORO ” PRIVILEGIADO “. T A L K E Y !

  • Paulo

    Segue um link para discussão sobre o inominado. Talvez o gado não entenda porque se educa via zap:
    https://estadodaarte.estadao.com.br/conceito-ironia-bolsonaro-kierkegaard/

  • Pedro

    Pelas barbas do profeta Isaías!!!

  • Antonio Moreira

    A esperteza está dentro do humano:
    Não precisa de grau instrução e nem de qualificação do que faz para sobreviver.

    Ainda falta um tempinho para terminar o expediente, e agora o que fazer com esse montão de massa(cimento+areia)? Pensou o esperto – Ah!, faço um buraco e jogo tudo dentro. Assim foi feito, mas vacilou e alguém viu.

    Faltam R$ 15,00 para completar o valor de um botijão de gás. Mas o esperto disse a mesma coisa para o João, Francisco e o Antonio. De novo?

    Chega à noite, o esperto diz : Que “subaco” fedoronto! Oxe, o livro grosso com fedor suvaco!!!

    Não adianta chegar aqui com apenas o livro grosso, sem os RS 15,00 não receberá o meu senhor!!! O esperto prontamente dá os RS 15,00 para um outro “esperto ao quadrado”.

  • CICERO FREDERICO DA SILVA

    No nosso país tem gente que substima a burrice dos outros, vejo muita gente com inteligência colocando logotipos no presidente, aí vem um pergunta, por que ele ganhou as eleições.
    Vejo pessoas altamente capacitada usar cada termo, que fico estupefato.
    Ricardo fiz um comentário sobre o nosso senador Renan Calheiros, sem usar palavrões, uma pessoa usou cada termos, aí eu disse: MINHA FILHA VOCÊ APRENDEU COM SUA MÃE OU SEU PAI.
    Voltando prá o senhor presidente eleito pelo povo, tem que reconhecer e tolerar, e não esquecendo que é macaco velho e estava na câmara há vinte e oito anos.
    Não é nenhuma criança, não. Sabe os caminhos e quando foi para reunir os governadores, coisa linda, para aprovar ajuda aos Estados, aí os governantes ficaram todos UNIDOS COM O PRESIDENTE.
    Ricardo eu admiro essa raça, brincam de mentirinha, todos AMIGOS..