Hoje pela manhã, mais uma vez, faltou energia aqui em casa, o que já faz parte da paisagem: a Equatorial já lembra os piores tempos, lamentavelmente, da ex-Ceal.

E em tudo, se me permitem.

Só para lembrar: esta foi a terceira vez que faltou energia na região onde eu moro em dez dias – a segunda na mesma semana.

É muita coisa!

Coincidentemente, eu estava ao telefone – fixo – com um amigo, quando o fornecimento de energia caiu. A ligação foi interrompida, até porque o aparelho é ligado à tomada elétrica.

Retomamos a conversa ao celular e ele me contou uma história que vai ao encontro do que eu disse há pouco.

Ele me narrou que pediu à Equatorial a religação da instalação elétrica de um imóvel da família – que estava fechado – para que pudesse aluga-lo. Passou um mês e nada conseguiu (e não é de graça não, viu gente?).

Como foi resolvido?

A pessoa que alugou o apartamento tem um conhecido que trabalha na Equatorial. Ela fez contato com o funcionário da empresa que, indignado, intercedeu para que fosse feita a ligação.

A privatização do serviço de distribuição de energia não é para acabar com isso, também?

Bobagem!

Sem fiscalização, sem penalizar as empresas e os empresários monetariamente, vai ser daí para pior, principalmente nesses tempos de pandemia.

(Outro conhecido me contou que passou um final de semana em Coruripe – na Lagoa do Pau, onde tem uma casa – e teve de encarar a falta de energia por cinco horas contínuas.)

A boa notícia?

A ARSAL vai assumir a fiscalização do serviço no segundo semestre, quando está formalizado o convênio com a inoperante ANEEL.

É, no mínimo, um alerta para quem defende a privatização da Casal. O que é ruim pode ficar pior.

Nota de esclarecimento da Equatorial (se a parte técnica funcionasse como a Assessoria de Imprensa da empresa,  seria ótimo para os consumidores):

Falha em equipamento da Chesf ocasionou falta de energia em parte de Maceió e Marechal Deodoro 

Uma falha no equipamento na Subestação de responsabilidade da Chesf, localizada no Tabuleiro do Martins, foi a causa da interrupção do fornecimento de energia elétrica registrada às 10h47 desta quinta-feira (25), em parte de Maceió e do município de Marechal Deodoro. A ocorrência afetou as subestações da Equatorial Alagoas dos bairros Pinheiro, Centro, Polo, Trapiche e Tabuleiro. 

A Equatorial restabeleceu o fornecimento às 11h e está apurando com a Chesf as causas e medidas corretivas a serem tomadas para evitar novas ocorrências. 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Flávio Bolsonaro apostou na "hermenêutica" - e ganhou
Isolamento social em Alagoas sobe e volta ao "novo normal"
  • Antonio Moreira

    Estava na minha casa usando o meu computador e ele apagou bruscamente.
    A bateria dele segurou por pouco tempo.
    Até data da máquina foi para 01/01/1981.

  • MONTEBISPO

    Privatiza que resolve.

    A Casal vai no mesmo caminho. Promessas de investimentos milionários é a justificativa.

    No final acontece a mesma coisa. O empresariado fica rico e o povo se lasca, literalmente. Pagando altas tarifas e recebendo o mesmo serviço que antes, ou pior.

    Água é vida. Lembrem-se disso.

    Anotem ai os nomes dos políticos favoráveis para cobrar deles depois.

  • José Márcio Ribeiro

    Acho estranho o colunista não mostrar qualquer reclamação sobre mega empresas públicas que nada fazem como Casal, ITEC e Ipaseal, dentre outras que possuem péssimo serviço prestado a população! Nem metade da população de Alagoas tem saneamento! Um dos piores índices do país! ITEC? Temos um dos piores níveis de serviços públicos digitais do país! Ipaseal? Deve milhões a todos os hospitais filatrópicos do estado!
    Ingerência? Leis e burocracia demais? Politicagem? Ou todos juntos?

    • fábio

      E vc acha que a solução é a privatização, nunca vai ser, enquanto a politica tomar de conta, nunca vai melhorar!!!!

  • Observador

    Para piorar, as empresas elétricas estão contraindo um empréstimo bilionário junto aos bancos e osconsumidores é que terão que pagar, através das tarifas reajustadas.

