O diretor da Santa Casa, médico Artur Gomes, acha que “é melhor esperar mais um pouco” para flexibilizar o isolamento social.

Ele diz que “a prudência aponta nesse sentido: esperar pela segunda quinzena de junho para fechar os protocolos de funcionamento dos diversos setores da economia e começar a abrir, seguindo critérios de segurança”.

Bastante solicitado nesse período de pandemia, o diretor médico da Santa Casa acredita que “estamos chegando ao pico da doença. Não significa que o contágio está caindo, ainda, mas está estabilizando sua taxa de crescimento”.

A manutenção do isolamento social e adoção de medidas sanitárias rigorosas, cotidianas, podem atenuar o avanço da Covid-9, permitindo que, “em breve”, a população volte às atividades profissionais.

Gomes aponta – além do isolamento social de pouco de 40% – o uso generalizado de máscaras como uma conquista importante: “Isso tem acontecido inclusive na periferia”.

A Santa Casa está com mais de 140 leitos ocupados e a UTI chegando a 46 – dos 48 leitos –, em média, utilizados pelos pacientes de Covid-19.

– Estamos conseguindo manter a emergência aberta, o que estava sendo impossível até recentemente. É um bom sinal, mas não o suficiente para uma abertura geral, agora.

Quem será obrigado a fazer cumprir os protocolos sanitários da flexibilização?
Avançando na periferia, Covid-19 tende a virar estatística
  • Pedro

    É médico? Duvido que seja ouvido!

  • Paulo

    Governador perdeu o tempo do Lockdown aqui em Alagoas! Com medo de pedir ajuda ao exército Para não manchar a sua imagem e a imagem da polícia militar permaneceu por 3 decretos seguidos dizendo que a fiscalização estava sendo endurecida! Centenas de pessoas morreram, milhares de pessoas infectadas! A população tem culpa? Sim !!! O governador tem culpa? Sim! Só aparece na televisão para falar de leitos! Isso é obrigação! Antes de tudo, antes da pandemia, a Estrutura da saúde já era pra estar organizada governador ! Seja humano! Pegue 15 dias, solicite o exército… manda fechar tudo! Não seja conivente com a população que não vem obedecendo !

  • Jobson

    Com o uso da medicação correta, já teria resolvido, porém, outros motivos não está sendo receitados. Minas Gerais, com 20 milhões de habitantes tem número inferior de mortes que Alagoas com 3 milhões. Todo mundo sabe o por que.

  • Petrucio

    Não estou defendendo governantes, mais se está sendo difícil para a classe médica mundial tomar uma atitude mesmo tendo um protocolo imagine para o governante que não for médico e a população cobrando ações e a política envolvida no meio e ano de eleição.
    Agir com cencatez nesse momento seria o ideal. Mas…
    Isso vai passar!
    # FIQUE EM CASA.

  • Satt A. Náys

    Usando máscara? Vejo muito poucos… a menos que máscara no queixo conte!

  • Satt A. Náys

    Medicação correta?
    Qual?
    A que o Jairzinho elegeu para curar todos os tipos de câncer? Ou o novo graal que o “miliçias” elegeu?
    Ah, sim… sendo mais sensato do que muitos, devo lembrar que sensatez é com dois esses!

  • BRUTUS

    Vi muitos usando máscaras, tem muitas classes de trabalhadores em casa . A economia tá sendo esmagada , até hj esse isolamento só aumentou os casos. Muitos em casa foram infectados. Libere nos postos de saúde a IVERMECTINA e deixe o povo trabalhar. Deixe os idosos em casa , vamos usar máscaras , uso de álcool. Se a gente não morrer da doença vai morrer fome

  • Interiorano

    O que preocupa é : Até quando esse “isolamento social”? Até encontrarem uma vacina? E antes de encontrarem a vacina e liberarem a população para as ruas, como é que vai ser o comportamento social? Vão ter que continuar utilizando máscaras e álcool gel? Vai ter que haver distanciamentos entre as pessoas em aviões, bares, cinemas, farmácias, hotéis, ônibus, padarias, pousadas, restaurantes, shoppings, supermercados, etc.? O fato é que muita coisa aconteceu e houve muitos desencontros Entre Governantes e Autoridades Médicas! Os Governantes (Federal, Estaduais e Municipais) não falaram a mesma língua! As Autoridades Médicas também! Uns defenderam uso de hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina! Outros não! Depois, quem era contra, já era a favor! O resultado é que daqui para a frente, enquanto não se descobrir a vacina e se executar uma campanha de vacinação global em massa, o espectro desse vírus maldito vai continuar assombrando! Infelizmente, essa é a dura realidade! Vamos orar/rezar e pedir a DEUS que dê urgentemente, inteligência aos cientistas/pesquisadores para descobrir logo a vacina que elimine esse mal, a fim de evitar mais mortes!

  • Jorge

    Santa casa defende não fazer assistência medicamentosa precocemente e como consequência quer que continue tudo em lockdown e a santa casa com cofres cheios !!
    Inacreditável a postura do governador e diretor da santa casa !