  • Claudio Tavares

    Acho que compartilhamos do mesmo ramal de distribuição el´étrica. Na verdade já cruzei algumas vezes com vossa pessoa durante minhas caminhadas. As mesmas quedas de energia que você menciona tenho sentido por aqui também, e acrescento: não eram tão frequentes antes da privatização.

  • tiago

    moro no bairro do feitosa, proximo a lojas americanas , ta sendo constante a falta de energia nessa localidade, terça feira agora e sexta feira

  • Down

    O prefeito inoperante de marechal deodoro nem pra cobrar a direção da equatorial. Não foi pouco que o pessoal da barra nova fechou a AL 101 Sul onde passaram-se 24 horas sem energia. VINTE E QUATRO HORAS !!!. Se está sentido incomodado caro Repórter, imagine faltar mais de 7 vezes por mês . Aqui em marechal é assim: se a população não fechar a pista, ninguém aparece é o povo por si só.

  • PAULO

    Que sirva de exemplo A PRIVARIZAÇÃO DA CEAL, esta aí para todo alagoano avaliar.
    Agora vai acontecer com A CASAL, discurso bonitos ceifados de muita pirotécnia, e , sem nenhum conforto para a sociedade alagoana. Que o Criador tenha pena de no´s.

  • Casaliano

    E vai acontecer o mesmo com a CASAL! O pessoal pensa que é só privatizar que melhora! Melhora, mas, em alguns casos, específicos, como a telefonia! No caso da água é diferente! A água é uma dádiva divina e não deveria jamais ser vendida como se fosse um objeto (telefone móvel por exemplo)! A CASAL não visa lucro para sufocar o usuário! Pelo contrário, até programa de baixa renda, ela propicia, beneficiando pessoas mais carentes! O que a CASAL arrecada é para manter funcionando a sua parte administrativa, técnica operacional e de manutenção! Quem fala da CASAL ainda vai se arrepender amargamente! Aguardem para ver!

  • Interiorano

    E o interessante é que para ajudar a CASAL, o BNDES não emprestou um tostão e agora, vai emprestar bilhões as empresas privadas que vão concorrer a leilão para que as mesmas invistam no saneamento! Será que vão investir? Enquanto isso, alguns estados e cidades europeias estão re estatizando ou re municipalizando os serviços de água e esgoto! E o Brasil ao invés de seguir o exemplo e adotar outras estratégias, vai na contra mão! A água é um bem público!

  • Alagoano sofredor

    A equatorial é tão cara de pau que põe a culpa na chesf. E o governo bozonaro quer privatizar a chesf, empresa q dá 3 bilhões de lucro ao ano.

  • Antonio Moreira

    Em São Paulo, a Casal de lá cobra muito caro a água. Muita gente também reclamando do valor da energia da equatorial de lá. Tudo é convertido em dólar.

  • Gilvan

    A Equatorial se supera a todo instante, claramente não tem condição nenhuma de operar a distribuição d energia no Estado de Alagoas. A negligência e a incompetência sao marcas notadas na Equatorial em casa solicitação do consumidor Alagoano.

  • Pedro filho

    Não em tudo, pelo menos no cabide de empregos e indicações políticas para ocupar cargos na ceal, inchando a máquina pública,( o pt que o diga) isso não existe mais e não existirá também com a Casal quando chegar a sua vez.

  • Fernando

    na terça feira dia 29 de julho, fiquei sem energia das 01:00 da madrugada às 10:30, foram exatos 9 hs e 30 min sem energia, um verdadeiro inferno! diversas ligações e nem previsão de retorno. Resido no condomínio solaris 1 em Cruz das Almas, e aqui queda de energia e suspensão de suprimento é constante, basta chover que já sabemos o que está por vir. Ah, e a conta? se não pagar em 15 dias estarão em sua porta pra cortar! ( e cortam! )

  • Elizabete

    Ricardo,
    Moro em Ipioca, perto de Swasshuí. Há um mês houve, na minha casa, inacreditáveis 68 quedas de energia. Desligo tudo para não ter meus eletrodomésticos queimados. Falta energia quase todas as semanas, já perdi inúmeras vezes receitas de pão que faço na panificadora elétrica, bem como outras receitas. Quando ligamos para o 0800, a desculpa é a mesma: serviço de manutenção ou acidente. Não aguento mais. Não temos mais a quem apelar. Estamos à deriva.